Graciela Nélida Pons – Presidente IOV Argentina

IOV  –  ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ARTES POPULARES

 

Graciela  Nélida Pons

Presidente IOV Secção Argentina

– GRACIELA PONS é palestrante internacional, coreógrafa e co-diretora do Ballet El Trébol, da Argentina.

Professora Nacional Nacional, professora de Música, deu seus primeiros passos na dança folclórica com o Maestro Lázaro Flury.

Oficinas, cursos, congressos, seminários e fóruns em diferentes universidades do mundo e espaços socioculturais na América do Sul, Europa e Caribe credenciam uma atividade cultural vasta e importante no âmbito das culturas tradicionais e populares com um selo de identidade marcado.
Ela ocupou o cargo de Presidente da Comissão de Cultura CIOFF® e Vice-Presidente da Seção Nacional Argentina. Atualmente, terminou seus mandatos.

Aborda tópicos como:
Pedagogia da dança. Recentemente apresentado no Congresso Internacional de Folclore organizado pela CIOFF® Colômbia, na cidade de Cartagena das Índias.

Da memória à cena: a conferência se desenvolveu não apenas nos Congressos Folclóricos de todo o mundo, mas no Simpósio de Psiquiatria da Universidade de Rosário, sob o tema O CORPO … O QUE?
Da memória à cena: uma contribuição para coreógrafos, professores de dança, dançarinos e estudantes de ciências sociais.
Em Istambul, na Turquia, ele apresentou o tópico “Estratégias para a preservação das culturas tradicionais e populares”

Oficinas de resgate da memória coletiva subjacente às comunidades de preservação de histórias orais, enquadradas no Patrimônio Imaterial por meio de “rodas da oralidade”, foram realizadas em diferentes municípios da Colômbia, Brasil e Argentina.

Co-autor de vários livros relacionados ao tema: Armazém de memórias … e a yapa-
Páginas para ler e comer – Serragem verá a madeira de San Juan – De festivais, tinteiros e penitências. E publicações on-line, como a Magazine Network of Festival Networks. Colômbia 2016. A publicação mais recente, em co-autoria com a professora Carina Rasero, é uma coleção em três volumes chamada “Armazém de memórias e suas pontes”, publicada em 2017.

Com o Ballet El Trébol, ela já percorreu países da América do Norte e do Sul, Europa, Oriente Médio e Emirados Árabes Unidos.
Ele pertence ao corpo de jurados do IDARTES, Bogotá
Coordena o PEAM municipal de El Trébol.
Ele recebeu reconhecimentos importantes, o último há menos de um mês, da Câmara dos Deputados da Assembléia Legislativa da Província de Santa Fe pelos 40 anos do Ballet El Trébol.

´- Atualmente  é presidente da Comissão Infanto Pedágógica  – IOV mundial

Translate »
Ativar notificações OK Não, obrigado