EnglishPortugueseSpanish

Boi de Morros

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

IOV  –  ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ARTES POPULARES

Fundado em  1976, na região do Munim, recebendo o nome de Alegria dos Estudantes, o Bumba-meu-boi de Morros, no primeiro ano de sua criação, trazia no “couro” brilhantemente bordado, e um lado a Escola Normal e do outro, a figura do Pároco Monsenhor Bacelar. Suas principais toadas foram: “Levantei a Bandeira” e “Homem Trabalhador”, esta última em homenagem ao referido Monsenhor.

No ano 1997, Lobato completou 15 anos à frente do Boi de Morros. Na oportunidade foram lançados dois CD’S comemorativos, sendo um a nível estadual e outro a nível nacional com muito sucesso.

O Bumba-meu-boi de Morros foi conquistando espaço na cultura maranhense, tornando-se um dos mais importantes e respeitados grupos sotaque de orquestra do Estado do Maranhão.

Uma particularidade do boi, é que ele surgiu de um sonho de todo o povo morruense, e principalmente de José Hugo Lobato (Zuza), que hoje já não está no meio de nós, mas sua realização continua viva.

Ao todo são 160 componentes que através de suas indumentárias e embalados pelo som de suas toadas, estão difundindo a paz por todo o canto da terra.

Deixar um comentário

IOV Brasil

Aos vinte e três dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e vinte, às oito horas, na Cidade de Nova Petrópolis no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, ocorreu uma Assembleia Geral, com o objetivo de promover todas as formas de arte popular e cultura folclórica como elementos do Patrimônio Cultural Imaterial (ICH), para promover a compreensão e apreciação da diversidade cultural entre todos os povos e, assim, aumentar as perspectivas para a paz mundial.

Notícias Populares

Siga-nos

Canal YouTube

Assine a nossos planos

Venha ser membro da maior organização cultural do mundo!