EnglishPortugueseSpanish

Congresso Internacional de Folclore – Dança e Tradição / RS.

IOV  –  ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ARTES POPULARES

Apresentação

A importância em ofertar um espaço para pessoas que apresentem e debatam propostas que tenham como elo principal a cultura; apresentando e preservando as diferentes manifestações folclóricas, artísticas e culturais para que se mantenham vivas no tempo. Espaço este em que comunidade, governantes e estudiosos tenham a oportunidade de conhecer e aprofundar do folclore, e assim valorizando-o;

Gerar manifestações e debates entre agentes culturais dos mais diversos países, fortalecendo proposições e ideias da criação, circulação, investigação e gestão cultural, querendo com isso, fortalecer o setor artístico do folclore e da dança.

Assim a Universidade de Passo Fundo e a Prefeitura de Passo Fundo promovem o III Congresso Internacional de Folclore- Dança e Tradição. O evento quer ser a voz para apresentar a cultura, usos e costumes através da diversidade folclórica que podemos encontrar nas danças de casais e debates sobre o folclore.

Desta forma querendo mostrar a dança como uma linguagem universal, seu impacto nos povos e seu potencial em gerar projetos de vida, através de debates em intercâmbios culturais, no relato de experiências através de palestras, debates, oficinas e espetáculos da dança de diferentes nações.

Este encontro será composto de espetáculos ofertados por casais que representam países convidados, debates e oficinas. Serão convidadosprofissionais conhecedores e estudiosos do folclore, pertencentes da área, grupos com representações que tenham reconhecida trajetória em seus países que oferecerá a possibilidade de viajar através do movimento, criatividade, a magia e o colorido das danças folclóricas.

           

Objetivo geral:

  • Gerar um espaço de reconhecimento para diferentes pessoas que trabalham com a dança folclórica refletindo um estado de arte na relação da valorização,criação, circulação, investigação e gestão cultural. 

Objetivos específicos:

  • Analisar os impactos da inclusão de diferentes tendências da dança nos processos de criação no mundo da dança folclórica.
  • Fortalecer os princípios acadêmicos da pesquisa na dança, para fazê-la uma disciplina científica que permita ter uma maior participação no debate artística.
  • Criar redes de trabalho que possam compartilhar informações de eventos culturais permitindo assim ampliar o nível de conhecimento e oportunidades da dança folclórica.
  • Intercambiar experiências de gestão cultural que tenham sido exitosas oferecendo assim o desenvolvimento do processo de sucesso.
  • Ofertar o contato com diferentes culturas através de espetáculos de dança de casais.

Este encontro é composto de:
➡️ Espetáculos
➡️ Debates
➡️ Oficinas
São convidados casais de bailarinos, profissionais, conhecedores e estudiosos do folclore, pertencentes da área, grupos com representações que tenham reconhecida trajetória em seus países que oferecerá a possibilidade de viajar através do movimento, criatividade, a magia e o colorido das danças folclóricas.