EnglishPortugueseSpanish

Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

IOV  –  ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ARTES POPULARES

O Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein de Linha Brasil e Linha Araripe – Nova
Petrópolis/RS – foi fundado em 20 de julho de 1990, pela senhora Gisela Evers Krick com o auxílio de três mães da comunidade: Cilene Marli Castilhos dos Reis, Sidonia Roloff e Hedwig Elisabetha Seefeld.

O nome Sonnenschein significa “Brilho do Sol” e o objetivo do grupo é preservar a herança cultural, através de danças folclóricas, para a posteridade, em uma homenagem à determinação e coragem dos imigrantes boêmios que na Linha Brasil e na Linha Araripe construíram a sua nova pátria.

O Sonnenschein que iniciou as suas atividadesde forma muito humilde na Escola Bom Pastor (na época chamado de Colégio Agrícola Bom Pastor), surge agarrado ao pensamento de que a educação é o principal pilar na formação dos jovens, e com isso colabora na formação de uma sociedade justa e de seres humanos íntegros.

Desde o início possuiu grande incentivo não somente da escola onde foi fundado, mas também da Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil e da Comunidade Evangélica Luterana da Linha Brasil.

Interpretar danças com alegria e muito orgulho é uma das características mais
marcantes do grupo, que possui a amizade como sua maior engrenagem. Animação e
empolgação tanto em apresentações como ensaios sempre foram elementos muito presentes no G. D. F. Sonnenschein, e isso colaborou para que novos integrantes procurassem o grupo a cada ano.

Por isso, com o passar do tempo e o aumento de dançarinos, o grupo teve que mudar os ensaios para um local maior, da Escola Bom Pastor, passou para o Lar das Senhoras e posteriormente para a Sociedade da Linha Brasil. Além disso, de 1990 até 2011, o Sonnenschein era conhecido como Grupo Folclórico da Localidade da Linha Brasil, mas como muitos integrantes sempre foram da Linha Araripe, em 2012 as duas comunidades se uniram e o grupo passou a representar ambas.

O trabalho voluntário e comunitário foi o que deu início ao G. D. F. Sonnenschein, e a
partir de então, a história do grupo nunca mais parou, e o significado do nome carregado, o Brilho do Sol, assegurou a permanência de um brilho singular por todos os anos que se passaram a partir da data de fundação. Desde 2014 o grupo vem trabalhando de forma árdua na promoção de eventos junto à comunidade e desde 2015, anualmente, prepara espetáculos de dança e teatro. Atualmente o grupo conta com mais de 90 integrantes entre as categorias: adulto, infato-juvenil, infantil, mirim e fraldinha. Possui trajes que representam as regiões boêmias do Hayd, Böhmerwald, Egerland e Podještědí, e um traje Moda Folclórica Bávaro.

Deixar um comentário

IOV Brasil

Aos vinte e três dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e vinte, às oito horas, na Cidade de Nova Petrópolis no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, ocorreu uma Assembleia Geral, com o objetivo de promover todas as formas de arte popular e cultura folclórica como elementos do Patrimônio Cultural Imaterial (ICH), para promover a compreensão e apreciação da diversidade cultural entre todos os povos e, assim, aumentar as perspectivas para a paz mundial.

Notícias Populares

Siga-nos

Canal YouTube

Assine a nossos planos

Venha ser membro da maior organização cultural do mundo!