EnglishPortugueseSpanish

Grupo de Danças VesseIka – Paraná

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

IOV  –  ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ARTES POPULARES

Fundado em 1°. de agosto de 1958, pelo Pe. Efraim Krevey, atual Eparca dos Ucranianos no Brasil, sob a coordenação das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus Nádia Shulan e Ana Hotz. Sendo assim, o Grupo VesseIka praticamente já existia durante a imigração, desde quando vieram as primeiras famílias ucranianas a Prudentópolis, mas não tão difundido e popular como hoje.

              A formação de um componente inicia-se desde os primeiros anos de idade com o ingresso na Escola Nossa Senhora do Patrocínio, onde aprende a ler, escrever, falar e cantar. Sobretudo conhecer um pouco da história da Ucrânia. Também aprendem os primeiros passos da dança folclórica.

              O Grupo VesseIka é reconhecido em todo o país e até no exterior, fazendo shows em feiras, exposições, congressos, festivais e outros. Obteve total sucesso na FENARTEC (Feira Nacional da Arte e Cultura de Foz de Iguaçu), participando 18 anos consecutivos.

              Vesselka significa Arco Íris, que simboliza o selo da Aliança do Criador com suas criaturas. Ele é o símbolo do amor e da fidelidade. O Grupo o escolheu como lema, pois seus integrantes visam preservar o amor a Deus e a fidelidade às tradições que caracterizam a alma ucraniana. Caracteriza-se por ser um grupo de danças folclóricas, baseadas na história da imigração em Prudentópolis e nos costumes ucranianos.

              O grupo é considerado uma associação civil, de caráter cultural, de duração indeterminada, sem fins lucrativos, sob responsabilidade da Paróquia São Josafat, porém é uma associação civil decretada de utilidade pública federal constituída por um estatuto que a normativa desde a data de 15 de março de 1989. Tem sede e foro na cidade de Prudentópolis – Paraná, à Rua Cons. Rui Barbosa, 201.

              Segundo o seu Estatuto o “Grupo Vesselka, tem por objetivo principal o estudo, promoção, realização e divulgação, inclusive através de cursos de danças, cantos, teatros, musicais e tradições folclóricas, bem como as demais manifestações artísticas e culturais ucranianas e brasileiras, como contribuição para o desenvolvimento artístico e cultural”.

               É formado atualmente por 60 componentes, de faixa etária distinta. O grupo se subdivide em grupos menores, chamados de Grupo “adulto”  onde quase todos são adolescentes, em média 16 a 23 anos, Grupo Infanto-juvenil com aproximadamente 18 crianças de 07 a 14 anos e o grupo Sênior, composto por antigos dançarinos que fizeram parte do grupo em anos anteriores.

               A Noite Ucraniana é uma das principais realizações do Grupo, promovida anualmente em Prudentópolis, a qual esta em sua XIX edição.

Deixar um comentário

IOV Brasil

Aos vinte e três dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e vinte, às oito horas, na Cidade de Nova Petrópolis no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, ocorreu uma Assembleia Geral, com o objetivo de promover todas as formas de arte popular e cultura folclórica como elementos do Patrimônio Cultural Imaterial (ICH), para promover a compreensão e apreciação da diversidade cultural entre todos os povos e, assim, aumentar as perspectivas para a paz mundial.

Notícias Populares

Siga-nos

Canal YouTube

Assine a nossos planos

Venha ser membro da maior organização cultural do mundo!