EnglishPortugueseSpanish

Jurandir Amadeu Gomes Pinto – Bozo

Artista popular alagoano e mestre de Coco de roda, nascido no dia 23 de setembro de 1977 no interior do Estado na cidade de Pão de Açúcar; Jurandir desde muito cedo dedicou sua vida as vivencias da cultura popular, Bozo imergiu no universo da cultura popular, conhecendo pessoas e historias que mudariam sua vida.

 Ao longo dos anos foi se destacando com atuações voltadas a promoção da cultura popular alagoana; o artista já soma mais de 22 anos de carreira e tem seu trabalho reconhecido na cena estadual por seu comprometimento com nossas tradições.

Mestre Bozofoi discípulo do saudoso Mestre Verdelinho e além de realizar varias apresentações ao lado do Mestre, produziu o seu único CD, UNIversando, CD esse vencedor do premio do MINC Mestre Duda 100 anos de Frevo.

O Mestre Jurandir vem se dedicando no repasse dos ensinamentos a qual aprendeu com Verdelinho e lutando para manutenção da identidade do Coco de Alagoas e suas diversas formas.

Bozo é um artista diverso que atua em diversas áreas, da gestão a feitura, da composição e criação a excussão de suas criações. No teatro popular (atua, dirige, escreve e compõe trilhas sonoras para espetáculos), com audiovisual (dirige e cria peças publicitárias para campanhas eleitorais, cria conteúdos para internet voltados a promoção da cultura popular em depoimentos de vídeos, atua e compõe trilhas sonoras), com poesia (escreve e recita) e faz contação de historias das lendas populares (repassando historias e criando outras pautadas nas ledas e no imaginário da cultura popular ribeirinha e sertaneja).

É neste contexto que se deve entender o seu encantamento pelas narrativas dos homens simples, seus causos, poesias e canções à moda de viola, cirandas, cantigas de ninar e muita pisada de Coco.