EnglishPortugueseSpanish

Mestres Imortais IOV Brasil

IOV  –  ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ARTES POPULARES

 

Indicação:

Mestres Imosrtais  IOV Brasil

 

Objetivos da Indicação:

O principal objetivo da indicação é, de maneira simplificada e acessível, RECONHECER, VALORIZAR e IMORTALIZAR a atuação dos mestres da cultura popular, responsáveis pela transmissão e perpetuação de saberes, celebrações e formas de expressão que compõem o patrimônio cultural imaterial e material de nosso país.

Justificativa da Indicação e Nomeação:

Selecionar mestres e imortalizá-los através da IOV Brasil, é uma forma de legitimar, identificar e salvaguardar saberes, celebrações e formas de expressões portadoras de referência à identidade, à história e à memória de grupos formadores da identidade nacional.

 

Conceito de Mestre da Cultura Popular:

Qualquer pessoa que seja herdeira dos saberes da cultura popular, que detenha notório conhecimento, longa permanência na atividade e que seja reconhecida por sua própria comunidade como referência na transmissão de saberes, celebrações e/ou formas de expressões da tradição popular em suas diversas manifestações, tais como:

 

 

a) Artes da cura;

b) Medicina popular;

c) Manejo, plantio e coleta de recursos naturais;

d) Culinária tradicional;

e) Jogos e brincadeiras;

f) Contação de histórias e outras narrativas orais;

g) Poesia e literatura popular;

h) Músicas, cantos e danças;

I) Rituais, festejos e celebrações;

j) Artes e artesanato;

k) Ofícios, saberes, técnicas ou “modos de fazer”;

l) Outras manifestações culturais que, pelo poder da palavra, da imagem, da oralidade, da corporeidade e da vivência, aprende, ensina e torna-se a memória viva e afetiva da tradição popular, transmitindo saberes e fazeres de geração a geração, garantindo a ancestralidade e identidade de sua comunidade.

Forma de Indicação:

As indicações serão feitas pelos membros representantes da IOV Brasil de cada estado, para que a mesma seja validada, deverão apresentar a descrição da prática cultural, anexando material (audiovisual, escrito, etc.) que demonstre a representatividade do mestre.

 

O Título:

O mestre Imortal da IOV Brasil, ocupará local de honra, reuniões e solenidades da IOV Brasil.

O título de mestre é vitalício, concedendo aos seus indicados reconhecimento e divulgação de seus saberes.

Os mestres outorgados pela IOV Brasil passarão a ter os seus Títulos divulgados através dos veículos de comunicação da organização.

 

Avaliação das indicações:

O processo de indicação dos mestres será realizado pela Comissão de Avaliação e Habilitação composta por 7 (sete) membros, sendo 5 (cinco) membros da IOV Brasil e 2 (dois) membros da sociedade civil, que será constituída no momento da avaliação das indicações.

Os membros da Comissão de Avaliação e Habilitação, bem como seus cônjuges, companheiros ou parentes, não poderão ser indicados. Serão lavradas atas relatando todas as reuniões da comissão.

Disposições Gerais

É de responsabilidade da Comissão de Avaliação e Habilitação da IOV Brasil o acompanhamento de todo o processo para a validação da homenagem.

O responsável pela indicação do mestre responde pela veracidade das informações encaminhadas, isentando a IOV Brasil e a comissão de Avaliação e Habilitação de qualquer responsabilidade ou equívoco.

Os casos omissos serão resolvidos pela comissão.