EnglishPortugueseSpanish

Volkstanzgruppe Edelstein

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

IOV  –  ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ARTES POPULARES

 

O Volkstanzgruppe Edelstein foi fundado em 17 de agosto de 1994, na localidade de Fazenda Pirajá, e teve como primeira coordenadora Yedda Leão Michaelsen. O nome do grupo significa Grupo de Danças Folclóricas Pedra Preciosa, sendo que a joia mais valorizada pelo grupo é a amizade, e é através desta que o grupo tem por objetivo, resgatar, preservar e difundir a cultura germânica através da dança.

O grupo tem como lema: “Em cada passo uma história, em cada ritmo uma conquista, e em cada sorriso uma realização”. As conquistas são fruto de muito trabalho, dedicação e comprometimento, realizado em parceria entre comunidade e integrantes do grupo ao longo de sua história. Neste ano o grupo completa 26 anos de dedicação e preservação a cultura germânica.

Em todos esses anos de trajetória cultural, o Edelstein enviou representantes para países como República Tcheca, Alemanha e Argentina e também para alguns estados brasileiros. Nessas viagens, o intuito sempre foi tornar conhecido o trabalho de preservação da identidade cultural germânica, daquilo que os antepassados deixaram, e das transformações que a preservação cultural operou na forma de pensar dos integrantes do grupo.

Esse movimento de resgate não está presente somente nas danças, mas também nas vestimentas. A confecção dos trajes foi realizada após muitas pesquisas sobre os povos germânicos que se concentraram na localidade de Fazenda Pirajá no período de imigração. Povos esses que vieram das regiões do Hunsrück, Pomerânia e Vestfália. O primeiro traje, confeccionado no ano de 1995 é um traje de moda folclórica, que buscava imitar a forma de vestir no conceito geral. O segundo traje confeccionado em 1998, é uma representação da região do Hunsrück, às margens do Rio Mosela, é um traje de trabalho representado no contraste das cores escuras e claras. O terceiro traje é uma homenagem aos imigrantes vindos da Pomerânia, é um traje de gala que representa a região de Opel. O último traje, confeccionado em 2017, representa a região da Vestfália. Ele é um dos mais antigos de que se tem registro, se não o mais antigo.

Além do trabalho de preservação na categoria adulta, o Edelstein também incentiva a preservação cultural nas crianças, que são o futuro de todos os povos, e para tanto, foi criada em 04 de maio de 2002 a categoria Mirim/Infantil. Coordenada por integrantes do adulto, as crianças têm um maior contato com as tradições por meio da dança, das canções e das brincadeiras.

É com grande alegria e satisfação, que o Volkstanzgruppe Edelstein tem orgulho em dizer que está trabalhando para preservar aquilo que lhes foi deixado de mais precioso, por aqueles que batalharam por seus ideais. É observando as lutas do passado que se pode projetar um futuro de glórias.

Deixar um comentário

IOV Brasil

Aos vinte e três dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e vinte, às oito horas, na Cidade de Nova Petrópolis no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, ocorreu uma Assembleia Geral, com o objetivo de promover todas as formas de arte popular e cultura folclórica como elementos do Patrimônio Cultural Imaterial (ICH), para promover a compreensão e apreciação da diversidade cultural entre todos os povos e, assim, aumentar as perspectivas para a paz mundial.

Notícias Populares

Siga-nos

Canal YouTube

Assine a nossos planos

Venha ser membro da maior organização cultural do mundo!