Margareth Menezes

IOV  –  ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ARTES POPULARES

EMBAIXADORA IOV BRASIL

blank

 

A  IOV – ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ARTES POPULARES – foi credenciada pela UNESCO  como um Órgão Consultivo para o Patrimônio Cultural Imaterial e deseja continuar a sua acreditação através da atuação na defesa e preservação do Folclore. Tendo como desafio no Brasil: fazer com que esta renomada Instituição Internacional de Folclore e Artes Populares tenha (e ganhe cada vez mais) força, entusiasmo e garra para realizar com sucesso suas atividades de preservação e divulgação junto aos acadêmicos, pesquisadores, professores, artistas e pessoas amantes da cultura popular brasileira.

O papel da Embaixadora:

A tarefa principal da embaixadora da IOV Secção Brasil é de lutar pela preservação e divulgar, em nome da organização, as artes populares de todos os estados do Brasil, seja na área da dança, da música, do teatro, do artesanato, da literatura, da gastronomia e de quaisquer tipos de manifestações tradicionais da nossa cultura. Por isso, é do conhecimento de todos que a artista Margareth Menezes tem o perfil adequado para desempenhar a função de embaixadora da IOV UNESCO – Brasil.

A embaixadora tem autoridade máxima para assegurar e proteger os interesses dos grupos folclóricos, das instituições culturais e dos artistas da cultura filiados da IOV Secção Brasil.

A embaixadora, assim como todos os membros filiados da IOV Mundial, divulga a missão e os objetivos da instituição, a saber:

Missão da IOV Mundial:

Proteger, preservar e promover todas as formas de arte popular e cultura folclórica como elementos do Patrimônio Cultural Imaterial (ICH), promovendo assim a compreensão e apreciação da diversidade cultural entre todos os povos e, assim, aumentar as perspectivas para a paz mundial.

Objetivos da IOV Mundial:

  1. a) Incentivar a preservação, promoção da arte e da cultura popular, material e imaterial;
  2. b) Promover os objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU);
  3. c) Apoiar os esforços das comunidades étnicas para preservar e proteger sua cultura popular;
  4. d) Apoiar programas que incentivem os jovens a fortalecer sua identidade cultural e promover a continuidade das tradições populares da sua comunidade de origem;
  1. e) Contribuir para a educação e para a preservação da identidade cultural de todas as populações e, ao fazê-lo, promover a compreensão internacional e a paz no mundo;
  2. f) Promover a Convenção de 2003 sobre a Proteção do Patrimônio Cultural Imaterial;
  3. g) Colaborar com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em projetos e programas de benefício mútuo e interesse;
  4. h) Apoiar as iniciativas e movimentos que venham a ajudar no engrandecimento da IOV Mundial no apoio do fomento à Cultura.

Em resumo, as funções da embaixadora IOV UNESCO – BRASIL:

  1. Representar a instituição em todos os territórios (nacional e internacional);
  2. Proteger os interesses da IOV Secção Brasil e dos artistas que representa;
  3. Ajudar na mediação de negociações entre os apoios culturais e/ou doações, em momentos oportunos, entre a IOV Secção Brasil e setores governamentais e da iniciativa privada;
  4. E incentivar relações culturais e educacionais entre as nações.

– A IOV  Brasil se orgulha em ter a ilustríssima artista Margareth Menezes como “EMBAIXADORA DA IOV BRASIL.”

blank

Em tempo: foi na sua bela voz que aprendemos:

“(…) Seja tenente ou filho de pescador, eh

Ou importante desembargador

Se der presente é tudo uma coisa só

A força que mora n’água

Não faz distinção de cor

E toda a cidade é d’Oxum (…)”.

Que a força que mora n’água e habita em sua pessoa possa ser compartilhada com a IOV Brasil!

 

Clerton Vieira

Presidente IOV Brasil

Diretor Executivo IOV Continente América

 

IOV Brasil – Notícias

blank

Por ocasião do Dia Mundial da Arte (15 de abril) e para comemorar um ano do movimento global ResiliArt, a UNESCO apresentou  nesta manhã do dia 15/04 o webinar ResiliArt Brasil – Impactos e Desafios da Pandemia sobre a Cultura.

A embaixadora da IOV Brasil, Margareth Menezes participou de forma brilhante representando também a nossa instituição.

Presença de grandes personalidades das diversas categorias da arte  do Brasil e de outros países estiveram presentes além da presença da  senhora Marlova Noleto, Diretora geral da UNESCO no Brasil e  do senhor Ernesto Otony, Diretor adjunto da cultura da UNESCO  que falou diretamente da sede da UNESCO em París.

Este evento teve o apoio da IOV Brasil.

 

Deixar um comentário

IOV Brasil

Aos vinte e três dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e vinte, às oito horas, na Cidade de Nova Petrópolis no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, ocorreu uma Assembleia Geral, com o objetivo de promover todas as formas de arte popular e cultura folclórica como elementos do Patrimônio Cultural Imaterial (ICH), para promover a compreensão e apreciação da diversidade cultural entre todos os povos e, assim, aumentar as perspectivas para a paz mundial.

Notícias Populares

Siga-nos

Canal YouTube

Assine a nossos planos

Venha ser membro da maior organização cultural do mundo!

Translate »
Ativar notificações OK Não, obrigado