IOV Mundial

IOV  –  ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ARTES POPULARES

 

Somos a maior organização de Folclore e Artes Populares do mundo reconhecida internacionalmente e fazemos parte da UNESCO.

Graças ao trabalho árduo de muitos membros, o IOV entrou em Relações Operacionais com a UNESCO, em 1998 

Nos últimos anos, novas parcerias foram formadas e as mais antigas se fortaleceram. O IOV, assim como a UNESCO, quer salvaguardar o Patrimônio Cultural Imaterial do mundo. 

Neste espírito a IOV desenvolve atividades como festivais, congressos, conferências, workshops, abrangendo os diferentes elementos do ICH como dança tradicional, música, artesanato, cozinha tradicional, medicina tradicional e outros.

Atualmente a IOV é credenciada  na UNESCO COMO Orgão Cunsultivo.

International Organization of Folk Art é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que foi fundada na Áustria , em 1979 , para preservar o patrimônio cultural popular em todas as suas formas .

Por que IOV?

Como a Organização foi fundada na Áustria, o nome original é Internationale Organization Für Volkskunst , por isso somos IOV WORLD.

A organização é composta por 7 comissões:

  • Comissão da Juventude
  • Comissão de Festivais e Práticas
  • Comissão de Ciência e Pesquisa
  • Comissão financeira
  • Comissões de Projetos especiais
  • Comissão da infância e Pedagofia
  • Comissão de Comunicação e Publicações

Regiões do mundo:

De acordo com as regras da Unesco, o IOV funciona de acordo com 7 divisões regionais . Portanto, cada continente tem um gerente regional para lidar com as tarefas administrativas gerais. Depois disso, cada continente é dividido em províncias , com um gerente e, em seguida, cada província inclui uma coleção de países, cada um com seu próprio presidente, que é eleito localmente.

Cada região é coordenada por um Diretor Executivo Regional (RED), que é membro do Conselho de Administração.

As regiões são:

ÁFRICA – Diretor Executivo Regional
Mohamed Joudat

docteur.jawdate@hotmail.com

AMÉRICA – Diretor Executivo Regional
Antonio Clerton Vieira da Silva

clertonvieira@hotmail.com

Dunguu Munkhnasan 
nassa_d@yahoo.com 

EUROPA ORIENTE – Diretora Executiva Regional
Lidiia Vernygor

lidiia.vernygor@gmail.com

EUROPA OESTE – Diretor Executivo Regional
Javier Rodrigo-Ilarri 

jrodrigoilarri@gmail.com

MENA – Diretor Executivo Regional
Abdulaziz Al Musallam

az@sih.gov.ae

 

blank

A Organização Internacional de Arte Popular – IOV

É uma organização mundial que lida extensivamente com a preservação e a divulgação da cultura popular, arte popular e cultura inalienável Herança ocupada.

O objetivo principal do IOV é alcançar o entendimento mútuo e a tolerância entre os povos da terra por meio de diversas atividades de intercâmbio cultural para a preservação e para promover a paz mundial.

O IOV foi iniciado em 1979 e fundado em Oostrozebeke / Bélgica.

A organização está registrada em Schärding / Áustria e o secretariado está em Andorf / Alta Áustria.

Em 1983, a IOV foi aceita como membro da UNESCO e recebeu o status de C. Em 1990

O Conselho Executivo da UNESCO aprovou uma resolução para classificar a IOV na Categoria “B”  para Relações de informação e assessoria com a UNESCO. De acordo com a decisão do Conselho Executivo da UNESCO aprovou em sua 154ª sessão como ONG com relações oficiais com a UNESCO.

A cultura popular e a arte popular são bens essenciais do patrimônio cultural de todos os povos do mundo.

A cultura popular próspera reflete a felicidade humana, a criatividade, a responsabilidade social e a caridade. Ela fornece às pessoas identidade cultural e sua continuação. Conhecendo e sabendo sobre a história e a cultura de outros povos.

A IOV significa todas as pessoas e grupos de artes populares  no mundo, independentemente de raça, sexo, idioma e religião.

O trabalho da IOV baseia-se no respeito pelos direitos humanos e pela liberdade fundamental de todos os povos da terra.   Seguimos com participação ativa da IOV no projeto “Cultura de Paz” da UNESCO.

A IOV é uma organização mundial de arte popular e cultura com aproximadamente quatro mil membros em  mais de 130 países, que foi fundada e construída em 1979 pelo austríaco Alexander Veigl.

O IOV não está apenas no campo dos festivais internacionais, mas também com realiza conferências científicas, cursos, workshops, exposições e feiras de artesanatos, gastronomia,  simpósios sobre tópicos de arte popular e cultura, bem como os congressos da juventude  que acontecem a cada 2 anos.

 

Nossa Missão:

 A missão do IOV é proteger, preservar e promover todas as formas de Arte Folclórica e Cultura Folclórica como elementos do Patrimônio Cultural Imaterial (ICH), promover o entendimento e a apreciação da diversidade cultural entre todos os povos e, assim, melhorar as perspectivas de paz mundial.

 Reconhecemos que, para que a cultura popular beneficie as gerações futuras, ela não deve sobreviver apenas como memórias registradas das gerações passadas, mas nas tradições vivas das pessoas hoje.

 A IOV foi credenciado pela UNESCO  como um Centro de Especialização em Patrimônio Cultural Imaterial.

 

Conselho de Administração é composto por 21 membros:

– Seis membros do Comitê Executivo (oficiais), os Presidentes das Comissões, uma pessoa de mais idade meritória, os Diretores Executivos Regionais (um de cada continente), e (possivelmente) dois co- membros optados. O (s) representante (s) permanente (is) junto à UNESCO, ECOSOC, Conferência das Organizações Não Governamentais em Relações Consultivas com as Nações Unidas (CONGO), se forem nomeados, também serão membros votantes do Conselho de Administração. Os presidentes das comissões (Jurídico, Eleições, Auditoria Interna e Resolução de Litígios) não têm direito a voto na CE ou CA, mas podem ser convidados a participar nas reuniões da CE ou CA.

O Conselho de Administração se reunirá pelo menos uma vez a cada 6 meses. O Conselho de Administração pode propor nomeações provisórias para a comissão executiva, em caso de renúncia ou impedimento permanente de um membro.

blank

Alexandre Veigl

Presidente de Honra (In-Memoriam

 

Fundador e pioneiro da IOV Austria.

1979  Fundação da IOV

1979 – 2005 Secretário Geral Executivo

2005 – 2007 Presidente Honorário da IOV

Citação:

“Tenha sempre em mente que o estranho que está ao seu lado também é um ser humano, tente ser amigo dele, você então irá contribuir essencialmente em promover paz e entendimento entre os povos”

Alexander Veigl

1979 – 2005: 26 anos de trabalho bem sucedido para o patrimônio cultural da área intangível, uma cultura popular moderna, compreensão mútua e uma cultura de paz

Devido aos enormes esforços de Alexander Veigl, a organização da UNESCO hoje tem membros e colegas de trabalho em quase todos os países do mundo. Uma das tarefas da IOV é o estabelecimento de festivais de intercâmbio cultural internacional e eventos científicos com temas da cultura popular.

Alexander Veigl – 50 anos de cultura folclórica viva

Alexander Veigl trouxe de volta à vida vários trajes tradicionais, canções, danças folclóricas e música folclórica do periodo após a guerra mundial. Ele organizou programas de treinamento e eventos de informação, passando por vários tesouros da cultura popular, que foram promovidos a um nível internacional.

Alexander Veigl – citações

A virada em minha vida foi depois de 1945, o fim da Segunda Guerra Mundial. Decidi concentrar todos os meus esforços no trabalho pela paz e pela arte popular.

Nossa Organização Internacional de Arte Popular – IOV, tem membros em quase todos os países do mundo, e temos os mesmos objetivos, independente de idioma, raça ou religião, mas defendemos a paz.

Isto é minha vida. Vale a pena trabalhar pela paz, porque a cultura popular é a  “Cultura de Paz”

Alexander Veigls foi homenageado com o “Prêmio Cultura Popular Austríaca” do Ministério da Educação, Ciência e Cultura da Áustria.

Alexander Veigl,  morreu em 26 de novembro de 2007 aos 80 anos.

Em 1950, Alexander estabeleceu contatos com organizações de cultura popular em outros países.

1956 – 1959 Alexander foi Obm. Adjunto da Associação da Baixa Áustria do Sul

Em 1959, Alexander tornou-se presidente da associação guarda-chuva da Baixa Áustria

1964 – 1974 Alexander foi presidente da Federação de Trajes Tradicionais Austríacos e Associações Domésticas

 

DIRETORIA EXECUTIVA  –  IOV MUNDIAL

 

 PRESIDENTE:  

 Ali Abdullah Khalifa 

Emirados Árabes                                                              

Escritor,  poeta,  pesquisador e entusiasta cultural do Bahrein, Ali Abdullah Khalifa é Presidente da Organização Internacional de Arte Folclórica (IOV) do Bahrein desde 1988.

– Ele também é Diretor de Pesquisa Cultural da Corte Real desde 2001 e Secretário Executivo Regional da região IOV – Oriente Médio e Norte da África de 2007 a 2012.

– Em maio de 2012, foi eleito vice-presidente de publicações do IOV. Em novembro de 2016, ele foi eleito presidente do IOV.

– Entre seus muitos trabalhos publicados estão Gulf of Songs, Folklore Inspiration in Creative Works, e Folk Arts – Nations in Unison, além de uma variedade diversificada de coleções e operetas de poesia.

Suas obras foram traduzidas para inglês e francês e ganharam grande reputação. Ele ganhou vários prêmios internacionais, incluindo a Medalha de Competência Cultural do falecido Presidente Bourguiba, da Tunísia em 1973, o Grande Prêmio Internacional de Artes em 2006 na Romênia e a Medalha de Primeira Classe de Competência de HM King of Bahrain.

– Além de sua posição oficial como Secretário-Geral do Prêmio Isa por Serviço à Humanidade, Ali Abdulla atua em seu conselho.

 

 

VICE-PRESIDENTE:

Guenter Lippitz 

Áustria                             

blank

 

Desde 1992-2017 Diretor do Grupo de Dança Folclórica “Klagenfurt Wörthersee”

Desde 2009 Presidente da Associação de Folkdance para “Carinthia”, Província da Áustria

Desde 2010 Vice-presidente da Austria Folk Art Association

Desde 2011 CIOFF Áustria Representante

Desde 2015 Presidentes do Comitê Eleitoral do CIOFF International

Desde 2022 Membro do conselho da IOV Áustria

 

VICE PRESIDENTE: 

Emma Chen Hoefler 

China                      

  • Vice-presidente da Organização Internacional de Arte Folclórica (IOV)
  • China Especialista consultivo no Comitê Intergovernamental de Salvaguarda da ICH, UNESCO
  • Presidente da Associação de Promoção Cultural China-Alemanha
  • Especialista do Comitê da Alemanha, Comitê Internacional de Monumentos e Sítios, UNESCO
  • Presidente do Instituto Internacional de Pesquisa em Arte Folclórica, Universidade de Guizho
  • Editora-chefe, Anular relatório sobre o desenvolvimento do patrimônio cultural imaterial da China (2015), um dos projetos patrocinados pelo Projeto de Inovação Acadêmica da Academia Chinesa de Ciências Sociais.
  • Diretora Honorário do Conselho Editorial “the World of Chinese”, a Imprensa Comercial
  • Editora Chefe Honorário da revista “Geografia Rural”
  • Primeira proprietário do Gold European, “Prêmio Europeu de Promoção de Artes e Cultura” pela União Europeia das Artes (EUA) na Ásia

Formada na Universidade de Comunicação da China, Emma havia conseguido grandes conquistas nas áreas de notícias e mídia como repórter, diretora e produtora famosa da Televisão de Pequim. No final dos anos 90, ela migrou para a Alemanha. Depois de ingressar na IOV, foi eleita tesoureira, vice-presidente em 2009 e 2012. Nos anos anteriores, ela andou entre o Ocidente e o Oriente e se comprometeu com a escavação e proteção da arte folclórica e heranças culturais dos países do mundo.

Planejou, organizou e participou sucessivamente do Dukat Folk Art Festival, Bósnia e Herzegovina, Fórum Internacional de Folclore, Polônia, Congresso da Juventude 2008 (Salt Lake City, EUA), Fórum Internacional de Proteção à Herança Cultural em Perigo de Jiuzhaigou 2009 (China), Mundo de Nanjing Fórum de Proteção ao Patrimônio Cultural da Juventude 2010 (China), Fórum Internacional de Artesanato Tradicional de Xangai 2013 (China). Desde 2013, ela planejou e organizou a Feira Internacional de Artesanato e Produtos Culturais da China (Guizhou), Expo Internacional de Arte Folclórica de Tianjin, Beijing International CITIC “One Road, One Belt and One City”, Feira Internacional de Arte Folclórica e outras grandes exposições internacionais. Ela também participou do Fórum de ONGs, o Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda de Heranças Culturais Intangíveis como representante do IOV.

Emma também é uma autora. Seus livros publicados:  “Meu amado bebê”, “Escolha uma estrela para você”, “Qualidades de crianças com gostinho de platina”, “Tempo ideal um pouco de tempo”; “Agache-se e assista o mundo com seus filhos” destaca suas realizações na educação infantil.

Em novembro de 2016, Emma foi reeleita vice-presidente da IOV em Bergamo, Itália.

 

SECRETÁRIO  GERAL:           

Fabrizio Cattaneo

Itália                

Instrutor  qualificado em danças folclóricas e é um mestre acordeonista.

– Vice-presidente da Federação Italiana de Arte Popular (FITP)

– Membro do conselho de cavaleiros “Jure Pleno” no Ducato da Piazza Pontida e membro do conselho da Coroa

– Diretor Artístico no festival internacional de dança folclórica de Bérgamo

– Presidente na seção nacional da IOV ITÁLIA         

– Diretor Artístico do grupo folclórico ” i Gioppini di Bergamo”

Fabrizio Cattaneo foi nomeado em 2015 como a IOV WORLD International  Organization  of  Folk Art como secretário-geral interino e confirmado em 2017 como secretário geral.

 

 

DIRETOR FINANCEIRO:       

Henk Huijser 

Holanda              

blank

Nasceu e foi criado na Holanda.

Depois da escola primária e secundária, estudou direito na universidade Erasmus em Roterdã e seguiu muitos treinamentos financeiros.

Ele começou sua carreira como contador e depois trabalhou para o governo holandês. Primeiro como funcionário aduaneiro e depois como funcionário tributário. Nos últimos 10 anos de sua carreira, ele trabalhou como líder de equipe do Dutch FIOD (IRS).

Ele é membro da IOV Holanda desde 1993. Ele era um dançarino ativo do Folclore da Frísia Ocidental na Holanda e estava envolvido na organização do Folklore Festival em Schagen como tesoureiro e empresário. Desde 2006, ele é o diretor do Festival Mundial de Dança Schagen. Nesta posição, ele tem contatos em todo o mundo.

Henk é o tesoureiro da IOV Holanda desde 2013 e desde setembro de 2015 ele também é o tesoureiro da IOV World e dá todo o seu apoio a esta maravilhosa organização global.

 

 

PRESIDENTE COMITÊ JURÍDICO:     

Hanady Essa Al. Jowde

Emirados Árabes

 

Nascido em Muharraq – Bahrain
Qualificações
– Licenciada em Direito (Universidade dos Emirados Árabes Unidos).
– Mestrado em Direito (- Universidade do Bahrain).
-Doutora em direito (atualmente – Universidade do Bahrain).
– Diploma em Programação Neurolinguística (PNL) 2007.
– Diploma em Desenvolvimento Político – 2008.
– Diploma Avançado em Programação Neuro Linguística – 2009.
Cargos ocupados
– Advogada, no escritório de Nasser Alshaik Mohmed Almubarak.
– Advogada, Consolador jurídico (Ministério da Habitação, Municípios e Meio Ambiente).
– Professora de Direito dos Direitos Humanos na Universidade do Bahrain
– Chefe do departamento de Assuntos Jurídicos no município da área média (atualmente).
– Membro do Centro Comercial de Arbitragem.
Diretora  da Organização Internacional de Arte Folclórica
(Filial do Bahrein).
– Membro do conselho da sociedade de poesia popular.
– Vice-presidente do conselho da sociedade de poesia folclórica.
– Supervisão dos comitês e atividades das poetas membros da sociedade – 2004/2005/2006.
– Chefe do comitê de mídia e do Comitê de Publicações da sociedade.
– Membro do conselho de administração do fórum nacional de cultura – 2008/2015
– Membro do comitê de programas e ativas e secretariado do fórum nacional de cultura do comitê PR.
– Membro e secretariado do encontro de quarta-feira dos escritores do Bahrein e da sociedade de autores e seu comitê de programas e atividades. (Anteriormente).
– Titular de muitas sessões de participação e treinamento em arbitragem comercial, comércio eletrônico e assuntos jurídicos.
– Supervisão de muitos fóruns de poesia e literatura em muitos fóruns da web.
Redação e publicação:
– Começou a escrever peças literárias e poesia folclórica em 2001 e a publicar em 2002.
Autora de (A proteção criminal do domínio público) –
participou de inúmeras sessões de treinamento, fóruns, eventos e atividades de poesia dentro e fora do reino;

 

 

 PRESIDENTE COMISSÃO FESTIVAIS E PRÁTICAS:  

Geert Nijhof

Holanda

blank

 

Desde 1985, Geert atua no festival internacional de dança folclórica SIVO, na Holanda.

No período entre 1990 e 2005, ele foi o presidente do festival SIVO e aprendeu a colaborar com muitas organizações folclóricas em todo o mundo.

Desde 2005, Geert trabalha como empresário freelancer (trabalhador voluntário) para o festival SIVO e, nessa tarefa, tenta organizar muitas trocas culturais entre países. Ele também participou de muitos outros festivais.

Seu objetivo é manter viva a herança tradicional de todas as nações e melhorar o bom entendimento entre as nações, organizando festivais e outras atividades.

Portanto, é necessário trabalhar em uma rede bem organizada de pessoas com os mesmos sentimentos e interesse nas trocas culturais tradicionais.

Desde o início da seção IOV-Países Baixos (1993) Geert é registrado como um membro individual da IOV.

Em março do ano de 2012, ele foi eleito presidente da seção IOV da Holanda e orgulha-se da colaboração das organizações coletadas da IOV na Holanda.

Geert tenta contribuir com a organização IOV em todo o mundo e quer ser útil para melhorar e manter um mundo IOV saudável e ativo.

Na nova comissão de Festival e Práticas da IOV-world, ele espera colaborar com muitas pessoas novas que podem contribuir com ele, a fim de melhorar nossa coordenação mundial do Festival.

 

Apoio financeiro:

Abdullah Saleh Al-Raisi 

 

 

COMISÃO DE PUBLICAÇÃO E COMUNICAÇÃO:     

Dr. Nour El-Houda Badis      

Tunísia

Obteve o cargo de professor na língua e literatura árabe (1989).

Obteve o certificado de competência na pesquisa científica (Tunis 1991).

Obteve o doutorado na língua e literatura árabe (Tunis 1991).

Qualificação na língua e literatura árabe.

Organização Internacional de Artes Folclóricas (IOV), Secretário da Tunísia e Região da África do Norte em 2007.

Diretor de equipes de trabalho no campo da cultura popular para IOV – Oriente Médio e Norte da África.

Membro do Conselho Editorial da Revista (Folk Culture) – Bahrain.

Membro do laboratório de pesquisa em argumentação e retórica na faculdade de Artes de Mannoba.

Um estudioso no campo das teorias da crítica, retórica e literatura.

Ela publicou vários livros, artigos e pesquisas em várias revistas árabes e tunisinas.

Ela participou de vários seminários científicos dentro e fora de Tunis.

          Conduziu uma série de pesquisas, como:

A concepção árabe da relação entre o termo e o significado e seu impacto sobre a compreensão da expressão figurada (faculdade de Artes – mannoba).

Estudos na oração, a Instituição Árabe para Estudos e Publicação – Beirute 2008.

A eloquência da infreqüência e a eloquência da abundância – uma pesquisa de concisão e expatiação – The Arab Institution for studies and public 2008.

Um estudo crítico publicado no livro “Affinities”, publicado por “Printemps des Poetes – France”.

Várias participações em seminários dentro e fora de Tunis:

O fórum de natureza maravilhosa dos estudos sagrados do Corão (Anuários da universidade tunisina – Edição 35).

Lidar com o texto da literatura – contribuição no seminário – argumentação em literatura e pensamento linguístico (faculdade de ciências humanas e sociais – Tunis).

O texto e o texto impressionam (um estudo em um julgamento crítico predominante …) “O encanto da eloquência (indicação na crítica e na literatura).

Aspecto do altruísmo no discurso árabe antigo (faculdade de Artes – Mannoba 2005).

A violência implícita (um estudo sobre a desordem dos sentidos – Ahlam Mistghanmi (conferências da mulher – Cairo 2001).

A poesia árabe moderna e as questões do mundo árabe moderno (Festival Cultivado al-Qurain, 12 a 2005).

“Quando Eiman Aseeri procura um abrigo nos incêndios e cinzas”, um estudo de uma moderna experiência poética do Bahrein, o fórum cultural nacional do Bahrein – Bahrain 2006.

A modelagem na língua, literatura e pensamento (seminário realizado na faculdade de ciências humanas e sociais – Tunis – 2007).

 

 

COMISSÃO DE CIÊNCIA E PESQUISA:         

Dr. Mohamed Nouiri

Tunísia    

Ocupação atual: Consultor de pesquisa da Corte Real do Bahrain.

Educação: Universidade de Tunis

1998 Doutora em Língua, Literatura e Cultura Árabe (com grande distinção).

1985 Professeur Agrégé – Língua e Literatura Árabe – prêmio acadêmico mais alto concedido pelo Estado.

1982 Certificado Profissional em Pesquisa Científica.

1980 Certificado de domínio em língua árabe, literatura e cultura.

1979 Certificado de Pós-Graduação em Linguística Geral.

1980 Certificado de Pós-Graduação em Literatura Comparada.

emprego histórico

  (1980-1985) Professor do ensino secundário – Língua e literatura árabe.

(1985-1987) Professor do Departamento de Língua e Literatura Árabe – Universidade de Tunis

(1987-1998) Professor Assistente – Universidade de Tunis

(1998-2003) Co-Professor – Universidade de Tunis

2003- Professor do Departamento de Língua e Literatura Árabe- Universidade de Tunis

1998-2005 Chefe do Departamento de Pesquisa e Publicação – Universidade de Tunis

2006-2008 Chefe de Pesquisa – Universidade de Tunis

2008 – Consultor profissional da Corte Real do Bahrain.

2008 – Editor-chefe e Chefe do Comitê Científico – Cultura Folclórica para Estudos, Pesquisa e Publicação

2016- Chefe do Comitê Científico – Organização Internacional de Arte Folclórica.

Professor convidado em várias universidades francesas ao longo dos anos.

Exemplos de trabalhos publicados

 Livros:

“Discurso e teoria retórica entre árabes”

“Retórica e a cultura da masculinidade”

Árabes e poesia sensorial

Centenas de artigos científicos, palestras e contribuições em Paris, Lyon, Cairo, Amã, Marrocos, Manama, Tunísia e muito mais.

 

 

COMISSÃO DE PROJETOS ESPECIAIS:

(Smt.) PARUL SHA

ìndia

blank

A Profa. Dr. Smt Parul Shah é uma das raras combinações de artistas de palco, coreógrafo transcultural, Bharatanatyam Guru, educador de dança, estudioso, pesquisador, administrador de artes e ser humano altamente motivado. Ela foi nomeada professora de dança em 1993, aos 41 anos, e tornou-se chefe de departamento de dança e reitora da faculdade de artes cênicas da Universidade Maharaja Sayajirao de Baroda, na Índia.

Primeira pesquisadora principal de todas as disciplinas a concluir o curso. projeto em andamento gravado em outubro de 2016. Em julho de 2016, ela foi convidada pelo MHRD-UGC para criar MOOCs (Massive Open Online Courses) em Artes Cênicas.

Ela talvez seja a primeira em Artes Cênicas da Índia a receber um “Bolsa Mestre do Patrimônio Coreoreundus” como pesquisadora visitante do Erasmus Mundus Mestre Internacional da União Européia em conhecimento, prática e patrimônio da dança. Foi bolsista da Universidade de Roehampton, Londres, por 3 semanas em março de 2014.

Desde 2013, trabalha no Projeto de Pesquisa Principal da UGC sobre “Uma dinâmica de mudança de dança clássica da Índia em relação a Bharatanatyam”. estreou na Senior Fulbright Fellowship em 1992-93 pelo trabalho pioneiro em Movement Analysis-Notation na dança clássica indiana. Juntamente com a Laban Movement Analysis, ela foi treinada na aplicação da mesma terapia.

Uma carreira de dança ativa (Clássica, Folclórica, Contemporânea, Criativa) de mais de 40 anos levada para terras próximas e distantes (EUA, Reino Unido, Itália, Grécia, França, Japão, Coréia do Sul, Tailândia, Dinamarca, Shri Lanka, Egito etc.) atuando, ensinando, dando palestras, colaborando, aprendendo, compartilhando nas principais instituições e com os mais criativos criativos, como Phillip Zarrili, Pegy Mue Choy, Jin-wen Yu, Louise Tchabushnig, Janet Lilly, Buff Brennan e na Índia. Prof Sitanshu Yasheshchandra, Padmashree Geeta Chandran, Prof Deepak Kannal, Prof Ranjana Harish, Dra. Arshia Shethi, para citar alguns. Ela é professora visitante regular no Programa de Dança da Universidade de Wisconsin, EUA.

 É membro ativo de várias organizações profissionais, como ABHAI, IMACO, Shruti, CORD, WDA, CID. Desde 2012, o Prof. Shah é o Presidente da Índia da Organização Internacional de Arte Folclórica, IOVA, um órgão da UNESCO.

Seu foco principal é expandir os horizontes de Bharatanatyam, para que a força do classicismo enriqueça como próximas. Em julho de 2017, ela ensinou Garba, em Derbyshire, Reino Unido, aos dançarinos modernos profissionais dos 70 anos.

 

COMISSÃO DA INFÂNCIA:

 Graciela Nélida Pons

Argentina

blank

– GRACIELA PONS é palestrante internacional, coreógrafa e co-diretora do Ballet El Trébol, da Argentina.

Professora Nacional Nacional, professora de Música, deu seus primeiros passos na dança folclórica com o Maestro Lázaro Flury.

Oficinas, cursos, congressos, seminários e fóruns em diferentes universidades do mundo e espaços socioculturais na América do Sul, Europa e Caribe credenciam uma atividade cultural vasta e importante no âmbito das culturas tradicionais e populares com um selo de identidade marcado.
Ela ocupou o cargo de Presidente da Comissão de Cultura CIOFF® e Vice-Presidente da Seção Nacional Argentina. Atualmente, terminou seus mandatos.

Aborda tópicos como:
Pedagogia da dança. Recentemente apresentado no Congresso Internacional de Folclore organizado pela CIOFF® Colômbia, na cidade de Cartagena das Índias.

Da memória à cena: a conferência se desenvolveu não apenas nos Congressos Folclóricos de todo o mundo, mas no Simpósio de Psiquiatria da Universidade de Rosário, sob o tema O CORPO … O QUE?
Da memória à cena: uma contribuição para coreógrafos, professores de dança, dançarinos e estudantes de ciências sociais.
Em Istambul, na Turquia, ele apresentou o tópico “Estratégias para a preservação das culturas tradicionais e populares”

Oficinas de resgate da memória coletiva subjacente às comunidades de preservação de histórias orais, enquadradas no Patrimônio Imaterial por meio de “rodas da oralidade”, foram realizadas em diferentes municípios da Colômbia, Brasil e Argentina.

Co-autor de vários livros relacionados ao tema: Armazém de memórias … e a yapa-
Páginas para ler e comer – Serragem verá a madeira de San Juan – De festivais, tinteiros e penitências. E publicações on-line, como a Magazine Network of Festival Networks. Colômbia 2016. A publicação mais recente, em co-autoria com a professora Carina Rasero, é uma coleção em três volumes chamada “Armazém de memórias e suas pontes”, publicada em 2017.

Com o Ballet El Trébol, ela já percorreu países da América do Norte e do Sul, Europa, Oriente Médio e Emirados Árabes Unidos.
Ele pertence ao corpo de jurados do IDARTES, Bogotá
Coordena o PEAM municipal de El Trébol.
Ele recebeu reconhecimentos importantes, o último há menos de um mês, da Câmara dos Deputados da Assembléia Legislativa da Província de Santa Fe pelos 40 anos do Ballet El Trébol.

 

COMISSÃO JOVEM: 

Ivana Jandras      

Croácia   

blank

 

Minha paixão é o folclore e viajar pelo mundo. Adoro capturar tudo e postar nas redes sociais. Sempre tentando acompanhar as novas tendências no mundo das mídias sociais.
Educação:
Faculdade de Economia e Negócios Zagreb Estudo: Marketing
2016 – 2022- Zagreb, Croácia
02/08/2021 – 07/07/2021 – Huelva, Espanha Erasmus – Universidad de Huelva
Folclore – KUD Pušća, Croácia
Funções:
Vice-presidente (2022 – presente)
Dançarina (2006 – presente)
Gerente de mídias sociais (2019 – atual)
Mundo IOV
Funções:
Presidente da Juventude IOV (2023 – Presente)
Membro jovem (2020 – Presente)
línguas
Língua materna: croata
Outros idiomas: inglês

Experiência de trabalho

Assistente administrativo (Bbraun adria d.o.o.)
Set 2020 – Jul 2022 – Zagreb, Croácia
● Inserção de dados em uma planilha do Excel
Repórter móvel (SEHA D.O.O.)
Dez 2021 – Fev 2022 – Zagreb, Croácia
● Edição de materiais de vídeo para redes sociais
● Gravar partidas
● Postar em redes sociais
Food Runner (Four Seasons Resort and Residences) – programa de trabalho e viagens
Jul 2021 – Set 2021 – Jackson, Estados Unidos
● Tradução de materiais didáticos em inglês
● Auxílio na preparação de materiais didáticos

E-mail: kudpusca@gmail.com

 

DIRETORES(AS)  EXECUTIVOS:

 

DIRETORA EXECUTIVA ÁFRICA ORIENTAL:

Eman Aly Mahran Othman 

DIRETOR EXECUTIVO ÁFRICA OCIDENTAL: 

Mohammed Joudat

 

DIRETOR  EXECUTIVO  AMÉRICA:    

Antonio Clerton Vieira da Silva

Brasil

O professor, produtor e gestor de cultura popular Clerton Vieira, nasceu na cidade de Fortaleza, estado do Ceará, e reside na cidade de São Paulo – Brasil desde 2001.

– Formado em pedagogia e com uma segunda graduação em Hotelaria e Eventos (UNIESP) e pós-graduado em Psicopedagogia (UNIFAI). Especialista em Folclore e Artes Populares (UNIJUÍ) 2023.

Foi vice – presidente e secretário nacional do IOV-BRASIL, Organização Internacional de Folclore e Artes Populares (2010/2012).

– Foi presidente do Comitê de Festivais CIOFF Brasil – Conselho Internacional de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais.

– Dirigiu grupos de danças folclóricas em São Paulo, entre eles o Grupo Raízes da ACM – Associação Cristã de Rapazes.

– Ex-bailarino do Grupo de Tradições Cearenses. (Balé Folclórico)

– Em 2005,  foi premiado entre os vinte melhores coreógrafos da cidade de São Paulo. através  da ENDA – Encontro Nacional de Dança e SINDDANCE – Sindicato da Dança. Com a coreografia; “Nessa encarnação eu nasci manga.”

  • Jurado de carnaval no estado de São Paulo pela FESEC – Federeção Estadual das Escolas de Samba de São Paulo e pea UESP – União das Escolas de Samba de São Paulo.
  • Ex professor (oficineiro) de Arte e Cultura nas Secretárias de Educação e Cultura do Estado e no Municiío de São Paulo.

– Coordenou o Ballet Folclórico Filhos do Sol em Fortaleza / Ceará (1994 a 2001)

 

 

DIRETORA EXECUTIVA ÁSIA:          

Dunguu Munkhnasan

Mogólia

Nasceu no distrito de Yesonzuil, na província de Uvurkhangai, na Mongólia.

 • Faculdade de Arte e Cultura, Ulaanbaatar, Mongólia (1987-1991)

Bacharel em Gestão Cultural (1998-2001)

• Qualificação no idioma inglês (2000-2002)

• Mestre do Instituto de Arte e Cultura, com especialização em Gestão da Cultura (2006-2008)

• Vice-presidente eleita da Organização Internacional de Artes Folclóricas (IOV), (2001-2004)

• Eleita presidente da Comissão do Festival da Organização Internacional de Artes Folclóricas (IOV),

• Fundadora da CMPI Mongólia (2003)

• Secretária da Organização Internacional de Arte Folclórica da Mongólia (desde 2004)

• Membro do Conselho da Associação de Música Wind da Mongólia (2005)

• Representante Nacional do FIDAF Mongólia (2016)

• Membro da Organização Mundial de Tiro com Arco Tradicional (2017)

• Diretora Executivo Regional do IOV para a Ásia (2017)

• Membro honorário da Academia Mundial de Chinggis Khaan (2000)

• Participou e organizou uma série de conferências, festivais, concertos, dias nacionais dentro e fora da Mongólia.

• Participou da 3 maior exposição de pavilhões da Mongólia. Expo Internacional da Rota da Seda de Geyonju na Coréia, Expo da China Silk Road e Expo Bio Medical na Coréia.

 

 

DIRETOR EXECUTIVO EUROPA: 

 Lidiia Vernygor 

Europa Leste

blank

 

Europa Oeste:

Javier Rodrigo Ilarri

Espanha          

Ele é Ph.D. em Engenharia Civil e Ambiental e trabalha como professor em tempo integral na Universidade Politécnica de Valência.

É  membro ativo do IOV desde 2009. Entre 1984-1991, estudou música e piano no Conservatório de Música de Valência. Desde então, suas atividades culturais estão relacionadas principalmente à música coral, através da organização de muitos eventos e cooperações entre grupos de diferentes países. Em 1990-1998.

Foi membro do Coral da Universidade de Sant-Yago de Valência, sendo seu presidente entre 1992-1998. Durante esse período, ele organizou concertos em vários países do mundo (Argentina e Brasil (1990) – Rússia (1991) – Canadá (1992) – Reino Unido (1993) – China (1994) – África do Sul (1995) – Austrália e Nova Zelândia (1996) – Brasil (1997) – Áustria (1998)) sendo essas atividades sempre patrocinadas pelo Ministério da Cultura da Espanha e pelas autoridades culturais da Comunidade Valenciana.

Organizou visitas à Espanha dos grupos correspondentes (coros e grupos folclóricos) de todos esses países. Entre 1995-2002, ele foi membro do Coro Nacional da Juventude da Confederação Espanhola de Coros (COACE), com quem representou a Espanha no EuropaCantat Festival realizado em Nevers (França) em 2002. Em 2000, junto com outros membros do O coral da juventude fundou o grupo vocal MATERSAULE. Em 2001, ele fundou o Coro da Universidade Politécnica de Valência, sendo seu Presidente entre 2004-2008. Com este coro universitário, organizou intercâmbios com corais da Espanha (Madri e Salamanca (2002), Itália (2004-2005), Áustria (2005-2006) e Polônia (2007).

Foi co-organizador do Festival Internacional de Música ” Millenium Pace “, realizado em Valência em 2003. Em 2004-2005, foi diretor da Área de Museus e Doações da Vice-Reitoria de Cultura da Universidade Politécnica de Valência. Em 2008-2009, foi membro da CAMERATA VOCALIS, coro de câmara da KarlEberhards Universität Tübingen, com quem participou do Festival Internacional de Coros de Cork (Irlanda) em abril de 2009. Em 2003, fundou o NEOVOCALIS, um coral de câmara dedicado ao estudo da música vocal contemporânea. esse grupo desde 2015.

 

 

 

UNESCO

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura

blank

  1. a) O que é a UNESCO?

A UNESCO é responsável por coordenar a cooperação internacional em educação, ciência, cultura e comunicação. Fortalece os laços entre nações e sociedades e mobiliza o público em geral para que cada criança e cidadão:

  • tenha acesso a educação de qualidade; um direito humano básico e um pré-requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável;
  • possa crescer e viver em um ambiente cultural rico em diversidade e diálogo, onde o patrimônio sirva de ponte entre gerações e povos;
  • pode se beneficiar totalmente dos avanços científicos;
  • e pode gozar de total liberdade de expressão; a base da democracia, desenvolvimento e dignidade humana.

As mensagens da UNESCO são de crescente importância hoje, em um mundo globalizado onde as interconexões e a diversidade devem servir como oportunidades para construir a paz na mente de homens e mulheres.

  1. b) IOV e UNESCO

A relação da IOV World com a UNESCO e a ICH se desenvolveu da seguinte forma:

1998: IOV entra em relações operacionais com a UNESCO.

2010: A UNESCO credencia o IOV como consultor do Comitê Intergovernamental de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial

2011: UNESCO reclassifica IOV para relações consultivas formais

2012: IOV inicia relações consultivas especiais com o Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC)

2015: A décima sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (ICH) foi realizada em Windhoek, Namíbia, de 30 de novembro a 4 de dezembro de 2015. O Comitê decidiu manter por 4 anos o credenciamento do IOV World, prestar serviços de consultoria ao Comitê Intergovernamental para a salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial.

ICH

  1. a) O que é patrimônio cultural imaterial?

O termo “patrimônio cultural” mudou consideravelmente o conteúdo nas últimas décadas, em parte devido aos instrumentos desenvolvidos pela UNESCO. O patrimônio cultural não termina em monumentos e coleções de objetos. Também inclui tradições ou expressões vivas herdadas de nossos ancestrais e repassadas a nossos descendentes, como tradições orais, atos, práticas sociais, rituais, eventos festivos, conhecimentos e práticas da natureza e do universo ou o conhecimento e habilidades para produzir artesanato tradicional .

Embora o patrimônio cultural frágil e intangível seja um fator importante na manutenção da diversidade cultural diante da crescente globalização. Uma compreensão do patrimônio cultural intangível de diferentes comunidades ajuda no diálogo intercultural e incentiva o respeito mútuo por outros modos de vida.

A importância do patrimônio cultural intangível não é a manifestação cultural em si, mas a riqueza de conhecimentos e habilidades que são transmitidos por ela de uma geração para a seguinte. O valor social e econômico dessa transmissão de conhecimento é relevante para grupos minoritários e para os principais grupos sociais dentro de um Estado, e é tão importante para os Estados em desenvolvimento quanto para os desenvolvidos.

Nesse espírito da Convenção da UNESCO sobre a proteção do patrimônio cultural imaterial do mundo, o IOV desenvolve atividades como festivais, congressos, conferências, oficinas, cobrindo os diferentes elementos do ICH, como dança tradicional, música, artesanato, culinária tradicional, medicina tradicional e outros.

blank

  1. b) Por que salvaguardar o patrimônio cultural imaterial?

Em 2003

Um longo processo de negociação levou à ratificação da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial em 17 de outubro de 2003. Aqui você pode ler o texto:

 

Hoje em dia  o que mudou no nível nacional desde a ratificação? Como a salvaguarda do patrimônio cultural imaterial pode contribuir para o desenvolvimento sustentável? Qual o significado e o impacto para as comunidades da inscrição do patrimônio cultural imaterial nas listas da Convenção? Tomadas durante as reuniões estatutárias em 2011 e 2012, essas entrevistas expressam a opinião dos delegados sobre essas questões.

Fórum de ONGs ICH

O Fórum de ONGs da ICH é a plataforma de comunicação, trabalho em rede, intercâmbio e cooperação de ONGs credenciadas pela UNESCO para prestar serviços de consultoria ao Comitê Intergovernamental no âmbito da Convenção da UNESCO de 2003 para a proteção do patrimônio cultural imaterial.

As ONGs são um pilar para a salvaguarda das tradições vivas do mundo, juntamente com os detentores dessas tradições e dos Estados. O Fórum também recebe as ONGs que atuam no campo da ICH e estão em processo de acreditação.

O Fórum de ONGs da ICH organiza reuniões e simpósios sobre desafios internacionais compartilhados nas políticas e práticas de proteção da ICH e está particularmente comprometido em acompanhar a implementação e a evolução da Convenção de 2003. As reuniões periódicas ocorrem simultaneamente às sessões da Assembléia Geral da Convenção (a cada dois anos em junho) e do Comitê Intergovernamental (anualmente em dezembro).

Desde o início de 2015, o IOV é membro do Fórum de ONGs ICH.

  • Os estados integrantes da UNESCO são os estados membros das Organização das Nações Unidas (exceto Estados Unidos, Israel e Liechtenstein), Ilhas Cook, Niue, e o Estado da Palestina.

http://www.unesco.org

 

blank       

IOV e UNESCO

Graças ao trabalho árduo de muitos membros, o IOV firmou Relações Operacionais com a UNESCO, em 1998. Nos últimos anos, novas parcerias foram formadas e outras mais antigas fortalecidas.

A relação da IOV World com a UNESCO & ICH desenvolveu-se da seguinte forma:

1983: IOV foi reconhecido com Status C pela UNESCO e foi aceito como membro desta Organização das Nações Unidas

1990: em sua 134ª reunião, o Conselho Executivo da UNESCO aprovou uma resolução para classificar o IOV na categoria B (para informações e relações consultivas com a UNESCO.

1998: IOV entra em relações operacionais com a UNESCO

2010: UNESCO credencia IOV como consultor do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial

2011: UNESCO reclassifica IOV para Relações Consultivas Formais

2012: IOV entra em Relações Consultivas Especiais com o Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC)

2015: A décima sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (ICH) foi realizada em Windhoek, Namíbia, de 30 de novembro a 4 de dezembro de 2015. O Comitê decidiu manter por 4 anos, o credenciamento da IOV World, prestar assessoria ao Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial.

2019: As Diretrizes Operacionais do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial mantém o credenciamento da organização para prestar serviços de assessoria a ela, após a revisão de seu relatório quadrienal de 2019.

blank               

IOV E ECOSOC

O Conselho Econômico e Social está no centro do sistema das Nações Unidas para promover as três dimensões do desenvolvimento sustentável – econômica, social e ambiental.

É a plataforma central para fomentar o debate e o pensamento inovador, formar um consenso sobre os caminhos a seguir e coordenar os esforços para atingir as metas acordadas internacionalmente. É também responsável pelo acompanhamento das principais conferências e cúpulas da ONU.

A Carta da ONU estabeleceu o ECOSOC em 1945 como um dos seis principais órgãos das Nações Unidas.

Com base em seu papel de coordenação dentro do sistema da ONU, o ECOSOC é uma porta de entrada para a parceria da ONU e a participação do resto do mundo. Ele oferece um ponto de encontro global único para diálogos produtivos entre formuladores de políticas, parlamentares, acadêmicos, fundações, empresas, jovens e mais de 3.200 organizações não governamentais registradas.

 

 

O Prêmio Internacional de Serviço à Cultura Popular

Este prêmio é concedido a líderes, grandes pensadores, escritores e artistas que estão fazendo esforços notáveis ​​e eficazes para proteger e apoiar a preservação do Patrimônio Cultural Imaterial em seu país e cujo impacto pode ser visto na elevação do status da arte popular de sua nação e cultura popular .

Durante a Assembleia Geral da IOV em novembro de 2016 na cidade italiana de Bergamo, Ali Abdullah Khalifa foi eleito Presidente da Organização Internacional de Arte Popular de 2016 a 2020. Com um grupo de líderes da IOV em oito países, ele apresentou um novo plano de ação intitulado ‘Time for Change’, que foi traduzido em oito idiomas.

O novo Presidente e o Conselho Executivo discutiram como poderiam restaurar a velha tradição de conceder o Prêmio Internacional de forma inovadora. As condições do prêmio foram redefinidas e renomeadas e uma nova medalha foi projetada e estreou em 2019, quando foi apresentada a Sua Alteza Dr. Sheikh Sultan Bin Mohammed Al Qasimi Membro do Conselho Supremo dos Emirados Árabes Unidos e governante do emirado de Sharjah, em reconhecimento de sua notável contribuição para o campo da cultura popular na região do Golfo, seus esforços para estabelecer o Instituto Sharjah para o Patrimônio, seu apoio às organizações internacionais e locais especializadas no campo do patrimônio e por estabelecer muitos centros culturais nos países árabes.

O novo prêmio era feito de ouro 18 quilates e pesava 150,67 gramas e tinha 70 cm de comprimento.

Os vencedores anteriores do prêmio incluíram:

Em 1984: o presidente da Tunísia, Habib Bourguiba (1903 – 2000) por estabelecer a primeira associação árabe de Artesanato e Indústrias Tradicionais. A República da Tunísia sediou o escritório presidencial do IOV por muitos anos durante a presidência do Dr. Salah El Mahdi no IOV.

Em 1987: O Presidente da República da Áustria, Kurt Waldheim. Seu país, local do primeiro escritório oficial do IOV, fornece regularmente apoio financeiro anual à filial do IOV em Viena desde aquela época.

 

Relatório da Assembleia IOV Mundial – 2023

 

blank

   Aconteceu entre os dias 09 e 11 de março de 2023, a Assembleia IOV World General Assembly 2023, em Sharjah nos Emirados Árabes Unidos.

  O Brasil esteve representado numa comitiva de sete pessoas, coordenados pelo Presidente da IOV Brasil e Américas,  Antonio Clerton Viera. Os outros membros participantes foram: Anderson Freitas, Caroline Margerl Lilian Vogel, Flavio Luiz Pileggi, Paulo Soaes e Morgana Neumann.

  Abriu a Assembleia o Presidente da IOV Ali Abdullah Khalifa, recendo todos os integrantes das delegações de vários lugares do mundo. Da América Latina, tivemos a presença dos seguintes países: Brasil, Mexico, Honduras, Paraguai, Argentina, Canadá, Estados Unidos, Porto Rico, Panamá e Colômbia.

  Os demais membros da Diretoria da IOV Mundial fizeram suas falas como também os Presidentes das Comissões apresentaram seus relatórios de atividades.

O Presidente Antonio Clerton Vieira relatou as várias atividades da IOV Brasil, como o Curso de Pós Graduação da UNIJUI, os Festivais de Passo Fundo e Nova Petrópolis e o apoio a vários eventos, cursos e seminários realizados nos últimos 3 anos e as previsões de atividades e eventos para os anos de 2023 e 2024.

Foram discutidos alguns itens do estatuto da entidade, com a aprovação dos membros presentes.

blank

Houve também a eleição do novo representante da Comissão da Juventude, que até esta data era ocupada por Anderson Freitas do Brasil. Foi eleita a Jovem Ivana Jandras da Croácia para a coordenação mundial desta comissão.

O Sr. Paulo Soares membro da IOV representando a cidade de Nova Petrópolis, RS – Brasil fez o convite especial aos membros da IOV mundial para participarem do Festival de Nova Petrópolis e pediu apoio para que a IOV declare o como espaço de interesse cultural O Memorial Padre Amstad, que faz parte da Linha Imperial.

 A Prof. Lilian Vogel, representante da Comissão Acadêmica e Pedagógica relatou as principais atividades da IOV no Brasil e divulgou o Ciclo de Palestras para acontecer no  próximo mês de agosto, com enfoque no artesanato, com o tema: Mentes que Criam, Histórias que se Materializam. Farão parte do ciclo, mestres do artesanato popular de vários Estados do Brasil e público interessado.

No último dia, a Assembleia também votou na eleição da nova Diretoria da IOV Mundial, sendo eleito o Sr. Ali Abdullah Khalifa para o mandato dos próximos 4 anos.

A Assembleia geral da IOV Mundial elegeu a seguinte diretoria por aclamação e sem abstenções, para o período dos próximos quatro anos 2023 / 2027:

– PRESIDENTE:  ALI ABDULLA KHALIFA

– VICE-PRESIDENTE:  CHEN PING EMMA

– VICE-PRESIDENTE:  GUENTER LIPPITZ

– DIRETOR FINANCEIRO: HENDRIK HUIJSER

– SECRETÁRIO-GERAL: FABRIZIO CATTANEO

– SECRETÁRIA:  JARMILA MRNUSTIKOVA

– PESSOA MÉRITA (HONRA) MAIS IDOSA PARUL SHAH

DIRETORES EXECUTIVOS REGIONAIS:

ÁSIA  – MUNKNASAAN DUNGUU

EUROPA LESTE  – LIDIIA VERNYGOR

EUROPA OESTE  – JAVIER RODRIGO ILARRI

ÁFRICA ORIENTAL –  EMAN ALY MAHRAN OTHMAN

ÁFRICA OCIDENTAL –  MOHAMMED JOUDAT

MENA ABDULAZIZ AL MUSALLAM

AMÉRICA  –  CLERTON ANTONIO VIEIRA

1º – SUBSTITUÍDO – OLVIN VALENTIN

2º – SUBSTITUÍDO  – MIKLOS TESZARY COOPADO

PRESIDENTE DAS COMISSÕES:

CIÊNCIA E PESQUISA:  MOHAMED NOUIRI

APOIO FINANCEIRO:  ABDULLAH SALEH AL-RAISI

PROJETO MUNDIAL DE ARTE POPULAR:  MAASOMA EL MUTAWA

FESTIVAL E PRÁTICAS:  GEERT NIJHOF

PUBLICAÇÃO E COMUNICAÇÃO:  NOUR BADIS

INFÂNCIA E PEDAGÓGICA: GRACIELA PON

COMISSÃO JOVEM: IVANA JANDRAS (JOGOS JUVENIS E TRADICIONAIS)

Às 12:00  do dia 11/ de março, O presidente da IOV mundial declara encerrada a Assembleia Geral IOV Mundial – 2023.

 

Translate »
Ativar notificações OK Não, obrigado