Comissão da infância e Pedagógica

IOV  –  ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ARTES POPULARES
Comissão da Infãncia e Pedagógica – IOV Secção Brasil:
blank
Comissão Infanto-pedagógica
            Preservar, fomentar e inserir práticas culturais entre crianças e jovens portas para muito mais do que conhecer hábitos, costumes e tradições de um povo. Isso porque, a cultura popular também abre espaço para o diálogo, reflexão e aprendizado que envolvem o convívio com a diversidade.
blank
            Além de estimular a prática da empatia e do respeito, a estar diretamente em contato com as práticas culturais também proporciona às crianças e aos jovens a descoberta da autoestima.
            A comissão infantojuvenil da IOV Brasil têm como objetivo revelar novos praticantes da cultura popular e enaltecer artistas que já estão inseridos no universo do folclore. Temos também a missão de orientar todos os responsáveis pelos jovens talentos, proporcionando informações e possíveis formações sobre a IOV bem como o direcionamento das artes populares no Brasil e no mundo.
            A IOV Brasil está em busca de crianças e jovens de até 12 anos para ingressarem na comissão com o intuito de que nossa cultura seja preservada para as gerações futuras.
            Se você tem algum filho ou conhece alguém que se interessa e se destaca nas artes populares, temos as orientações necessários de fomento para sua arte.
            Entre em contato com a professora Fernanda Colli, presidente e orientadora da Comissão Infanto-Pedagógica  pelo e-mail: fernanda_colli@msn.com
Teremos o prazer em recebê-los!
Proposta da Comissão
Finalidade
A comissão acolhe e orienta crianças e jovens de 7 a 14 anos que atuam em apresentações artísticas em suas comunidades e sejam associados da International Organization of Folk Art – IOV.  Tem como finalidade oferecer oportunidades para praticarem suas atividades culturais e/ou educativas e desenvolvê-las de acordo com a capacidade de cada um, divulgando temas relacionados ao Folclore e outras manifestações artísticas e culturais afins. É a comissão que orienta sobre práticas artísticas relacionadas às crianças e jovens em todo o país, bem como orientação para os pais e responsáveis, considerando o acompanhamento de um responsável essencial para o crescimento das futuras gerações.
Composição
A comissão é formada por jovens de 7 a 12 anos da IOV Brasil- que queiram interagir com outros jovens que também compartilham de interesses relacionados às Arte Populares mostrando suas produções artísticas ligadas ao Folclore e à Cultura Popular, bem como divulgar e propor atividades culturais, dentro de seus repertórios.
Atribuições
A Comissão Infanto-pedagógica terá como atribuições:
  • Propor metas e ações entre os seus membros e/ou outros interessados, visando a auxiliar na elaboração e execução de planos e/ou projetos que contemplem a divulgação do Folclore;
  • Participar com palestras ou bate-papos, em eventos realizados pela IOV-Brasil, sobre o trabalho da Comissão e de seus membros infantojuvenis.
Estrutura
A Comissão Infantojuvenil será estruturada da seguinte forma:
1 (um) membro adulto e 1 (um) membro juvenil responsáveis pela coordenação dos trabalhos e atividades internas à Comissão que responderão diretamente ao Presidente da IOV – Seção Brasil;
E seus demais membros infantojuvenis oficiais e permanentes da IOV – Seção Brasil – oriundos de diversos segmentos culturais que apresentam repertórios do Folclore e Culturas Populares Brasileiras.
Presieente da Comissão  Infânto-Pedagógica
blank
Professora Fernanda Colli- Araçatuba São Paulo
  • Pedagoga, Psicopedagoga, Arte Educadora, graduada em Letras, História, Artes e Educação Física; Especialista em Literatura Brasileira, Metodologias do Ensino de História, Arte e Educação: música, dança e teatro;
  • Professora na rede pública e particular dos anos iniciais ao Ensino Médio.
  • Pós-graduanda em Folclore e Artes Populares pela UNIJUÍ-RS
  • Presidente do Conselho Municipal de Cultura de Araçatuba (2020-2022)
  • Ministra Oficinas de catira e estudos sobre a cultura caipira paulista desde 2013 em parceria com a Poiesis, Amigos da Arte do Estado de São Paulo;
  • Coordenadora do Projeto Folclorear em Araçatuba;
  • Membro da UBE- União Brasileira de Escritores;
  • Membro da Academia Araçatubense de Letras- ocupante da cadeira nº14- Janet Clair;
  • Participações como catireira com o grupo de catira de Araçatuba: Mapa Cultural Paulista, Revelando São Paulo, Festival Nacional de Catira em Uberaba, MG, Programa Viola minha Viola com Inezita Barroso, documentário realizado pela Petrobrás: catira- 450 anos, Semana do Tião Carreiro, Circuito da Queima do Alho do Interior, Festa do Peão em Barretos e diversos festivais tradicionais do estado de São Paulo;
  • Coordenadora de Projetos do Centro de Tradições de Araçatuba
  • Idealizadora do Projeto Somos todos Modernistas- 100 anos da Semana da Arte Moderna, financiado pelo PROAC editais 2022;
  • Semifinalista do Prêmio Professor Transformador 2022 com a prática de fomenta das tradições em sala de aula;
  • Participação no 1º Congresso Internacional de Práticas Educacionais Sesi 2023 – explanando sobre Danças tradicionais no ambiente escolar;
  • Contemplada com 7 troféus Odete Costa- maior honraria cultural da cidade de Araçatuba referente ao seu trabalho com a cultura popular (2013, 2015, 2020,2022, 2023-em três categorias);
  • Vencedora do Concurso Nacional de Poesia na cidade de São José do Rio Pardo em 2021;
  • Escritora dos livros- Um conto de Fadas à moda caipira 1, 2 e 3 pela Editora Scortecci,
  • O livro dos Sobres- Editora Becaleti
  • Experimentânea 13- Editora AAL
  • Participou como palestrante do 1 Encontro Mundial de Coreógrafos da cidade de Nova Petrópolis-RS
  • Presidente da Comissão da Juventude IOV Brasil 2022
  • Presidente da Comissão Infanto Pedagógica IOV Brasil e orientadora da Comissão da Juventude 2023
MEMBROS DA COMISSÃO INFANTOJEVENIL:
Diego Henrique Thomaz da Silva
São Paulo
blank
Integrante da Família Du Catira da cidade de Itapevi, acompanha a família nos trabalhos de preservação das tradições caipira. Catireiro e folião, representa o estado de São Paulo com a dança catira, Folia de Reis, encantando a todos.
Manuella Eduarda Mariano Leite
São Paulo
blank
Integrante da Família Du Catira da cidade de Itapevi, acompanha a família nos trabalhos de preservação das tradições caipira. A mais nova Catireira e foliã do grupo, representa o estado de São Paulo com a dança catira, Folia de Reis, encantando e inspirando a todos.
Gabriel Machado Garcia
São Paulo
blank
Integrante da Família Du Catira da cidade de Itapevi, acompanha a família nos trabalhos de preservação das tradições caipira. Catireiro e folião do grupo, representa o estado de São Paulo com a dança catira, Folia de Reis, encantando e inspirando a todos.
Marcelo Thomas Villar Garcia
São Paulo
blank
Integrante da Família Du Catira da cidade de Itapevi, acompanha a família nos trabalhos de preservação das tradições caipira. Catireiro e folião do grupo, representa o estado de São Paulo com a dança catira, Folia de Reis, encantando e inspirando a todos.
João Lucas Fernandes Alves
Brasília-DF
blank
Membro da comissão da juventude, João é um cordelista amante da cultura nordestina, engajado na produção de histórias sobre a vida de Lampião.
Quiteria Jales Teixeira
Rio Grande do Norte
blank
Tenho 12 anos e sou da cidade de pau dos ferros(RN).
Comecei a recitar com 6 anos de idade inspirada pelo poeta Bráulio Bessa, algum tempo depois de ver o vídeo  de braulio  pelas redes sociais eu tive o privilégio de conhecê-lo.
Inspirada nesse mundo cultural conheci a FINECAP que nela é realizada a vitrine, onde  todas as escolas participam, minha primeira participação teve um tema homenageando minha cidade com a poesia do poeta  Manoel Cavalcante desde então fui conhecendo outros poetas Como Antonio Francisco, Robson Renato entre outros… 
Com os meus 10  anos de idade  escrevi meu primeiro verso que foi em homenagem a minha avó paterna, eu lancei o meu livreto com 11 anos com o nome “Minhas poesias” e participei de grandes eventos como no  Sebra e em as escolas e eventos para toda a região.
Meu novo  projeto é o  meu livro chamado “Poesias e flores”.
Sofia Rego  Dácio
Rio Grande do Norte
Translate »
Ativar notificações OK Não, obrigado