IOV Brasil

IOV  –  ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL E FOLCLORE E ARTES POPULARES

IOV BRASIL

Somos a  maior Organização de F olclore e Artes Populares  do mundo reconhecida internacionalmente e fazemos pare da UNESCO.

International Organization of Folk Art é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que foi fundada na Áustria , em 1979 , para preservar o patrimônio cultural popular em todas as suas formas .

Por que IOV?
Como a Organização foi fundada na Áustria, o nome original é Internationale Organization Für Volkskunst , por isso somos IOV WORLD.

IOV Brasil:

SOMOS  a MAIOR organização de  artes populares  do MUNDO  com a missão de ESTUDAR e  divulgar  a ciência do folclore. 

E isso só é possível graças a dedicação de pessoas de todos os lugares do Brasil com uma paixão genuína por superar o impossível. Foi assim desde o início e seguimos norteados pelo desejo de encontrar pessoas movidas pelo desafio.

A nova gestão da IOV Brasil assumiu com um sonho de fazer com que   o povo brasileiro e principalmente a juventude  deste país  continue com o mais alto orgulho das suas crenças e tradições.

Hoje, o que impulsiona  os membros filiados da IOV Brasil  é > DESAFIAR, CRIAR E SUPERAR.

Conheça a IOV Brasil e saiba que nosso foco  está na parceria, no trabalho voluntário das pessoas e na possibilidade de ensinar e aprender em áreas diferentes das Artes Populares de acordo com o seu interesse. 

Venha você também de qualquer lugar deste país  fazer parte da IOV  Brasil.

 

blank

Nossa Missão

É preservar, proteger e promover todas as formas de arte e cultura popular como elementos do patrimônio cultural intangível através da nossa rede de membros individuais e institucionais. 

O IOV é credenciado pela UNESCO como um Centro de Experiência para o Patrimônio Cultural.

A IOV é uma organização de membros aberta a organizações e indivíduos independentemente de raça, cor, credo, gênero, orientação sexual, deficiência física, origem nacional ou étnica ou idade. 

O objetivo principal do IOV é alcançar o entendimento mútuo e a tolerância entre os povos da terra por meio de diversas atividades de intercâmbio cultural para a preservação e para promover a paz mundial.

 

IOV.  –   Criando o futuro para preservar o passado!

MENSAGEM DO PRESIDENTE IOV BRASIL

blank

Queridos amigos(as)  do Folclore e das Artes Populares, 

Ao considerar o esforço de cada um de vocês como membros voluntários da IOV Secção Brasil, acredito que existe um elo entre nós que me deixa feliz e emocionado. Elo que nos torna iguais no amor pela mesma causa e diferentes pela bagagem cultural vivenciada por cada um. 

Sinto que os membros filiados da IOV Brasil, falam das mesmas coisas e buscando soluções para a viabilização dos projetos que em última instância consiste na integração do nosso povo, defendendo e perpetuando nossas semelhanças e diferenças. 

O desafio é grande… Tenho consciência  que nossa vontade e dedicação são maiores e por isso tenho certeza que alcançaremos o sucesso. Nosso trabalho de semear a boa semente terá uma farta colheita pelas futuras gerações. Se  queremos ser bem sucedidos, precisamos ter dedicação total, buscar nosso último limite. Pois aquele que não dá o melhor de sí  no que faz, jamais conseguirá o sucesso desejado.  “Eu posso aceitar falhas, mas não posso aceitar não tentar.” 

Amigos membros, filiados do nosso imenso Brasil!  Obrigado por fazerem parte da IOV Secção  Brasil.

“ Que  Deus os abençoe e dê a cada um, a coragem e a perseverança necessárias para seguirem por este caminho.”

Clerton Vieira

Presidente IOV Brasil

Diretor Executivo IOV América

Reg. IOV: 4331

blank
Índice:
01 – Linha do tempo IOV Brasil
02 – Boas vindas IOV Brasil 2021
03 – Manual padrão IOV Secção Brasil
04 – Nota:  Conhecendo a IOV Brasil
05 – Conversa com o smembros filiados
06 – ESTATUTO – IOV Secção Brasil / 2023
07 – ATA Assembleia –  2018
08- ATA – Assembleia IOV América – 2019
09 – Relatório  anual – 2020
10  – Relatório IIª Assebleia IOV AMérica – 2022. 
11 – ATA de Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária IOV Brasil – 2023  
12 – Termo de Posse
13 – Relatório do 1º Encontro Mundial de Coreógrafos de Danças Folclóricas

LINHA DO TEMPO IOV  BRASIL

blank

A origem

A senhora Zéze Colares, considerada uma das grandes divulgadoras da cultura popular na cidade de Montes Claros, onde ocupava uma cadeira de professora no conservatório Lourenço Fernandes como professora de Folclore, em 1968, em paralelo com as suas atividades no conservatório, fundou o Grupo Banzé cuja trajetória gloriosa, tem a marca registrada do carisma, da competência da sua grande regente e mestra a senhora Zézé Colares.

1979

Em 1979, chega através do Ministério da Relações Exteriores, uma carta convite para uma reunião que ocorreria na Áustria e que reuniria representante de todos os continentes para a apresentação da recém fundada, IOV World. Sabendo do trabalho desenvolvido por dona Zezé Colares, a frente do Folclore e a Cultura Popular em Minas Gerais, o ministério encaminha a carta ao Conservatório e solicita que a dona Zézé Colares represente o Brasil. A reunião ocorre em 1980, na Primeira Conferência IOV World ocorrida na Belgica. Ao tomarem conhecimento do trabalho desenvolvido por dona Zéze aqui no Brasil, ela então é nomeada Vice Presidente representante do continente americano. A participação do Brasil na reunião conta com a apresentação do Grupo Banzé que se tornou o primeiro grupo do Brasil e um dos primeiros no mundo a se filiarem a IOV World, sendo convidado no ano seguinte para participar de alguns festivais chancelados pela IOV na Europa e EUA.

Durante os anos em que esteve a frente como a representante da IOV Brasil e América, a dona Zezé Colares, trocou muitas correspondências com a diretoria da IOV World e viabilizou a participação de grupos brasileiros em diversos festivais por diferentes continentes.

1990

Em 1990, segundo as correspondências entre a dona Zezé e a diretoria da IOV World, houve a escolha da nova representante da IOV Brasil e América, a senhora Beatriz Bresser. Durante o resgate da história da IOV Brasil feita pelo atual presidente do Grupo Banzé (e também neto de dona Zézé Colares) não foram encontrados registros referentes a gestão da senhora Beatriz Bresser.

1992

Em 1992, A IOV Secção Brasil passa a ter como diretora a Sra. Helena Lourenço, que até então atuava na IOV América, passa a ter um papel importante frente as ações da IOV Brasil. Durante a sua gestão a IOV participou dos eventos oficiais, destacando aqui:

  • Assembleia Geral da IOV World, ocorrido na Coreia do Sul no ano de  2006
  • I Congresso Mundial de Jovens, ocorrido nos EUA em 2008;
  • II Congresso Mundial Jovem, ocorrido na China em 2010.

 2010

No ano de 2010 assume a presidência da IOV Secção Brasil a professora Terezinha Pasqualini Miquelin que até aquele momento era membro da IOV América. Para  atuar como Vice Presidente e como Secretario Geral da IOV Secção Brasil, a Professora Terezinha convidou o Professor Antônio Clerton Viera, o qual já havia estabelecido desde os anos 90 uma relação muito próxima com a IOV Brasil. Com a sua experiência à frente de festivais e com o seu vasto conhecimento sobre a cultura popular, o professor  Clerton Vieira sugere que cada estado da federação (e seus respectivos municípios) passem a ter seus próprios  representantes. Esse momento foi um divisor de águas na comunicação da IOV Secção Brasil. Uma maior comunicação entre os fazedores de cultura e divulgadores do Folclore, resultaria futuramente em vários encontros pelo Brasil. 

Essa foi a forma pensada para a divulgação das potencialidades da IOV, visando uma maior pluralidade, haja vista que por ser um país tão diverso, a cultura brasileira precisava ser vista de forma mais plural. Era imprescindível a divulgação em todo o território, da História da IOV World, suas ações e sua missão como defensora do Folclore e da Cultura Popular. Entre tantos eventos que contaram com a participação da IOV Secção Brasil, podemos pontuar:

  • III Encontro IOV América do Sul em Nova Petrópolis – RS em junho 2012;
  • Festival de Folclore de São Bernardo do Campo, ocorrido na cidade de São Bernardo do Campo – SP em agosto de 2012;
  • Conferência Nacional da IOV Brasil, ocorrida na cidade de São Bernardo do Campo – SP em fevereiro de 2013.

No ano de 2015, com o falecimento da Professora Terezinha Pasqualini, o professor Clerton Vieira já não ocupava mais os cargos de Vice Presidente e nem de Secretário Geral. Estes foram designados a uma terceira pessoa que ao longo de dois anos, não deu sequência a nenhuma atividades da IOV Secção Brasil, encerrando assim um ciclo de ascendentes conquistas,  alicerçadas por muitas lutas e um ousado, mas não impossível, sonho de levar a IOV para cada localidade deste país.

Isso só seria possível, em 2017. O ano do recomeço

 2017

Ainda que afastado de suas funções, o professor Antônio Clerton jamais se afastou da IOV. Mesmo discordando do posicionamento da diretoria que desejava uma gestão mais vertical, continuou como membro honrando sempre com os seus compromissos como um filiado e amante do Folclore e das artes populares. O começo de uma nova história se dá com o convite feito pela diretoria da IOV World, na pessoa do Sr. Fabrizio Cattaneo (Secretário Geral da IOV World), ao professor Clerton Vieira para ser o novo presidente da IOV Brasil e Secretário Executivo IOV América. O professor Clerton aceitou o desafio de reestruturar a IOV Brasil para continuar escrevendo essa história, mas só que dessa vez com a participação de todos os seus membros.

Em setembro de 2017 a nova gestão organizou o 4º Encontro Internacional de Folclore do Maranhão – São Luis. O encontro contou com a participação do corpo Acadêmico da IOV Secção Brasil e foi o pontapé inicial para o nascimento da Comissão Acadêmica e Pedagógica.

blank

2018

Em julho 2018 na cidade de Nova Petrópolis – RS -, ocorreu a 1ª Assembleia Nacional IOV Secção Brasil, o vento contou com a participação do Secretário Geral da IOV World, de autoridades locais e de membros de várias regiões do Brasil. Entre os vários assuntos discutidos na assembleia, deu-se oficialmente a posse da nova diretoria da IOV Secção Brasil. Em seu discurso de posse, o sr. Clerton Vieira ressalta o desejo de fazer uma gestão mais linear e com a participação de todos. Falou também do seu desejo de que o nome e a missão da IOV sejam levados para cada canto do Brasil e a todos os amantes do Folclore e das Artes Populares.

2019

Em janeiro de 2019 na cidade de São Jose de Ribamar – MA, ocorreu a 1ª Assembleia IOVAmérica. O evento contou com a participação da diretoria da IOV World, membros filiados das Américas, autoridades locais e uma grandiosa participação dos munícipes.

Em março de 2019 a IOV Brasil lança o Aplicativo IOV Brasil. O aplicativo apresenta uma proposta de conhecimento do trabalho da IOV Secção Brasil (desde a Missão e Objetivos da organização até os critérios necessários para se tornar um novo membro filiado). Abrindo definitivamente as portas para a tecnologia e uma nova forma de comunicação e interação da organização.

Em outubro de 2019, membros de várias comissões se reúnem em Nova Petrópolis – RS, para planejar e organizar junto às autoridades locais o 6° Congresso Jovem IOV Mundial, discutindo pautas, logística e a organização do evento em geral.

2020

Em fevereiro de 2020 a direção da IOV Secção Brasil, participa da Assembleia Geral da Diretoria Mundial, nos Emirados Árabes Unidos. Na ocasião foi apresentado por parte da diretoria as metas da IOV Secção Brasil e a nomeação do professor Eduardo Benzatti (que até aquele momento coordenava a Comissão Acadêmica e Pedagógica da IOV Brasil) para o cargo de Presidente da Comissão Mundial Pedagógica para a Infância  Essa se torna mais uma conquista da IOV Brasil que pela primeira vez teve nomeado um representante brasileiro para uma Comissão Mundial.

Ainda em fevereiro de 2020 na cidade de Nova Petrópolis – RS tem início o 6º Congresso da Juventude IOV Mundial com o tema “Terra jovem: Encantos, Segredos e Saberes da Natureza”. Entre as pautas discutidas reforçou-se a importância da comunicação entre os jovens de todos os cantos do planeta, trazendo a necessidade de nos pensarmos enquanto cidadãos do mundo e que todos devemos continuar protegendo a nossa “Pátria-Terra”, nossa Mãe-Terra. O encontro teve a participação de vários jovens e de grupos de várias localidades do Brasil e da América Latina. Houve ainda a apresentação de trabalhos acadêmicos, palestras e a participação de autoridades locais.

Em abril de 2020, em decorrência de todos os acontecimentos ligado  à pandemia da Covid e do distanciamento social imposto (o que não impediu a direção da IOV Brasil de continuar firme em sua missão) foi realizado o 1ºEncontro do Folclore Online. O evento abriu o caminho (até então não transitados pela IOV Brasil) para uma nova forma de divulgaçãodo folclore. O evento contou com a participação de grupos folclóricos de várias regiões do Brasil, de integrantes da Comissão Pedagógica e estudiosos da área do Folclore e das Artes Populares convidados para o encontro.

Organizado pela Comissão Acadêmica e Pedagógica IOV Brasil, acontece nos meses de julho e agosto o (primeiro) Ciclo de Palestras Online. A ideia do ciclo de palestras nasce a partir da necessidade de se levar aos membros da IOV Brasil e ao público em geral que se interessa pelo folclore, assuntos e temas que estejam relacionados ao Folclore e a Cultura Popular. Além da Comissão Acadêmica e Pedagógica, foram convidadas diversas personalidades de organizações que atuam frente ao folclore e estudiosos da área.

Em comemoração ao dia do Folclore a IOV Secção Brasil promoveu um evento online no dia 21 de agosto que marca mais um grandioso passo dessa organização (que depois de um grande esforço coletivo por parte da diretoria e de seus membros, possibilitou o registro oficial da IOV Secção Brasil como uma Organização Sem Fins Lucrativos). Esse, sem dúvidas, será um divisor de águas, pois o registro abrirá muitas portas e nos tornará de fato uma organização presente e com mais visibilidade.

blank

Na ocasião ocorreu a posse oficial da Embaixadora da IOV Secção Brasil na pessoa da ilustre artista Margareth Menezes. Margareth chega na IOV em um momento muito rico e de muita efervescência e temos certeza de que muito agregará a nossa organização. Apesar de todos os percalços, 2020 está sendo um ano de muitas atividades e conquistas por parte da IOV Secção Brasil. Novos membros juntaram-se e outros tantos que estavam afastados retornaram trazendo os seus saberes, suas vivencias e experiencias.

Outro fato importante, muito esperado e comemorado por todos os membros:  o “nascimento” do site oficial da IOV Secção Brasil. O site é um sonho realizado por muitas mãos e com o desejo de que será uma grande porta de divulgação das muitas manifestações artísticas (e outras atividades) desenvolvidas por grupos e membros filiados. O site nasce em um momento que já não podemos nos abraçar, dar as mãos e nem celebrar juntos presencialmente, mas a energia e a dedicação colocadas nesse projeto foi tanta que nos sentimos mais próximos do que nunca.

  • Site: https://iovbrasil.com.br/

 

Se nos permitem a licença poética:  – O tempo não!

 

blank

Boas vindas IOV Brasil 2021

Mais um ano se inicia…

Com ele, somam novas expectativas, projetos, anseios e desejos de que tudo ocorrerá dentro do esperado. Trata-se de uma verdade, cujos propósitos têm tudo para dar certo, mas para isso se faz necessária uma boa pitada de dedicação e, acima de tudo, planejamento.

Obrigado por escolher vestir a camisa da IOV Brasil e fazer parte desta grande família. Por este motivo, a organização está à espera de todos os membros / filiados, que trazem cargas de expectativas bastante significativas e que irão conviver boa parte do tempo, também, na companhia de seus coordenadores de departamentos e presidentes das comissões.  Dadas essas razões, os pressupostos aqui firmados têm por objetivo alertar para a importância de toda essa equipe estar realmente engajada e preparada, no sentido de fazer com que os novos propósitos para o ano de 2021 da nossa organização sejam alcançados.

Já daremos o nosso ponta pé inicial, neste dia 05/01/21, ocasião em que uma equipe organizadora ao lado da diretoria da IOV Brasil, dedicar-se-ão à tarefa de planejar o nosso II ENCOTRO IOV DAS AMÉRICAS, que se realizará no Brasil de 13 a 16 de outubro de 2021. (Maiores detalhes divulgaremos em breve)

Em seguida, na segunda quinzena deste mesmo mês, uma outra equipe se reunirá para planejar acerca de tudo aquilo que será desenvolvido durante o ano. Após tal procedimento, eis que é chegado o grande momento da IOV Brasil voltar-se oficialmente para as atividades e ações de seu calendário, junto ao público de todo o Brasil.

No ato de pesquisar, estudar, ensinar, brincar, fazer e/ou participar direta ou indiretamente de grupos de músicas, danças e/ou artes populares tradicionais, não é apenas o conhecimento que se pretende alcançar, mas a pessoa humana, o ser que conhece, que aprende, que cresce e que transforma a sua realidade e a dos outros. E essa pessoa humana não é apenas razão, é também conhecimento mais amplo, sentimento e amorosidade. Só aprendemos quando nos relacionamos, fazemos vínculos sociais…  Por isso mesmo, estabelecer uma relação amigável entre todos os que fazem parte da nossa organização é primordial e, por isso, é necessário que tenhamos disponibilidade, empatia e reciprocidade para termos uma conexão entre todos. O fortalecimento das relações interpessoais deve estar no radar de cada um de nós.

Vamos fazer deste ano, mais um período repleto de aprendizagens. Que possamos atuar juntos, em harmonia, pensando sempre no crescimento da coletividade.

É nos momentos de adversidades que vemos quem está verdadeiramente engajado nos trabalhos, projetos e ações da IOV Brasil. E eu tenho muita sorte em estar presidente dessa organização no Brasil, porque nunca me sinto só. Vocês são, definitivamente, os melhores voluntários e amigos do mundo e não há palavras que possam expressar como nossa IOV Brasil me faz feliz.

Que suas experiências dentro da IOV Brasil sejam tão produtivas quanto a qualidade de relações humanas que terá aqui conosco. Sinta-se à vontade para crescer, se desenvolver e o mais importante de tudo: criar raízes e amizades por aqui.

Atenciosamente,

Clerton Vieira

Presidente IOV Brasil

São Paulo 04/01/21
blank

MANUAL PADRÃO IOV SECÇÃO BRASIL:

“Com o lema “Criando o futuro, para preservar o passado”, o Presidente da IOV Secção Nacional Brasil, ressalta um dos seus objetivos de dinamizar e renovar à IOV no  Brasil.

Aperfeiçoar e ampliar  os relacionamentos na Organização. Trabalhando por uma “Cultura de Paz sem esquecer as verdadeiras raízes dos nossos antepassados.”

 
INTRODUÇÃO
O propósito do presente manual é de orientar e instruir nossos  membros filiados a executarem seus trabalhos de forma clara e precisa. Esperamos que cada um dos companheiros representantes dos municípios e estados brasileiros, examine e compreenda o conteúdo deste material e assim o siga de forma correta e fiel em suas atividades. É necessário que cada membro / filiado  tenha uma cópia para consulta em caso de necessidade.
“Precisamos que os trabalhos da IOV funcionem corretamente, de forma integrada por todo o Brasil, e neste material damos as orientações para que cada membro representante saiba como cumprir sua tarefa no momento exato e com maior eficiência
Clerton Vieira – Presidente IOV Secção Nacional Brasil.

Conhecendo a IOV Brasil

            Na sede da IOV Brasil estão localizadas as sessões institucionais da IOV. São elas:

  • Diretoria Executiva da IOV  América
  • Presidência da IOV Secção Brasil
  • Vice presidência IOV Brasil
  • Secretaria geral  IOV  Secção Brasil
  • Diretor financeiro  IOV Secção  Brasil

O Diretor Executivo da IOV América é responsável pela IOV nas Américas: Central, Sul e Norte.  É ele que faz o intercâmbio entre os países, coordena filiações e responde à IOV Mundial sobre as questões da UNESCO. É a autoridade máxima da IOV na América. Para este cargo foi nomeado o professor Antonio Clerton Vieira da SIlva.

A Presidência da IOV Brasil é responsável pelo contato entre a IOV Nacional e a IOV Mundial. É responsável pelos contatos feitos fora do país, bem como auxiliar na organização interna e externa do País. É a autoridade máxima da IOV no Brasil e é responsável juridicamente pela organização. Para este cargo foi nomeado pelo presidente da IOV mundial; – Ali Abdulla Khalifa  o professor Antonio Clerton Vieira da Silva.

Compete ao Vice Presidente da IOV Brasil: I – substituir o Presidente em suas eventuais ausências e impedimentos; II – auxiliar o Presidente na administração da Associação; III – atender e desempenhar funções especiais que lhe forem atribuídas pelo Presidente.

A Secretaria Geral da IOV Brasil é responsável pela organização do banco de dados da IOV no país. Possuí funções de secretaria, tais como, a filiação de membros e grupos, a organização e o arquivamento de processos, a organização de documentos, a distribuição de ofícios da presidência, recepção de e-mails para a distribuição aos setores competentes, site, atas de reuniões, elaboração de documentos dentre outros.

A direção financeira  da IOV Brasil, controla as finanças,  para aprovar orçamentos e fazer os repasses para a IOV Mundial.

MEMBRO REPRESENTANTE  ESTADUAL

Os representantes de Secções Estaduais são os dirigentes da IOV nas suas regiões, por esse motivo, os atributos mais importantes para quem ocupam essas posições são a diplomacia, o equilíbrio e sua postura. Tais atributos são necessários, principalmente para o trabalho de divulgação da cultura popular do seu estado.

Um dos primeiros trabalhos dos nossos representantes, (Presidentes) dos Estados será a elaboração das suas secções e isso se fará com a indicação de professores, organizadores de eventos culturais, pesquisadores, folcloristas, estudiosos, artistas populares e amantes da arte folclórica de qualquer gênero para serem representantes das cidades que fazem parte do seu estado, desde que estejam filiados.

O trabalho de um dirigente de Secção Estadual  espelha a imagem de toda Organização, uma vez que ele é quem fala em nome da Organização e, dessa forma, o ocupante desse cargo deve possuir uma aparência sóbria, que não comprometa a imagem da IOV.

Um dirigente (presidente) da IOV deve ter iniciativa, estar sempre atento sobre todos os acontecimentos e eventos ligados a arte e a cultura popular da sua região, procurando sempre prestigiar e registrar esses acontecimentos junto ao seu banco de dados.

O dirigente (presidente)de estado, deverá saber o limite de sua autoridade e em caso de dúvidas, sempre solicitar instruções da Secretaria  IOV Nacional.

 

Atribuições do representante (Presidente)  de Secção Estadual:

 Estabelecer uma rotina de trabalho com os Membros filiados de seu Estado;

 Organizar e manter o seu banco de dados de eventos e festividades do seu estado atualizado.

 Recepcionar visitantes culturais e manter contatos de interesse da Organização.

 Programar, organizar e coordenar eventos culturais populares em sua região (oficinas – workshops – palestras – fóruns – etc.)

 Prestigiar todos os tipos de manifestações populares da sua região.

 Informar as autoridades da região que no estado ou município existe uma  SECÇÃO IOV.

 Protocolar documentos importantes dos eventos e festividades da região.

 Visitar e conhecer as instituições, associações de artistas, grupos folclóricos e divulgar o trabalho da IOV junto à arte popular.

 Divulgar o calendário dos eventos e festivais da IOV mundial, quando solicitado pela Secretaria Nacional ou pela Sede da IOV Secção Brasil;

 Divulgar as propostas e o trabalho desenvolvido pela IOV Secção Brasil.

Os Dirigentes (presidentes)  da IOV nos  Estados do Brasil, têm uma grande responsabilidade, pois sem eles a Secretaria Nacional, bem como a sede da IOV Secção Brasil, não poderá elaborar e organizar o fichário do banco de dados da IOV Brasil, nem registrar e divulgar os eventos ocorridos do calendário de festas populares de cada estado. Portanto devem ser cuidadosos em cumprir suas atividades que seguem de forma pontual:

– Cadastramento no seu Estado de grupos folclóricos de todas as categorias,  associações e organizações comprometidas com a arte popular.

– Cadastramento no seu Estado de eventos folclóricos de qualquer natureza, seja na música, dança teatro popular, exposições, de artesanatos, entre outros.

– Cadastramento de pessoas – folcloristas e artesões, pesquisadores, estudiosos e artistas populares. (Cantadores, violeiros, repentistas, sanfoneiros, cordelistas, entre outros).

– Promoção de eventos culturais para arrecadar fundos para o IOV local.

– Calendário de eventos do seu estado;

– Centralização, apoio e orientação aos,  grupos folclóricos, associações, artistas populares e membros filiados do IOV do seu estado

– Comunicar e enviar cópia para a Secretaria Nacional, de todos os pedidos e solicitações de patrocínio e/ou apoio aos Órgãos Públicos, para verificação de autenticidade e evitar fraudes.

– Solicitar aprovação de projetos que usarão o nome da IOV à Sede da Organização. Caso isso não ocorra, a IOV não poderá se responsabilizar por danos morais e materiais do projeto em questão.

– O cadastro de Membros na IOV deverá ser comunicada à direção da IOV Secção Brasil,  que dará o suporte na filiação à IOV.

– Para a filiação do grupo, cópia da documentação deverá ser enviada para a IOV Secção Brasil, para poder proceder com a filiação na IOV Mundial

Para filiação de grupo ou membro individual, o presidente da Secção  Estadual ou qualquer membro filiado no estado deverá enviar para a Diretoria da IOV Brasil,  os seguintes documentos:

  • Ficha padrão preenchida e assinada;
  • Cópia de omprovante de pagamento
  • Comprovante da anuidade – em caso de renovação da matrícula
  • Cópia do material enviado pelo grupo e/ou membro individual – material que poderá ser enviado por e-mail – digitalizado.

OBS: A ficha de filiação será fornecida para o Presidente de Secção estadual e para a Secretaria Nacional.

 

MEMBROS FILIADOS

 

Atribuições dos membros filiados:

– Auxiliar, apoiar e encaminhar para o Presidente Estadual os cadastramentos de grupos folclóricos autênticos e de projeções, artistas populares, etc. Para organizar o banco de dados do IOV do seu  estado e município.

– Colaborar no cadastramento  dos eventos folclóricos de qualquer natureza, seja na música, dança teatro popular, exposições, de artesanatos, entre outros, da sua cidade ou região.

– Qualquer membro filiado tem autonomia para convidar e cadastrar pessoas – folcloristas, artesões, pesquisadores, estudiosos e artistas populares da sua cidade ou município. E comunicar ao presidente estadual.

– Participar dos eventos culturais para arrecadar fundos para a  IOV da sua cidade, estado ou região.

– Elaborar o calendário de eventos culturais da sua cidade;

– Comunicar e enviar cópia para o presidente IOV do seu estado  os pedidos e solicitações de patrocínio e/ou apoio aos Órgãos Públicos, para verificação de autenticidade e evitar fraudes.

OBS: – Todas as filiações e cadastros de Membros no IOV municipal deverão ser comunicados ao Presidente IOV do seu estado.

 

SUGESTÕES DE ATIVIDADES NO ESTADO

1 – Oficinas Culturais e intercâmbios.

Os membros filiados poderão  solicitar a outros membros  de outros estados que indiquem alguém em especial para dar  curso, palestras  workshop  aulas de danças na sua cidade. Etc… A IOV de cada estado arcará com  as despesas de passagens do professor convidado. O trabalho será voluntário e/ou a combinar caso tenha patrocínio para a ajuda de custos.

– Caso precise de professores ou palestrantes Internacionais a presidência da IOV-BRASIL fará o intercâmbio

Apresentação e atrações artísticas poderão adquirir fundos: como  rifas, shows folclóricos leilões, etc.

Muitas atividades vão da criatividade de cada Secção.

Caso necessite de algum documento ou interferência da IOV Secção Brasil em buscas de patrocínios estaremos sempre à disposição.

 

2) Trabalho fundamental de membros da IOV Brasil:

– Pesquisar, cadastrar grupos folclóricos de projeções e principalmente os grupos autênticos (tradicionais) para que possamos cadastrar no nosso banco de dados, independente se o grupo vai se filiar ou não na IOV Secão Brasil.

É necessário que se faça esse cadastro em todo o Brasil.

Existe um cadastro padrão e é importante que nosso banco de dados da IOV Secção Brasil seja completo e atualizado constantemente. 

Cadastro de artistas populares de todas as áreas desde os cordelistas anônimos, rezadeiras, benzedeiras, cantores  violeiros, emboladores artistas populares de todas as áreas populares.

 

NOTA:

“Nosso objetivo não é apenas atualizar o catálogo dos profissionais e artistas amadores, mas também divulgar sua arte cultural através de eventos com a chancela da IOV”,  destacamos que o nosso banco de dados oficial servirá para organizar e divulgar a arte no Brasil e no mundo, criando uma ponte entre produtores, patrocinadores e consumidores de bens culturais.

 Os técnicos que trabalham nas áreas de música e artes cênicas, também podem fazer o cadastramento. Os que desejarem ser filiado como membros colaboradores da IOV Brasil,  também podem apresentar currículos profissionais e artísticos, enviando para a Secretária Nacional da IOV Secção Brasil para constar no Cadastro único da IOV.

 

Conversa com os Membros / filiados da IOV Secção Brasil

Meu principal objetivo como presidente  da IOV Secção Brasil é descentralizar e ampliar o trabalho da IOV em todas as regiões do Brasil, em todos os lugares da nossa nação onde houver portadores da nossa cultura popular, seja através da música, da arte Cênica em geral e dos grandes artistas populares, sejam eles; artesões, violeiros, cantadores de repentes, emboladores e todos que tem amor as nossas raízes e origens culturais.

Todos os novos convidados para fazer parte da IOV Brasil deverão ser indicados e aprovados pelos nossos membros de qualquer  Estado e região do Brasil,  As decisões serão tomadas pelos membros com registros e com as anuidades atualizadas. 

Por esse motivo precisaremos de certo rigor na avaliação dos currículos para que o compromisso do valor cultural e da divulgação da nossa arte popular para o mundo seja feito de forma criteriosa e de acordo com os princípios do IOV Mundial. 

A IOV de cada  Estado deverá manter-se através de seus próprios recursos, como cursos, oficinas de artes, workshops de danças, intercâmbios culturais, vendas de artesanatos, rifas algumas formas de entretenimentos culturais que venham a angariar verba para a manutenção das Secções estaduais.

Trabalhamos para ser a voz vencedora de uma Organização que enaltece a cultura do seu povo.

“Enquanto houver no Brasil, artesões que façam suas artes, grupos que dançam suas danças típicas cante suas canções folclóricas, cultive suas tradições e pessoas apaixonadas pela cultura popular, que ajude de forma direta ou indireta a preservar e divulgar essa nossa riqueza, os valores culturais hão de passar de uma geração para outra através de uma Cultura de Paz. “

Clerton Vieira

Diretor Executivo IOV América

Presidente IOV Secção Nacional Brasil

Registro nº. 4331

blank

ESTATUTO SOCIAL –  IOV SEÇÃO BRASIL  / atualizado – 2023

 

IOV – ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ARTES POPULARES

CNPJ 37.323.336/0001-03

CAPITULO I

DA ASSOCIAÇÃO E SEUS FINS

Art. 1º – A associação IOV – ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ARTES POPULARES, com sede provisória na Rua Martins Fontes, nº. 164 – Conjunto 101, Centro, São Paulo – CP, CEP-01.050-000, é uma Associação Civil, sem fins econômicos, com duração por tempo indeterminado, sem ideologia de caráter político, partidário religioso ou racial. Art. 2º – A associação usará a sigla (IOV BRASIL). Art. 3º – A associação tem por finalidade: a) Incentivar a preservação, promoção da arte e da cultura popular, material e imaterial; b) Promover os objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU); c) Apoiar os esforços das comunidades étnicas para preservar e proteger sua cultura popular; d) Apoiar programas que incentivem os jovens a identificar em jovens comunidades étnicas preparadas para desenvolver e fortalecer a identidade cultural entre e para os jovens e promover a identidade cultural, a continuidade das tradições populares e fortalecer a identidade cultural; e) Contribuir para a educação e para a preservação da identidade cultural de todas as populações e, ao fazê-lo, promover a compreensão internacional e a paz no mundo; f) Considerar o crescente papel da ciência e os resultados científicos alcançados pelo IOV incentivando seus objetivos; g) Aplicar métodos válidos e comprovados de análise científica para o estudo e conservação de programas e atividades culturais, nacionais e internacionais; h) Promover a Convenção de 2003 sobre a Proteção do Patrimônio Cultural Imaterial; i) Colaborar com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em projetos e programas de benefício mútuo e interesse; j) Apoiar as iniciativas e movimentos que venha a ajudar no engrandecimento da associação no apoio do fomento a Cultura; Art. 4º A duração da associação é de tempo indeterminado. Art. 5º – A Diretoria Executiva e os membros do Conselho Fiscal têm o dever de fazer cumprir o Estatuto, zelando pelo patrimônio moral e material da Sociedade desempenhando suas respectivas funções.

CAPITULO II

DA ADMINISTRAÇÃO

Art. 6º – A associação é administrada por uma Diretoria composta de um Presidente, um Vice-Presidente, um 1º e 2º Secretário, um 1º e 2º Tesoureiro e por um Conselho Fiscal integrado por 3 (três) conselheiros efetivos, os demais cargos são cargos de confiança da Diretoria Executiva. Art. 7º – Os membros da diretoria exercerão seus mandatos gratuitamente, tendo o dever de reunir-se mensalmente em assembléia ordinária ou extraordinária quando for necessário. Art. 8º – A Diretoria Executiva elaborou este Estatuto, aprovado em Assembléia Geral, tendo a finalidade de disciplinar as normas administrativas, bem como de departamentos que se fizerem necessários. Art. 9º – A associação, foi fundada instituída e instalada nesta data. Art. 10º – quando houver troca de Diretoria, a Diretoria que deixa o cargo quando der posse à nova Diretoria deverá realizar prestação de contas de seu mandato bem como de todo patrimônio da entidade e de seus pertences, devidamente descritos em livro próprio. Art. 11º – Compete ao Presidente: a) Convocar e presidir as reuniões da diretoria e das assembléias gerais; b) Representar a associação ativa e passivamente, judicial ou extrajudicialmente; c) Presidir e dirigir todos os atos administrativos da associação; d) Tomar resoluções ad-referendum da diretoria executiva em casos imprevistos e inadiáveis notificando logo após o ato; e) Prestar contas a assembléia geral; f) Assinar as atas de reuniões e assembléias gerais e correspondências oficiais junto com o secretário em exercício; g) Visar todo documento do setor financeiro bem como autorizar toda e qualquer despesa ao tesoureiro em exercício. Art. 12º – compete ao Vice-Presidente: a) Substituir o Presidente nos seus impedimentos temporários, e em definitivo em caso de vacância do cargo por qualquer motivo e auxilia-lo em suas funções. Art. 13º – Compete ao Primeiro Secretário: a) coordenar as atividades administrativas da secretária da entidade; b) manter em dia os documentos e o fichário da entidade e ser o responsável por eles; c) assinar todo e qualquer documento da entidade junto com o Presidente exceto os de caráter financeiro. Parágrafo Único – Ao segundo Secretário compete auxiliar o primeiro Secretário nas suas funções e substituí-lo nos seus impedimentos temporários ou definitivos e em caso de vacância do cargo por qualquer motivo. Art. 14º – Compete ao Primeiro Tesoureiro: Coordenar as atividades da tesouraria e de todo o setor financeiro da entidade; a) Fazer pagamentos, assinar recibos e recebimentos; b) Assinar os cheques e ordens de pagamentos junto com o Presidente; c) Elaborar a prestação de contas da diretoria, assinando-o junto com o Presidente e encaminha-lo ao conselho fiscal, nos termos deste estatuto; d) Receber as mensalidades e todas as importâncias oriundas da associação; e) Apresentar ao conselho fiscal quando esse solicitar todas as contas da entidade, documentos e livros prestando todos os esclarecimentos. Parágrafo único – Compete ao Segundo Tesoureiro auxiliar o Primeiro Tesoureiro nas suas funções e substituí-lo nos seus impedimentos temporários ou definitivos e em caso de vacância do cargo por qualquer motivo. Art. 15º – Do Conselho Fiscal – CONFIS – é o órgão de fiscalização das ações da Diretoria Executiva, e, particularmente, do setor financeiro contábil, e será formado por 03 (três) membros titulares e, eleitos de 04 (quatro) em 04 (quatro) anos, junto com a Diretoria Executiva, pelos associados efetivos, em Assembléia Geral e compete-lhe em particular: a) Eleger, na sua primeira reunião ordinária, seu Presidente, seu Secretário e um Relator entre os titulares; b) Apreciar e votar os Relatórios Financeiros e os Administrativos da Diretoria Executiva, votando o parecer do Conselho Fiscal. c) discutir e votar seu Regimento Interno; d) discutir e votar as propostas, encaminhamentos, moções, votos e sugestões de seus membros, bem como os encaminhados pela Diretoria, relacionados à sua competência. Art. 16º – O Conselho Fiscal terá a competência para examinar e opinar sobre os relatórios de desempenho fiscal e contábil e sobre as operações patrimoniais realizadas, emitindo parecer à Assembléia Geral. Art. 17º – O Conselho Fiscal reúne-se ordinariamente todos os meses, em datas e horários previamente estabelecidos e extraordinariamente sempre que convocado pelo seu Presidente ou por 1/5 de seus membros, ou ainda a pedido do presidente da entidade e instalam-se com presença mínima de três de seus cinco membros titulares ou, na ausência deles de seus suplentes. Parágrafo único – A convocação extraordinária do Conselho Fiscal deverá ser feita com o mínimo de 24 horas de antecedência, através de circulares a seus membros, entregue a eles diretamente e com seu pleno conhecimento, onde devera constar dia, hora, local e pauta da reunião.

CAPITULO III

DOS ASSOCIADOS, DA SUA ADMISSÃO EXCLUSÃO E DEMISSÃO

Art. 18º – A associação terá as seguintes categorias de associados: a) fundador; b) efetivo; c) benemérito. Art. 19º – É considerado associado fundador toda pessoa que participou e assinou a ata de fundação da associação Art. 20º – associado efetivo se fará mediante proposta preenchida e assinada pelo candidato e visado por um outro associado que o encaminhará a apreciação da Diretoria Executiva, sendo que o proposto deverá comprometer-se a cooperar com a associação. Art. 21º – A proposta será estudada pela diretoria que deverá deliberar pela aprovação ou não, em caso de a proposta não ser aprovada a Diretoria não estará obrigado a especificar o motivo da não aceitação do candidato. Art. 22º – Associado benemérito: Será considerado associado benemérito, aquela pessoa que tiver prestado relevantes serviços à entidade, estando a critério da Diretoria Executiva.

CAPITULO IV

DOS DEVERES DOS ASSOCIADOS

Art. 23º – São deveres dos Associados: a) acatar as decisões dos órgãos da associação; b) respeitar as normas deste estatuto; b) aceitar os encargos que lhes forem destinados. – DOS DIREITOS DOS ASSOCIADOS – Art. 24º – São direitos dos associados fundadores e efetivos: a) Participar das atividades da associação b) ter voz e voto nas Assembléias Gerais; c) votar e ser votado para os cargos eletivos da associação; d) ser nomeado para os cargos de confiança da Diretoria Executiva. Parágrafo único – Nenhum associado poderá ser impedido de exercer direito ou função que lhe tenha sido legitimamente conferido, a não ser nos casos e pelas formas previstas na lei ou neste estatuto. Art. 25º – São direitos exclusivos dos associados efetivos e fundadores: votar e ser votado para os cargos da diretoria Executiva e Conselho Fiscal, bem como exercer cargos de confiança da Diretoria Executiva. Art. 26º – Os associados não respondem subsidiariamente pelas obrigações assumidas pela entidade. Art. 27º – O ingresso na categoria de associado efetivo obedecerá às normas estabelecidas neste estatuto, bem como no regimento interno da entidade. Art. 28º Os associados efetivos, exceto os fundadores, perderão a capacidade de associados, se comunicarem por escrito o seu afastamento do quadro de associados à Diretoria Executiva, que lavrará uma ata dessas decisões; Art. 29º Os associados Efetivos poderão ser excluídos por decisão da Assembléia Geral de Associados, após o processo ser instruído pela Diretoria Executiva, havendo justa causa e após ser dado amplo direito de defesa, quando houver: a) Falta grave, nos termos deste Estatuto; b) Desacato ou desrespeito e não cumprimento das decisões dos órgãos da entidade; c) Deixarem de atuar nas atividades da entidade; Por demissão os associados que assim o desejarem e solicitarem por escrito à Diretoria, que providenciará o desligamento automático,  não lhes cabendo qualquer restituição de qualquer valor pago à Associação.

CAPITULO V

DOS ÓRGÃOS DA ASSOCIAÇÃO

DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 30º- São órgãos deliberativos e de Fiscalização: a) A Assembléia Geral; b) O Conselho Fiscal. Parágrafo Único: Órgão administrativo: Diretoria Executiva.

CAPITULO VI

DA ASSEMBLÉIA GERAL

A Assembleia Geral da associação será composta pelos associados fundadores e efetivos. Art. 31º – A Assembléia Geral terá como competência discutir os problemas relacionados com a entidade em geral, direcionada para suas prioridades e necessidades, sendo convocada através de editais fixados na sede e em outros locais públicos do município, ou através da imprensa local. Art. 32º – A Assembléia Geral terá as seguintes finalidades: a) Decidir soberanamente sobre todo e qualquer assunto de competência da entidade, em ultima instancia; b) Apreciar, discutir e votar as alterações totais ou parciais neste Estatuto, obedecendo às normas aqui estabelecidas; c) Discutir e votar a extinção da Entidade, de acordo com as normas estabelecidas neste Estatuto; d) Eleger a Comissão Eleitoral e votar o Regimento Eleitoral; e) Discutir e votar os Relatórios Administrativo e Financeiro da Diretoria Executiva, inclusive a aprovação das contas nos termos deste Estatuto; f) Votar seu regimento Interno; g) Julgar em instancia final, os membros da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal, inclusive sua destituição; h) Eleger a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal; i) Discutir e votar as propostas, encaminhamentos, moções, votos e sugestões de seus membros, bem como os encaminhados pela Diretoria; j) Eleger qualquer membro da Diretoria, cujo cargo ficar vago por qualquer motivo, de acordo com este Estatuto, exceto nos casos nele previsto; l) Julgar em instancia final os membros da Diretoria Executiva e os associados efetivos. Art. 33º – A Assembléia Geral dos associados reúne-se ordinariamente a cada ano sempre no mês de maio e extraordinariamente sempre que convocada pelo presidente da associação, ou pelo presidente do conselho Fiscal, por decisão própria, ou por solicitação de 1/5 de seus associados. §1º – as reuniões da assembléia geral ordinária deverão ser convocadas com no mínimo oito dias de antecedência, estabelecendo o local, data e horário através de circulares enviados a seus membros e de editais afixados em sua sede e em outros locais públicos, devendo nesses editais constar a pauta das reuniões. §2º – as assembléias gerais de caráter extraordinários deverão ser convocadas no mínimo com 48 horas de antecedência, através de todos os meios possíveis, com pauta previamente estabelecida. §3 – para as deliberações a que se referem os itens “b” e “g” da assembléia geral, são exigidos os votos de concorde de 2/3 dos presentes a assembléia, especialmente convocada para este fim, não podendo ela deliberar, em primeira convocação, sem a maioria absoluta dos associados ou com menos de 1/3 nas convocações seguintes, quando for para destituir diretores, reformular estatuto ou a extinção da associação. §4 – a assembléia geral de associados reunir-se-á para as demais deliberações em primeira convocação contando com quorum com 2/3 dos associados em segunda convocação trinta minutos após com a aprovação da maioria dos presentes. Art. 34º – as reuniões de assembléia geral serão presididas por quem a convocou, podendo este passar o encargo para outro membro da diretoria. Art. 35º – Nas reuniões da assembléia geral que for tratar de alterações no estatuto ou de extinção de entidade, somente poderão participar com direito a voto os membros que estiverem em dia com suas obrigações sociais e com a tesouraria da entidade. Art. 36º – A diretoria executiva é órgão que dirige, administra e representa a entidade em suas relações internas e externas, em consonância com este estatuto, e é constituída por: a) Segundo-Secretário; b) Primeiro-Tesoureiro; c) Presidente; d) Vice-Presidente; e) Primeiro-Secretário; f) Segundo-Tesoureiro. Art. 37º – Os membros da diretoria serão eleitos para um mandato de 4 (quatro) anos, juntamente com o conselho fiscal, serão eleitos pelos votos dos membros da assembléia geral pelo sistema majoritário, exceto no caso especial estabelecido neste estatuto. Art. 38º – compete a Diretoria Executiva, coletivamente, administrar a associação e em particular: a) Elaborar seu regimento interno; b) Designar comissões para os encargos que se apresentarem; c) Criar departamentos e nomear seus coordenadores, de acordo com este estatuto; d) Colher dados e fazer levantamentos sobre as necessidades da entidade, procurando resolvê-los junto com os demais associados e junto com os poderes constituídos para tal; e) Participar ativamente das atividades sociais; f) Prestar informações a seus associados e relatórios de atividades à assembléia geral de associados; g) Anualmente encaminhar à assembléia geral de associados, para aprovação o relatório administrativo e financeiro e no fim de sua gestão o relatório final administrativo e financeiro, sob pena de falta grave. Parágrafo Único – as decisões da Diretoria Executiva serão tomadas pelo voto de maioria simples, devendo estar presentes a maioria absoluta de seus membros. Art. 39º – As normas de prestação de contas a serem observadas pela diretoria estabelecerão o seguinte: a) A necessidade de publicidade, por qualquer meio eficaz no encerramento do exercício fiscal, ao relatório de atividades e das demonstrações financeiras da entidade, incluindo-se aí a certidões negativas de débitos junto ao INSS, Receita Federal e ao FGTS, colocando-se ao exame de qualquer cidadão. B) A realização de auditoria, inclusive por auditores externos independentes se for o caso, da aplicação de eventuais recursos objeto de termo de parceria entre a associação e o poder público. §1º – A prestação de contas de todos os recursos e bens de origem públicos recebidos pela entidade, só será feito conforme determina o parágrafo único do artigo 70 da constituição federal. §2º – Não percebem seus diretores, conselheiros, associados, instituidores, benfeitores ou equivalentes, remuneração, vantagens ou benefícios direta ou indiretamente, por qualquer forma ou titulo em razão das competências, funções ou atividades que lhe sejam atribuídas pelos respectivos atos constitutivos. Art. 40º – os departamentos funcionarão como órgãos auxiliares da Diretoria Executiva, sendo criados a partir de um projeto aprovado pela mesma. Os departamentos e seus coordenadores serão escolhidos e nomeados pela Diretoria Executiva. Art. 41º – O membro da diretoria, convocado para as reuniões ordinárias que não participar de três reuniões consecutivas ou cinco alternadas, sem justificativas, perderá o cargo após amplo direito de defesa. Art. 42º – a diretoria executiva reunir-se-á ordinariamente uma vez por mês, sempre antes das reuniões ordinárias do conselho fiscal, sem pauta pré-estabelecida e extraordinariamente sempre que convocada pelo presidente da associação, por decisão própria ou a pedido de 1/5 de seus membros e instala-se com a presença da maioria absoluta de seus membros em primeira chamada e com maioria simples em segunda chamada. Art. 43º – Toda vez que houver vacância de cargos da diretoria executiva, exceto do presidente ou de todos os membros caberá a assembléia geral em reunião extraordinária eleger novos titulares para os cargos vagos. Poderá o presidente da entidade, substituir os cargos por membros titulares e/ou suplentes do conselho fiscal, sucessivamente que terão as mesmas funções, deveres e direitos dos titulares, desde que autorizado pela assembléia geral de associados convocada para tal fim.

CAPITULO VII

DISPOSIÇÕE FINAIS

Do fundo social e patrimonial: Art. 44º – O fundo social será constituído pelos bens moveis e imóveis, legados, doações, títulos de renda, dinheiro em espécie, depósitos bancários ou quaisquer outros pertencentes à entidade, devendo ser descritos em livro de patrimônio. Art. 45º – A associação terá como fonte de recursos para sua manutenção: a) Doações de seus associados ou simpatizantes; b) os recursos oriundos de promoções sociais, esportivas, culturais e outras por ela promovidas.

CAPITULO VIII

DAS ELEIÇÕES

Art. 46º – As eleições da associação serão realizadas em assembléia geral ordinária, nos meses de novembro, nos anos ímpares, de 04 (quatro) em 04 (quatro) anos pelo voto direto, secreto e universal dos associados efetivos e fundadores. Art. 47º – caberá a assembléia geral extraordinária eleger uma comissão eleitoral, com no mínimo de trinta dias antes da realização das eleições que será composta por três membros titulares (Presidente, Relator e Secretário) e por dois membros suplentes. Parágrafo Único – Compete à comissão eleitoral: a) receber, homologar e/ou impugnar o pedido de inscrição de chapas, baseado neste estatuto; b) confeccionar as cédulas eleitorais, organizar e dirigir todo o processo eleitoral; c) escrutinar os votos e declarar os eleitos. Art. 48º – as chapas concorrentes deverão ser inscritas até quinze dias antecedentes às datas fixadas para a eleição, mediante requerimento dirigido à comissão eleitoral, onde devera constar expressamente a autorização dos candidatos inscritos. Art. 49º – Será considerada eleita, a chapa que alcançar maioria simples dos votos validos. §1º – Em caso de empate entre duas chapas, será considerada eleita aquela que tiver como candidato, o Presidente mais velho.  § 2º – Em caso de chapa única serão apresentadas cédulas com opção de SIM ou NÃO, sendo desconsiderados os votos brancos e nulos. Art. 50º – Caberá ao Regimento Eleitoral, votado em Assembléia Geral, de acordo com este estatuto, estabelecer as normas que regerão o processo eleitoral. §ÚNICO – Caberá também ao Regimento Eleitoral as normas que determinarão as inelegibilidades. Art. 51º – O Regimento Eleitoral servirá para as eleições da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal.

CAPITULO IX

DAS NORMAS DISCIPLINARES

Art. 52º – Incorrerá em pena disciplinar os diretores da entidade, em particular e de modo geral os associados que praticarem as seguintes faltas: a) Prejudicar diretamente ou indiretamente os interesses da entidade, desrespeitando o estatuto, os regulamentos internos e deliberações dos órgãos da mesma; b) Desacatar qualquer diretor da entidade, quando no exercício de sua função; c) Representar a entidade ou fazer uso indevido de seu nome sem que para tal tenha investidura orgânica ou esteja devidamente autorizado. Art.53º – Cabe a Diretoria Executiva analisar, instruir e recomendar à Assembléia Geral parecer circunstanciado, de acordo com o dolo ou culpa dos apurados: a) Advertência; b) Suspensão dos direitos sociais por seis meses; d) Suspensão dos direitos sociais por dose meses; e) Exclusão do quadro social, que se dará por decisão da Assembléia Geral de Associados. Art. 54º – Qualquer Associado Efetivo ou Fundador, no gozo de suas prerrogativas, poderá encaminhar a Diretoria Executiva, por escrito, denuncia pedindo a apuração dos fatos que impliquem em faltas nos termos deste estatuto, assegurando ao acusado amplo direito de defesa. § 1º – No caso de afastamento, a Diretoria Executiva imediatamente comunicara aos associados, apresentando as razões do ato punitivo. § 2º – A exclusão de associado só é admissível havendo justa causa e após ter sido dada ampla oportunidade para a defesa do mesmo, obedecido ao disposto neste capitulo e pelo voto da maioria absoluta dos associados presentes a assembléia geral convocada para este fim, após ter sido aprovado pela Diretoria Executiva, conforme estabelece este estatuto. 

CAPITULO X

DA EXTINÇÃO E DESTINO DO PATRIMÔNIO:

Art. 55º – A associação somente poderá ser extinta, pelos associados efetivos e fundadores, reunidos em assembléia geral extraordinária convocada para tal fim. §1º – A associação será extinta quando não mais atender suas finalidades conforme previsto neste Estatuto. §2º – Em caso de extinção, o patrimônio da associação, após serem saldadas suas dividas será destinado a entidades semelhantes e qualificadas pela lei 9.790, de 23 de março de 1999, cabendo a Assembléia Geral decidir sobre o assunto. §3º – Na hipótese de a associação perder a qualificação instituída pela lei 9.790, o respectivo acervo patrimonial disponível, adquirido com recursos público durante o tempo que perdurou a sua qualificação, instituída pela referida lei, será transferido para outra entidade qualificada por essa lei, preferencialmente que tenha o mesmo objetivo social e que seja localizada na própria comunidade ou perto dela.

CAPITULO XI

DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS:

Art. 56º – Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria Executiva em primeira instância e em instância final, pela assembléia geral de associados. Art. 57º – Ficam revogadas todas as disposições em contrário. Art. 58º – O presente Estatuto Social, devidamente aprovado, entrará em plena vigência na data de seu registro em cartório competente. Foi decidido pelos presentes que o livro de atas a ser usado pela entidade será o livro de folhas soltas, sendo que as assinaturas dos presentes devem ser registradas em livro próprio.

Silvia Maria Lima Ferreira                                                                                             Antônio Clerton Vieira da Silva

           Secretária.                                                                                                                                Presidente.                                                     

Visto Advogado

O.A.B.

blank

ATA DE REUNIÃO DA ASSEMBLÉIA GERAL DA IOV

 REALIZADA NA CIDADE DE NOVA PETRÓPOLIS

Dias:  26,27 e 28 de  julho de  2018

Aos vinte e seis dias do mês de julho de dois mil e dezoito reuniram  na cidade de nova Petrópolis,

Dia 26 de Julho, Solenidade de Abertura com participação do Prefeito Municipal, Secretários municipais, autoridades da IOV.

Palestra :  Nova Petrópolis, simplesmente Germânica – Sr. Paulo Roberto Staudt, Secretário de Turismo, Indústria e Comércio.

Palestra : O Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis: História e Evolução – Sr. Paulo César Soares ,Secretário Adjunto de Educação, Cultura e Desporto e Coordenador do Festival Internacional de Folclore.

Apresentação da IOV – Mundial Sr. Fabrizio Cattaneo , Secretario Geral da IOV Mundial, Apresentação da IOV – Secção Brasil; Professor . Clerton Vieira , Presidente IOV Secção Brasil / Secretário Executivo IOV Região América.

Dia 27 de julho:  Apresentação da Proposta da Comissão de Pesquisa/Pedagógica, com o Profº  Antropólogo e Psicanalista Eduardo Benzatti.

Apresentação da experiência do projeto : Hoje tem Folclore? Tem sim Senhor! com a Professora  Ms Marlei Sigrist.  

Palestra Folclore na Universidade: Experiências do convênio entre a IOV e o NUFOLK- Núcleo de Folclore da UFPel/RS com o Professor  Dr. Thiago Amorim.

Apresentação da estrutura do IOV Mundial pelo secretario Geral Fabrizio.

Dia 28 de julho Palestra : Zezé Colares – A Primeira Presidente da IOV no Brasil com o Professor – Gustavo Colares.

Nomeação oficial dos novos membros e Entrega dos certificados, deu-se inicio a reunião com a acolhida da Rainha do Folclore, Morgana Neunenn, desejando boas vindas, colocando a importância do Festival, realizado pela prefeitura e parceiros que está na sua 46º edição.

Deu-se os pronunciamentos de abertura solene, com  a palavra ao presidente da Seção Nacional  Clerton Vieira,  onde agradeceu a presença de todos e o apoio da cidade de nova Petrópolis e ao prefeito e secretários, na sua saudação falou da importância do IOV Brasil, e que esse encontro será o grande recomeço desde 2001 com sua professora Helena Lourenço e em 2010 a professora Terezinha Pasqualin Miquelim, e que nos vamos recomeçar uma IOV que tenha a nossa identidade  e que desta assembleia iremos traçar novos horizontes , temos que marcar com os frutos. Dando continuidade, o secretário geral da IOV Mundial, senhor Fabrizio Cattaneo , agradece ao convite , que esse encontro seja,

blank

importante  para a nova gestão da IOV no Brasil e que todos saiam do encontro preparados e orientados para realizarem um bom trabalho voluntário junto a IOV no Brasil. Finalizando os pronunciamento , o prefeito municipal , saúda a todos e da as boas vindas e  da alegria em tê-los em Nova Petrópolis , agradece e parabenizar o trabalho desenvolvido pela  arainha do Folclore e tudo e que ela representa na sua corte, todos num só objetivo e num só ideal que é  a “Cultura.” O Festival cresce  a cada ano com a contribuição de cada região  e que esse ano o festival se torna maior e de mais imporntância com a assembleia da IOV Secção Brasil. O secretario geral da IOV, Fabrizio Cattaneo entrega  uma publicação da IOV Mundial dos bens Materiais e Imateriais da cultura popular, e entrega a bandeira oficial da IOV. Clerton Vieira, presidente da IOV Secção Brasil,  sugere que para marcar esse reconhecimento que a próxima edição da dos bens materiais e imateriais da Cultura Popular (IOV)  tenha a Historia do Festival de Nova Petrópolis.  Segue o secretario Paulo  Staudat, saúda a todos, fala da importância dos eventos da IOV, e da troca de experiências, fala sobre a Historia de nova Petrópolis e da influencia Alemã e o turismo cultural. E como Nova Petrópolis se consolidou com referencia no turismo. Falou do calendário anual de atividades e lazer que geram desenvolvimento, encerra sua  apresentação. agradece a atenção e passa a palavra a Paulo Soares, secretario de cultura, que fala também da importância e valorização da cultura que reflete nos eventos turísticos , fala das dificuldades de orçamento destinados a cultura, mas dentro deste orçamento são trinta e um (31) eventos como mostras, festival, exposições e da importância da participação das parcerias da gestão publica e privada, numa gestão democrática e numa forma de aproximar mais o festival com os grupos de nova Petrópolis, de forma a qualificar o festival e torná-lo com qualidade e que seja um embasamento cultural forte, que a comunidade precisa se identificar com o evento e se identificar com o festival, apresenta o trailer do espetáculo a travessia, que conta a travessia dos imigrantes alemães,  finaliza a fala falando da importância da chancela IOV no festival,  passando a palavra para Fabrizio  Cattaneo  Secretario Geral da IOV mundial, passando para apresentação técnica de como a IOV surgiu, como hoje a IOV se reformulou durante essa nova gestão do IOV mundial , que é parceira da UNESCO e estão presentes os colaboradores e pesquisadores de diversos países e da diversidade das cultura do mundo, por esse motivo que a IOV considera a importância de salvar, preservar e divulgar as culturas, sem partidarismos sem discriminações, tudo para preservar o patrimônio material e imaterial da cultura de todo mundo, seja as religiões , raças , políticas. Fala da esperança de  tornar a IOV nesse grande guardião do patrimônio cultural do mundo, fala de como conheceu o trabalho da IOV, atraves dos festivais na Itália,  fala do trabalho da Ex presidente,  Carmem Padilha e sempre lembrando que o trabalho pela IOV sempre será voluntario, com a intenção de acompanhar o trabalho da IOV numa nova era, e que o novo IOV deve ser uma organização de colaboração, foram organizados  a estrutura financeira do IOV e a estrutura de Comunicação entre o IOV e as organizações, sendo 105 países integrantes, em 2016 tivemos uma  assembleia mundial,  agora é o momento de reformulação do estatuto e de regulamento e tambem colocar em outras linguas com o livro com as propostas de mudanças da IOV  e com o cuidado de traduzir em outras linguas para maior transparência e democratização e acesso a informação, atendendo as diretivas da UNESCO. Falou da IOV Jovem  e em sequencia da composição da Assembleia Mundial, e falou sobre o edital de trabalhos, Clerton Vieira falou sobre a nova gestão do IOV secção Brasil e do trabalho que será realizado entre a IOV e as Instituições, Organizações e Universidades.  Fabrizio Cattaneo completa com a responsabilidade das ações e parcerias com o IOV mundial .Clerton  Vieira, fala da importância de uma gestão linear, encerrando os trabalhos do dia ,

Clertom Vieira faz uma proposta, de  que Nova Petrópolis seja reconhecida pela  IOV Mundial,  como  a Capital brasileira Internacional do Folclore .

Dia 27/07 – Paulo secretario de turismo faz a abertura , dando os informes a repeito da programação e passou a palavra para o presidente Clerton Vieira, que anuncia a palestra do professor Eduardo Benzatti, antropólogo, que fez o lançamento do projeto e proposta da criação da Comissão Acadêmica e Pedagógica, destacando a principal finalidade que será desenvolver atividades tanto para a comunidade da IOV, bem como as comunidades que acolhem, com trocas de ideias e reflexões.   Fazer desta comissão uma ferramenta de democratizar o conhecimento e de divulgar o Folclore, além de estabelecer um dialogo com instituições e organizações. Coloca que a comissão possa ser composta por professores bem como pessoas e estudiosos que também não tenham formação acadêmica mas que sejam detentores dos saberes e fazeres. Dentre as atribuições, será divulgar através de publicações e mídias os resultados das pesquisas. Coloca a proposta da Professora Marley Sigrist, que tenha sua linha de pesquisa , realizado pelo grupo da IOV, com a ideia de encontros temáticos, para direcionar a discussão, trazendo esse conteúdo para os educadores se tornarem multiplicadores  com o tema do Folclore e afins, contemplando a pesquisa, o ensino e a prática do conhecimento, colocou que será necessário traçar um estratégia para a captação de recursos, bem como a criação de comissões para descentralizar as ações, Ana Neyre coloca a estratégia para estabelecer parcerias com Ongs, Alice Monteiro colocou a necessidade   da formalização com CNPJ da secção IOV Brasil, o professor Eduardo Benzatt retoma a fala, sugerindo  dentro da estrutura seria adotada uma gestão horizontal, onde por questões institucionais teria um coordenador, finaliza a apresentação, passando a palavra a professora Marley Sigrist, com o tema Hoje tem Folclore, tem sim senhor, a professora coloca a importância dos pesquisadores referencia sobre o Folclore no pais, destacando o trabalho de Paulo de carvalho neto, quando trabalha o Folclore na educação, aprender a conhecer, aprender a pensar, aprender a conviver, aprender a ser , dentro dos pilares da UNESCO,  a educação discute e propõe a entender o contexto familiar, aponta a necessidade de trabalhar um conteúdo pedagógico que estimulem aos alunos conhecerem a cultura brasileira, mas também as peculiaridades da cultura local, desenvolvendo o conhecimento e raciocínio de forma integrada com o Folclore, observando que o Folclore tem essa fronteira entre a vida e a arte, conhecer e ser com o aluno, e que o conhecimento trabalhado estão ligados também aos utensílios hábitos e costumes do cotidiano, a professora Marley finaliza a apresentação e passando a apresentação da Palestra Folclore na Universidade: Experiências do IOV e o NUFOLF da UFPe – RS. Começa sua a fala exemplificando que o IOV Brasil foi pioneiro em uma parceria de pesquisa com uma instituição acadêmica, e como estratégia de democratização e acesso a cultura foi colocar a proposta de reestruturar o NUFOLK  como espaço interativo e que dialogasse com a comunidade, colocou que será disponibilizado os arquivos do convênios para servir de referencia para possíveis outros convênios e termos de parceria, observando as premissas que comunguem com o interesse mutuo, concordância jurídica, com um plano de trabalho com ações e metas bem como o plano de atividades, como sugestão coloca que os coordenadores dos convênios, sejam membros da IOV associando a marca do IOV com as ações da Universidade ou Instituições parceiras  além da visibilidade intra institucional , outro ponto estratégico foi a definição dos eixos de atuação para manter o foco para podermos avançarmos em termo de organizações, importante apresentar resultados finalísticos sejam para as instituições envolvida bem como a própria comunidade que recebeu a intervenção, outra experiência foi o laboratório intinerante – LAPIS, aulas abertas a comunidade,  oficinas de Artesanato , sendo o primeiro

blank

movimento de interação com a comunidade e de visibilidade, culminando com a produção de material didático sobre Folclore, falou da experiência de trazer o Mestres da Cultura Popular para ensinar seus saberes e fazeres. Finalizou a apresentação com as participações do IOV Brasil nos eventos do IOV Mundial.

A tarde o presidente Clerton Vieira abre os trabalhos e  passa a  vez para a palestra do Secretário Geral da IOV Mundial,  Fabrízio  Cattaneo,  que expõe o organograma da IOV Mundial  e coloca que a secção IOV do Brasil tem autonomia para organizar sua estrutura administrativa para melhor efetividade de suas ações, evidenciou a importância do trabalho de articulação desenvolvido pelo presidente Clerton Vieira na reestruturação do IOV America, evidenciou a responsabilidades advindas do intercambio entre grupos e Festivais, Clerton Vieira faz a explanação das regras, foi colocado como sugestão de encaminhamento elaborar um manual  de viagens para orientar os grupos quanto ao comportamento ,  passou-se então o encaminhamento para as atribuições  de cada comissão a ser constituída do IOV Secção Brasil,  Comissão de Festivais, Comissão Acadêmica e Pedagógica , Comissão de Comunicação e Publicação , Comissão planejamento estratégico e Captação de Recursos, Comissão Jovens, foi colocado em votação e aprovados por unanimidade, Thiago propõe a criação de grupo de trabalho para a estruturação das comissões ,  sendo GT 1-  GT 2 – GT 3,  Alice  Monteiro sugeriu a redação da Carta de Nova Petrópolis onde sejam apontadas as diretrizes para o IOV – Secção Brasil, Clerton Vieira finaliza os trabalhos sendo reiniciado as 9h do dia 28 de julho com o Professor Gustavo Colares com a apresentação da vida e obra de Zezé Colares, a primeira vice – presidente da IOV mundial, o que representa o seu legado na vida de Montes Claros, desde a fundação de Conservatório de Musica, bem como a fundação do Museu do Folclore de Montes Claros, alem de livros artigos e publicações e a historia e contribuições do Grupo Banzé, principalmente no ensino do Folclore na escola, coloca o reconhecimento nacional e internacional do trabalho de 50 anos do Banzé, lembrando do fato quando o grupo participa de um concurso de Folclore na França, onde conquistaram o primeiro lugar, quando em retorno ao Brasil a Professora Zezé Colares diz que “foi o primeiro e ultimo concurso de Folclore pois Folclore não se Mede”, o Professor Gustavo Colares agradece o a oportunidade de contar a historia do próprio IOV, passando a palavra ao presidente do IOV Clerton Vieira, onde entrega a bandeira do IOV como símbolo de gratidão pelo legado construído pela Zezé Colares, e coloca que desde 2010 lançou a proposta para criar a Medalha Zezé Collares, sendo a medalha de honra do IOV – Brasil, colocado em votação foi aprovado por unanimidade, com a palavra Professor Gustavo agradece em nome da Zezé Collares, dizendo que se dedica ao folclore por compreender a importância e  a mudança que o folclore provoca ao mundo. Fabrizio Cattaneo  pede a palavra e coloca que é necessário o resgate da historia de 40 anos do IOV Mundial.

O presidente Clerton Vieira passa  a palavra a professora Ana Neiry, com a palestra Rota do Sol, fala da criação do grupo Pisada do Sertão em 2004 com um trabalho de cunho social com base na cultura, buscando seu desenvolvimento local, acreditando que investir no potencial humano, transforma qualquer realidade, inicia apresentação,  dizendo que a rota do sol foi idealizada em 2013 e executada em 2017, onde a rota propõe um círculo cultural onde valorizasse desde a musica, danças, cultura popular e religiosidade , com uma característica onde o festival foi realizado apenas  com parceria de forma colaborativa, agradece a oportunidade e passa a palavra a Clerton Vieira que evidência a  importância do Festival do Rota do Sol para a IOV – Secção Brasil, passando a palavra a Eduardo Benzatti, colocando a proposta de reunir todo o arquivo físico da historia da IOV no Brasil na sala da IOV da universidade o NUFOLK- Núcleo de Folclore da UFPel/RS, em seguida   passando então a definição do Grupo de trabalho para estruturação das Comissões , sendo GT da Comissão de Festivais, Luciano Marcelo Pietro Biaggi – PR, Thiago Silva de Amorím Jesus – RS , Luziana -RS  Lindonor Oliveira,–RS  Alexandre Costa -PA GT, Luis Gustavo -RS, Pedro Rodrigues , Alexandra – MT,  da Comissão de Acadêmica e Pedagógica :Verônica Inaciola Costa Farias da Cruz – RJ, Helio Azevedo da Cruz – RJ, Marlei Sigrist – MS,Alice Monteiro Lima – PB, Gustavo Colares – MG, Maria Nazere do O -PA ,Cleuza Guerra DF ,  Eduardo Benzatti,SP,Glauciane – MA , Aldecy Alves Duarte-PB ,  GT da Comissão de Comunicação e Publicação: Franciscley -MA, Leticia -RS ,GT, José Bonifacio -RJ,Cris Morais RJ ,Paulo RS , da  Comissão planejamento estratégico e Captação de Recursos : Ana Neyri , Alice Monteiro Lima e GT da Comissão Jovem: Monica Ribeiro -PA, Gustavo Colares – MG , Carlos Alexandre – RN, Leticia RS. O professor Eduardo Benzatti se compromete de Fazer o projeto e o orçamento da Medalia Zezé Colares, e o PIM Zezé colares, encerrando as distorções o presidente Clerton Vieira  faz a convocação para a Assembleia de Eleição e Posse da Diretoria Executiva da Secção IOV – Brasil e Aprovação do Estatuto a ser realizada  em 22 a 24 de novembro na Paraíba, durante a Rota do Sol. 

blank

O Srº. Presidente Clerton Vieira, agradeceu a presença de todos, como mais nada havia a tratar, deu por encerrada a assembléia,  a qual para constar foi por mim lavrada a presente Ata, que depois de lida e assinada pelo Srº. Presidente, Secretário Executivo e anexada a lista presença com assinatura dos demais presentes.

 

 

I Assembléia Nacional IOV

26 a 28 de julho de 2018

PROGRAMAÇÃO  – Dia: 26/09

14h – Acolhimento aos Participantes

14h15min – Apresentação de grupo artístico-cultural

14h30min – Solenidade de Abertura (participação do Prefeito Municipal, Secretários municipais, Presidente da Câmara de Vereadores, autoridades da IOV)

15h – Nova Petrópolis, simplesmente Germânica – Sr. Paulo Roberto Staudt (Secretário de Turismo, Indústria e Comércio);

15h15min – O Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis: História e evolução – Sr. Paulo César Soares (Secretário Adjunto de Educação, Cultura e Desporto e Coordenador do Festival Internacional de Folclore)

15h30min – Apresentação da IOV – Mundial Sr.Fabrizio Cattaneo (Secretario Geral da IOV Mundial)

16h – Apresentação da IOV – Secção Brasil; Profº.  Clerton Vieira (Presidente IOV Secção Brasil / Secretário Executivo IOV Região América)

Mediação: Professor/folclorista – Thiago Amorim

16h30min Encerramento – Café da tarde entre amigos

17h às 20h – Programação Oficial do Festival

PROGRAMAÇÃO – Dia 27/09

9h – A Proposta da Comissão de Pesquisa/Pedagógica.

(Profº  Antropólogo e Psicanalista Eduardo Benzatti)

 

9h30min– Hoje tem Folclore? Tem sim Senhor!

(Profª Ms Marlei Sigrist)

 

10h – Folclore na Universidade: Experiências do convênio entre a IOV e o NUFOLK- Núcleo de Folclore da UFPel/RS

(Profº Dr. Thiago Amorim)

10h30min – Debates e perguntas da plenária

Mediação das Palestras: – Ana Neiry Moura

12h Intervalo – Almoço

14h – Trabalhos diretivos

* Formação;

* Implantação;

* Indicação;

17h – Encerramento – Chá da tarde e conversas culturais

17h às 20h – Programação Oficial do Festival

19h30min: Noite cultural na comunidade de Fazendo Piraj

PROGRAMAÇÃO Dia 28/09

9h – Zezé Colares – A Primeira Presidente da IOV no Brasil

Apresentação:   Professor – Gustavo Colares

9h30min – Momento Facultado para Cultura Popular.

10h30min – Nomeação oficial dos novos membros e Entrega dos certificados

12h – agradecimentos e confraternização

 14h às 21h – Programação Oficial do Festival

Mensagem:

Como diz a música: 

“Todos juntos somos fortes/ Somos flecha e somos arco/ Todos nós no mesmo barco/ Não há nada pra temer/ – Ao meu lado há um amigo/ Que é preciso proteger” *.

Como formiguinhas, cada um fazendo uma pequena parte podemos fazer muito. Pensar que incentivar e trabalhar pelo Folclore e as Artes Populares é coisa somente para governos, políticas públicas, é um total engano.

A nossa força junto a Organização Internacional de Folclore e Artes Populares é por incrível que possa parecer extremamente poderosa.

A  IOV Secção Brasil tem o propósito de unir todos os membros, filiados…  Assim teremos força para discutirmos projetos de trabalhos e incentivos que enalteçam os artistas de todas as categorias e gêneros da cultura popular brasileira com muita dignidade, atingindo todas as fronteiras de norte e sul do nosso Brasil. 

Clerton Vieira

Presidente

IOV Secção Nacional Brasil

Diretor Executivo IOV Região América

blank

1ª ASSEMBLÉIA IOV AMÉRICA 2019

Aos vinte e cinco dias do mês de janeiro de 2019, nas dependências do Instituto Federal do Maranhão/IFMA – Rodovia MA 201, Km 12, s/n – Piçarreira, São José de Ribamar – MA, deu-se inicio às 08h44min. os trabalhos para a 1ª Assembléia IOV das Américas, com a presença do sr. Clerton Vieira – Presidente da IOV Seccção Brasil e Diretor Executivo da IOV América; Sr. Fabrizio Cattaneo – Secretario Geral da IOV Mundial; Sr. Geert Nijhof; autoridades locais, munícipes; membros da IOV Secção Brasil e de países das Américas e da Europa, tais como, México, Argentina, Bolívia, Peru, Chile, Uruguai, Paraguai, Egito, EUA; Holanda e Itália.

blank

O encontro (primeiro bloco) foi aberto com um vídeo institucional sobre a Cidade de São José de Ribamar (MA). Em seguida, o sr. Clerton Vieira dá as boas vindas a todos, fala da gratidão à cidade de São José de Ribamar por ter sediado esse encontro. Ressalta a interação entre todos os participantes, falando desse novo momento que a IOV Secção Brasil e IOV América estão vivendo: “IOV Criando o Futuro Para Preservar o Passado”. O sr. Clerton Vieira passa a palavra ao sr. Geert Nijhof  que inicia falando sobre a boa impressão no que diz respeito a sua vinda ao Brasil, fala da importância dessa conexão entre o Brasil e os demais países, mas precisamente entre os 165 países em que a IOV atua. Parabeniza a organização do evento, comenta sobre a tradição histórica de cada país presente e da enorme diversidade cultural do Brasil, sem esquecer-se da grande importância do voluntariado que sempre se faz presente.

O sr. Geert diz que foi em 2016 que iniciou os trabalhos à frente da Comissão de Festivais, agradece a todos os acadêmicos, artistas, e diz que vê todos como uma grande família aproximando as suas diferenças. Para ele, este é o objetivo das Artes Populares no mundo. Completa dizendo que a IOV compartilha a meta de desenvolvimento sustentável e que diante disso não estamos sozinhos. Para ele o novo momento que a IOV vive no Brasil com novas parcerias sinaliza que há muito trabalho a ser feito, mas que estão no caminho certo. Diz ainda que as tradições e costumes populares são lutas sustentadas pelo coração e que deve-se aproveitar esse momento para uma troca de experiências; é necessário a integração, celebrando a música e a  arte como uma forma de união. Finaliza a sua fala ressaltando a colaboração da IOV para os festivais, buscando recursos para custear as viagens dos grupos que desejam vir aos países da América do Sul. Mais uma vez agradece o gerenciamento do evento que tem o objetivo de levar pacificação a todos e encerra com um agradecimento ao sr. Clerton Vieira e ao Presidente da IOV Mundial o Sr. Ali Abdulla Khalif, infelizmente impossibilitado de estar presente ao evento.

blank

Passando a outro tema, o Professor Dr. Eduardo Benzatti, Presidente da Comissão Acadêmica e Pedagógica em conjunto com a Professora Mestra Marlei Sigristi, fazem a apresentação das diretrizes da comissão. O professor Eduardo, inicia  falando da reestruturação da IOV Brasil, do começo de todo o processo que teve seu inicio na última Assembléia IOV BR, ocorrida em 2018 no festival de Nova Petrópolis/RS, e que as decisões tomadas nesse encontro foram o ponta pé inicial para todas as transformações que estão ocorrendo, segue dizendo que a IOV Brasil procurou usar como parâmetro a IOV Mundial no que tange a estrutura das comissões. Por este motivo foram criadas, então, cinco comissões e será a partir delas que todo o trabalho da IOV Brasil se desenvolverá nos próximos anos.

O Professor Eduardo apresenta as diretrizes a partir de quatro tópicos: finalidade, composição, atribuições e estrutura. Cita que um dos objetivos da Comissão é a produção de pesquisas, mas, que principalmente que o resultado dessa produção seja compartilhado com a comunidade que nos recebe; para ele essa troca é fundamental. Ele cita o exemplo do Festival Rota do Sol que acontece no Alto Sertão Paraibano, (Nordeste do Brasil) onde teve oportunidade de estar com professores municipais e discutir assuntos pertinentes à educação fazendo assim uma reflexão mais ampla, junto aos professores e alunos da localidade.

A Professora Marlei Sigristi inicia a sua fala citando as ações feitas em seu estado, Mato Grosso do Sul/MS, e segue falando que nesse momento de reestruturação da IOV Brasil preocupa-se em atuar frente a Ciências do Folclore, realizando pesquisas, assim como na construção do conhecimento. A professora pontua a importância do objetivo nas pesquisas que deve sempre estar claro, e também a importância da preservação da fonte da pesquisa. Ela cita três organizações que produzem trabalhos e estudos de suma importância que são: a COMISSÃO NACIONAL DE FOLCLORE, IPHAN e UNESCO. A professora diz que a terceira meta da Comissão Acadêmica e Pedagógica abre as portas para que outros países participem, essa meta propõe um intercambio entre ações de pesquisa e formação pedagógica dos vários países da Américas.

blank

Dando continuidade a sua fala, a Professora Marlei diz que a justificativa das metas, das ações e dos resultados esperados virão através da integração da IOV America, gerando assim, suporte teórico, projetos de interesses comuns e parcerias. A professora convida os outros países a se integrar a esse processo que se faz necessário nesse momento de mudança. Em seguida, fala sobre a diversidade da língua Guarany no Mato Grosso do Sul/MS devido a proximidade geográfica com o Paraguai.

O professor Eduardo Benzatti retoma a fala para falar da “tematização” anual da IOV Secção Brasil, usando como parâmetro os temas escolhidos todos os anos pela UNESCO, e da ideia de através dos temas escolhidos balizar as atividades das comissões.

Inicia-se o Bloco de Perguntas e Debates:

Gustavo Colares (BR) começa perguntando sobre as expectativas a cerca das propostas após o encontro. O sr. Roberto Contreras (Chile) fala do trabalho de pesquisa e das dificuldade de viabilizar esses projetos, principalmente se tratando da cultura local no seu pais.

O professor Eduardo reponde que a comissão tem uma face voltada para a comunidade, fala de ações anteriores e cita a cidade de São Jose de Ribamar que agora também poderá fazer parte desse processo. Ele segue falando da importância da resistência frente à realidade política, econômica que cada pais da América do Sul atravessa.

A professora Marlei lembra a importância do voluntariado, propõe que outros também se engajem, pois segundo ela há muitas dificuldade e barreiras no processo educativo.

Participantes de países como: Paraguai, Bolívia e Argentina reforçam que de fato não se deve esperar pelo poder público, e que é importante tentar colocar em prática todas essas ações, pois isso tem um alcance gigantesco.

O professor Eduardo agradece as boas palavras e parabeniza aos que já desenvolvem trabalhos em suas localidades. A professora Marlei complementa dizendo acreditar na revigoração da IOV Secção Brasil e que cada um pode investir naquilo que sabe e gosta de fazer.

Final do primeiro bloco.

As 11h30min. teve início o segundo bloco do encontro. A Coordenadora do Setor de Cultura da UNESCO no Brasil, a sra. Isabel de Freitas Paula inicia agradecendo ao convite e a participação de todos no evento, fala das ações da UNESCO e de suas parcerias com outros órgãos no Brasil, explica um pouco sobre o tema da UNESCO para 2019 (Ano Internacional das Línguas Indígenas), sobre projetos em andamento e cita ainda ações que serão desenvolvidas em 2020 nos temas de “arquitetura” e “rede de cidades criativas”, e que ficaria muito feliz se a IOV Secção Brasil estivesse também com uma agenda voltada para esses temas. Finaliza agradecendo a todos.

Na sequência, o sr. Clerton Vieira conversa com todos sobre o trabalho de inovação da IOV em sua gestão. “Criando o Futuro para Preservar o Passado”, como é possível? Pergunta ele. Ele diz também que o interesse de quem atua com as artes populares precisa ser resgatado Como é possível quem está chegando agora na IOV extrair conhecimento de quem está há muitos anos na organização? E que ações têm sido realmente implantadas pelas pessoas que estão há muitos anos como representantes em seus respectivos países? O que ainda poderá ser feito? Clerton explana a importância do Folclore e de seus valores, ressalta que o Folclore é vivo e que por ele há uma boa vontade entre todos na construção desse caminho. Segue citandos todos os países presentes; fala do processo de festivais pelo Brasil; fala de sua indicação feita em 2010 pela Professora Helena Lourenço para a Professora Terezinha, então, Presidente da IOV Secção Brasil, e que devido às divergências afastou-se da IOV Brasil por um tempo, mas retornou depois, sem nunca deixar de ser membro. Ele pontua a grandiosidade do Brasil e que até 2020 todas as cinco regiões do país serão contempladas com Festivais apoiados pela IOV-Brasil. Cita uma frase que considera um impulso: “Fé na vida, fé no homem, fé no que vira, nós podemos muito, nós podemos mais”. E agradece o apoio dado pela representante da IOV no Maranhão, a sra. Glaucyanne  da Solidade e finaliza sua fala com   a apresentação do novo corpo diretivo da IOV Secção Brasil:

– Lairton Guedes – Vice Presidente da IOV Secção Brasil;

– Silvia Maria Lima Ferreira – Secretaria IOV Secção Brasil;

– Anderson Freitas – Tesoureiro da IOV Secção Brasil.

A Srta.Glaucyane da Solidade fala um pouco das suas ações frente ao Instituto Panaquatira e os projetos desenvolvidos com o Bumba Meu Boi “Encantos do Itapari”.

blank

Lairton Guedes discorre sobre o projeto do Festival Internacional de Folclore do Ceará, fala do fomento na educação, o trabalho com a comunidade e diz que em 2019 o tema do Festival será “Tesouros Vivos”, trazendo vivencias a fim de conscientizar os jovens sobre a importância de suas origens. Diz ainda que o festival é um grande fomentador da Cultura Popular e que em 2019 o festival, que está em sua VIII edição, será feito em várias localidades, disseminando arte e cultura por outros cantos do estado do Ceará.

Na sequência, o professor João Fortunato Soares, professor do Departamento de Artes da Universidade Federal do Maranhão/UFMA, apresenta um trabalho sobre a cultura popular, trabalho desenvolvido a partir de uma pesquisa de mestrado, trata-se de uma ampla pesquisa sobre a cultura Maranhense e seus elementos. Ele mostra o material gerado a partir desse trabalho e manifesta o seu desejo de que um dia ele venha a ser usado em sala de aula para que as crianças e jovens possam ter mais acesso a cultura do seu estado.

Final do segundo bloco.

Parada para o almoço.

As14h31min. dar-se início o terceiro bloco do encontro com a apresentação de Camila Leal que veio representando a ABrasOFFA, na pessoa de Helena Lourenço. Camila em conjunto com Gustavo Colares (Grupo Banzé/MG) fizeram um trabalho de resgate da Historia da IOV Brasil a partir de sua avó Maria José Colares, que foi uma figura importante dentro da trajetória da IOV Brasil, sendo uma das pioneiras da IOV no país e foi vice-presidente da IOV mundial. Apresenta documentos (cuidadosamente conservados ao longo dos anos) que mostram como foi o processo de organização da instituição no Brasil. E lembra do engajamento de Zezé Colares pela tradição da Cultura e da criação oficial da IOV Secção Brasil que aconteceu formalmente em 1980.

Camila Leal expõe uma linha do tempo da IOV no Brasil, em paralelo com a história da ABrasOFFA; Camila vai pontuando vários momentos importantes da IOV em sua trajetória no Brasil, desde sua fundação até suas diversas reformulações, devido as mudanças ocorridas no mundo. E ressalta a importância de que essa linha do tempo não pare. Camila e Gustavo externam que pensaram na possibilidade da criação de um “museu online”, onde todo esses registros estariam disponíveis, trazendo assim mais para perto a historia da IOV Brasil. Camila passa para o sr. Clerton os registros guardados pela sra. Helena Lourenço  para que faça parte do acervo da IOV Brasil. Clerton Vieira aproveita para prestar uma homenagem aos saudosos membros (in memorian) que muito contribuíram para o Folclore.

Marko Nieto, convidado do México e vice presidente mundial  da WAPA (Associação Mundial de Artes Performáticas) no evento, conta um pouco do trabalho da WAPA na Cidade do Mexico e reforça o convite para que todos possam em algum momento participar dos festivais no México ressaltando a vontade de um convênio de parceria IOV América X WAPA mundial.

As 15h31min. dar-se início a fala do sr. Fabrizio Cattaneo (Secretário Geral da IOV Mundial) com o seguinte tema: “Estratégias Contemporâneas e o Fortalecimento da IOV América”.

Faz um resumo sobre o papel da IOV, as parcerias que mantém e a importância de possuir em seu quadro de membros, especialistas das mais diversas áreas. Diz que a IOV mantém viva a Cultura e o Folclore; e que não teme as mudanças e desafios. Mesmo em meio às questões religiosas e políticas e aos processos migratórios, a IOV tenta avançar em direção a paz.

Frabrizio se diz honrado em falar da IOV, agradece ao convite e diz que acredita que o encontro renderá muitos frutos. Ele reitera quão importante foi o papel do ex Secretario da IOV Mundial George Frandsen e da Presidente Honorária a sra. Carmem Padilha.  Frabrizio faz uma breve colocação de como foi o seu ingresso na IOV; fala da importância do código de ética e do novo slogan: “É hora de mudanças”, que será lançando em 2020 em oito idiomas.

Fabrizio lembra a todos da importância das Comissões Mundiais; segue falando do tamanho da IOV e do esforço e integração em defesa das tradições, em especial, com as minorias étnicas, raciais e sexuais; lembra, ainda, que é importante ter bom senso, aceitar as diferenças, hierarquias; e do voluntariado honrar com o compromisso de manter em dia as suas taxas pagas.

O Secretário diz que a IOV precisa de voluntários que cumpram as suas tarefas e lembra a importância do comprometimento com os trabalhos e o respeito com a língua local. Ele segue dizendo que na América há uma grande dificuldade com os pagamentos das anuidades e que será preciso sanar esse gargalo; para ele as instituições locais são muito importantes, pois chancelam as pesquisas em prol do Patrimônio Cultural.

Sobre a parte financeira, Fabrizio diz que é importante ter fundo de caixa, pois não se consegue avançar sem esse respaldo. Lembra que todas as ações financeiras são publicadas anualmente no site da IOV Mundial, daí a importância de haver transparência. Fala ainda da necessidade de se cumprir o regulamento e do envio dos relatórios por parte das Seções Nacionais; assim como da importância da aproximação de novas forças, pessoas e ideias jovens pois acredita que isso é um passo importante para avançar.

Fabrizio Cattaneo fala ainda do encontro que ocorrerá brevemente em Dubai e da seleção de 20 cientistas que tiveram seus projetos selecionados para o encontro mundial. Faz o convite aos interessados em participar, lembrando que o encontro ocorrerá entre 30 de março e 05 de Abril de 2019. Segue dizendo que é importante que uma Comissão Jovem se forme e se fortaleça.

Lembra ainda do novo formato do site da IOV que contará com novas ferramentas, entre elas a exaltação do calendário anual da IOV com a lista de todos os festivais por ela apoiados. O sr. Fabrizio Cattaneo finaliza agradecendo a todos.

Inicia-se o Bloco de Perguntas e Debates:

O sr. Jorge Zarate (Canadá) pergunta sobre o suporte dado para os festivais pela IOV Mundial.

O sr. Gert diz que a IOV gostaria de apoiar financeiramente, mas que para isso é necessário coletar dinheiro. Ele diz ter consciência da realidade difícil que vários países atravessam e que em consequência disso as atividades culturais estão com dificuldades. Segue dizendo que os EUA desejariam ter condições de melhorar o nível dos festivais, mas que sem recursos isso se torna inviável.

Gustavo Colares (BR) questiona o porquê do seu grupo não constar na relação de grupos no site oficial da IOV Mundial, uma vez que já são a ela associados.

Fabrizio responde que com as mudanças que estão sendo implementadas no site essas falhas serão corrigidas.

O sr. Edson Bolívia tem dúvidas quanto as taxas, uma vez que elas usam como referencia o PIB de cada pais; e que de que forma a IOV Mundial poderia ajudar o Festival de Crianças de Cochabamba.

O sr. Fabrizio responde que quanto à cotação para a taxa, sim, deve-se verificar junto ao site o valor correspondente ao PIB dos país (referência que considera a mais justa para estabelecer o valor da anuidade).

Quanto ao apoio econômico, não será possível, uma vez que a IOV Mundial também necessita de apoio financeiro. Reitera o apoio operacional, viabilizando a participação dos grupos em festivais de outros países.

O sr. Roberto (Peru) faz um contraponto dizendo que as informações do PIB declarado não condizem com a realidade de alguns países da América do Sul.

O sr. Fabrizio retoma o tema e diz que a forma encontrada para criar um sistema diferenciado foi o uso do PIB como parâmetro para o estabelecimento de valores, uma vez que, inclusive, há países muito pobres onde essa taxa é isenta.

O sr. Roberto ressalta o contexto social dentro do festival de Cochabamba e da existência de problemas sociais no seu entorno, que afeta desde a seleção de bailarinos à violência de gênero. Solicita que a IOV Mundial leve em conta esses aspectos, pois acredita que a dança ativa uma nova consciência, mais sensível e mais humana.

O sr. Fabrizio diz compreender a colocação e afirma ser a primeira vez que recebe uma sugestão assim. Dizendo ainda ser uma boa colocação. Fala da possibilidade de se alterar algumas regras e fala da necessidade de haver membros das Américas na Comissão Mundial de Festivais e que a Comissão de Festivais do Brasil poderá enviar um documento com essa proposta.

O sr. Georg (EUA) pergunta qual outro apoio a IOV Mundial pode dar a esses países que se manifestaram.

O sr. Fabrizio responde que o apoio vem, por exemplo, na forma de intermediar os convites, garantir a boa qualidade dos grupos selecionados e qualificá-los quando o mesmo for se apresentar em outros países  Fabrizio reforça que a IOV Mundial não apoia festivais com fins lucrativos e que se faz necessário pensar sempre de que maneira os grupos convidados serão melhor acomodados. E finaliza dizendo que a IOV Mundial preserva a herança cultural e a pesquisa cientifica e que a há um olhar especial para os festivais, a cultura e as artes folclóricas.

As 17h 48min. encerrou se o terceiro bloco e o primeiro dia da 1ª Assembléia IOV América em São Jose de Ribamar (MA).

Aos vinte e seis dias do mês de janeiro de 2019, as 9h20min., o sr. Clerton Vieira (Presidente da IOV Secção Brasil e Diretor Executivo da IOV América), faz a abertura do único bloco do segundo dia de trabalhos saudando a todos com o Hino das Américas, para em seguida passar a palavra para o sr. Edson Calixto, Secretário de Turismo de São José de Ribamar. O secretário fala sobre o prazer que teve em receber a todos; fala do calendário festivo da cidade e da parceria com a IOV Secção Brasil.

O Professor Marco Antônio Goiabeira Torreão, Diretor do Instituto Federal do Maranhão/IFMA, faz uma breve apresentação da história do Instituto e relevância que ele tem para a cidade no que tange a educação, a preservação da cultura local, dos costumes e do resgate do interesse por parte dos jovens sobre a historia do município.

Inicia-se o momento destinado a apresentação dos membros e suas respectivas atividades:

Anderson Freitas (Professor, Ator e Músico,) fala de suas atividades e de seu envolvimento com a arte e a cultura. Apresenta um vídeo da companhia de Teatro em que atua no estado de São Paulo.

Alicia Elizabeth Velazco Martinez (Professora no Paraguai,) cita o projeto que desenvolve junto às crianças em sua comunidade, cuja  metodologia foi desenvolvida por ela.

Delia Picagua Bordon (Cantora e Psicóloga no Paraguai) conta um pouco sobre o trabalho social que desenvolve e seu interesse em pesquisa.

Cristóbal Ramírez Macip (Professor no México,) fala do seu trabalho na Universidade, conversa sobre a diversidade e apresenta propostas enquanto membro da IOV em seu país e também dos desafios de gerar recursos. Ressalta a importância de se ter um braço acadêmico e da possibilidade de se compartilhar experiências entre os membros da IOV America para uma troca direta de ideias e ações.

Francisco Javier Bejanaro Martinez (México,) comenta sobre as suas atividades e a ausência na IOV de outros temas que não somente festivais: tais como, “arquitetura” e “artesanato” e finaliza falando sobre a grande diversidade cultural do México.

Gustavo de Carvalho Colares (Arquiteto e Produtor Cultural – BR/MG) inicia a sua apresentação com o vídeo institucional do Grupo Banzé e das festividades em torno dos 50 anos do grupo, que foi fundado por sua avó Maria José Colares (Zezé Colares) e aponta a importância da tecnologia como aliada nesse processo junto ao grupo Banzé e da grandiosidade cultural do Brasil.

Sr. Paulo Cesar Soares (Secretário de Turismo da Cidade de Nova Petrópolis-RS) apresenta a trajetória do Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis que já está na 46º edição e comenta sobre o resgate de uma maior integração entre a comunidade e o festival. Finaliza com um vídeo institucional do Festival.

Sr. Jorge Zarate Tristan (Professor no Canadá) fala sobre a cultura Canadense e sobre a pouca divulgação da cultura local. Desenvolve um projeto em conjunto com outros professores que propõe a abertura da cultura Canadense.

Sr. Roberto Velarde Vidal (Peru) apresenta a Escola Nacional de Dança Folclórica e conta sobre a sua experiência em Festivais Internacionais, ressalta a importância da dança como meio de inserção social.

Sr. Edson Ontiveros Molinedo (Bolívia; Presidente Interino da Federação Boliviana de Dança) fala sobre o trabalho dos professores na disciplina, no resgate cultural e sobre o trabalho de pesquisa que é por ele desenvolvido. Disse-se surpreso ao ver outras manifestações da dança brasileira no encontro e da alegria de dividir essa experiência.

Sr. Julio Mariangel Toledo (Professor; Valparaiso/Chile) fala sobre o paradigma do Folclore e as classes menos assistidas. Explica que as classes mais abastadas não se interessam pelo Folclore e que o poder público, que tem nas mãos o poder econômico e político, não fomenta o interesse para a divulgação do Folclore. Ele fala sobre a conscientização que deve ser gerada através das artes e de como sofreu represálias por insistir em levar essa fala como forma de identidade. Comenta sobre a ausência da formação cultural nas escolas básicas em seu país e retrata a falta de organização do Folclore no Chile, então acredita que por isso as ONGS se tornam necessárias.

Sr. José Antonio Gallegos Segura (Representante do Governo do Chile) fala do seu trabalho com crianças e da preocupação em torno das ações que visam o melhor desenvolvimento; disse ainda que há uma grande presença jovem nos festivais, e que é importante impulsionar essa vontade, essa ação. Fala das novas ações que estão sendo feitas para o resgate da identidade cultural e que o maior desafio hoje é organizar e seguir uma linha. Para ele o conceito de pesquisa não pode ser esquecido.

blank

Sra. Marlei Sigrist (Presidente da Comissão Sul-Mato-Grossense de Folclore) fala da importância de se ter mais tempo em um próximo encontro, e de sua experiência com projetos desenvolvidos nas escolas locais.

Sr. Khaled Emam (Diretor e Produtor da Amaren – Festival Internacional) agradece a Prefeitura de São José de Ribamar e a IOV pela importância de difundir o Folclore. Fala da historia do Egito frente à cultura e os incentivos que são dados a cultura de um modo geral nesse país.

Sr. Geert Nijhofe (Holanda; Presidente da Comissão de Festivais IOV Mundial) se diz impressionado com as apresentações e conta que na Holanda os programas educacionais já não abrangem mais o Folclore, logo, diz que ao ver incitavas sendo feitas em outras culturas lhe é muito gratificante. Fala do propósito da IOV Mundial em manter as tradições culturais e do Folclore. Lembrou que está a disposição para orientar a todos que tenham interesse em saber mais sobre a Comissão que presidia.

Srta. Patricia Janette Orozco Guerrero (México; Diretora de Liderança e Formação Estudantil) apresenta um vídeo que mostra o trabalho que desenvolve na Universidade em que atua. Ressalta a importância e o prazer em trabalhar com jovens.

Sra. Camila Leal (Representante da ABrasOFFA) fala do Conselho da Paz que foi desenvolvido na ABrasOFA e ainda da ideia que ela, Gustavo Colares e Rodrigo Rosa tiveram em desenvolver uma “loja virtual” que poderia disponibilizar produtos dos grupos filiados a IOV-BR e que com a venda parte da renda fosse dividida entre o grupo e a IOV-BR. Segue citando as dificuldades de grupos brasileiros que divulgam a nossa cultura em outros países.

Srta. Glaucyane da Solidade Oliveira (Brasil; Presidente do Instituto Panaquatira). Glaucyane conta mais um pouco da historia do Instituto e de seus objetivos em disseminar o resgate da cultura local: da diversidade e do desenvolvimento de projetos culturais. Fala do Festival Internacional de São José de Ribamar apoiado pela IOV Brasil e do apoio do poder público local. Apresenta o mestre de Bumba- Meu Boi, o sr. Maior, um tesouro vivo da cultura local.

O sr. Clerton Vieira faz considerações finais desse dia, lembrando aos membros das várias IOV(s) presentes sobre o aprendizado colhido na Assembléia. Diz que é preciso se atualizar e que a reformulação do site da IOV-BR será para divulgar ainda mais a historia e o ideal da nossa IOV. Clerton fala que espera que esse aprendizado seja levado para a vida cotidiana. Quanto aos países amigos que possuem débitos em suas anuidades, nesse recomeço, ele está ciente das dificuldades e por isso, aos que realmente desejam continuar nessa empreitada, haverá um abono das anuidades devidas passadas a fim de que se comece um novo ciclo.

O sr. Fabrizio Cattaneo deseja que esse encontro seja de ganhos e que as experiências positivas sejam observadas. Diz que levará todas as informações para o Comitê Mundial no que diz respeito a “formação de crianças e seus professores”. Ele se coloca à disposição. Fabrizio ressalta que a IOV não é uma organização voltada somente para festivais, há muitas outras ações, tais como: fotografia, arquitetura, poesia e tantos outros temas. Agradece a hospitalidade da cidade de São José de Ribamar e se despede de todos.

As 13h25min. o Secretário de Turismo de São José de Ribamar, Edson Calixto, encerra a 1ª Assembléia IOV América 2019.

Dia 27/01/2019 as 9h00min.

Cerimônia de plantio da árvore simbolizando o tema da UNESCO e da IOV Mundial, “Por uma Cultura de Paz”: marco oficial da  I Assembleia IOV América no Brasil, no Parque da Cidade de São José de Ribamar (MA).

Tendo a ata da Assembléia sido secretariada por mim, Silvia Maria Lima Ferreira -Secretária da IOV Secção Brasil, na qual dato e assino juntamente com o Presidente da IOV Secção Brasil e Diretor Executivo da IOV América, o sr. Clerton Vieira e os demais membros participantes.

São José de Ribamar, 27 de Janeiro de 2019.

 

Professor: Clerton Vieira

Diretor Executivo IOV  América

Registro: 4331.

 

 

blank

Relatório IOV Secção Brasil  –  2020

Resumo das ações desenvolvidas pela organização ao longo do ano de 2020.

O ano de 2020 nos trouxe experiências, inesperadas, mas também nos trouxe muitas certezas e uma delas é que podemos nos reinventar, buscar novas formas de convivência e exercitarmos mais a empatia para com todos que nos cercam.

A IOV Secção Brasil, mesmo em meio a adversidade, procurou buscar alternativas juntamente com seus colegas voluntários (sempre seguindo os protocolos do trabalho virtual) que nos permitissem seguindo divulgando, fomentando o folclore e a Cultura popular no Brasil.

Ao longo de todo o ano de 2020, a IOV Secção Brasil realizou atividades em comemoração aos 40 anos da IOV no mundo. Trazendo para os seus encontros, reuniões e atividades de um modo geral, a grandiosa importância que a organização representa para o folclore em todos os países que está presente.

Fevereiro de 2020

A cidade de Nova Petrópolis/ RS, sediou o 6º Congresso Mundial Jovem, que reunião jovens do Brasil e de outras partes do mundo

blank

A abertura oficial se deu no dia 13 de fevereiro e trouxe uma programação variada com: exposição de painéis com os projetos desenvolvidos na área do Folclore pelos setores da Cultura, Educação, Turismo, Artesanato, outros da cidade de Nova Petrópolis; que também contou com a presença do Secretário Geral da IOV word o Sr.Fabrizio Catanneo           

 Na ocasião também foi apresentado o tema central do congresso: IOV 2020: Terra Jovem: “Encantos, saberes e segredos da natureza” que foi acompanhado de outros sub temas tais como: “Encantos e Saberes do Saber Popular”. e “O mundo encantado dos mitos e as plantas a eles relacionadas”.

O evento contou também com Oficinas: Carimbó; Dança Gaúcha; Dança Alemã e uma vasta variedade cultural. Todos os temas e discussões, buscavam a integração e o protagonismo dos jovens afins de que pudessem atuar diretamente nos temas em questão. Na oportunidade foram criados Grupos de Trabalho (GT’s) para discussão das temáticas:

  1. A Paz no Mundo: uma construção dos jovens;
  2. O Tempo Não Para;
  3. Cidadão do Mundo: o meu país é Terra.

Foram três dias de evento que em muito agregaram o conhecimento a cerca do folclore e saberes populares. O encerramento se deu com a fala de autoridades locais, da IOV Brasil e WORD e com a integração desses jovens que concluíram o evento com um conhecimento que levarão para a vida e com a certeza de que o “Tempo Não Para”.

Maio de 2020

Encontro de Folclore Online IOV  Brasil de 07 a 09 de Maio.

blank

Organizado pelo presidente e vice-presidente da IOV Brasil, com apoio da Associação Txai  de Cultura e Artes e Ciranda Mídia, que reuniu grupos de danças folclóricas e  artistas de vários países. e transmitido quase todo em tempo real pela internet no canal do youtube da Ciranda Mídia.

Essa experiencia em especial, nos ensinou a ressignificar a dinâmica dos eventos além de nos mostrar que em meio às adversidades e ao distanciamento físico, muito pode ser feito quando há um trabalho em equipe.

Julho:

I ENCONTRO DO FOLCLORE AMÉRICA  ONLINE

blank

Idealização e realização do  presidente  Clerton Vieira e vice-presidente Lairton Guedes,  com apoio da Associação Txai  de Cultura e Artes e Ciranda Mídia, que reuniu grupos de danças folclóricas dos  países da Américas. Transmitido pela internet no canal do youtube da Ciranda Mídia.

 

Julho/Agosto de 2020

Organizado pela Comissão Acadêmica e Pedagógica IOV Brasil, realiza nos meses de julho e agosto o (primeiro) Ciclo de Palestras Online, com o tema: “Fundamentos do Folclore” A idéia do ciclo de palestras nasce a partir da necessidade de se levar aos membros da IOV Brasil e ao público em geral que se interessa pelo folclore, assuntos e temas que estejam relacionados ao Folclore e a Cultura Popular.

 

Agosto de 2020

  • Lançamento do Vídeo Institucional da IOV Brasil 2020.
  • Lançamento da categoria e  Título de Honra “Mestres Imortais IOV Brasil”
  • Outorga do título de Presidente de Honra IOV Brasil a senhora: Zezé Colares, a  percussora da IOV Brasil e uma grande personalidade que muito atuou para a divulgação do Folclore Brasileiro.
  • Retrospectiva do Festival Internacional de Nova Petrópolis que conta com o apoio institucional da IOV Brasil que ocorreu de 16 de julho a 02 de agosto de 2020.
  • Ciclo de Palestras Online IOV Brasil- Fundamentos do Folclore que ocorreu de 30 de julho a 04 de agosto de 2020.
  • Lançamento oficia do Site IOV Brasil/ América
blank

– Posse da Embaixadora da IOV Brasil na pessoa da senhora Margareth Menezes uma artista de renome nacional que atuará junto com IOV Brasil na divulgação e no desenvolvimento de novas iniciativas do Folclore e das Artes populares.

 

Setembro de 2020

Concurso Cultural: Hino IOV Brasil. Uma inciativa do Departamento de Musica da IOV Brasil que mobilizou músicos e autores, afim de selecionar e escolher o hino oficial da IOV Brasil.

 

Outubro de 2020

Em comemoração aos 40 anos da IOV WORD e  festejado “mês da criança”, A IOV Brasi apresentou uma serie de Lives organizadas pelas crianças da Comissão Infantojuveni, com abordagem sobre a importância  da IOV Brasil nas  redes sociais.

 

34ª Edição da Festa das Culturas Diversificadas (Fenadi) 

A IOV Secção Brasil na pessoa do Sr. Presidente Clerton Vieira, teve a honra de ser convidado pela primeira vez a participar deste grandioso evento que ocorreu de 12 a 19 de outubro na cidade de Ijuí/RS. A parceria da IOV Brasil com a organização rendeu a nossa organização uma bagagem de aprendizado imensurável. Foi concedido a IOV Brasil, espaços (salas virtuais) em que poderíamos trazer discussões e realizar oficinas, concretizando assim, uma nova forma de atuarmos.

Houve então uma grande mobilização de vários setores da IOV Brasil e comissões, para que a nossa participação fosse o sucesso que foi. Todas disponibilizadas para a organização foram ocupadas com brilhantismo por nossos amigos voluntários. Ressaltando que de maneira inédita, devido a pandemia no mundo, a sua primeira edição virtual. Mais uma vez para nós, è uma motivação especial o uso da tecnologia.

Com uma ampla programação a Fenadi Virtual inicia suas apresentações no dia 12 de outubro com encerramento no dia 19. Música dança, gastronomia e reprise dos melhores momentos puderam ser conferidas pelo Youtube.

O presidente Clerton Vieira, pode contar um pouco da história da IOV e as ações  desenvolvidas no Brasil e no mundo. Na oportunidade a senhora, Patrícia Orozco – Presidente da Organização Internacional de Folclore e Culturas Populares (IOV) México, também participou virtualmente contando sobre o folclore do México.

Participação da Comissão Acadêmica e Pedagógica da IOV Brasil que apresentou  o tema: Caminhos para a responsabilidade com a pesquisa e sua aplicabilidade no campo da educação não formal para os grupos de danças tradicionais.

  • Comissão IOV Jovem apresentou o tema: Festas Populares na Visão Jovem
  • Comissão de Festivais e Práticas que apresentou com exclusividade os festivais de várias partes do Brasil e do mundo.
  • Comissão Infantojuvenil apresentando os diversos movimentos e artistas infantis que difundem o folclore no Brasil.
  • Departamento de Artesanato IOV Brasil  apresentou, artistas renomados com suas artes e o alcance da divulgação dos seus trabalhos   para a cultura popular brasileira.

 

Novembro de 2020

Encontro Internacional de Acordeons ocorrido no Rio de Janeiro e que teve o apoio Institucional da IOV Brasil parceira de longa data do evento que é coordenado pelo  membro filiado da IOV Brasil o músico José Bonifácio de Morais   (Morais Do Acordeom).

 

Dezembro de 2020

Confraternização de encerramento do ano, que aconteceu de forma virtual com todos os membros filiados e convidados da IOV Brasil.

 

Considerações finais:

O trabalho desenvolvido pela IOV Brasil sob a gestão do Sr.Clerton Vieira,  tem sido pautado sobre valores essenciais, como: confiança, inovação e igualdade, sempre contando com a parceria dos trabalhos voluntários de cada membro filiado. Caminhamos na certeza de que tais valores possam continuar norteando nossas decisões e tudo o que fizermos.

Reiteramos o nosso comprometimento com  a missão e objetivos  da  organizaççao e principalmente  com um trabalho realizado em  harmonia  por uma Cultura de paz.  Seguiremos juntos numa mesma direção nos  anos que estão por vir, visando o sucesso mundial da nossa instituição IOV.

 

Fevereiro de 2021

Atenciosamente,

 

Secretaria IOV Secção Brasil

Silvia Maria Lima Ferreira

Reg. IOV: 10205

 

 

RELATÓRIO DA IIª ASSEMBLEIA IOV AMÉRICA / 2022

blank

No dia 12 de outubro de 2022, a comitiva da IOV Brasil, composta pelos seguintes membros da diretoria IOV Brasil- Antonio Clerton Vieira da Silva (presidente da IOV Brasil e secretário executivo da IOV América), Lairton Guedes (vice-presidente da IOV Brasil), prof. Lilian Vogel (presidente da comissão Acadêmica pedagógica IOV Brasil), Anderson Freitas( presidente da IOV mundial da Juventude), Fernanda Colli (presidente da IOV Juventude Brasil), Luziana Amaral Jukoski (presidente da comissão de festivais e práticas da IOV Brasil), Nazaré do Ó Ribeiro (presidente da Comissão de mestres imortais da IOV Brasil), membros da IOV Brasil- Aldemir Maciel (IOV Acre), Antonio Fábio Mendes Lessa (Ceará), Flávio Luiz Pileggi (IOV São Paulo), Ivo Benfatto (IOV Rio Grande do Sul), Márcia Goreti do Ó Ribeiro (IOV Pará), Maria Helena Astolfo Benfato (IOV RIO Grande do Sul), Mônica Giselle do Ó Ribeiro (IOV Pará), Paula Simon (IOV Rio Grande do Sul), Rosa Carolina dos Santos Pires (IOV Brasília/DF), Ronilson da Silva Costa (IOV Pará), Talita Maciel (IOV Acre), Verônica Inaciola Costa Faria da Cruz (IOV Rio de Janeiro), Wellington Veras de Souza (IOV Amazonas), e os presidentes, diretoria e membros IOV mundo: (Fabrizio Cattaneo – Secretário Geral IOV Mundial), Ana Isabel Pradenas (IOV Chile), Professora Dra. Anna Brzozowska-Krajka (IOV Europa), Arman Ghukasyan (IOV Armênia), Barbara Thompson (IOV Argentina), Délia Ascencia Picadura (IOV Argentina), Graciela Pons (IOV Argentina), Julio Cesar Mariangel Toledo (IOV Chile) Nestor Ariel Barreda (IOV Argentina), Patricia Janette Orozco Guerrero (IOV México), Valentin Notta Corsaline (IOV Argentina), Wieslaw Jan Krajka (IOV Polônia), reuniu-se para a II Assembleia Américas, realizada na cidade de Ijuí- Rio Grande do Sul, durante a Exposição-Festa Internacional das Etnias – Expofest Ijuí 2022. A Assembleia teve como temática: “Diversidades étnicas: Protagonismo das gerações futuras”.

blank

Após a recepção no Aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre pela UETI/EXPOFEST IJUÍ, representadas pelo Professor Dr. Adelar Francisco Baggio e o Professor Eduardo Beckmann, a comitiva partiu para Ijuí e às 20 horas após chegada e hospedagem, foi recepcionada pela etnia Polonesa, com o oferecimento de jantar típico.

No dia 13 de outubro, às 8h30min, a comitiva deslocou-se para a SedeCultural da UETI – União das Etnias de Ijuí e, às 9 horas, participou da Recepção Oficial dos Dirigentes, Intelectuais e Artistas participantes da IIª Assembleia das Américas, pelas lideranças municipais e pela comunidade Ijuí.

Na solenidade após a apresentação de forma virtual do vídeo pelo Dr. Ali Abdullah Khalifa, Presidente da IOV Mundial, realizaram pronunciamentos: Presidente da UETI e da Expofest Ijuí, Sr. Nelson Casarin, Executivo da IOV América e Presidente da IOV Brasil Antonio Clerton Vieira da Silva, Secretário Geral da IOV Mundial, Sr. Fabrízio Cattaneo, oportunidade em que esse entregou a Moção de Reconhecimento que registra a concessão do título “Ijuí – Capital Mundial das Etnias”ao Sr.Andrei Cossetin Sczmanski, prefeito municipal de Ijuí, que, usando a palavra, agradeceu o Reconhecimento e o título concedido. Às 11h30, a comitiva deslocou-se para o Parque de Exposições Wanderley Agostinho Burman, onde foi recebida pela casa italiana que ofereceu almoço típico a toda comitiva. Às 13 horas, a comitiva IOV deslocou-se para o município de São Miguel das Missões com o objetivo de realizar o evento sobre Patrimônio Cultural Material representado pelas Ruínas do Sítio Jesuítico de São Miguel Arcanjoe pela Catedral de São Miguel. Após recepção da comitiva IOV pelo prefeito José Roberto e integrantes do poder executivo e legislativo do município, houve a explanação do primeiro painel “Patrimônio Cultural Material com foco nas Missões Jesuíticas de Santo Arcanjo de São Miguel, Patrimônio Cultural e Natural declarado pela UNESCO, e ruínas de São Miguel” seguido de uma caminhada na sede do sítio com acompanhamento de guias profissionais. Houve apresentação da tribo Tupi Guarani, da Aldeia Indígena “TekoáKo’ënjú”, povo originário da região.  Às 19 horas foi oferecido pela municipalidade de São Miguel, no Tenondé Park Hote- – São Miguel jantartipo “café campeiro”, com  cardápio típico da campanha gaúcha, seguido do espetáculo Som e Luz no sítio das Ruinas de São Miguel, com versão em inglês e posteriormente em português tendo a comitiva retornado às 22 horas para a cidade de Ijuí.

blank

No dia 14 de outubro às 8h30, a comitiva deslocou-se novamente para o Parque de Exposições Wanderley Agostinho Burmann, onde se iniciou a IIª Assembleia da IOV pela diretoria da IOV América, com uso da técnica de tradução simultânea dos idiomas Inglês, Espanhol e Português. Às 9h30min, após a apresentação de forma virtual do vídeo pelo Dr. Ali Abdullah Khalifa, Presidente da IOV Mundial o secretário geral da IOV Mundial Fabrizio Cattaneo fez a introdução do segundo painel: “Diversidades étnicas”. Às 12 horas a comitiva foi recebida pela casa étnica holandesa com almoço típico e às 13 horas ocorreu o Plantio da Árvore Símbolo de Ijuí no Parque da Expofest. Às 14h30min, teve início a 2ª plenária, com explanação da Presidente da Comissão Internacional de Ciência e Investigação da IOV para a Europa, Professora Dra. Anna Brzozowska-Krajka com o tema “Uma unidade de diversidades étnicas: a importância, prioridades, parcerias e perspectivas acadêmicas e cientificas da Comissão de Ciência e Pesquisa da IOV para a Europa”. Na oportunidade, foi apresentado um resumo do texto “Cultura Popular como Plataforma e Ponte de Comunicação” elaborado pelo Dr. Mohamed Nouiri, Presidente da Comissão de Ciência e Pesquisa da IOV Mundial, e, posteriormente distribuídas cópias de documento completo nos idiomas inglês e português. O 3º painel “Relato de Experiências bem-sucedidas da Diversidade de Expressões culturais e Patrimônio Cultural Imaterial, com a explicitação dos desafios da continuidade e sustentabilidade pelas gerações futuras com breves comunicações sobre Experiências relacionadas ao tema. Contribuíram com o tema: Adelar Francisco Baggio, ex-Reitor da UNIJUI e Articulador do Movimento Étnico de Ijuí e do Mercosul, Antonio Fábio Mendes Lessa, Ana Isabel Pradenas, Graciela Pons, Valentim Notta Corsaline, Fernanda Colli, Anderson Freitas. Após os relatos, os jovens participantes da Assembleia iniciaram debates sobre a suas contribuições para a Carta de Ijuí,  com a proposta sobre a  IOV que temos e a IOV que queremos. Às 21h a comitiva foi recebida pela casa tradicional gaúcha com danças e comidas típicas.

blank

No dia 15 de outubro às 8h30min a comitiva retornou ao parque dando início ao painel “A IOV que temos, a IOV que queremos”, tendo uma breve explanação do secretário geral da IOV mundial Fabrizio Cattaneo sobre a atual IOV e sua caracterização. Em seguida, o presidente da IOV Brasil e diretor da IOV América Clerton Vieira explanou sobre a caracterização da IOV, seguido da apresentação de cada presidente presente na comitiva IOV. Em seguida, foi criada a comissão responsável em redigir o documento final da Assembleia, composta pelo Prof. Antônio Cretom Vieira, Prof. Ivo Benfatto, Profª Paula Simon Robeiro, Prof. Lilian Vogel, Mestre Nazaré d’Ó e Fernanda Colin. Os trabalhos foram interrompidos para o almoço sendo a comitiva recebida pela casa de Cultura Austríaca com almoço típico.  Às 16 horas foi dada continuidade aos trabalhos plenários ocorrendo a leitura do documento final da Assembleia, sendo lida para o Plenário a Carta de Ijuí,que servirá de subsídio para a Conferência IOV Mundial que acontecerá em novembro. ÀS 17h, concluída a pauta, a II Assembleia foi encerrada pelo seu convocador, Antônio Clerton Vieira, oportunidade em que fez agradecimentos à UETI (União das Etnias de Ijuí) ,  à  UNIJUI – Universidade Regional  do  Noroeste  do  Estado  do  Rio  Grande  do  Sul,  à organização da  EXPOFEST IJUÍ 2022    – Exposição Feira Internacional das Etnias), à Prefeitura Municipal de Ijuí, às autoridades locais e ao povo hospitaleiro da “Ijuí – Capital Mundial das Etnias”.

blank

Às 20horas a Casa de Cultura Africana recebeu a comitiva para jantar típico. Membros da comitiva da IOV se apresentaram no Palco das Etnias, localizado no Parque de Exposições, às 22horas. Após as apresentações, a comitiva dirigiu-se ao hotel para organização e retorno ao aeroporto de Porto Alegre, que ocorreu 1h do dia 16/10.

Foi um encontro positivo que agregou experiências e diversidade não apenas para os jovens presentes que concluíram pela necessidade do favorecer o sentimento de pertencimento identidade e o protagonismo dos jovens, como também experiências compartilhadas por todos os membros da comitiva presentes na Assembleia. Para a Carta de ijuí, documento final da Assembleia, foram encaminhadas as posições da IOV das Américas, nos seguintes termos:

Durante a Assembleia foi concedido à cidade anfitriã o título de “Ijuí- Capital Mundial das Etnias”, em razão da cidade possuir, entre seus munícipes, de forma organizada e atuante, a representação de treze etnias formadoras do seu povo, plenamente organizadas e aptas para a promoção, conservação e vivência das suas tradições e folclore, transmitindo-as de geração em geração.

blank

 Atendendo a temática proposta para esta Assembleia, a Seção Brasil informa que a integram a Comissão Acadêmica e Pedagógica, e a Comissão da Juventude. A Comissão Acadêmica e Pedagógica tem como objetivos promover o estudo, a publicação de estudos científicos, a realização de cursos, palestras e oficinas de assuntos afins para seus integrantes e comunidade em geral. Em parceria com a UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, com mais de 60 anos dedicados a cursos de formação, graduação e pós-graduação, tendo iniciado, neste ano, o Curso de Pós-graduação em Folclore e Artes Populares, visando a ampliação do movimento cultural proposto pela IOV, o estudo, a pesquisa científica para a formação de novos especialistas na ciência do folclore.

Os jovens integrantes da Comissão da Juventude da IOV das Américas, presentes na Assembleia, reforçam da necessidade de criação de oportunidades que levem ao reforço do sentimento do seu pertencimento em relação à identidade cultural comum herdada dos antepassados.

A plenária da II Assembleia propôs as seguintes metas a serem alcançadas nos próximos dois anos e até a realização da próxima Assembleia:

  1. Formação de novas seções nacionais;
  2. Promoção e ações voltadas para a preservação da natureza e dos povos originários;
  3. Fomento aos grupos de projeção folclórica para que sempre bebam na fonte dos grupos, povos, terreiros, comunidades tradicionais e imigrantes, enaltecendo o saber dos mestres.
  4. Fomento à criação de novas seções de IOV em países das Américas.
  5. Fomento à criação de Comissão Jovem nas sessões da IOV nos países das Américas.

 

Ijuí, RS, 16 de outubro de 2022

Antônio Clerton Vieira

Presidente Executivo da IOV das Américas

Lilian Vogel

Secretária da Assembleia

 

 

PROGRAMAÃO:

DIA 12/10/2022 QUARTA-FEIRA

  • Recepção no Aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre pela UETI/EXPOFEST IJUÍ e Partida para Ijuí; 20 horas

– chegada em Ijuí, jantar e hospedagem no hotel;

DIA 13/10/2022

QUINTA-FEIRA

MANHÃ:

  • 08h:30min – Deslocamento do hotel para a Sede da UETI;
  • 09 horas – Recepção Oficial e Festiva dos Dirigentes, Intelectuais e Artistas participantes da IIª Conferência da IOV das Américas, pelas Lideranças e Comunidade de Ijuí;
  • PRONUNCIAMENTOS VIRTUAIS:
  • Autoridades Estaduais;
  • Dirigentes da IOV Mundial;
  • PRONUNCIAMENTOS PRESENCIAIS:
  • Prefeito Municipal de Ijuí;
  • Presidente da UETI e da EXPOFEST IJUI;
  • Ex-Reitor e articulador inicial do Movimento das Etnias sobre o Movimento das Etnias: História e Perspectivas Futuras;
  • Reitora da UNIJUI;
  • Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Ijuí;
  • Executivo da IOV das Américas e Presidente da IOV do Brasil;
  • Dirigente da IOV Mundial, com entregado Título de “Ijuí, Capital Internacional das Etnias da América – IOV” pelo representante da IOV Mundial para o Prefeito Municipal de Ijuí;
  • Apresentação do programa da IOV/EXPOFEST IJUÍ 2022;
  • OBSERVAÇÃO: serão feitas apresentações artístico-culturais de Ijuí e de representantes da IOV durante o Evento de Recepção;
  • 11h:30min – Deslocamento para o Parque de Exposições Wanderley Agostinho Burmann e almoços nas casas típicas de etnias de Ijuí situados no Parque;

TARDE:

  • 13 horas – Plantio da Árvore no Parque da EXPOFEST;
  • 14h:30min – Viagem para o município de São Miguel das Missões visando realizar, in loco,evento sobre Patrimônio Cultural Material;
  • 15h:30min – PRIMEIRO PAINEL – “Patrimônio Cultural Material, com foco nas Missões Jesuíticas e Ruínas de São Miguel declaradas Patrimônio Mundial Cultural e Natural pela UNESCO, no município de São Miguel das Missões”;
  • Recepção pelo Prefeito Municipal de São Miguel das Missões;
  • Explanações sobre o Sítio Jesuítico;
  • Caminhada na Sede do Sítio com acompanhamento de guias profissionais;
  • 19 horas – Jantar “café campeiro”, cardápio típico da Campanha Gaúcha;
  • 20 horas- Apresentação do Espetáculo de Som e Luz nos idiomas Português e Espanhol;
  • 21 horas – Apresentação do Espetáculo de Som e Luz em inglês;

22 horas – retorno e pernoite em Ijuí;

DIA 14/10/2022

SEXTA-FEIRA

MANHÃ:

  • 08 horas – Deslocamento do Hotel para o Parque de Exposições Wanderley Agostinho Burmann;
  • Abertura da Assembleia da IOV(abertura com suspensão da plenária que será reaberta e encerrada no final do evento), pela diretoria da IOV da América;
  • Breve apresentação do Público participante da Assembleia;
  • 09h:30min – SEGUNDO PAINEL – “DIVERSIDADES ÉTNICAS”
  • Introdução pelo Representante da IOV Mundial;

Explanação do Diretor de Ciência e Pesquisa da IOV Mundial Dr. Mohamed Nouiriou pessoa indicada pela IOV de forma presencial ou virtual sobre “A importância, prioridades, parcerias e perspectivas acadêmicas e científicas da IOV” (ou outra temática);

  • “Importância da Salvaguarda, Divulgação e Conservação da Diversidade de Expressões Culturais e Patrimônio Cultural Imaterial pela UNESCO”, de forma virtual;
  • Questionamentos, observações e contribuições complementares;
  • 12 horas -almoço nas Casas Típicas das Etnias no parque

 

TARDE:

  • 14 Horas – TERCEIRO PAINEL – “Relato de Experiências bem sucedidas da Diversidade de Expressões Culturais e Patrimônio Cultural Imaterial, com explicitação dos desafios da continuidade e sustentabilidade pelas gerações futuras”;
  • Breves comunicações (5 minutos cada uma) sobre os textos elaborados e enviados antecipadamente aos participantes da Assembleia.
  • Questionamentos eobservações complementares;
  • 16h:30min – livre para visitação do Parque com passeio do Trem da História, contato com as casas típicas das etnias de ijuí situadas no Parque e apreciação das apresentações folclóricas no Palco das Etnias e no Palco Mundo;
  • 20h:30min- jantar festivo de confraternização numa casa típica do Parque, com cardápio típico da culinária gaúcha;

DIA 15/10/2022

SÁBADO

MANHÃ:

  • 08h:30min – Deslocamento para o Parque
  • 09 horas – QUARTO PAINEL – “A IOV QUE TEMOS E A IOV QUE QUEREMOS”
  • Explanação do Representante do Comitê Executivo da IOV Mundial(ou seu representante) sobre a caracterização atual da IOV e principais desafios futuros, de forma virtual ou presencial;
  • Breve explanação sobre a caracterização da IOV América e seus principais desafios futuros pela Diretoria da IOV América;
  • Breves explanações de cada Presidente da IOV do respectivo país que participam da Assembleia sobre a caracterização da IOV e seus desafios futuros;
  • Definição das principais temáticas do documento a ser apresentado na Assembleia da IOV Mundial de novembro deste ano;
  • Questionamentos, observações complementares;
  • Criação da comissão para a elaboração do Documento Final da Assembleia.
  • 12 horas – almoço nas casas típicas das etnias no Parque;

 

TARDE

  • 13h:30min – Trabalhos da Comissão para a Elaboração do Documento Final da IIª Assembleiaque servirá como subsídio para a Conferência Científica da IOV Mundial que acontecerá em novembro deste ano nos Emirados Árabes;
  • Livre para os demais participantes da Assembleiapara visitação do Parque, das casas típicas e das apresentações artístico-culturais que estarão ocorrendo no “Palco das Etnias e Palco Mundo”;
  • 16 horas- Plenária para apreciação do Documento elaborado pela Comissãopelos Participantes da IOV no Evento;
  • Encerramento da II ª Assembleia da IOV América;
  • 18 horas – Livre para visitação do Parque, das casas típicas das etnias do parque e das apresentações artístico-culturais no “Palco das Etnias e no Palco Mundo”;
  • 19 horas – Ato Público Solene e Festivo de:
  • Celebração dos Títulos de “Ijuí, Capital Nacional das Etnias” e“Ijuí, Capital Internacional das Etnias das Américas – IOV”;
  • Lançamento Oficial do maior Projeto de Inclusão Social por meio das Artes Populares e Folclore que envolverá acima de 1.000 crianças, jovens e adultos dos bairros de Ijuí;
  • Celebração dos 43 anos da criação da IOV;
  • “Despedida-Surpresa” da IOV;

21 horas – Jantar de confraternização e de avaliação do evento da IOV, com homenagens, apresentações artístico-culturaise entrega de mimos.

DIA 16/10/2022

DOMINGO

Viagem para o Aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre e viagem dos participantes da IIª Assembleia para os respectivos países em horário a ser definido pela IOV;

 

 

 

blank

ATA DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA E EXTRAODINÁRIA – 2023

IOV – ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ARTES POPULARES

CNPJ 37.323.336/0001-03

Aos 15 (quinze) dias do mês de novembro de 2023, às 19h:30 horas, em segunda convocação, por videoconferência, em sua sede social na rua Martins Fontes, nº. 164, Cj 101, no bairro Centro, cidade de São Paulo – SP, CEP-01.050-000, reuniram-se em assembleia geral ordinária extraordinária os membros da associação denominada  IOV – ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ARTES POPULARES, conforme convocação, e atendendo ao disposto no artigo 33 dos estatutos sociais, a fim de deliberarem e discutirem sobre a seguinte ordem do dia: 1 – Alteração da vigência do mandato da diretoria executiva e do Conselho Fiscal; 2 – Eleição da nova diretoria executiva e do Conselho Fiscal; 3 – Posse dos eleitos; 4 – Encerramento. Conforme a letra “a” do artigo 11 dos estatutos sociais, o presidente da associação, Sr. Antônio Clerton Vieira da Silva, assumiu a presidência da assembleia, declarou aberta a sessão e deu as boas-vindas a todos os presentes, convidando a mim, Sílvia Maria Lima Ferreira, brasileira, solteira, maior e capaz, pedagoga, residente e domiciliada no Largo do Arouche, nº. 109, apto 303, bairro República, em São Paulo – SP, CEP- 01.219-011, portadora do R.G. nº. 1289051 SSP-ES e CPF-046.125.937-07, para secretariar e redigir a ata dessa reunião, ficando assim, constituída a mesa. A seguir o Senhor Presidente deu início aos trabalhos, conforme a ordem do dia. 1 – Alteração da vigência do mandato da diretoria executiva e do Conselho Fiscal. O Senhor Presidente expôs aos presentes que 2 (dois) anos de mandato é um período muito curto e que com as modernidades do trabalho remoto, o ideal seriam 4 (quatro) anos, com início em 15/11/2023 e término em 14/11/2027, não havendo assim a necessidade de reunião a cada 2 (dois) anos e menos custos. Após discussão pelos presentes foi aprovado por unanimidade essa alteração, ficando o artigo 37 dos estatutos sociais com a seguinte redação: ”Art. 37 – Os membros da diretoria serão eleitos para um mandato de 4 (quatro) anos, juntamente com o Conselho Fiscal, serão eleitos pelos votos dos membros da assembleia geral, pelo sistema majoritário, exceto no caso especial estabelecido por neste estatuto”. 2 – Eleição da nova diretoria executiva e do Conselho Fiscal. Iniciada a eleição, apurou-se a aprovação, pelos votos da maioria dos associados com direito a voto e presentes à Assembleia, formada pelos seguintes membros, para um mandato de 04 (quatro) anos: Presidente: Antonio Clerton Vieira da Silva, R.G-373715043 SSP-SP, CPF-221.628.013-53, brasileiro, solteiro,  professor, residente na rua Martins fontes, nº 164, cidade de São Paulo – SP, CEP-01.050-000; Vice-presidente: Lairton dos Santos Guedes, R.G.-201.725.332-06 SSPDS-CE, CPF-511.421.634-15, brasileiro, solteiro, professor, residente na rua Sólon Pinheiro, nº 1.143, cidade de Fortaleza –CE, CEP-60.050-041; 1ª Secretária: Sílvia Maria Lima Ferreira, brasileira, solteira, maior e capaz, pedagoga, residente e domiciliada no Largo do Arouche, nº. 109, apto 303, bairro República, em São Paulo – SP, CEP- 01.219-011, portadora do R.G. nº. 1289051 SSP-ES e CPF-046.125.937-07; 2º Secretário: Marlei Sigrist, brasileira, divorciada, aposentada, residente na rua Júpiter, nº 1.055, bairro Planalto, na cidade de Campo Grande- MS, CEP-79.009-020, portadora do R.G. nº. 155571 –SSP – MS, CPF-511.721.941-49; 1º Tesoureiro: Anderson Aparecido de Freitas Pinheiro, R.G.-44885687-6 SSP/SP, CPF-372.165.228-26, brasileiro, solteiro, Músico e Professor, residente na rua Floresta, nº. 87, casa 01, Vila Santo Antonio, em Cotia –SP, CEP-06.708-270; 2º Tesoureiro: Natália do Espirito Santo Evangelista da Silva, R.G.-4242895 SSP/PA, CPF-803.020.762-04, brasileira, divorciada, Professora, residente no conjunto Stélio Maroja, WE 2, QD-N, Bloco 3, apto 208, na cidade de Ananindeua-PA, CEP: 67.140-390. Conselho Fiscal Titulares: Caroline Carla Magerl, R.G.-29904621 SSP-MG, CPF-057.015.075-21, brasileira, solteira, médica, residente na rua da Floresta, nº. 87, casa 01, Vila Santo Antônio, na cidade de Cotia, estado de São Paulo, CEP-06.708-270; Morgana Neumann, R.G.- 8098188595, CPF-011.510.640-50, brasileira, solteira, Bióloga, residente na rua Bertholdo Kehl, nº 323, Linha Imperial, na cidade de Nova Petrópolis-RS, CEP-95.150-000; Bruno Jorge Barbosa de Oliveira, R.G-4807077 SSP/PA, CPF-772.781.002-91, brasileiro, solteiro, Professor de Arte, residente no conjunto Paracuri II, casa 22, Icoaraci, na cidade de Belém-PA, CEP-66.814-005. 3 – Posse dos Eleitos – Estando os eleitos presentes, foram empossados de imediato, passando a partir desta data a exercer os poderes e responsabilidades determinados pelo estatuto. 4 – Encerramento – Nada mais havendo a tratar, o Sr. Presidente suspendeu os trabalhos pelo tempo necessário para a lavratura desta ata. Reabertos, foi esta ata lida e, achada conforme, aprovada por todos os presentes. Eu, Sílvia Maria Lima Ferreira, lavrei a presente ata que vai assinada pelo Sr. Presidente da assembleia e por mim.

 

 

 Antônio Clerton Vieira da Silva                                                                         Sílvia Maria Lima Ferreira

    Presidente da Assembleia                                                                                  Secretária da Assembleia

 

TERMO DE POSSE

Os membros abaixo discriminados e firmados, eleitos na Assembleia geral extraordinária, realizada na presente data, tomam posse da diretoria executiva e do conselho fiscal da associação denominada IOV – ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ARTES POPULARES, sede social na rua Martins Fontes, nº. 164, Cj 101, no bairro Centro, cidade de São Paulo – SP, CEP-01.050-000, para o mandato que compreenderá o período de 04 (quatro) anos, de 15/11/2023 a 14/11/2027.

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente – Antonio Clerton Vieira da Silva, R.G-373715043 SSP-SP, CPF-221.628.013-53, brasileiro, solteiro, professor, residente na rua Martins fontes, nº 164, cidade de São Paulo – SP, CEP-01.050-000;

Vice-Presidente – Lairton dos Santos Guedes, R.G.-201.725.332-06 SSPDS-CE, CPF-511.421.634-15, brasileiro, solteiro, professor, residente na rua Sólon Pinheiro, nº 1.143, cidade de Fortaleza –CE, CEP-60.050-041;

1ª Secretária – Sílvia Maria Lima Ferreira, brasileira, solteira, maior e capaz, pedagoga, residente e domiciliada no Largo do Arouche, nº. 109, apto 303, bairro República, em São Paulo – SP, CEP- 01.219-011, portadora do R.G. nº. 1289051 SSP-ES e CPF-046.125.937-07;

2ª Secretária – Marlei Sigrist, brasileira, divorciada, aposentada, residente na rua Júpiter, nº 1.055, bairro Planalto, na cidade de Campo Grande- MS, CEP-79.009-020, portadora do R.G. nº. 155571 –SSP – MS, CPF-511.721.941-49;

1º Tesoureiro – Anderson Aparecido de Freitas Pinheiro, R.G.-44885687-6 SSP/SP, CPF-372.165.228-26, brasileiro, solteiro, Músico e Professor, residente na rua Floresta, nº. 87, casa 01, Vila Santo Antonio, em Cotia –SP, CEP-06.708-270;

2º Tesoureiro – Natália do Espirito Santo Evangelista da Silva, R.G.-4242895 SSP/PA, CPF-803.020.762-04, brasileira, divorciada, Professora, residente no conjunto Stélio Maroja, WE 2, QD-N, Bloco 3, apto 208, na cidade de Ananindeua-PA, CEP: 67.140-390.

CONSELHO FISCAL

Conselheiro – Caroline Carla Magerl, R.G.-29904621 SSP-MG, CPF-057.015.075-21, brasileira, solteira, médica, residente na rua da Floresta, nº. 87, casa 01, Vila Santo Antônio, na cidade de Cotia, estado de São Paulo, CEP-06.708-270;

Conselheiro – Morgana Neumann, R.G.- 8098188595, CPF-011.510.640-50, brasileira, solteira, Bióloga, residente na rua Bertholdo Kehl, nº 323, Linha Imperial, na cidade de Nova Petrópolis-RS, CEP-95.150-000;

Conselheiro – Bruno Jorge Barbosa de Oliveira, R.G-4807077 SSP/PA, CPF-772.781.002-91, brasileiro, solteiro, Professor de Arte, residente no conjunto Paracuri II, casa 22, Icoaraci, na cidade de Belém-PA, CEP-66.814-005.

O presente termo retrata fielmente todos os fatos havidos. Nada havendo a acrescentar, segue subscrito por todos os eleitos.

 

São Paulo, 15 de novembro de 2023

Presidente – Antonio Clerton Vieira da Silva

Vice-Presidente – Lairton dos Santos Guedes

1ª Secretária – Sílvia Maria Lima Ferreira

2ª Secretária – Marlei Sigrist

1º Tesoureiro – Anderson Aparecido de Freitas Pinheiro

2º Tesoureiro – Natália do Espirito Santo Evangelista da Silva

 

Conselheiro – Caroline Carla Magerl

Conselheiro – Morgana Neumann

Conselheiro – Bruno Jorge Barbosa de Oliveira

 

 

blank

Encontro Mundial de Coreógrafos  reuniu profissionais de 12 países em Nova Petrópolis

1ª edição do evento acontece durante o 50ºFestival Internacional de Folclore, de 25 a 30 de julho de 2023.

 

De 25 a 30 de julho de 2023, Nova Petrópolis – a Capital Internacional do Folclore – foi palco do 1º Encontro Mundial de Coreógrafos de Danças Folclóricas, durante a programação da 50ª edição do Festival Internacional de Folclore. Profissionais de 12 países, incluído o Brasil, eforam inscritos para participar do evento que  tratou do tema “Danças tradicionais populares e a tecnologia: encontro de corpos reais e virtuais”.

blank

De acordo com a Organização Internacional de Folclore e Artes Populares (IOV), secção Brasil, que esteve à frente do evento junto com a Prefeitura de Nova Petrópolis, na programação aconteceram reuniões de trabalho com coreógrafos renomados nacionais e internacionais -, palestras, rodas de conversa, relatos de experiências e mostra artística aconteceram duranto o encontro.

As atividades do encontro ocorreram de forma híbrida (presencial e online), para proporcionar a participação de pessoas de outros países e estados. O evento teve o objetivo de proporcionar a reflexão sobre os processos coreográficos e o futuro das danças tradicionais com os meios remotos, digitais e tecnológicos.

40 vagas foram oferecidas para  professores, coreógrafos, estudantes e bailarinos de grupos de danças folclóricas de fora da região de Nova Petrópolis, interessados no encontro,.  Participar representantes de 12 países,  Chile, Estados Unidos, México, Argentina, Porto Rico,  Paraguai, Colômbia e Brasil, com destaque para México e Paraguai com o maior número de inscritos do exterior. Coreógrafos e bailarinos de grupos folclóricos locais  se inscreveram gratuitamente para participar.

O 1º Encontro Mundial de Coreógrafos de Danças Folclóricas foi realizado em comemoração às Bodas de Ouro do Festival Internacional de Folclore, evento que aconteceu de 12 a 30 de julho, sendo promovido pela Prefeitura em parceria com a Associação dos Grupos de Danças Folclóricas de Nova Petrópolis. 

blank

PROGRAMAÇÃO:

Dia: 25/07 – (TERÇA-FEIRA)

Receptivo no aeroporto e traslado (Horários diversos)

Chegada dos participantes do I Encontro Mundial IOV de Coreógrafos de Danças Folclóricas  no Aeroporto Internacional (Salgado Filho) da cidade de Porto Alegre – RS/ Brasil. 

– Jantar de boas vindas

 

Dia: 26/07 – (QUARTA-FEIRA)

7h – Café da manhã (Hotel)

7h:40 – Saída do hotel para o evento

Local: Centro de eventos

8h: 00 – Credenciamento (entrega de crachá e material do evento)

9h:00 – Início oficial do cerimonial de Abertura

– Vídeo Institucional – cidade de Nova Petrópolis – RS.

– Hino Nacional

– Prounciamento das autoridades:

– Vídeo institucional da IOV

10:30h – Conferencia: A identidade cultural de um povo (Conferencista de Nova Petrópolis)

– Apresentação artística: Grupo folclórico étnico da cidade

– Participação especial do artista  Ronny Silva (IOV Brasil)           

12:00h – Almoço

14h – Retorno ao Centro de Eventos  

14h:30- Apresentação Artística

15h – Colóquios entre coreógrafos

01 – Danças tradicionais – Do abstrato ao mundo digital

–           Palestrantes: Profª Fernanda Colli (São Paulo)

02- A Arte de Coreografar –  Da composição estética aos movimentos corporais

–       Palestrantes: Profª Ms Lucia Brunelli   (Rio Grande do Sul)

16h – Coffee break

16h:15 – Roda de conversa “Vivencias e Experiencias”

– Jantar – (Noite cultural)

 

Dia: 27/07 (QUINTA-FEIRA)

7h – Café da Manhã

8h – Saída para o local do evento

9h Apresentação Artística – Grupo da Argentina

9h:30 -Colóquios entre coreógrafos

03 – Intermidialidade da dança entre  corpos reais e virtuais

 –       Palestrantes:  Profª Gisele Motta  (RJ) e Profª Ana Hoffman (RS)

10h:10 – Roda de conversa “Vivencias e Experiencias”

12:00h Almoço

14h – Retorno ao Centro de Eventos 

14h:30-Apresentação Artística – Grupo Estampas del México

15h – Colóquios entre coreógrafos

– 04- A hiperestetização das danças folclóricas  que a contemporaneidade nos trouxe

– Coreógrafos:  Felipe Monteiro (Boi Caprichoso)  /  Wilson Tavares de Souza Junior (Boi Garantido)  Marcio Fidelis (Coreógrafo junino) Glauciane Oliveira (Bumba Boi do Maranhão)

15h:40 – Coffee break

16h – Roda de conversa “Vivencias e Experiencias”

– Jantar – (Noite cultural)

21h – Passos da Diversidade – Centro de Eventos

 

Dia: 28/07 (SEXTA-FEIRA)

7h – Café da Manhã

8h – Saída para o local do evento

9h – Colóquios entre coreógrafos

05 – A contextualização da dança e as inovações tecnológicas no maior espetáculo da terra: O Carnaval.

– Profº Amarildo Melo (SP) Mestre-Sala e Porta-bandeira : Gabi e Vivi (SP)

9h:40 – Roda de conversa “Vivencias e Experiencias”

12h – Almoço

14h – Retorno ao Centro de Eventos 

14h:30- Apresentação Artística – Grupo da Colômbia

15h – Conversa afiada com os Mestres e Mestras Imortais – IOV Brasil “Vivencias e experiências”

16h – Coffee break

16h:20 – Vivencias coreográficas (Nações em festa)

– Noite cultural

Hora – Noite das homenagens

 

Dia 29/10 (SABADO)

– Programação realizada pelo festival

14h – Encontro das Estrelas  / Ensaio geral dos coreógrafos)

21h30min – Baile dançante

 

Dia 30/10 (DOMINGO)

10h – Celebração da Vida, da Paz, da Diversidade  

15h30 – Desfile de Integração – Avenida 15 de Novembro

19h – Encerramento – Espetáculo “50 anos de emoção

Cerimonia de encerramento do “Encontro” – Show dos coreógrafos

Dia 31

Traslado para o Aeroporto Internacional Salgado Filho – Porto Alegre (horário diversos)

 

 

 

CONTINUE ESCREVENDO ESSA HISTÓRIA…

HINO NACIONAL BRASILEIRO NA VERSÃO DA IOV BRASIL

 

Translate »
Ativar notificações OK Não, obrigado