Comissão Ciência e Pesquisa – IOV Brasil

 IOV  –  ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ARTES POPULARES

Comissão Ciência e Pesquisa – IOV Brasil

 A pedagogia se relaciona com a antropologia cultural com intuito de entender-se ao complexo educativo cultural, das tradições, dos hábitos e costumes que presidem as relações humanas.

Finalidade:

A Comissão Ciência e Pesquisa tem por finalidade principal desenvolver atividades internas (exclusivamente para os membros da IOV – Seção Brasil) e externas (para o público em geral) visando à reflexão e divulgação de temas relacionados ao Folclore e outras manifestações artísticas e culturais afins.

Composição:

A Comissão Ciência  e Pesquisa é formada por membros oficiais e permanentes da IOV – Seção Brasil que tenham interesse em estudar, pesquisar, escrever e propor atividades pedagógicas relacionadas ao Folclore e outras manifestações artísticas e culturais afins. A participação nessa Comissão independe da formação (ou não) acadêmica, assim como da área de conhecimento de formação do membro.

Atribuições:

A Comissão Viência  e Pesquisa tem como atribuições:

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  • Divulgar, através de publicações, artigos teóricos, livros (ou outros tipos de trabalhos escritos), além de resultados de pesquisas (dos seus membros ou de outros autores) sobre temas relacionados ao Folclore e afins;
  • Divulgar, através de palestras e/ou cursos, o resultado de reflexões, estudos e discussões (dos seus membros ou de outros autores) sobre temas relacionados ao Folclore e afins;
  • Propor, através dos mais diversos meios (cursos breves, seminários, mesas de debates) atividades pedagógicas e educacionais voltadas ao público em geral (ou exclusivamente aos membros da IOV – Seção Brasil) que tenham como objetivo contribuir com a formação de saberes ligados aos temas relacionados ao Folclore e afins.

Estrutura:

A Comissão Ciência  e Pesquisa é estruturada da seguinte forma:

1 (um) membro responsável pela coordenação dos trabalhos e atividades internas à Comissão que responde diretamente ao Presidente da IOV – Seção Brasil;

E seus outros membros oficiais e permanentes da IOV – Seção Brasil oriundos da Academia ou de outros espaços de formação do conhecimento.

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–  Informamos que definimos o perfil dos componentes da Comussão Ciência e Pesquisa  para aqueles que desejam fazer parte desta comissão.  (Total de 8 pessoas).

A Comissão de Ciência e Pesquisa deverá ser  composta por   voluntários que:

– Conheça os princípios metodológicos da pesquisa

– Já tenha produzido artigos ou textos científicos

– Tenha familiaridade com a elaboração de projetos

– Tenha disponibilidade de tempo para somar: se responsabilizar por tarefas da
Comissão.

Presidente da Comissão Ciência e Pesquisa –  IOV  Brasil:

Professora: Lilian Vogel

São Paulo – SP

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Formada em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, em Gestão Pública pela UNINTER e Pós Graduada em História das Tradições Indígenas e Africanas no Brasil.

Foi Diretora de Cultura e Gerente de Folclore e Cultura Popular da Prefeitura de Atibaia, onde trabalhou por 28 anos.  Responsável pelo Museu Municipal João Batista Conti por 10 anos  e Presidente do Conselho de Patrimônio Cultural de Atibaia por 5 anos.

Vários cursos de música,  artes, fotografia com vários prêmios adquiridos. Autora de 6 livros e DVDs sobre as manifestações culturais religiosas e folclóricas do Estado de São Paulo.

Atualmente é a Presidente da Comissão Paulista de Folclore e membro da diretoria da Comissão Nacional de Folclore.

Desde 2019 ocupa a cadeira de Patrimônio Imaterial no CONDEPHAAT, Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico do Estado de São Paulo.

 

MEMBROS DA COMISSÃO:

01 – Marlei Sigrist   

Mato Grosso do Sul

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Estudiosa e ativista cultural referente ao Patrimônio Imaterial e ao Folclore Brasileiro.

Realiza pesquisas, participa de ações pedagógicas aplicadas em escolas,  publica livros, artigos acadêmicos, ministra cursos, profere palestras voltadas para as manifestações tradicionais, as quais geram fortes elementos para a composição da identidade cultural de um povo.

– Mestre em Educação.

– Atualmente é Profª Adjunta Aposentada da UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, onde lecionou para os cursos de Artes Visuais, de Música, de Ciências Sociais e de Pedagogia, além de atender aos cursos de Pós-graduações em diversas Universidades do Estado de MS.

– É  escritora e membro da Academia Feminina de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul, ocupando a Cadeira de nº.  09.

– É criadora de dois importantes grupos parafolclóricos – o Sarandi Pantaneiro (1990) e, mais tarde, o Grupo Camalote (2003) que se mantém até os dias atuais, do qual é Coordenadora de Honra.

– Atua em Organizações culturais como: Comissão Sul-mato-grossense de Folclore e  Comissão Nacional de Folclore, da qual é Conselheira.

– Atua ativamente na IOV Secção Brasil – International Organization of Folk Art / UNESCO (Organização Internacional de Folclore e Arte Popular), sendo sua representante no Centro-Oeste e Presidente da Comissão Acadêmica e Pedagógica IOV Brasil.

– Artista Plástica, Diretora de espetáculos musicais e Consultora de Projetos Culturais (atuando na elaboração dos projetos) são outras atividades que desempenha.

– Tem inúmeras pesquisas realizadas na área da Cultura Popular Regional, no Departamento de Arte e Comunicação/UFMS.

–  Artigos científicos publicados em periódicos acadêmicos, além de artigos publicados em jornais e sites na Internet, como: (www.terrasms.com ; www.pantanalms.tur.br)

– Publicação dos livros (e capítulos de livros):

.Chão Batido: a cultura popular em MS (1ª ed. 2000 e 2ª ed. – 2008);

.Pantanal: sinfonia de sabores e cores – 2005, publicação português/inglês (em co-autoria com o Senac Nacional), sobre a culinária pantaneira;

. Limpa Banco e Entre tabocas, pés-de-garrafa e tererés. Cadernos de Cultura Popular:  (1998);

.Propostas Abertas, em co-autoria com mais três autores (2007), Governo de MS.

.Manifestações da Cultura Popular (capítulo contido no livro Cultura e Arte em MS), 2007, Governo de MS;

.Comunicação macro-regional: folkmídia num espaço transfronteiras (capítulo contido no livro Regionalização Mídiática, Org.José Marques de Melo e outros/Universidade Metodista de São Bernardo do Campo/SP), 2006;

.Rituais do cordão de São João de Corumbá/MS no roteiro turístico brasileiro (artigo do capítulo A folkcomunicação nas Festas Populares) do livro Folkcomunicação na Arena Global: avanços teóricos e metocológicos (Org. Cristina Schmidt, Ed.Ductor, São Paulo), 2006;

.Mestres do Sagrado, analisa a Festa do Divino Espírito Santo da família Malaquias, em Figueirão/MS, produto do mestrado, reelaborado e atualizado, publicado em 2014.

. Patrona da Biblioteca Profª Marlei Sigrist, da Escola Municipal Adair de Oliveira / Campo Grande/MS, desde 1989.

. Vice-Presidente da Rede Folkcom da Cátedra Unesco de Comunicação – gestão 2002-2006.

. Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade: Salvag. Bens Imat.Reg., Instituto do Patrim. Hist. e Artíst.Nac. IPHAN. 2008.

. Laureada com o Prêmio Destaque Cultural 2009, promovido pelo Fórum de Cultura de Mato Grosso do Sul, em dezembro de 2009.

 

E-mail:  marleilasigrist@gmail.com

Blog: marleisigrist.blogspot.com.br   

 

 

CONSELHO CONSULTIVO:

01 – Paula Simon Ribeiro

Rio Grande do Sul – RS

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Gradualão:  Artes Plásticas – Universidade Federal do Rio Grande do Sul

PÓS – Graduação: Folclore – Faculdade de Música Palestrina – Porto Alegre

Pós-Graduakçao: História das Artes – Faculdade de Música Palestrina – POA

Curso de Folclore Brasileiro pelo Museu Rossini Tavares de Lima – SP

Curso de Animadores de Folclore – Açores – Portugal.

Ex-Presidente da Comissão Gaúcha de Folclore.

Ex-Presidente da Comissão Nacional de Folclore.

Diretora Nata de Folclore da Fundação Santos Herrmann.

Conselheira no Conselho Estadual de Cultura.

 

 

02 – Ivo Benfato

Rio Grande do Sul – RS

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COMISSÃO ACADÊMICA E PEDAGÓGICA – CAP/IOV BRASIL

Sr. Presidente
Clerton Vieira

Assunto: Relatório da CAP/Ano 2020

Ao findar o ano de 2020, encaminhamos o relatório das ações realizadas pela Comissão Acadêmica e Pedagógica-CAP durante o presente ano.

SOBRE A COMISSÃO ACADÊMICA E PEDAGÓGIDA DA IOV SECÇÃO BRASIL

A Comissão Acadêmica e Pedagógica IOV-Brasil (CAP) é um pequeno grupo de pessoas que desenvolvem atividades ligadas às questões acadêmicas e educativas no campo do Folclore e Artes Populares Tradicionais, a partir da compreensão que suas ações deverão se voltar ao respeito à diversidade e à busca pela paz entre os povos: etnias, povos das diversas regiões do imenso Brasil e outros povos que a Organização mantenha relações de amizade.

A CAP reúne pessoas que mantêm algum vínculo com trabalhos acadêmicos, seja em Universidades, Secretarias de Educação e outros equivalentes, além de pesquisadores independentes vinculados a outras Organizações Culturais. Estrutura suas ações em duas frentes:

1) Ações voltadas à Ciência do Folclore, podendo propor projetos de pesquisa, grupos de estudos, visando à teorização, metodologias, publicações, cujo objeto de estudos são, principalmente, os grupos portadores do Folclore e o Patrimônio
Imaterial;

2) Ações voltadas à Educação, visando à formação pedagógica em amplo sentido, tanto dos associados da IOV-Brasil, quanto de acolhimento a projetos de associados que queiram aplicar atividades educativas em quaisquer centros de formação.

MEMBROS DA CAP-2020

Marlei Sigrist – Presidente
Eduardo Benzatti – Consultor
Natália do Espirito Santo Evangelista da Silva
Maria Ivonete Simocelli
Bruno Jorge Barbosa de Oliveira

A partir do próximo ano, a CAP incluirá os associados:
Paula Simon Ribeiro
Lilian Voguel
Ivo Benfato – Consultor
Graciela Targino

RELATÓRIO/2020

O presente Relatório apresenta os principais resultados das quatro ações desenvolvidas pela CAP no ano de 2020, pensadas, programadas e desenvolvidas pelo trabalho coletivo de pessoas voluntárias e motivadas, principalmente, pelo desejo de contribuir para uma boa performance da IOV-Brasil. Realizamos quatro ações ao longo do ano: 1ª Ação: Organização das Mesas de Palestras e Oficinas no 6º Congresso da Juventude IOV Mundial

Iniciamos bem o ano de 2020, tendo a oportunidade de a Comissão Acadêmica e Pedagógica participar do 6º Congresso da Juventude IOV Mundial, no período de 13 a 16 de fevereiro do corrente ano, cuja temática foi: “Terra Jovem: encantos, segredos e saberes da natureza”, organizando Mesas de Palestrantes convidados e Oficinas deDanças:

1) Palestrantes: Dr. Eduardo Benzatti – Apresentação da Temática do Congresso
Dr. Andriolli Costa – “Mitos e Plantas no Folclore Brasileiro”
Prof. Paula Simon Ribeiro – “Ervas Medicinais no Folclore”
Prof. Ivo Benfato – “Matéria prima da natureza para o fabrico de Artesanato popular”

Prof. Elma Sant’Ana – “Benzedeiras e parteiras usam recursos da natureza para o desempenho de suas funções na cultura brasileira”
Me. Natália do Espirito Santo Evangelista da Silva e Prof. Dilermano Ferreira – “Resultado de pesquisa de estudo de caso: Grupo Asa Branca” Lucía Fenoglio Capella (da Argentina) – “Sabedores vivientes: secretos, encantos y saberes de la región de pertinencia”
Me. Marlei Sigrist – Apresentação da CAP e sua estruturação: conceitos, objetivos e metas
Pedro Popoff – apresentação da Comissão Infantojuvenil
2) Oficinas: Cultura Amazônica e a Dança do Carimbó – ministrada pela Mestra Nazaré do Ó

Dança Folclórica Alemã – ministrada por integrantes de Grupos Folclóricos locais

Avaliação:

Para os participantes, o resultado desta ação foi bastante positivo, cujos depoimentos ressaltam a importância em inserir palestras nos encontros e festivais, para obterem maiores conhecimentos sobre a área do Folclore, para além das danças. Do ponto de vista da equipe IOV, juntamente com a equipe da Secretaria de Educação e Cultura do município de Nova Petrópolis (patrocinadora do evento), as palestras e oficinas foram importantes na sedimentação de conhecimentos para os componentes de grupos de danças folclóricas presentes no evento, incluindo depoimentos feitos pelos próprios participantes. Mediante essa experiência positiva, a equipe da CAP encerrou seus
trabalhos no Congresso com o firme propósito de realizar outras palestras nos próximos eventos que seriam realizados no Brasil.

2ª Ação: Planejamento CAP para o ano de 2020: ações pontuadas

Logo a seguir ao Congresso, o mundo entrou em crise, devido à pandemia do Covid-19 instalada em todos os países, obrigando as pessoas a uma quarentena com prazo indeterminado para encerrar. Diante dessa situação, a CAP se reuniu virtualmente e viuse motivada a desenvolver atividades online, espelhadas em lives que começaram a surgir na internet, na tentativa de driblar a situação e dar prosseguimento as suas ações.

Com vistas à construção do site da IOV Brasil, a equipe prosseguiu no planejamento para o ano que se iniciava, propondo:

1) Formatar um projeto para atender a:

2ª frente de atuação da CAP (Educação, formação), que poderia ser um ciclo de palestras aberto aos associados e não associados, cuja temática incidisse sobre conceitos básicos do Folclore. Foi feita uma chamada nas redes sociais da IOV Brasil para que os associados
encaminhassem sugestões e indicassem possíveis palestrantes. O projeto foi apresentado à Diretoria da IOV-Brasil e aprovado, só faltando fazer os contatos e marcar uma data.

2) Concomitantemente, a CAP também desenvolveu seus primeiros passos em direção à 1ª frente de atuação da Comissão – voltada à Ciência do Folclore, a parte mais acadêmica. Foi proposto o recolhimento de artigos que já se
encontravam prontos, escritos por alguns dos associados, para alimentar o site que estava sendo criado naquele momento. São artigos acadêmicos e artigos simples. Para tanto, foi necessário criar as Normas e os Templates para as chamadas feitas nas redes sociais. A equipe criou Normas para Artigos Científicos, Artigos Simples e para Relato de Experiência. Todos os modelos foram postados nas redes sociais da IOV, chamando os associados para se inscreverem e mandarem suas publicações.

3) A CAP elaborou o perfil das pessoas que desejam se candidatar a fazerem parte desta Comissão, sendo o seguinte:

a) Atuarem, comprovadamente, na área acadêmica ou pedagógica;

b) Terem tempo disponível para dividirem tarefas da CAP e ajudarem a pensar, sugerir, etc, enviando por escrito suas ideias, posições, sugestões e possam participar com mais facilidade de reuniões online da CAP.

Avaliação:
No tocante à primeira proposta desta ação percebemos a pouca, ou nenhuma, participação dos associados nas sugestões e indicações para concretização do projeto.

A CAP pretende socializar suas ideias, antes de concretizá-las. Porém, neste caso, a equipe foi adiante e propôs os conteúdos e contatou os possíveis palestrantes não associados naquele momento.

A segunda proposição, normativa para envios de artigos, foi imediatamente publicada nas redes sociais e, naquele momento, já havíamos conseguido cinco artigos científicos, sendo que um deles foi devolvido para adequações. Todos encaminhados para serem
postados no site da IOV Brasil.

Quanto à terceira proposta a equipe acabou por indicar, recentemente, mais quatro membros (novos associados) para compor a CAP, que ora encontra-se completa.

3ª Ação: Ciclo de Palestras

Projeto aprovado pela Diretoria IOV Brasil

Público alvo: associados da IOV Brasil

Projeto: Ciclo de Palestras

Justificativa:

O projeto justifica-se, primeiramente, pela demanda dos membros da IOV Brasil, expressa desde 2017 a partir dos encontros, eventos e reuniões realizados pela Organização. Em segundo lugar, pela principal proposta da IOV, que é entender, valorizar e difundir o conhecimento sobre a cultura popular tradicional. Só valoriza quem a conhece. A Comissão Acadêmica e Pedagógica entende que a IOV abriga pessoas de todos os níveis de conhecimento e de experiências em relação às tradições, sendo que umas lidam diretamente com comunidades tradicionais, outras nunca passaram perto dessas comunidades específicas, outras, ainda, nunca leram ou estudaram sobre o assunto, porém mantêm um fazer artístico-cultural limítrofe às experiências vividas por comunidades tradicionais. Portanto, é chegado o momento de abrirmos espaço para a formação dos nossos associados membros da IOV, mediante a oferta de palestras, cujas temáticas iniciem um processo gradativo de formação a todos os interessados.

Objetivos:
Pretende-se que os participantes ampliem seus conhecimentos relativos à cultura e seusdesdobramentos para a especificidade do folclore, perpassando por reflexões sobre grupos sociais tradicionais, patrimônio imaterial e correlatos.

Procedimentos Metodológicos:
Serão realizados dois ciclos de palestras online pela plataforma Google Meet, gerenciada pela equipe CAP, com auxílio de associados capacitados e voluntários:

1º Ciclo: serão discutidos os Fundamentos do Folclore, no qual se trará reflexões antropológicas, históricas, sociais e metodológicas. Ao final de cada encontro haverá uma participação artística.

2º Ciclo: Folclore e Generalidades, em que os temas serão pontuais como: manifestações específicas, recortes, relatos de experiência, estudos comparativos e outros, ficando em aberto para novas sugestões dos participantes.

Os palestrantes convidados, tanto do Brasil, como de outros países, serão escolhidos dentre os profissionais que detêm conhecimento sobre o tema e que estejam disponíveis para contribuírem com seus conhecimentos à IOV Brasil.

 

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Período de realização:

1º Ciclo – 30/junho a 04/agosto/2020
2º Ciclo – período a ser determinado posteriormente
Os certificados serão expedidos online aos participantes presentes, no mínimo, em 75%do total de palestras.

Programação Realizada:
30/6 (3ªf) – Abertura Oficial – 20h (horário de Brasília)
01 e 02/7 (4ª e 5ªf) – Inscrição para as palestras – limitadas à capacidade de carga do
site, preferencialmente reservadas aos membros da IOV e redistribuídas as sobras.
02/7 (5ªf) – 20h – “Cultura na concepção antropológica” – Prof.Dr.Eduardo Benzatti
09/7 (5ªf) – 20h – “Pequeno histórico. Conceitos importantes para os estudos do Folclore”
Profª.Me. Marlei Sigrist
14/7 (3ªf) – 20h – “Carta do Folclore Brasileiro” – Profª.Esp.Paula Simon Ribeiro
21/7 (3ªf) – 20h – “O tradicional e o parafolclórico: reflexões” – Profª.Esp.Lilian Vogel
28/7 (3ªf)- 20h – “Sistema classificatório e correlações entre as classes”-
Profª.Me.Marlei Sigrist
04/8 (3ªf) – 20h – “Métodos científicos e formas de interpretação possíveis nos estudos
do folclore” – Prof.Dr.Eduardo Benzatti

Avaliação:Se a IOV-Brasil se propôs a dar oportunidades a seus associados para se aprimorarem em seus conhecimentos e, também, democratizar o acesso a eles, para que tenham condições de refletir no campo da cultura, a CAP realizou uma boa parte desse intento,
pois o Ciclo de Palestras chegou na hora exata em que o mundo experimentava uma nova dinâmica na oferta e no consumo de cultura e arte. O centro do mundo deixou de existir. Onde estiver um sujeito conectado ali está o centro do mundo, ele é o centro.

Foi nesse momento que ganhamos a oportunidade de estarmos todos juntos, cada um em sua casa. E aprender e apreender a importância do folclore para as pessoas, para a sua identidade, para a cultura de seu país e para a propagação da paz. Momentos como esse, organizados pela CAP, proporcionaram contato com pessoas de todo o Brasil, jamais imaginados anteriormente. Fomos aprendendo a lidar com as novas linguagens cibernéticas, cada qual ao seu modo soube, rapidamente, manipular a máquina, a
tecnologia, associando aos saberes pedagógicos anteriores.

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Assim, o primeiro Ciclo de Palestras foi muito bem recebido, o público surpreendeu a CAP pelo número de interessados nas palestras. Sala lotada, chegando a 90 pessoas/dia (carga máxima permitida para esse tipo de transmissão, sendo que 45% das presenças foi composta de associados, nos permitindo abrir inscrições para não associados, que preencheram os 55% restantes da capacidade de carga da sala. A quantidade de palestras e o tempo de cada uma, bem como a organização da sala virtual foram
excelentes, na avaliação tanto dos participantes, quanto dos palestrantes e dos organizadores.

O conteúdo foi pensado para um público que já é portador de saberes, mas que não tinha a verdadeira dimensão do estudo do folclore e seus desdobramentos, não só na área pedagógica, como na antropologia, na pedagogia e na dinâmica de seu desenvolvimento.

Os palestrantes conseguiram passar seus conhecimentos de forma clara e objetiva, citaram fontes de pesquisa, experiências e vivências com exemplos de manifestações de vários locais do Brasil.

Percebemos, durante o processo, o quanto as pessoas estão interessadas em conteúdos do folclore e suas interrelações com outras áreas. Surgiram muitas perguntas importantes, muitos elogios e desejos de “queremos mais palestras”, controlados no chat pela equipe, o que nos levou a refletir sobre a possibilidade da criação de um curso específico de formação, visando à ampliação da atuação da Comissão Acadêmica e Pedagógica, dependendo da disponibilidade de seus voluntários.

4ª Ação: Participação da CAP nos 40 anos IOV Mundial – FENADÍ – Festa das Etnias de Ijuí-RS.

No mês de setembro fomos surpreendidos com o convite para participação da IOV nas comemorações virtuais da FENADI – Festa das Etnias de Ijuí-RS, na qual ofereciam uma sala virtual específica para a IOV Brasil organizar apresentações e mostrar sua atuação no Brasil, no tempo de uma hora em todos os dias do evento. Enquanto IOV, deveríamos propor ações em comemoração dos 40 anos IOV Mundial.

A Comissão Acadêmica e Pedagógica-CAP, dentro dos recursos técnicos e tecnológicos que havia no momento, elaborou um projeto para divulgar a produção de sua equipe na referida área, assim definido e aprovado pela Diretoria da IOV Brasil:

Projeto:
Participação da Comissão Acadêmica e Pedagógica nas comemorações dos 40 anos IOV Mundial – durante a Festa das Etnias de Ijuí-RS
Data: 12 a 19 de outubro de 2020.

Evento Virtual
Tema:
IOV Brasil no campo da produção acadêmica e pedagógica

Justificativa:

A CAP participará das comemorações dos 40 anos IOV, em uma live de 50 minutos, durante o evento Festa das Etnias de Ijuí-RS, quando terá a oportunidade de mostrar uma parte de seu trabalho realizado dentro da IOV Brasil. Pelo tempo exíguo de preparação, a Comissão escolheu apresentar apenas dois Estados brasileiros – Mato Grosso do Sul e Pará, geograficamente distantes dos grandes centros culturais do país, que são poucos conhecidos por terem menos acesso às mídias nacionais.

Objetivo:

Divulgar a produção da CAP, destacando os trabalhos de membros associados que produzem: pesquisa, publicação e educação.

Programa:

– Abertura – breve apresentação do trabalho da Comissão (7/8 min.)
– Trabalhos de pesquisa que resultam em publicação e educação em dois Estados brasileiros: Mato Grosso do Sul e Pará (42 min. Divididos entre 2 ou 3 pessoas que mostrarão pesquisa da sua região e vídeos rápidos de alguma dança relativa à pesquisa) Procedimentos metodológicos: O programa se constituirá de uma videoaula ilustrada,totalmente gravado e editado antecipadamente, remetido à organização do evento em Ijuí, que controlará a apresentação dos vídeos na Sala Virtual de número 10.

Na execução do projeto, sondamos as possibilidades concretas de montar um vídeo com material disponível de incursões à campo, feitos anteriormente, uma vez que não seria possível viajar para obter novas imagens. O material concreto que dispúnhamos no momento era referente às pesquisas da Profª Marlei Sigrist e da Profª Natália do Espirito Santo Evangelista da Silva, por isso a escolha dos Estados brasileiros em que elas atuam – Mato Grosso do Sul (a fronteira Oeste Brasil) e Pará (Região Amazônica).

Cada pesquisadora elaborou um roteiro de audiovisual e gravou suas falas, intercaladas com as imagens pré-existentes.

ROTEIRO PARA AUDIOVISUAL DE 50 MINUTOS

MATO GROSSO DO SUL = Total de 33min.

Abertura (geral e específica)– fala Marlei sobre IOV, Comissão, trabalhos executados, escolha de 2 estados para ilustrar, até anunciar a festa do Divino na Região do Cerrado.

Região Cerrado – Catira Malaquias e Grupo Camalote de Danças Folclóricas https://www.youtube.com/watch?v=EVEN-2ysOtA –
(FOLIA DOS MALAQUIAS – FESTA DO DIVINO) – vídeo da Lu Bigatão:
58:20 a 1:04:33 (depoimento Marlei)
00:14 a 00:31 (chuva)
01:19 a 02:09 (catira no chão de terra) – (dançantes da comunidade)
30:38 a 31:59 (rancho, sanfoneiro e cavalgada)
40:49 a 41:40 (encontro das bandeiras)
48:38 a 49:26 (velas acesas despede do Divino)
Vídeo Camalote (SBPC) – Dança Catira – inteiro – 3:21 (comunidade dançante)

Região Fronteira Sul – Polca, Chamamé
Abertura – continua fala Marlei (sobre fronteira, costumes até anunciar a dança do Chupim) https://www.youtube.com/watch v=ONtAS2u1Fw8 – Festa Caacupé 00:05 a 01:24 – tradições da fronteira
https://www.youtube.com/watch?v=mI09YCZeeI0 – Dança do Chupim (comunidade dançante)
00:00 01:45 (onde der pra cortar aí)
Vídeo Grupo Camalote – Dança do CHUPIM

Região Pantanal – Siriri, Cirandas
Abertura – continua fala Marlei (até anunciar a dança do Siriri)
https://www.youtube.com/watch?v=n72dS8uZUmw – Projeto Corumbá – Festa S.João
04:06 a 05:10 – nascimento de Corumbá – fala Marlei
06:50 a 08:51 – rio e casario do porto até anunciar a festa
18:12 a 19:45 – cururu e siriri no porto
20:30 a 21:18 – noiva chegando e andores na ladeira
23:13 a 23:49 – banho de S.João
Camalote – vídeo Dança Siriri
00:15 a 02:49
Fechamento

Encerra com fala Marlei
Fotos/slides – ilustrando a aplicação das danças nas escolas na medida em que for possível.
PARÁ = Total de 17 minutos (com Natália) – sobre a Dança Carimbó
O vídeo foi exibido, pela equipe do FENADÍ, no dia 14 de outubro às 19h.

Avaliação:
Essa ação da CAP foi avaliada, em reunião virtual com a Diretoria, em conjunto com as demais Comissões da IOV Brasil, que também apresentaram suas gravações. Os presentes à reunião elogiaram os trabalhos apresentados e confessaram-se
surpreendidos com a dimensão do evento.

Não tivemos retorno concreto da organização do FENADÍ, mas uma carta de agradecimento pela participação da IOV, como parceira. Porém, fica difícil avaliar algo que não se tem o controle.

Durante a exibição do vídeo, notamos que havia poucas pessoas assistindo naquele momento, assim como nas demais salas, uma vez que a maioria dos internautas estava ligada no salão principal, com as entrevistas de autoridades e de famosos da mídia.

Não sabemos quantas pessoas acessaram o vídeo posteriormente. Acreditamos que fizemos um bom trabalho para dar visibilidade à CAP e divulgar a IOV, expondo seriedade em nossas propostas. Por falta de ferramentas maiores que possam avaliar esta ação, ficaremos atentos a futuros comentários em novos grupos.

Assim, finalizamos o presente relatório destacando que o fomento e afinação do diálogo entre os membros da equipe da CAP e a Diretoria da IOV, na formulação de projetos e intenções, foi uma diretriz que estruturou as ações dentro da Comissão Acadêmica e Pedagógica. Seus efeitos podem ser notados na consonância de como foram tratadas as propostas: com regras firmes, distribuição de tarefas, liberdade e responsabilidade de cada membro na execução de sua parte em cada tarefa.

Trata-se, pois, de um conjunto de resultados especialmente importantes para o desempenho da IOV Brasil, em que de um lado consolida-se uma proposta de gestão há muito sonhada e, de outro, existe a possibilidade de ampliar esse formato de ações educativas para a IOV Américas. Os conteúdos ministrados nas palestras, oficinas,

mesas de discussões e videoaulas ampliaram o conhecimento dos participantes sobre o Folclore e o Patrimônio Imaterial, o que tende a melhorar a atuação dos associados em seus respectivos redutos culturais.

Atenciosamente

Em: 30/11/2020.

Marlei Sigrist
Presidente da Comissão Acadêmica e Pedagógica/IOV Brasil – CAP

Em: 30/11/2020.

 

 

Ciclo de Palestras  Online IOV Brasil  – 2021

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Com o espírito acolhedor, a IOV Brasil está convidando seus membros filiados e demais interessados a participarem do Ciclo de Palestras IOV Brasil 2021, que será oferecido (apresentado) de forma on-line.

            Os Ciclos de Palestras oferecidos pela IOV Brasil visam fomentar um processo gradativo de formação de seus membros filiados e outros interessados que buscam ampliar seus conhecimentos relativos ao Folclore e Culturas Populares, perpassando por reflexões sobre os saberes e os fazeres populares e a educação patrimonial.

            Neste ano, a Comissão Acadêmica e Pedagógica-CAP organizou as palestras em quatro Mesas, possibilitando a participação de maior número de palestrantes de várias regiões do país.

            Reforçamos que não será  um curso e sim PALESTRAS.

 

Para participar, os interessados podem fazer suas inscrições no link indicado.

 

https://forms.gle/PKWu6kGDNTTysc7q9

Período: 2 a 11 de agosto de 2021

Horário: 20H (Brasília)

OS PARTICIPANTES RECEBRÃO CERTIFICADO  DE PARTICIPAÇÃO

 

PROGRAMA:

Dia 2 – segunda-feira – 20h (horário Brasília)

Abertura e orientações técnicas

Palestra:“Diálogos com o Folclore na contemporaneidade” – Claúdia Márcia Ferreira  

 

Dia 3 – terça-feira – 20h

Mito, Imaginário e Folclore

Mediadora: Natália do E.S.Evangelista da Silva

  1. “Mito. Imaginário e Folclore do ponto de vista antropológico” – Eduardo Benzatti
  2. “Palavra falada e Memória Cultural Brasileira”-Severino Vicente
  3. “Mito, Imaginário e Folclore no meio digital” – Andriolli Costa
  4. “O saber da Mestra Nazaré do Ó

 

Dia 4 – quarta-feira

Construção de Identidades no campo das Culturas Populares

Mediadora:  Lilian Vogel

  1. “Folclore e Mudança de Era – do medievo à era pós-digital” – Gustavo Colares
  2. “Identidade sobre Identidade: Serra Gaúcha” – Paulo Cesar Soares
  3. “Patrimônio Imaterial: reflexo da identidade de um povo” – Lélia Pereira Nunes
  4. “O saber do Mestre Jorge dos Arturos

 

Dia 10 – terça-feira

Artesanato – o universo do feito à mão

Mediador: Antônio Marcos da Silva

  1. “Artesanato – o universo da arte feita à mão” – Ricardo Gomes Lima
  2. “Rendas e Rendeiras: a prática de uma tradição milenar” – Aglaé D’Ávila Fontes
  3. “Mãos que criam: A arte do barro no Vale de Jequitinhonha” – Maria do Carmo Barbosa Sousa
  4. “O saber da Mestra Vânia Oliveira

 

Dia 11 – quarta-feira

Folclore e Educação no Século XXI

Mediador: Eduardo Benzatti

  1. “Práticas Educativas e Folclore no século XXI” –Kátia Cupertino
  2. “Brinquedos e brincadeiras na escola” – Graciela Mendes NogueiraTargino
  3. “Escola, Folclore e projetos interdisciplinares” – Paula Simon Ribeiro
  4. “O saber do Mestre Sagrillo” –Wander Silva de Oliveira

Encerramento

 

IOV Brasil – Criando o futuro para preservar o passado

 

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