EnglishPortugueseSpanish

Comissão Acadêmica e Pedagógica

 IOV  –  ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ARTES POPULARES

Comissão Acadêmica e Pedagógica

 

Finalidade:

A Comissão Acadêmica e Pedagógica tem por finalidade principal desenvolver atividades internas (exclusivamente para os membros da IOV – Seção Brasil) e externas (para o público em geral) visando à reflexão e divulgação de temas relacionados ao Folclore e outras manifestações artísticas e culturais afins.

Composição:

A Comissão Acadêmica e Pedagógica é formada por membros oficiais e permanentes da IOV – Seção Brasil que tenham interesse em estudar, pesquisar, escrever e propor atividades pedagógicas relacionadas ao Folclore e outras manifestações artísticas e culturais afins. A participação nessa Comissão independe da formação (ou não) acadêmica, assim como da área de conhecimento de formação do membro.

Atribuições:

A Comissão Acadêmica e Pedagógica tem como atribuições:

  • Divulgar, através de publicações, artigos teóricos, livros (ou outros tipos de trabalhos escritos), além de resultados de pesquisas (dos seus membros ou de outros autores) sobre temas relacionados ao Folclore e afins;
  • Divulgar, através de palestras e/ou cursos, o resultado de reflexões, estudos e discussões (dos seus membros ou de outros autores) sobre temas relacionados ao Folclore e afins;
  • Propor, através dos mais diversos meios (cursos breves, seminários, mesas de debates) atividades pedagógicas e educacionais voltadas ao público em geral (ou exclusivamente aos membros da IOV – Seção Brasil) que tenham como objetivo contribuir com a formação de saberes ligados aos temas relacionados ao Folclore e afins.

 

Estrutura:

A Comissão Acadêmica e Pedagógica é estruturada da seguinte forma:

1 (um) membro responsável pela coordenação dos trabalhos e atividades internas à Comissão que responde diretamente ao Presidente da IOV – Seção Brasil;

E seus outros membros oficiais e permanentes da IOV – Seção Brasil oriundos da Academia ou de outros espaços de formação do conhecimento.

–  Informamos que definimos o perfil dos componentes da CAP  para aqueles que
desejam fazer parte desta comissão.  (Total de 8 pessoas).

A Comissão Acadêmica e Pedagógica deverá ser  composta por   voluntários que:

– Conheça os princípios metodológicos da pesquisa

– Já tenha produzido artigos ou textos científicos

– Tenha familiaridade com a elaboração de projetos

– Tenha disponibilidade de tempo para somar: se responsabilizar por tarefas da
Comissão.

 

 

Presidente da Comissão Acadêmica e Pedagógica  IOV  Brasil:

 

Marlei Sigrist   

Mato Grosso do Sul

A IOV Brasil é, para mim, uma organização a qual me identifico perfeitamente, dada sua forma de atuar, propiciando escolhas democráticas, oferecendo possibilidades de proposições de projetos culturais entre seus associados e, principalmente, promovendo encontros, cursos, congressos, festivais para o crescimento de todos os envolvidos. Encontro uma diretoria atuante, envolvida com a defesa e promoção do Folclore e das Artes Populares, fortalecendo a representatividade da área do Folclore, junto a diversos segmentos culturais do país. Isso se dá, porque sinto que formamos um time, o qual possui várias equipes atuantes. Dentre essas equipes, quero salientar que faço parte e, no momento, presido a Comissão Acadêmica e Pedagógica, que no ano de 2020 coordenou as palestras ocorridas durante o 6º Congresso Jovem Internacional IOV e, também, coordenou o primeiro Ciclo de Palestras Online IOV Brasil, no período de junho a agosto do mesmo ano. Certamente, todos juntos viveremos grandes momentos e alcançaremos sucessos em muitos projetos que estão por vir. Creio na capacidade de todos os associados membros da Organização. Para os novos associados, desejo sucesso, sintam-se acolhidos pela grande família IOV Brasil.

 

 

MEMBROS DA COMISSÃO:

 

 

01 – Bruno Jorge Barbosa de Oliveira

Pará – PA.

Professor de Arte,  natural de Belém/PA

– Arte educador na rede pública e particular de ensino.

– Professor efetivo da prefeitura Municipal de Cametá/PA.

– Desenvolve  projetos artísticos com jovens e adultos, com o propósito de valorização da arte e cultura popular local.

– Atua também como dançarino, ator, artista plástico, figurinista, cenógrafo, diretor teatral, artista circense, ceramista, produtor de eventos culturais e pesquisador.

– Atualmente é integrante do Grupo Parafolclórico Asa Branca

 

 

02 – Eduardo Benzatti 

São Paulo – SP.

Consultor da Comissão

Graduado em Sociologia e Política; e Especialização em Antropologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de SP; Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de SP (PUC-SP).

– Professor Doutor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) – além de ministrar cursos eventuais em pós-graduações de outras instituições de ensino superior da cidade de São Paulo.

– Experiente na área de Antropologia, atuando como pesquisador nos temas: Antropologia Urbana; Antropologia e Psicanálise; Educação e Pensamento Complexo; Literatura e a Cidade de São Paulo (em especial, pesquisando a vida e obra do Escritor António de Alcântara Machado).

– Faz parte do COMPLEXUS – Núcleo de Estudos da Complexidade do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC-SP que,  dentre outras atividades, estuda e divulga o pensamento de Edgar Morin.

– Presidente da Comissão Pedagógica Mundial para a Criança (World Pedagogical Commission for Children) da IOV World (International Organization of Folk Art – entidade filiada a UNESCO). 

– Tem formação na área de Psicanálise pelo CEP – Centro de Estudos Psicanalíticos de São Paulo,  onde conclui o Curso de Formação em Psicanálise (2010);

– Atualmente  realiza  estudos na área no Instituto Sedes Sapientiae de São Paulo. Atua há 10 anos como Psicanalista na cidade de São Paulo (clinicando e ministrando Seminários Clínicos no CEP – Centro de Estudos Psicanalíticos de São Paulo). Possui artigos (relacionados às áreas de Educação, Antropologia e Psicanálise) publicados em vários sites e blogs.

 

03 – Maria Ivonete Simocelli

Mato Grosso do Sul – MS

Formação em Educação Artística – Habilitação em Artes Plásticas. Especialização em “Organização do Trabalho Pedagógico do Professor Alfabetizador na Educação Infantil e Anos Iniciais”,

É concursada pela Secretaria de Educação de Campo Grande – MS, exerce cargo na DEAC – Divisão de Esporte, Arte e Cultura – responsável pelos projetos de Artes Plásticas. Graduada Educação Artística, habilitação em Artes Plásticas e Pós-Graduada – Especialização em “Organização do Trabalho Pedagógico do Professor Alfabetizador na Educação Infantil e Anos Iniciais”, 2007;

  • Presidente da Comissão Sul Mato Grossense de Folclore-CSMFL, foi a Primeira Secretária da Comissão Sul-Mato-Grossense de Folclore, Conselheira do Conselho Municipal de Cultura pela Secretaria de Educação do Município de Campo Grande, é Terceira Secretária do Colegiado de Culturas Populares de MS;
  • Atual Coordenadora do Grupo Camalote – Danças Folclóricas de MS, cuida da gestão cultural do grupo;

 

 

04 – Natália do Espírito Santo Evangelista da Silva

Pará – PA

Graduada  em Educação Física.

– Especialização  em Gestão e Docência no Ensino Superior

 – Desenvolveu Pesquisa e Desenvolvimento, Universidade Federal do Pará

– Professora no curso de educação física da ESMAC nas disciplinas; Ensino da Culutra Corporal e Fundamentos teóricos – Metodológico do jogo.

– Foi coordenadora do Curso de  Educação Física da Escola Superior Madre Celeste ESMAC

– Membro do Conselho Cientifico da Revista Interdisciplinar do Instituto Superior de Educação -RevISE.

 – Membro do Conselho Cientifico da Revista Interdisciplinar do Instituto Superior de Educação -RevISE.

Coordenação do Núcleo de Apoio ao Esporte (NAE)

 – Coordanação da Academia Madre Celeste

 Participação em eventos:

– II Fórum Ceará Cultura e Tradições Indigenas, 2012.  (Outra)

– 16º Fitness Saúde, 2011.  (Oficina)

Gerenciamento com foco em gestão de pessoas.

– VI Seminario do programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA, 2011.  (Seminário)

– 15º Fitness Saúde, 2010.  (Oficina) – Atualização da Hidroginástica.  

– I Conferencia Municipal de Esporte e Lazer do Municipio de Ananindeua, 2010.  (Outra)

– III Congresso Internacional de Ciência do Esporte, 2009.  (Congresso)

– 1º Seminario da Lei de Incentivo ao Esporte, 2008.  (Seminário)

–  Encontro Nacional de Cultura – SESC PARÁ, 2007.  (Encontro)

– XVI ENAREL – Encontro Nacional de Recreação e Lazer, 2004.  (Encontro) Oficina Dança, Festa e tradições populares.

– VI Seminario Internacional sobre Atividades Físicas para a 3ª idade, (Seminário) Danças Folclóricas da Região Norte para idosos.