EnglishPortugueseSpanish

IOV BRASIL

Centro-Oeste 

Região Centro-Oeste 

As principais manifestações culturais no estado de Goiás são: a Procissão do Fogaréu e as Cavalhadas. A Procissão do Fogaréu ocorre na cidade de Goiás durante as comemorações da Páscoa. 

Outro elemento da cultura goiana é o tear manual, que em muitos lugares tornou-se peça de museu.

A culinária destaca-se pelos pratos típicos, como a galinhada com pequi e guariroba, o empadão goiano e os diversos frutos do cerrado.

O Mato Grosso apresenta como manifestação cultural o cururu. A dança é realizada somente por homens em círculos, ao som da viola de cocho, o reco-reco e o ganzá. É um evento realizado, principalmente, durante as festas do Divino e de São Benedito.

Outros elementos da pluralidade cultural do Mato Grosso são: Siriri, Rasqueado Cuiabano, Viola-de-Cocho.   Destacam-se como elementos da culinária mato-grossense: o bolo de arroz, mojica de pintado, Maria Isael e farofa de banana. O artesanato é  produzidos através da cerâmica, as redes bordadas, as bolsas elaboradas com capim-dourado, a viola-de-cocho, entre outros. Os elementos culturais do Mato Grosso do Sul. destacam-se as danças, como o cururu, siriri, guarânia e  as festas juninas.


A culinária recebe bastante influência do Paraguai, como o gosto pelo tererê,  as chipas (espécie de pão de queijo) e a sopa paraguaia. De origem boliviana, as salteñas, pastéis assados e recheados com frango.  Destaca-se : o arroz carreteiro com guariroba, pamonha de milho verde e os pratos à base de peixes.

Distrito Federal apresenta grande diversidade na culinária, sotaques, costumes, comidas típicas e músicas. São principalmente nordestinos, goianos, mineiros e paulistas, os responsáveis pela caracterização cultural do Distrito Federal.

Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco

MEMBROS FILIADOS

Clique no nome e Conheça!