EnglishPortugueseSpanish

IOV BRASIL

NORDESTE 

Região Nordeste

O carnaval  e as festas juninas são  os eventos populares mais famosos do Nordeste, Os festejos de bumba meu boi são tradicionais em todos estados nordestinos.

A capoeira foi introduzida no Brasil pelos escravos africanos, é considerada uma modalidade de luta e também de dança.
O Reisado é um espetáculo popular das festas de Natal e Reis.

O coco é um estilo de dança muito praticado nos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.  O frevo surgiu através da capoeira. É uma dança de alucinação coletiva, do carnaval pernambucano, é praticado em salões e nas ruas.

Terno de Zabumba é um conjunto musical típico do Nordeste. O Terno de Zabumba exerce função profana e religiosa. Tocam as “salvas”, nas rezas e novenas. É conhecido também pelos nomes de Terno de Música, Esquenta Mulher, Cabaçal e Banda de Couro. O maracatu é originário de Recife (PE), inicialmente tinha um cunho altamente religioso, hoje é uma mistura de música primitiva e teatro. Marujada é um bailado popular muito antigo. Consiste na dramatização das lutas portuguesas, da tragédia que foi a conquista marítima. Quilombo é um folguedo tradicional alagoano, tema puramente brasileiro, revivendo a época do Brasil Colônia. 

Candomblé consiste num culto de origem africana trazido pelos escravos negros, na época do Brasil colonial.   Afoxê é o sagrado participando do profano. É uma vertente do candomblé adequado ao carnaval.
A Festa de Iemanjá a Rainha do Mar. A maior festa de Iemanjá ocorre na Bahia, no Rio Vermelho, dia 2 de fevereiro. 

Lavagem do Bonfim é uma das maiores festas religiosas populares da Bahia. É realizada numa quinta feira de janeiro. 

Literatura de Cordel é uma das manifestações culturais nordestinas, consiste na elaboração de pequenos livros contendo histórias escritas em prosa ou verso. A variedade de produtos artesanais na região é imensa, entre eles podemos destacar as redes tecidas, rendas, crivo, produtos de couro, cerâmica, madeira, entre outros.

A culinária nordestina é bem diversificada. Os pratos típicos são: carne de sol, buchada de bode, sarapatel, acarajé, vatapá, cururu, feijão verde, canjica, tapioca, peixes, frutos do mar, etc. Também são comuns as frutas siriguela, umbu, buriti, cajá e macaúba.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

MEMBROS FILIADOS

Clique no nome e Conheça!