Vânia Oliveira – “MESTRA IMORTAL” – Artesã

IOV  –  ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ARTES POPULARES

 

MESTRES IMORTAIS  –  IOV BRASIL

Este título  de Honra  é a maior homenagem da IOV Brasil para  a atuação dos “Mestres e Mestras”  do Folclore e das culturas populares tradicionais do Brasil.  Fortalecer e divulgar os saberes e fazeres, reconhecer e valorizar os ilustríssimos  Mestres(as)  e conceder aos  homenageados contemplados o título e certificado de “Mestres imortais  IOV  e ou de “Reconhecimento pela Manutenção das Culturas Populares e Tradicionais do Brasil”.

Os Mestres Imortais da IOV Brasil  são pessoas de grande experiência e conhecimento nos saberes e fazeres tradicionais, com reconhecimento da comunidade onde vivem e atuam, dedicados às expressões das culturas populares e tradicionais.

O objetivo dessa  HOMENAGEM  é reconhecer a atuação do Mestres (as)  das tradições  folclóricas  e da Cultura Popular, que tanto contribuíram e ainda colaboram para o fortalecimento da identidade cultural brasileira. 

Os Mestres Imortais da IOV Brasil representam a identidade, a tradição, a ancestralidade e a história das artes populares do povo brasileiro.

Este título significa a retradução, reapropriação e preservação das artes dos mestres em suas manifestações, promovendo o diálogo e a convivência entre o tradicional e o moderno. 

É o fazer cultural que nasce de uma comunidade e torna-se sua expressão. É a diversidade cultural e respeito aos saberes e fazeres populares e tradicionais. A IOV  Brasil compreende a importância de reconhecer o significado e a arte desses GRANDES MESTRES: suas expressões, festas, festejos e manifestações da cultura popular e tradicional, bem como as suas novas formas de promoção e proteção da diversidade cultural. 

Partindo dessa convicção e do respeito e reverência a todas as expressões da cultura popular brasileira foi criada, com muita satisfação, em 21 de agosto de 2020, a galeria “MESTRES IMORTAIS” IOV Brasil.

 

blank

Mestres Imortais IOV Brasil

A IOV Secção Brasil contempla a seleção e a titulação de dois (02)  Mestres  da Cultura Popular Brasileira, como “Mestres Imortais IOV Brasil”. A cerimônia de  titulação ocorreu de forma virtual na noite do dia 21 de agosto de  2020, dentro das comemorações dos 40 anos da IOV mundial e nas celebrações da semana Internacional do Folclore. A referida  cerimonial foi presidida pelo presidente da IOV Brasil, Clerton Vieira  e teve a participação de autoridades da Cultura e das artes populares do Brasil e de outros países do continente Americano.

A partir desta homologação e posterior publicação na reunião da Diretoria Executiva IOV Mundial. os mestres já intitulados José Maria de Paula  Almeida – (Raínha do Maracatu cearense) e a Mestra Vânia Maria de Oliveira Santos – (Vânia Oliveira Artesã), passam a contar com reconhecimento institucional, sendo reconhecidos como difusores de tradições, da história e da identidade, atuando no repasse de seus saberes e experiências às novas gerações.

Este é mais uma ação inovadora desta renomada instituição internacional de Folclore e artes populares,(IOV Brasil),  sendo parte da nossa missão voltada ao patrimônio imaterial, que visa contribuir para o reconhecimento, a proteção e a valorização da diversidade dos conhecimentos, fazeres e expressões das culturas populares e tradicionais no Brasil, por meio da titulação dos “Mestres Imortais”, com vistas à preservação da memória cultural e transmissão de seus saberes e fazeres artísticos e culturais.

A IOV Brasil parabeniza os Mestres declarados “Imortais” e saúda a todos os mestres da cultura do nosso país.

Clerton Vieira

Presidente IOV Brasil

Mestra Imortal: Vânia  Oliveira

Mestra artesã Vânia Oliveira é alagoana, Patrimônio Vivo do estado de Alagoas, com mais de 35 anos fazendo o que mais gosta: artesanato. Sobrevive de sua arte e ainda encontra disposição para a militância em prol da categoria em todas as esferas. Foi eleita conselheira nacional do Pleno do Conselho Nacional de Políticas Culturais e contribui significativamente para a causa artesã, a elaboração do Plano Nacional do Artesanato e da  Base Conceitual do Artesanato Brasileiro como consultora. É presidenta da Federação Alagoana de Artesanato e da Associação das Artesãs Criativas de Artesanato, que fundou com a comunidade a qual repassa seus e saberes e fazeres com maestria.

Ganhou vários prêmios nacionais e estaduais em reconhecimento de suas contribuições ao segmento. Luta incansavelmente para que o artesão receba o reconhecimento pela importância como o sujeito que mantém viva a cultura popular  por forjar com suas próprias mãos artefatos históricos que estão impregnados de história viva, que encanta e mantem preservada parte da cultura de um povo. Foi por este motivo que a Mestra Vânia Oliveira escolheu os folguedos do folclore nordestino como inspiração de suas obras. Bumba- meu-boi, chapéus de guerreiros e esculturas de personagens da cultura popular feitos de machê estão entre suas artes mais conhecidas.

Atualmente seu maior ideário é um Centro do Artesanato Alagoano, cujo projeto pronto está sendo apreciado pelos gestores com uma forte perspectiva que saia brevemente do papel e se concretize para o bem comum de todos.

Mestra Vânia Oliveira se inspira nos guerreiros também para encontrar forças na luta árdua pela preservação dos saberes dos Mestres, mas também pelo artesão que ainda nem se descobriu artesão, pois em sua docência, trás à tona o dom da arte que há dentro de seus aprendizes e que ainda nem sabem que são portadores deste. Com a perspicácia inerente aos grandes metres, ela desvela o talento velado que há em cada um e o faz consciente de que deve sempre buscar valorizar a cultura de seu povo, suas raízes como forma de manter viva nosso patrimônio, nossa história, nossa cultura.

Seu reconhecimento tornou-se internacional e foi convidada a fazer parte da Organização Internacional de Folclore e Artes Populares – IOV, instituição referendada pela UNESCO em que seus membros compõe um grupo seleto de pessoas cuja maior contribuição é salvaguardar o Patrimônio Cultural Imaterial de povos em mais de 150 países.

            Entre os saberes que repassa, o respeito e a preservação pelo meio ambiente são valorizados por ensinar como reaproveitar materiais descartados e resignificá-los por dar-lhes um destino mais honroso, uma obra de arte. Essa consciência de que devemos deixar o mundo mais belo do que o encontramos com arte e com preservação ambiental é uma de suas maiores lições.

Deixar um comentário

IOV Brasil

Aos vinte e três dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e vinte, às oito horas, na Cidade de Nova Petrópolis no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, ocorreu uma Assembleia Geral, com o objetivo de promover todas as formas de arte popular e cultura folclórica como elementos do Patrimônio Cultural Imaterial (ICH), para promover a compreensão e apreciação da diversidade cultural entre todos os povos e, assim, aumentar as perspectivas para a paz mundial.

Notícias Populares

Siga-nos

Canal YouTube

Assine a nossos planos

Venha ser membro da maior organização cultural do mundo!

Translate »
Ativar notificações OK Não, obrigado