EnglishPortugueseSpanish

IOV BRASIL

SUL 

Região Sul

Grande parte das danças gaúchas é de origem portuguesa, se destaca também as danças espanholas, como a tirana e o anu.

 

A festa de Nossa Senhora dos Navegantes, de origem portuguesa, é realizada em Porto Alegre no dia 2 de fevereiro, no rio Guaíba, onde centenas de barcos e milhares de fiéis devotos participam da procissão fluvial. É também chamada pelo povo de festa das Melancias. Algumas cidades do Sul ainda celebram as tradições dos antepassados em festas típicas, como a Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS).  No Paraná os migrantes alemães, italianos, poloneses, ucranianos, holandeses,  influenciaram fortemente a cultura da região. Além dos colonizadores portugueses. 

Em Santa Catarina os colonos imigrantes chegaram a partir do século XIX. No entanto, mais tarde o Estado recebeu grande influência dos colonos italianos e alemães.

Alguns eventos culturais são marcantes como; O boi-de-mamão, por exemplo, vai do Natal ao Carnaval.  A dança de fitas é uma tradição milenar.  É feito um pau de fita.Em Santa Catarina o boi na vara ainda é praticado. É uma espécie de tourada praticada. O boi, preso numa vara com uma corda.

Outro evento cultural no estado é a Oktoberfest, em Blumenau (SC), tradicional festa da cerveja.  A culinária é marcada pelo pirão de peixe, no sul do Estado; e os pratos alemães e a marreca, no norte. Na capital, o destaque é o camarão.

Por Wagner de Cerqueira e Farncisco
Graduado em Geografia

MEMBRO FILIADO

Clique no nome e Conheça!