Lúcia Brunelli

IOV  –  ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ARTES POPULARES

 

LÚCIA BRUNELLI – Coerógrafa de aberturas do ENARTE com o Grupo Folclórico Aldeia dos Anjos

Atua na área artística, na gestão e na docência, como pesquisadora, consultora, palestrante e docente. Desenvolve estudos e pesquisas na área do Folclore e Cultura Popular, com ênfase na dança. É formada em Ciências Jurídicas e Sociais, Pós Graduada em Dança pela PUC/RS e Mestre em Educação- Estudos Culturais pela ULBRA, além de cursos de Extensão e qualificação em diversos segmentos culturais.

Foi Coordenadora Técnica do Instituto de Folclore/RS, Assessora da Secretaria de Cultura do RS, criadora e integrante da direção do Centro de Formatividade em Dança, gestora de projetos culturais e artísticos junto à iniciativa privada e esfera pública, tem articulação com estudiosos no campo das manifestações populares brasileiras e viajou por muitos países pesquisando, in loco, a arte popular e tradicional dos povos.

Atuou como bailarina e corpo diretivo de Terra Cia. de Dança do RGSul.

Participou como bailarina, coreógrafa e diretora artística de diversos grupos de dança do Estado, tendo trabalhos coreográficos premiados em festivais e eventos mais importantes da área. Integrou o elenco do Conjunto de Folclore Internacional “Os Gaúchos”, como bailarina e assistente da direção artística por mais de vinte anos, tendo viajado com este grupo em turnês internacionais e participado de eventos em todo o Brasil e exterior.

Ministra cursos, oficinas e palestras em outros Estados e realiza registros sobre as danças populares brasileiras. Atuou como consultora em projetos culturais no segmento de Turismo do Sebrae/RS e Nacional, tendo sido gestora em projetos regionais.

É coreógrafa do Bailado Gaúcho- Folclore, Arte e Danças, realizador do Festival Internacional de Folclore de Nova Prata/RS, diretora artística e coreógrafa do Grupo Folclórico Monte Pollino da Sociedade Italiana do RGSul, e do CTG Aldeia dos Anjos, campeão estadual de danças tradicionais gaúchas com 11 títulos, no RGSul, e o mais premiado grupo de danças gaúchas em festivais pelo mundo. Participou da comissão avaliadora do Prêmio Açorianos Dança por 6 edições e do Festival de Dança de Joinville anos de 2010, 2011e 2012. É docente do curso de Pós Graduação em Dança da UFRGS /RS; foi docente do curso de Especialização e Dança da PUC/RS e do curso de Licenciatura em Dança da ULBRA, desde 2005, onde foi Coordenadora de 2010 a 2017.

blank

Em 2006 recebeu o Prêmio”Distinzione Comunità Italiana”, da ACIRS- Associazione Culturale Italiana del Rio Grande do Sul.

Em 2015, participou do Festival- Mandorlo in Fiore, em Agrigento, Sicília, na Itália, onde o grupo Aldeia dos Anjos sagrou-se campeão. No mesmo ano, recebeu a Medalha Dante de Laytano, da Comissão Gaúcha de Folclore, pelos relevantes serviços prestados para a pesquisa e preservação em defesa das manifestações culturais do Rio Grande do Sul.

Em 2016 foi coreógrafa homenageada do CTG Aldeia dos Anjos, pelo conjunto da obra.

Em 2016, prêmio de Melhor Coreografia no ENART- Encontro Gaúcho de Arte e Tradição-, com “A Luz do Bailar”e terceiro lugar com “Mestre, Espelho da Dança”.

Ainda nesse ano de 2016, recebeu a Medalha Mérito Cultural Profe. Lilian Argentina, outorgada pela Comissão Gaúcha de Folclore, em reconhecimento ao destacado trabalho com os fazeres culturais do Rio Grande do Sul.

Em 2017 foi Mestre homenageada no Iº ENSENA, Encontro Nacional de Coreógrafos, foi Presidente de Honra e coreógrafa homenageada no Festival Internacional de Nova Prata-

RGS, 13ª edição, e recebeu como homenagem, no mês de dezembro, Voto de Louvor e Reconhecimento da Câmara Municipal de Nova Prata, pelo trabalho realizado ao longo de 25 anos. Também nesse ano coreografou a peça “Aventuras e Desventuras de Pinoquio” para a Cia De Atores Independentes de Gravataí. Participou do 2017 Cheonan World Dance Festival, na Coréia do Sul, , onde o grupo Aldeia dos Anjos sagrou-se campeão e ainda recebeu mais uma premiação de quarto lugar em coreografia na Street Dance Parade. Em novembro do mesmo ano, recebe homenagem da Sociedade Italiana do RGSul, através do Grupo Monte Pollino, pelo trabalho dedicado como Diretora Artística e Coreógrafa ao longo de 35 anos.

Em 2017, prêmio de segundo lugar em coreografia no ENART, com a obra “Ancestrais”.

Em 2017 participa da Comissão Avaliadora do Prêmio Açorianos para a Dança, categoria especial de Espetáculo Revelação.

Em 2018 participou, como curadora, professora e avaliadora do 1º Dança Guaporé.

Em 2018 foi curadora do evento Invernada Farroupilha realizado em Porto Alegre com a participação de 12 grupos de danças tradicionais.

Em janeiro de 2019 participou do Festival de Folclore Internacional em Iquique- Chile, com o grupo Bailado Gaúcho, Folclore, Arte e Dança, apresentando danças brasileiras.

Em 2019 passa a integrar a equipe cênica do Parque Acqua Lokos, no litoral gaúcho, desenvolvendo montagens coreográficas e participando do Núcleo de Criação.

Em março de 2019 participou do trabalho, junto à direção artística do Conjunto de Folclore Internacional Os Gaúchos, na montagem do espetáculo“1959”, pelos 60 anos de atividades. Em abril de 2019 participou do World Folk Dance em Mallorca- Espanha, com o grupo Aldeia dos Anjos, que sagrou-se vice campeão.

Em abril 2019 recebeu o Prêmio Açorianos Dança/ Folclore e Danças Étnicas, da Secretaria da Cultura de Porto Alegre- SMC/Centro de Dança.

Em junho de 2019, realizou, como Diretora e Coreógrafa, o espetáculo Aldeia pelo Mundo, no Teatro São Pedro em POA.

Setembro 2019 participou da realização do Festival Internacional de Folclore de Nova Prata junto ao Bailado Gaúcho, em sua 15º Edição, pela primeira vez integrando o circuito de competições da FIDAF – Federação Internacional dos Festivais de Folclore.

Novembro 2019: participou do Enart com o Aldeia dos Anjos.

Dez 2019: Espetáculo 1959, comemorando os 60 anos do Conjunto de Folclore Internacional Os Gaúchos, em Porto Alegre, no Teatro da Reitoria Ufrgs.

Dez 2019: coreografa o espetáculo Beira de Rio, Beira de Mar, do Bailado Gaúcho em Nova Prata.

Fev 2020: assume a Direção Artística do grupo adulto do CTG Aldeia dos Anjos.

Mar 2020- A partir dessa data,participou de de 26 Lives, programas , palestras on line sobre Dança e Folclore em geral.

Dez 2020- Avaliadora do Dança Guaporé – versão on line

Dez 2020 – Realização do 16° Festival Internacional de Folclore de Nprata – versão on line.

Mar 2021- Eleita para integrar o Conselho da Comissão Gaúcha de Folclore.

Translate »
Ativar notificações OK Não, obrigado