EnglishPortugueseSpanish

IOV BRASIL

SUDESTE 

Região Sudeste

As manifestações culturais da Região ocorrem através de elementos como:

Congada – A presença desse bailado popular é assinalada no Brasil colônia, é a luta do Bem contra o Mal.

Fandango – nas cidades do litoral paulista é muito popular.
Batuque – dança de origem africana, do ritual da procissão.
Samba de Lenço – é uma dança de origem africana, ele é sambado no meio urbano (samba de salão), e no meio rural há três modalidades: samba de roda, samba de campineiro e samba de lenço.

Carnaval – Evento carioca mais famoso do mundo. Esse evento também tem se destacado no estado de São Paulo.Dança de Velhos é dançada  durante as festas do Divino Espírito Santo em Parati e Angra dos Reis. E também nas cidades paulistas de Cunha e São Luís do Paraitinga.

Festa de Iemanjá. O culto à Iemanjá é realizado na noite de 31 de dezembro para 1° de janeiro. 

Folia de Reis ou Reisado – Folia de Reis, folguedo que ocorre no período do Natal, de 24 de dezembro a 6 de janeiro. Há os instrumentistas e cantores e algumas trazem os reis, representando os três reis magos.

Dança de São Gonçalo – As moças se vestem de branco, rosa ou azul. Em certos lugares, um único homem participa da dança e comanda a função, trajado de branco, o qual desempenha o papel de São Gonçalo.

Caiapó – é um bailado de influência indígena. Aparece em diversos estados do Brasil, com variações: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais.

Ticumbi – é uma versão capixaba da Congada. Só é encontrada no estado do Espírito Santo.

A culinária do Sudeste é bem diversificada e apresenta forte influência do índio, do escravo e dos diversos imigrantes europeus e asiáticos. 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

MEMBRO FILIADO

Clique no nome e Conheça!