Troféu Zezé Colares

IOV  –  ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ATES POPULARES

Troféu Zezé Colares

OBJETIVOS:

  • Homenagear em vida mestres da cultura popular, folcloristas e agentes culturais que promovem valoroso trabalho de fortalecimento das tradições populares e do folclore brasileiro.
  • Reconhecer e incentivar este tipo de trabalho que afirma a identidade original do povo brasileiro e promover a sua divulgação, bem como o de seu agente.
  • Valorizar e divulgar as nossas manifestações populares e o seu conhecimento agregado.
  • Reconhecer e imortalizar o nome de Zezé Colares pela sua trajetória de vida totalmente dedicada de forma voluntária à preservação do folclore e formação de um rico legado de transmissão destes conhecimentos para tantos outros que culminou em sua multiplicação e incentivo à vários trabalhos na área do folclore e culturas populares.

CATEGORIAS:

  • Mestres: Mestres da cultura popular que transmitem o seu conhecimento e possuem forte e reconhecida atuação em sua comunidade. Podem ser homenageados pessoas físicas artesãos, músicos, mestres de congado, folias, folguedos, danças típicas e outras manifestações populares originais, mestres de culinária típica e outros agentes das diversas culturas populares.
  • Educação: Educadores ou instituições de ensino que valorizam o folclore e as culturas locais e transmitem com respeito e seriedade para seus alunos o conhecimento popular nacional, regional ou local.
  • Pesquisa: Pesquisadores, historiadores, jornalistas, acadêmicos ou não, que possuem publicações de bons trabalhos de registros e estudo de manifestações populares.
  • Arte: Músicos, bandas, dançarinos, grupos de danças, atores, grupos de teatro, artistas plásticos, ateliers, poetas, escritores e outros que se utilizam das culturas e manifestações populares para produção de trabalhos artísticos que valorizam e divulgam o folclore brasileiro ou de alguma região específica do brasil.
  • Produção Cultural: Produtores culturais, promotores de eventos, festivais, pessoas físicas ou jurídicas que promovem eventos, feiras e espaços para divulgação de trabalhos de culturas populares e interação com o público local.

METODOLOGIA:

  • Os nomes deverão ser indicados pelas comissões estaduais filiadas a IOV e estarão disponíveis para votação popular no site desta instituição 6 meses antes da entrega do prêmio.
  • O resultado deve sair 90 dias antes da entrega do prêmio.
  • O Troféu Zezé Colares será entregue em eventos ou festivais filiados a IOV anualmente.

O PREMIO:

  • Os homenageados receberão um troféu desenvolvido pelo artista Willi de Carvalho, artista popular natural de Montes Claros com grande influência das manifestações tradicionais de Minas Gerais e um certificado emitido pala IOV.

 

blank

blank

blank

 

HOMENAGEM:

Presidente de Honra     (In memoriam)

 

blank

No dia Internacional do Folclore, 22 de agosto de 2020 a IOV Secção Brasil, outorga à ilustríssima senhora Maria José Colares de Araújo Moreira, o título de “Presidente de Honra In Memorian.”  A cerimônia ocorre por meio de plataforma online, com a participação virtual dos membros filiados e autoridades  convidadas da IOV Secção Brasil e de outras instituições.

Este título é o reconhecimento da IOV Brasil sobre uma trajetória de vida galgada em relevantes serviços prestados à Organização, participando de sua fundação e contribuindo para a história da IOV World.

– Zezé Colares  foi vice-presidente da Organização Internacional de Folclore International Organization of Folk Art – IOV), com sede na Áustria em 1980.

Atuou como folclorista, professora de piano e de história da música.

– Dedicou toda sua vida à produção de conhecimento sobre o Folclore brasileiro.

– Seus estudos e pesquisas contribuíram de forma ampla para a criação do seu Grupo Folclórico BANZÉ, em 1968, enquanto lecionava no Conservatório Lorenzo Fernandez. Organizou, com seus alunos do Conservatório, trabalho de pesquisa de danças e músicas folclóricas, transformando-as em espetáculos.

– Sua luta pelo movimento de valorização e divulgação da cultura popular brasileira era a sua maior bandeira.

– Foi presidente da Comissão de Folclore Hermes de Paula; Sócia Honorária da Academia Montesclarense de Letras; participou de conferências no Brasil e no Exterior e publicou o livro ‘A criança e o folclore’.

– Em 1989, ela foi premiada pela Direção de Grupo Folclórico no Congresso Internacional de Folclore, durante as comemorações do Bicentenário da Revolução Francesa, na cidade de Chateneuf de Faou / França.

 

blank

 

  • Zezé Colares foi quem trouxe a IOV para o Brasil. 
  • Deixa seu legado dedicação e amor  ao folclore. Seu trabalho vai ficar para sempre na história e memória da IOV  mundial e em especial do Brasil.
  • Em memória à professora Maria José Colares de Araújo Moreira (Zezé Colares), por toda sua história de prestação de relevantes serviços, a IOV Brasil outorga-lhe o título de Presidente de Honra In Memorian da IOV Secção Brasil.

 

 

São Paulo, 22 de agosto de 2020

 

Deixar um comentário

IOV Brasil

Aos vinte e três dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e vinte, às oito horas, na Cidade de Nova Petrópolis no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, ocorreu uma Assembleia Geral, com o objetivo de promover todas as formas de arte popular e cultura folclórica como elementos do Patrimônio Cultural Imaterial (ICH), para promover a compreensão e apreciação da diversidade cultural entre todos os povos e, assim, aumentar as perspectivas para a paz mundial.

Notícias Populares

Siga-nos

Canal YouTube

Assine a nossos planos

Venha ser membro da maior organização cultural do mundo!

Translate »
Ativar notificações OK Não, obrigado