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Comissão Festivais e Práticas

IOV  –  ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ARTES POPULARES

Proposta da Comissão de Festivais e Práticas
 Finalidade

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A Comissão de “Festivais e Práticas” tem como finalidade principal apresentar um regulamento que servirá como referência (modelo) a ser seguido dentro  dos objetivos básicos de  cada festival de folclore no continente América.
Qualquer organizador  que desejar participar dos eventos da IOV  deverão adequar suas regras básicas internas, aos da referida entidade.
 
Composição
A Comissão de Festivais e práticas será composta por membros adultos da IOV Seção Brasil, que tenham interesse em participar de atividades artísticas, culturais, populares, folclóricas bem como divulgar e fomentar todas estas atividades em seus mais variados espaços públicos e ou privados.
Atribuições
A Comissão de Festivais e práticas tem como atribuições:
  • Propor (e executar) metas e ações entre os seus membros e/ou outros interessados, visando a auxiliar na elaboração e desenvolvimento de planos e/ou projetos que contemplem a realização dos eventos culturais.
  • Participação: Membros da coimissão de Festivais e Práticas devem participar de encontros de trabalhos (seminários, congressos, palestras entre outros) quando assim forem solicitados pela IOV.
  • Acompanhar e representar a IOV BRASIL (quando solicitado) os grupos que forem representar o Brasil nos festivais Internacionais.
Estrutura
A Comissão de Festival e Práticas é estruturada da seguinte forma:
  • 1 (um) membro responsável pela coordenação dos trabalhos e atividades internas ligado à Comissão que responde diretamente ao Presidente da IOV – Seção Brasil;
  • Os demais membros  da Comissão de Festivais e Práticas  da IOV  nas Américas  devem ter alguma experiência  em organização de eventos oriundos de diversos seguimentos culturais e principalmente  de Folclore, artes  e Culturas Populares das Américas.

 

MEMBROS DA COMISSÃO:

OBS; EM  REESTRUTRAÇÃO (EM BREVE SERÁ DIVULGADO)

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IOV Brasil  – REQUISITOS MÍNIMOS PARA FESTIVAIS
Comunicações Os festivais e grupos devem se comunicar de maneira rápida e profissional.
Pré-festival: pronta resposta à correspondência
  • Grupo deve fornecer históricos. Fotos e Links de vídeos.
  • Festival deve fornecer informações sobre acomodações, alimentação, número de apresentações, duração do desempenho, locais, habilidades técnicas de locais
  • Grupos identificar na lista se o grupo participará, com música ao vivo ou gravada no momento em que o documento for assinado
  • A confirmação do grupo deve ser até 120 dias antes do início do festival.
  • O Festival não pode cancelar, alterar datas ou fazer outras alterações importantes no cronograma e no programa dentro de 120 dias antes do evento sem consultar os grupos selecionados e/ouconvidados.
  • Os grupos não podem cancelar, mudar para música gravada, reduzir significativamente ou aumentar o número de participantes, ou fazer outras alterações significativas no prazo de 120 dias.
  • Dinheiro de bolso: Será comunicada em cada regulamento de festivais.
  • Despesas de turismo: a ser negociado se mais do que necessário ½ dia para cada 3 dias de performances
Comunicações do Festival
  • Orientação do grupo na chegada
  • Horário de chegada e partida ao festival.
  • Guia / intérprete atribuído ao grupo
  • Cada guia deve estar familiarizado com a língua do grupo visitante, não apenas falando, mas também entendendo.
  • Guias são encorajados a se comunicar com o diretor dos grupos, que eles estão guiando ANTES de os grupos deixarem seus países de origem.
Locais e performances – É preciso ter  primeiros socorros  nos locais durante os eventos.
  • Localização das performances. Tamanho do palco
  • Desfile (quantos, distância, andar ou dançar)
  • Espaço de ensaio com horário reservado durante os dias do festival, conforme solicitado pelo grupo
  • Comunicar o horário diário para cada grupo desde que  o grupo chega
  • Cronograma de apresentações com data, local e duração de cada apresentação
  • Não mais do que duas apresentações por dia ou 120 minutos no máximo.
  • Meio dia de descanso a cada 3 dias de festival.
  • Microfones necessários para cada local.
  • Se o som for amplificado, monitores de palco fornecidos
  • Luzes- “iluminação total”, bem como painéis de iluminação mais extensos.
  • Som – a música ao vivo é um requisito?
  • Superfície do palco
  • Dimensões do palco
  • Vestiário / área de troca, camarins, segura e privativa
  • Transporte, visto e seguro médico
  • Deve haver transporte de ida e vinda e para o aeroporto ou rodoviárias.
  • Transporte de ida e volta ao local dos eventos
  • O transporte deve ser seguro e assentos suficientes para os membros do grupo
  • O grupo deve mantê-lo limpo e sem qualquer dano
  • As despesas com o visto ficam a cargo do grupo
  • O grupo deve possuir um seguro médico para todos os membros do elenco
  • As acomodações devem ser limpas, confortáveis, silenciosas, seguras e protegidas
  • As acomodações podem ser em hotel, dormitório, albergue ou residência particular: uma pessoa por cama, exceto casais.
  • Fotos a serem enviadas pelo festival ao grupo, se solicitado
  • Banheiro com chuveiro, deve ser fornecido de acordo com o número de pessoas a serem servidas. Por exemplo, um chuveiro poderia servir seis pessoas;
  • perto de quartos de dormir e limpos diariamente
  • Água corrente quente e fria
  • Água potável fornecida
  • Espelho para maquiagem / barbear
  • Tomadas elétricas suficientes
  • Camas confortáveis ​​com roupa de cama e travesseiro suficientes.
  • Espaço suficiente para malas, roupas penduradas e roupas
  • Aquecedor / ar-condicionado / ventilação
  • Assistente ou guia no local
  • Área para socializar fora do quarto de dormir
 
Segurança
  • As acomodações devem ter instruções de segurança, alarme de incêndio, saída de emegências, telefone com lista de primeiros socorros. 
  • Locais de desempenho devem ter alarme de incêndio, saída de incêndio e
  • Todos os participantes do festival serão fornecidos, nos dormitórios e nos locais, com informações sobre saídas de segurança, como relatar emergências, etc.
  • Transporte local: os condutores dos veículos de transporte devem ser qualificados de acordo com as leis do país anfitrião.
  • Deve ter  telefone de emergência para   primeiros socorros, emédico e/ou hospital
Segurança
  • Locais: lugar seguro para fantasias, instrumentos e objetos de valor, com a equipe do festival ou voluntários presentes durante as apresentações.
  • Acomodações: cofre no quarto ou quarto com trava para garantir passaportes e objetos de valor
  • As acomodações devem estar em área segura e prédio, segurança fornecida, (se necessário)
Refeições –  Os participantes dos grupos não devem ter que comprar sua própria comida
  • As refeições devem ser fornecidas (3 por dia).
  • A comida deve ser suficiente, nutritiva e saborosa
  • Bebidas em locais
  • Fornecer água nas acomodações
Festivais – para os organizadores e diretores
  • Organize o cronograma e mantenha o plano, a menos que ocorram emergências.
  • Não agende grupos de visitantes em dois lugares ao mesmo tempo, incluindo eventos de agendamento para diretores, etc.
  • Lembre-se dos pés dos dançarinos e do equipamento que os músicos devem carregar ao agendar performances. Certifique-se de que o transporte adequado e oportuno seja fornecido para grupos de convidados para viagens a locais, incluindo paradas, etc.
  • Seja realista no planejamento dos comprimentos dos desfiles e não espere que os grupos visitantes percorram longas distâncias após os desfiles ou para chegar ao local do início dos desfiles.
  • Mantenha o diretor sempre bem informado sobre quaisquer mudanças na programação escrita, que o diretor deve receber em seu idioma nativo quando ele chegar ao festival (ou mesmo antes de ele chegar).
  • Certifique-se de que os estágios são seguros para que as danças sejam feitas neles.
  • Certifique-se de que o local do café da manhã esteja perto dos quartos de dormir ou forneça transporte para o café da manhã.
  • Certifique-se de que os diretores de grupos visitantes estejam bem informados sobre o número de presentes necessários para apresentação nos festivais.
  • Certifique-se de que as guias estejam adequadamente preparadas para guiar um grupo. Isso inclui garantir que eles saibam onde as coisas estão localizadas (incluindo sites para turnês) para que o tempo do grupo NÃO seja desperdiçado ou que eles cheguem a um local onde eles não deveriam estar, etc.
  • Mais importante de tudo, certifique-se de que os dançarinos, músicos e diretores dos próprios grupos tenham algo a dizer sobre a organização do festival.
Grupos :
  • Os grupos não devem trazer mais pessoas do que aquelas listadas n aficha de inscrição..
  • Os grupos não devem encenar artistas que não estejam vestidos em trajes folclóricos.
  • Os grupos não devem trazer músicas pré-gravadas quando concordarem em fornecer apenas música ao vivo.
  • Os grupos devem obedecer a todas as regras e regulamentos do local onde estão hospedados, o que geralmente não inclui bebidas alcoólicas, não fumar, etc. nas instalações.
  • Restrições dietéticas especiais exigidas pelos grupos devem ser claramente declaradas antes do MOU ser assinado.
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RELATÓRIO COMISSÃO DE FESTIVAIS IOV BRASIL 2020
MÊS DE FEVEREIRO 2020
6º CONGRESSO DA JUVENTUDE – IOV MUNDIAL
TERRA JOVEM: “Encantos, segredos e saberes da natureza”
CIDADE: Nova Petrópolis – RS
Apresentação da proposta de trabalho da Comissão para o público presente e convite para mais associados para compor a equipe;
MÊS DE ABRIL 2020
Reunião da equipe de planejamento para o desenvolvimento das atividades, frente ao momento de pandemia em nosso país, que necessitou uma nova perspectiva para o andamento das ações da comissão.
Desta forma as atividades, on-line, e o trabalho remoto, por meio do uso das ferramentas digitais, foram estabelecidas como metas a serem executadas, para as ações desta comissão;
As metodologias e cronogramas, ficaram estabelecidos, para as ações.
M\ÊS DE JULHO 2020
Criação e organização das homenagens aos Mestres Imortais IOV;
Objetivando reconhecer a atuação dos Mestres(as) das Tradições folclóricas e da cultura popular que tanto contribuíram e ainda colaboram para o fortalecimento da identidade cultural brasileira.
MÊS DE AGOSTO 2020
Homenageados em 2020;
Homenagem a Zezé colares;
A folclorista Zezé Colares também foi vice-Presidente do Comitê Internacional de Folclore, com sede na Áustria em 1980, foi presidente da Comissão de Folclore Hermes de Paula, Sócia Honorária da Academia Montesclarense de Letras, participou de conferências no Brasil e no Exterior e publicou o livro ‘A criança e o folclore”
Entre os seus feitos, Zezé, em 20 de maio de 1968, fundou o Grupo Folclórico Banzé, que é uma associação sem fins lucrativos, cuja atuação fundamenta-se na pesquisa, preservação e difusão das tradições culturais e folclóricas de diversas regiões do Brasil e, em especial, do Norte de Minas Gerais.
Homenagem Maria de Nazaré do Ó Ribeiro;
Nascida em 1953, na cidade de Soure/Pará, neta de índios e franceses, migrou para a cidade de Belém, com dois meses de idade. Aos treze anos passou a vivenciar a cultura popular, por meio de sua genitora e sua avó índia, com a qual aprendeu sobre o folclore.
Ao ingressar na universidade se aprofundou nos estudos sobre o folclore aprimorando o conhecimento através da pesquisa, concluindo a graduação com um trabalho musical voltado para as músicas regionais, como: Xote, e Carimbó. Esta conclusão de curso impulsionou a formação do Grupo Águia Negra, onde seu marido é intérprete de suas músicas, e posteriormente fundou o grupo parafolclorico “Vaianga”. Sua trajetória possui projetos culturais envolvendo a música, a dança e o teatro.
Fundou no ano de 2000 as rodas de Carimbó, e neste mesmo ano recebeu homenagem pela associação de mulheres de negócios, com destaque na cultura, em 2006 recebeu homenagem como mulher destaque na cultura pelo jornal “O Estado”, participou de documentário Mestres da Cultura em 2006.  Em 2007 em Brasília, no Seminário Nacional de Culturas populares foi reconhecida pelo Ministério da Cultura – Minc, como Mestre de Carimbó. Em 2008 recebeu homenagem pela câmara Municipal de Belém com o Mérito Cultural e Patrimônio de Belém. Atualmente participou do programa “É do Pará” sendo homenageada como mestra de cultura popular do Estado do Pará, participou de inúmeros festivais nacionais e internacionais.
Captação dos grupos folclóricos e parafolclóricos, para participação no Evento da FENADI VIRTUAL 2020.
Projeto – Festival de IJUI
 Identificação: Festival de IJUI- ocorreu de forma online, virtual, aberto para várias linguagens, objetivando atingir todo o brasil;
Período: 12 a 19.10.2020, sendo que a comissão de festivais participou nos dias 17 e 19.10.2020, na sala 10 do Evento.
Foi composto por Salas virtuais, sendo destinada para a IOV Brasil a Sala 10: IOV foi desenvolvido um trabalho em conjunto- dividido os Sete dias de atividades dentro do festival de Ijuí- com a produção de projeto por comissão para um tempo de 50 minutos;
Destaca-se que O Festival de Etnias, abrange todas as tradições e culturas; ressalta-se que o festival é composto por 14 grupos que participam da associação;
Detalhamento:
Comissão de festival desenvolveu a mostra de dança em dois dias- considerando as danças com grande diversidade entre as regiões; enfatizando a diversidade cultural do Brasil; o material foi gravado e enviado, observando o tempo de 50 minutos para cada dia e a qualidade do material;
A programação foi dividida em regiões- sendo apresentada danças por regiões brasileiras, contemplando a diversidade cultural do nosso país;
REGIÃO NORTE
  • CARIMBÓ Projeto “Não deixe o folclore morrer” o GRUPO PARAFOLCLÓRICO VAIANGÁ.
  • Coreografia Esse Rio é minha Rua/ em ritmo de Carimbótípico da região amazonica– GRUPO PARAFOLCLORICO ASA BRANCA- ESTADO DO PARÁ
  • COLETIVO CULTURAL BANDA SWING DA MATA – Estado do Acre
REGIÃO SUL
  • BOI DE MAMÃO ROSARIOS– Estado de Santa Catarina
  • CIA DE ARTE UNIVERSO EM DANÇAS – Estado Rio Grande do Sul
REGIÃO SUDESTE
  • CATIRA – Estado de São Paulo.
  • BANZÉ – Estado Minas Gerais
  • CONGO – Estado de Minas Gerias
  • BUMBA MEU BOI ENCANTO CARIOCA- Estado do Rio de Janeiro
REGIÃO NORDESTE
  • MARACATU INFANTIL –Estado do Ceará
  • BOI de AXIXA –Estado do Maranhão
  • PISA NA FULÔ- Estado de Alagoas
  • CIA TXAÍ –Estado Ceará
REGIÃO CENTRO OESTE
  • IGARAPÉ- Estado do Mato Grosso
CONCLUSÃO
            O Trabalho de captação, das nossas manifestações culturais, é enriquecedora e permite um conhecimento e força na busca da valorização dos nossos saberes; proporcionando as ações exitosas desta comissão, e a manutenção das relações com os grupos produtores de cultura do nosso país.
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