Search

CO.LIGA – Instituição da Fundação Roberto Marinho é parceira oficial da IOV Brasil.

IOV  –  ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ARTES POPULARES

 

IOV Brasil e CO.LIGA assinam uma importante parceria

Conteúdo na área de economia criativa chega à IOV Brasil através da Escola digital CO.LIGA.

Nesta segunda, dia 06/11, aconteceram as assinaturas dos representantes da IOV Brasil e da escola digital CO.LIGA. A co.liga é uma parceria da Fundação Roberto Marinho e Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI)

blank

Com essa  parceria, os jovens  filiados da IOV em todo o Brasil  terão acesso ao conteúdo co.liga. São cursos nas categorias de Artes Visuais, Design, Multimídia, Música, Patrimônio Cultural e Temas Transversais que dialogam com outros segmentos da Economia Criativa, que será agregado às atividades e eventos que  a IOV Brasil  já realiza durante todo o ano letivo.

Desde novembro de 2021, jovens de todo Brasil contam com a co.liga, escola virtual de economia criativa com diversos cursos gratuitos online e oportunidades de trabalho.

“Essa parceria é mais uma oportunidade para que os jovens filiados da IOV em todos os estados possam adquirir novos conhecimentos atuando no campo da Economia Criativa.” Afirma o presidente da IOV Brasil, Clerton Vieira.

blank

A CO.LIGA reúne mais de 30 mil alunos matriculados, já tendo emitido mais de 8 mil certificados. Ela está presente em 26 Estados, no Distrito Federal e em sete países (Espanha, Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Angola, Moçambique e EUA). A co.liga conta ainda com 16 laboratórios distribuídos pelo Brasil, em parceria com organizações locais. A iniciativa é resultado de uma parceria da Fundação Roberto Marinho com a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI) e já se consolidou como um canal de formação profissional e inclusão produtiva para juventudes, especialmente das classes C, D e E. 

A co.liga é uma escola digital com diversos cursos e oportunidades no mundo da economia criativa, onde é possível destravar um universo de possibilidades em sua carreira. A CO.LIGA  agora passa a ser também  parceira oficial da IOV Brasil!

– O futuro é uma página em branco que começa a ser escrita no presente da IOV Brasil!

IOV – Criando o futuro para preservar o passado!

Sobre a OEI

Sob o lema “Fazemos a cooperação acontecer”, a Organização de Estados Ibero- Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) é, desde 1949, o primeiro organismo intergovernamental para a cooperação Sul-Sul no espaço ibero-americano. Atualmente, fazem parte do organismo 23 Estados-Membros e tem 19 escritórios nacionais, além da Secretaria-Geral, sediada em Madrid.   

Com mais de 400 projetos ativos com entidades públicas, universidades, organizações da sociedade civil, empresas e outros organismos internacionais, a OEI representa uma das maiores redes de cooperação da Ibero-América. Entre os seus resultados, a organização contribuiu para a drástica redução do analfabetismo na Ibero-América, alfabetizando e fornecendo educação a 4,7 milhões de estudantes, assim como formação a mais de 200.000 docentes ibero-americanos.

 

Sobre a Fundação Roberto Marinho

blank

A Fundação Roberto Marinho inova, há mais de 40 anos, em soluções de educação para não deixar ninguém para trás.  Promove, em todas as suas iniciativas, uma cultura de educação de forma encantadora, inclusiva e, sobretudo, emancipatória, em permanente diálogo com a sociedade. Desenvolve projetos voltados para a escolaridade básica e para a solução de problemas educacionais que impactam nas avaliações nacionais, como distorção idade-série, evasão escolar e defasagem na aprendizagem.  

A Fundação realiza, de forma sistemática, pesquisas que revelam os cenários das juventudes brasileiras. A partir desses dados, políticas públicas podem ser criadas nos mais diversos setores, em especial, na educação. Incentivar a inclusão produtiva de jovens no mundo do trabalho também está entre as suas prioridades, assim como a valorização da diversidade e da equidade. Com o Canal Futura fomenta, em todo o país, uma agenda de comunicação e de mobilização social, com ações e produções audiovisuais que chegam ao chão da escola, a educadores, aos jovens e suas famílias, que se apropriam e utilizam seus conteúdos educacionais.  Mais informações no Portal da Fundação Roberto Marinho.

 

Co.liga: escola virtual e gratuita de economia criativa conecta jovens, profissionais e empresas; conheça

Parceria entre a Fundação Roberto Marinho e a OEI, projeto quer atrair jovens em vulnerabilidade social.

 

 Inscrições para os cursos começam dia 16 de novembro.

A co.liga oferece opções de qualificação profissional mais livres, em sintonia com a cultura digital. É um lugar de encontros, de fortalecer esses jovens pelos caminhos da cultura, da arte, da inovação”, explica João Alegria, gerente geral do Laboratório de Educação da Fundação Roberto Marinho.

 

Inscrições gratuitas

A lista dos cursos e as inscrições estarão disponíveis a partir da próxima terça-feira, 16, no site coliga.digital. São 37 cursos livres de curta duração em cinco áreas da economia criativa: patrimônio, música, multimídia, design e artes visuais. Veja abaixo a lista completa.

O conteúdo das aulas foi desenvolvido por nomes reconhecidos em suas áreas. O músico e apresentador China Ina criou três cursos: “Estúdio em casa – produzindo música sem sair do quarto”, “Música eletrônica – do sample ao beat” e “Produção musical: o técnico do time”.

“Eu acredito muito na transformação pela educação. O projeto é gigantesco, vai chegar a muita gente que precisa. Eu tive que aprender tudo na raça, não tive acesso a esse tipo de curso. E hoje tem todas essas opções maravilhosas”, diz China.

Ao fazer a inscrição, o estudante escolhe sua trajetória e acessa o conteúdo quando e onde puder, por celular ou computador. Para ajudar quem não tem acesso à internet, nem meios para acessar os cursos, o projeto está fazendo parcerias com ONGs e com a Secretaria da Juventude de vários estados, que vão ceder locais físicos para quem estiver matriculado na co.liga.

Sem tempo pra perder

“Quem tem fome tem pressa. O jovem em situação de vulnerabilidade não tem muito tempo de fazer uma longa trajetória de estudos para depois conseguir dinheiro. Existe uma urgência, por isso, pensamos em cursos para ajudar esse jovem a colocar sua produção na rua o mais rápido possível”, conta Alegria.

Para a OEI, a co.liga nasce a partir do reconhecimento da capacidade criativa do jovem brasileiro.

“Temos uma potência que gera fenômenos e expressões culturais de dimensão internacional e que se sobrepõem ao fenômeno de desigualdade social no país. Acreditamos na economia criativa como uma estratégia de desenvolvimento e apostamos nas juventudes”, diz Raphael.

Confira a lista dos 22 cursos disponíveis a partir do dia 16. Até o final do ano, serão disponibilizados mais 15 opções:

  • Projetos culturais: um percurso para viabilizar suas ideias
  • Produção de festivais e eventos culturais
  • Nos bastidores da criação audiovisual: do roteiro à edição
  • Estúdio em casa – produzindo música sem sair do quarto
  • Escrita de projetos culturais: como colocar suas ideias no papel
  • Comunicação digital para projetos culturais
  • Empreendendo na economia criativa
  • Elementary! Inglês para curiosos e criativos
  • Somos latinoamérica: uma viagem para desembaraçar o portunhol
  • Democratização do acesso aos setores criativos
  • Direitos culturais: um papo reto sobre o tema
  • Bom de trato – edição, tratamento e manipulação em fotografia
  • A luz de todo dia – princípios da iluminação em fotografia
  • Diga lá, fotografia! A linguagem visual
  • Podcast: da ideia ao streaming
  • Infográficos: como contar histórias visuais com dados
  • Contar histórias com imagens e sons: introdução ao roteiro audiovisual
  • É mais que cinema: ampliando o seu olhar sobre o audiovisual
  • Cinema de gambiarra: produzindo vídeos criativos com cara de cinema
  • Música eletrônica – do sample ao beat
  • Museu do território: o museu do seu pedaço
  • Música produção musical: o técnico do time

 

CO.LIGA e IOV Brasil  são COLIGADAS

 

Deixar um comentário

IOV Brasil

Aos vinte e três dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e vinte, às oito horas, na Cidade de Nova Petrópolis no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, ocorreu uma Assembleia Geral, com o objetivo de promover todas as formas de arte popular e cultura folclórica como elementos do Patrimônio Cultural Imaterial (ICH), para promover a compreensão e apreciação da diversidade cultural entre todos os povos e, assim, aumentar as perspectivas para a paz mundial.

Notícias Populares

Siga-nos

Canal YouTube

Assine a nossos planos

Venha ser membro da maior organização cultural do mundo!

Translate »
Ativar notificações OK Não, obrigado