IOV – ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ARTES POPULARES
Comecei fazer parte do Rancho Folclórico do Club de Regatas Vasco da Gama com 4 anos de idade, hoje sou diretor artístico e cultural do mesmo.
Em 1983 o Jornal Portugal em Foco, convidou um casal de cada grupo Folclórico português do Estado do Rio de Janeiro, para atuar e representar seus respectivos grupos em Portugal , tive a honra de ser escolhido para representar o meu grandioso clube Vasco da Gama, em especial o meu Rancho Folclórico.
No ano de 1984 o Rancho Vasco da Gama faz a sua primeira tournée, com o grupo completo, onde também tive o prazer de atuar nós maiores festivais internacionais de folclore de Lisboa ao Minho sendo 18 atuações permanecemos por 35 dias.
No ano de 2000 o sucesso do Rancho Folclórico do Club de Regatas Vasco da Gama em Portugal foi tanto que fomos recebidos pelo Presidente de Portugal em Lisboa, atuamos em 23 grandiosos festivais de Folclore, além do folclore português que praticamos no Brasil levamos também um dos maiores espetáculo de Samba (Carnaval Carioca) com ajuda da Escola de Samba Unidos da Tijuca. Nesta tournée já estava como Vice Diretor artístico e cultural.
Nesta trajetória do Folclore, tive o prazer de ajudar e participar de mais de 35 festivais de folclore português, pela federação de Folclore português do Rio de Janeiro, onde uma vez por ano reúnem todos os grupos folclore portugueses para um belo festival de Folclore português. Infelizmente estamos parados a dois anos pelo motivo da Covid 19, mas mesmo assim não deixamos de divulgar o nosso trabalho com o festival virtual folclore português promovido pela Jornalista e blogueira das comunidades Fátima Macedo com as páginas “Cantinho do Folclore”.