IOV – ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ARTES POPULARES
ANTONIO NÓBREGA
Personalidade IOV Brasil
O artista popular Antonio Nóbrega foi homenageado pela IOV Brasil
A homenagem fez parte da cerimônia de abertura do Encontro de Coreógrafos das Manifestações Populares Tradicionais Brasileiras.
Antonio Nóbrega foi homenageado com o título “Personalidade de Honra IOV Brasil” na noite de dia 11 de abril de 2021, de forma virtual pela página do You Tube da Ciranda Mídia, patrocinadora do evento.
O Título de Personalidade de Honra IOV Brasil é em reconhecimento e respeito pela trajetória artística e pelos serviços prestados à sociedade através da sua arte desde o ínicio da sua carreira artística e musical.
Na cerimônia estiveram presentes: a Sra, Isabel de Paula – Coordenadora de Cultura da UNESCO Brasil;o Sr. Severino Vicente – Presidente da Comissão Nacional de Folclore; a Sra. LuizanaJukoski – Presidente da Comissão de Festivais IOV Brasil; a Sra. Margareth Menezes – Embaixadora da IOV Brasil e o Sr. Clerton Vieira – Presidente da IOV Brasil e Diretor Executivo IOV Continente America.
O evento teve a participação especial do produtor cultural Diego Dionísio, conferente da noite que abriu oficialmente o Encontro de Coreógrafos das Manifestações Populares Tradicionais Brasileiras,com o tema: Encontro de Coreógrafos: do Popular ao Erudito se constrói o imaginário.
O homenageado Antonio Nóbrega, recebeu o diploma da Cantora e compositora da música popular brasileira, Margareth Menezes, Embaixadora da IOV no Brasil. Neste momento todo o público presente de forma virtual foi presenteado pela homenagem e também com uma boa música da cantora Margareth Menezes e do artista Antonio Nóbrega.
E com este evento marcante e record de público, a IOV Brasil declarou oficialmente aberta a programação do ano letivo de 2021, que virá cheia de novidades.
Agradecemos a participação de todos nesta noite de homenagem.
IOV Brasil
O artísta Antonio Nóbrega
Nascido em Recife, começou a estudar violino aos oito anos. Em 1971 Ariano Suassuna convidou-o para integrar o Quinteto Armorial. A partir daí, passou a estudar o universo da cultura popular e a criar espetáculos de teatro, dança e música nela referenciados. Entre eles: Brincante, Segundas Histórias, O Marco do Meio Dia, Figural, Na Pancada do Ganzá, Madeira Que Cupim Não Rói, Pernambuco Falando para o Mundo, Lunário Perpétuo, Nove de Frevereiro, Naturalmente, Húmus, Recital para Ariano, Semba, Rima entre outros.
Recebeu diversos prêmios, entre eles o Shell de Teatro, o Tim de Música, APCA, Mambembe, Conrado Wessel, Governador do Estado de São Paulo.
Com seus espetáculos, o artista tem viajado pelo Brasil e outros países. Recebeu duas vezes a Comenda do Mérito Cultural.
Tem 12 CDs gravados e três DVDs. Em novembro de 1992, fundou com Rosane Almeida – atriz, bailarina e sua esposa – o Instituto Brincante, em São Paulo.
Em 2014, o cineasta Walter Carvalho realizou o longa-metragem Brincante, dedicado à sua trajetória artística.