EnglishPortugueseSpanish

Associação Cultural Vaiangá – IOV Pará

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

IOV  –  ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ARTES POPULARES

O  Grupo Parafolclórico  Vaiangá  foi criado em 1988 no distrito de Icoarací pela professora Nazaré do Ó. Atualmente o grupo é formado por 30 integrantes e é acompanhado pelo conjunto de músicas regionais “Águia Negra”, também iniciado pela professora Nazaré em parceria com o cantor do conjunto, João Ribeiro.

Para representar a Cultura do Pará em suas apresentações o grupo utiliza instrumentos musicais como curimbós, flautas, banjo, maracás, violão, xeque-xeque, pausinhos de madeira e triângulo. Os trajes do corpo coreográfico também representam a cultura e o cotidiano típico dos paraenses.

O grupo Parafolclórico Vaiangá promove a cultura Marajoara e Tapajônica de seu povo. Para isso, utiliza nas danças adereços como vassouras, peneiras, paneiros, remos, chapéus, tipitís, redes, entre outros itens.

Deixar um comentário

IOV Brasil

Aos vinte e três dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e vinte, às oito horas, na Cidade de Nova Petrópolis no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, ocorreu uma Assembleia Geral, com o objetivo de promover todas as formas de arte popular e cultura folclórica como elementos do Patrimônio Cultural Imaterial (ICH), para promover a compreensão e apreciação da diversidade cultural entre todos os povos e, assim, aumentar as perspectivas para a paz mundial.

Notícias Populares

Siga-nos

Canal YouTube

Assine a nossos planos

Venha ser membro da maior organização cultural do mundo!