IOV – ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ARTES POPULARES
O Centro
O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) é a única instituição pública federal que desenvolve e executa programas e projetos de estudo, pesquisa, documentação, difusão e fomento de expressões dos saberes e fazeres do povo brasileiro.
Suas atividades produziram um acervo museológico de aproximadamente 17 mil objetos, 130 mil documentos bibliográficos e cerca de 70 mil documentos audiovisuais.
O CNFCP está instalado no conjunto arquitetônico do Catete, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Histórico
Com o término da Segunda Guerra Mundial, a Unesco liderou um movimento que procurou implantar mecanismos para documentar e preservar tradições que, avaliavam, estariam em vias de desaparecimento.
No Brasil, atendendo a essa diretriz, em 1947 foi criada a Comissão Nacional de Folclore, vinculada à Unesco.
Desse processo resultou, em 1958, a instalação da Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro, primeiro órgão permanente dedicado a esse campo, vinculado ao então Ministério da Educação e Cultura. Em 1976 a Campanha foi incorporada à Funarte como Instituto Nacional do Folclore.
Já com a denominação atual – Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular –, a instituição passa, no fim de 2003, a integrar a estrutura do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Espaços de exposição
O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular mantém espaços de exposições, além de conceber, realizar ou promover itinerância de mostras em instituições parceiras.
- Exposição de longa duração– a mostra “Os objetos e suas narrativas” convida o público a uma experiência e a ser também parte da construção do universo das culturas populares.
- Galeria Mestre Vitalino(TEMPORARIAMENTE FECHADA) – São realizadas mostras temáticas com temas de interesse contemporâneo a partir de acervo do Museu de Folclore Edison Carneiro guardado em reserva técnica.
- Sala do Artista Popular– Espaço de exposições de curta duração, voltadas para difusão e comercialização da produção de artistas e comunidades artesanais.
- Ponto de comercialização – Espaço destinado à divulgação e venda da produção de artistas e comunidades artesanais, além de publicações do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (livros, CDs, discos, catálogos, cartões-postais).
Estrutura organizacional
- Direção
- Divisão Técnica
- Pesquisa
- Museu de Folclore Edison Carneiro
- Documentação
- Exposição
- Conservação
- Biblioteca Amadeu Amaral
- Acervo bibliográfico
- Acervo arquivístico
- Acervo sonoro-visual
- Difusão
- Intercâmbio
- Edições
- Programa educativo
- Administração
Endereço:
Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular
Rua do Catete, 179 – Catete – Rio de Janeiro – RJ
CEP: 22220-000
Visite o site:
http://www.cnfcp.gov.br/