Cléber Augusto Costa de Melo

IOV  –  ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ARES POPULARES

 

Cléber Sandim é Artísta/Docente, com mais de 30 anos atuando como Instrutor, Bailarino, Intérprete, Criador, Músico e pesquisador da Dança Folclórica e Popular em Belém do Pará. Formado no Curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Anhanguera e Uniasselvi,

respectivamente, e no Curso de Técnico em Dança pela Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará – ETDUFPA. Diretor e Fundador do grupo de Cultura Nativa e Popular Os Curupiras – Belém – Pa.

Iniciou sua carreira de dançarino desde criança. Em 1987, aos 12 anos, já participava em apresentações de Grupos Juninos de Quadrilhas Roceiras. Em 1991, aos 16 anos, iniciou seus estudos sobre a dança no Curso de estudos Coreográficos, realizado pela prefeitura Municipal de Belém do Pará.
A partir de 1992, aos 17 anos, começou a desenvolver sua leitura e concepção corporal de Bailarino, intérprete, criador e pesquisador das manifestações folclóricas e populares através de estudos dos Fundamentos da Cultura Popular Brasileira realizado nas microrregiões do Estado do Pará e participações em Seminários, palestras, oficinas em Festivais Folclóricos.

Fruto desse envolvimento com o universo da cultura popular, a partir de 1995, aos 20 anos, começou a desenvolver um estilo próprio de concepção em dança, apresentando diversos trabalhos coreográficos e espetáculos de Projeções Folclóricas e de Aproveitamento Folclórico no cume das Manifestações Folclóricas Paraenses.

Sua participação em Grupos Folclóricos, Parafolclóricos, de Dança de Salão e Quadrilhas Juninas Roceiras de Belém do Pará, gerou diversos aprendizados e conhecimentos, oriundos tanto de um processo de ensino aprendizagem, como das experimentações e vivências dos diferentes gêneros da Dança Popular Brasileira, que originaram várias premiações, como o destaque de melhor coreógrafo dentro do Festival de Quadrilhas Roceiras de Belém do Pará, no ano de 1995 e com todos esses frutos gerou a criação, em junho de 2000, do Grupo de Cultura Nativa e Popular Os Curupiras, no qual o Artista / Docente é Fundador, Coreógrafo e Diretor Cultural.

Hoje, aos 34 anos de carreira na área da dança, atuando como professor, bailarino, intérprete, coreógrafo e diretor especializado em danças de projeções folclóricas, traz na sua bagagem cultural, toda uma gama de conhecimentos e habilidades empíricas e acadêmicas na área da dança das manifestações folclóricas e populares. Reinventando-se, transformando-se a cada dia, propiciando visibilidade e conhecimento coletivo do folclore paraense através da dança, dentro do estado do Pará.

Translate »
Ativar notificações OK Não, obrigado