A Edição especial da Revista Internacional “ANGULAR”
– Apresentação dos 21 Gestores Culturais – Destaques da América Latina do ano de 2021.
Data: 15 de outubro
Conviver e trabalhar com Clerton Vieira é tarefa fácil e agradável, por se tratar de uma pessoa inteligente, honesta, trabalhadora e bem humorada, além de preparado e profundo conhecedor da Cultura Tradicional e Popular.
Digo isso por ter sido seu coordenador, por vários anos, no Departamento de Artes do Colégio Marista Cearense, na cidade de Fortaleza-Ceará / Brasil do qual Clerton Vieira era um professor muito querido, tanto pelos alunos quanto pelos colegas de trabalho.
Graduado em Hotelaria e Eventos pela UNIESP – SP, e em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú – CE. Clerton é Pós graduando em Psicologia pela UNIFAI – SP.
Iniciou suas atividades em folclore com 14 anos de idade em um Grupo de Danças Folclóricas sob a direção da professora Valquíria Mendes, que ao se ausentar (licença maternidade), deixou o jovem aprendiz, de então 16 anos, na direção do Grupo de danças que pertencia ao Centro Social Urbano Adauto Bezerra, em Fortaleza. Acontecendo assim sua primeira experiência em direção de grupos de danças populares.
Professora Valquíria Mendes Maia
Na área acadêmica, Clerton iniciou sua profissão como professor na Escola Creche Vila. Hoje reconhecida internacionalmente por sua didática transdisciplinar.
Jardim II – Escola Creche Vila
E lá deixou sua marca registrada, quando criou a primeira performance estilizada do “maracatu cearense infantil” (Manifestação folclórica do Ceará) e com o figurino totalmente confeccionado com materiais recicláveis, além dos brilhos e efeitos do papel crepom, laminado e celofane colorido. A Escola Vila foi o seu berço de aprendizagem, a maior inspiração e referência para uma carreira sólida na profissão de Arte-Educador.
Maracatu infantil – Escola Creche Vila
Em 1983 passou a fazer parte do Corpo de Baile do Grupo de Tradições Cearenses dirigido pela professora e folclorista Elzenir Colares. Foram exatamente nove anos atuando também como ator no GTC. Com o passar dos tempos passou a ser colega de trabalho e amigo pessoal da saudosa e eterna Dama do Folclore, Elzenir colares.
Professora e Mestra do Folclore cearense, Elzenir Colares e Clerton Vieira. “A última dança”
Trabalhou como professor e coreografo nos mais renomados colégios particulares da cidade de Fortaleza. Colaborou como coreografo e diretor artístico na equipe organizadora dos Festivais de Folclore do Colégio Marista Cearense e do Colégio Batista em Fortaleza, bem como em outras instituições educacionais.
Colégio Marista Cearense Colégio Walt Disney
Foi jurado em diversos Festivais Juninos e Folclóricos, na década de 90, em Fortaleza, sua terra natal.
Festivais Juninos do Ceará
Ainda em Fortaleza fundou o Grupo Folclórico Filhos do Sol, grupo de espetáculos (shows) de danças populares, e de grande repercussão no setor turístico da cidade, com espetáculos semanais e apresentações em outras cidades do país e viagens internacionais. (199/ 2001).
Bailarinos do Grupo Filhos do Sol Músicos do Grupo Filhos do Sol
De 2001 a 2007, em São Paulo, participou do elenco efetivo da Companhia de Danças “Nostálgias”, como bailarino de tango e outros ritmos latinos. Com a direção geral da bailarina espanhola Bina Rossel, referência dos grandes espetáculos de tangos e danças latinas da cidade de São Paulo.
Professora e bailarina espanhola Bina Rossel e o bailarino cearense Clerton Vieira
Foi por mais de dez anos professor de Danças Populares nos projetos de Oficinas Culturais das Secretarias da Cultura do Estado e do Município de São Paulo.
Dirigiu em São Páulo o Grupo de danças “Raízes” da Associação Cristã de Moços – ACM, (2003 a 2011), em São Paulo.
Grupo de Dança Raízes da ACM
Coordenou a Ala Show da Escola de Samba Nenê de Vila Matilde, no carnaval de São Paulo.
(2001 /2004)
Ala Show das baianas da Gres. Nêne de Vila Matilde – SP.
De 2004 a 2013 foi coordenador geral da Ala das Baianas da Escola de Samba do grupo especial “Tom Maior”- São Paulo.
Gres. Tom Maior
Trabalhou em parceria com a folclorista e apresentadora de TV Inezita Barroso, no programa “Viola Minha Viola”. (2005 – 2007)
Ainda 2005 foi premiado entre os melhores diretores de coreografias de espetáculos de danças populares da cidade de São Paulo, através do Encontro Nacional da Dança, pelo SINDDANÇA – SP.
Cerimônia de gala aos melhores coreógrafos do ano de 2005 – SP.
Foi vice presidente e Secretário Nacional da IOV – Brasil. (2010 / 2012)
Carmem Padilla – Presidente IOV Mundial -2003 /2016.
Em 2011 o Festival Internacional de Danças Folclóricas de Criciúma, Santa Catarina instituiu um prêmio (Pé de Ouro, Pé de Prata e Pé de Bronze) aos três melhores coreógrafos do Festival e esse troféu de maior honraria até hoje leva o nome do artista Clerton Vieira. Uma homenagem a sua trajetória na área das danças populares.
Troféu Clerton Vieira – Pé de Ouro / Prata e Bronze
De 2013 á 2016, foi Presidente da Comissão de Festivais CIOFF Brasil – Conselho Internacional de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais. Onde realizou um grandes intercâmbios em festivias no Brasil e no exterior.
Comitê Internacional dos Organizadores de Festivais Folclóricos
Depois de 35 anos, Clerton finalizou sua carreira de bailarino e professor de dança em julho de 2016, no imponente palco do Malopolska Festival Internacional de Folclore da Polônia, onde dançou como bailarino principal em uma das danças folclóricas mais tradicionais. POLONEZ é uma dança típica muito importante na história da Polônia.
Dança polonesa
Tudo aconteceu com o inesperado convite da professora e coreógrafa polonesa Karolina Drusgala pawlak. Foi um momento de total emoção.
Bailarina e coreógrafa polonesa Karolina Drusgala pawlak e o bailarino brasileiro Clerton Vieira.
Em 2017, dentro das programações do VI Festival Internacional de Folclore do Ceará, Clerton Vieira foi homenageado como “Personalidade do Folclore Cearense”. O evento aconteceu na noite de encerramento do evento que aconteceu no Centro Cultural Dragão do Mar de Fortaleza-Ceará.
Homenageado – Festivaç Inernaciona de Folclore do Ceará – 2017
No ano de 2016 foi diplomado como personalidade de honra amigo do folclore do mundo pelo embaixador representante do maior festival de danças folclóricas da China.
Diploma de Emabaixador Fesival China X Brasil
Em dezembro de 2017, Clerton Vieira foi nomeado como presidente da IOV Brasil e em 2018 foi eleito por unanimidade pelo Comitê Executivo da IOV Mundial nos Emirados árabes, como Diretor Executivo da IOV Continente americano.
Alli Abdullar Khalifa – Presidene IOV Mundial
Atualmente, Clerton é Produtor de Eventos Culturais e de Artes Populares no Brasil, Jurado (Avaliador) dos desfiles das Escolas de Samba de São Paulo, idealizador de projetos IOV Brasil, entre eles: “Mestres Imortais”, “Encontro de Coreógrafos e Coordenadores das Danças Populares Tradicionais Brasileiras” e articulador para a criação do primeiro Curso de Pós-graduação (Especialização) em Folclore, Turismo e Artes Populares em parceria com a IOV Brasil e UNIJUI – Universidade de Ijuí/ RS.
Clerton Vieira – Produtor
Com esse currículo, resumido, pensamos ter uma pequena idéia do potencial desse artista popular, capacitador de tantos talentos surgidos no cenário das Artes Populares, tendo, ainda, contribuído positivamente com a cultura, não só doceará, seu estado natal, como também de todo o País.
Viva a Cultura Popular brasileira !
Clerton Vieira é Mestre no que toca a Cultura Tradicional e Popular, tendo ainda muito a contribuir com as Artes populares do nosso país.
Brasil. 15 de setembro de 2021.
Professor: Walden Luiz Furtado Bezerra
Artista plástico, escritor, Dramaturgo e Folclorista
HOMENAGEM:
Destaques do ano de 2021