EnglishPortugueseSpanish

Companhia TXAI de Danças Populares

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

IOV  –  ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ARTES POPULARES

A Cia de Danças Populares Txai de fortaleza/CE, fundada em 11 de Setembro de 1999 tem se tornado referência em festivais de folclore nacionais e internacionais, como divulgadora das manifestações populares. Atuando em pesquisa, produção cultural e prática coreográfica junto à cultura popular tradicional.

 Em Novembro de 2012 passa a integrar a Associação Txai Cultura e Arte tendo por finalidade apoiar e desenvolver ações e projetos nas áreas: social, cultural, artística, educacional esportiva e tendo como publico alvo todos os segmentos e em especial os que se encontram em situação de risco social. E em 03 de Maio de 2016 foi instituída pelo Diário Oficial de União através da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural / portaria Nº 30 o uso de suas atribuições legais que lhes são conferidas pelo art. 13 do Decreto nº 7. 743 a Certificação como Ponto de Cultura inscrito na Plataforma da Rede Cultura Viva. E em 13 de Fevereiro de 2020 através da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Por meio da coordenadoria de Artes e Cidadania Cultural (CODAC), reconhece o coletivo/entidade como Ponto de Cultura do Ceará, a partir dos critérios estabelecidos na Lei Estadual Nº 16.602, DE 05.07.18 (D.O. 05.07.18) da Política Estadual Cultura Viva do Estado do Ceará.

Entendemos que as manifestações de um povo são a sua essência em forma de ação, no pensar, no agir e no sentir, transbordando seus mais verdadeiros sentimentos. E é através das pesquisas dessas verdadeiras e autênticas manifestações, que a Cia de Danças Populares Txai elabora suas coreografias, fazendo uma leitura própria das diversas formas de tradições populares, com muita responsabilidade e respeito, transformando-as em espetáculos de projeções folclóricas, com isso contribuindo para a propagação das nossas raízes e valorizando a riqueza histórica cultural de um povo.

O nosso desafio é levar essa bandeira da cultura popular, para que crianças, jovens e adultos possam se apropriar e compartilhar desse grandioso aprendizado. A Cia de Danças Populares Txai tem o orgulho de divulgar a cultura com as Danças Populares que está sendo apresentadas desde 2003 até os dias atuais, todas as quartas-feiras na casa de show LUPUS BIER na Praia de Iracema.

Assim definimos através da nossa Cia com essas características, uma grande equipe, que luta a cada dia em prol da cultura popular, que se dedica com muita responsabilidade e amor ao que faz.

A palavra TXAI é indígena dos irmãos Kaxinawá, ela retrata todo um sentimento e respeito ao próximo “uma metade de mim que existe em você” mais que amigo, mais que irmão.

Diretor:

Lairton dos Santos Guedes

E-mail: lairton@ciadedancatxai.com.br

Deixar um comentário

IOV Brasil

Aos vinte e três dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e vinte, às oito horas, na Cidade de Nova Petrópolis no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, ocorreu uma Assembleia Geral, com o objetivo de promover todas as formas de arte popular e cultura folclórica como elementos do Patrimônio Cultural Imaterial (ICH), para promover a compreensão e apreciação da diversidade cultural entre todos os povos e, assim, aumentar as perspectivas para a paz mundial.

Notícias Populares

Siga-nos

Canal YouTube

Assine a nossos planos

Venha ser membro da maior organização cultural do mundo!