Conferência Ciêntífica e Assembleia Geral Mundial -IOV/UNESCO / 2023

IOV  –  ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ARTES POPULARES

A Conferência Ciêntífica e Assembleia Geral Mundial da IOV de 2023 aconteceu em Sharjah, Emirados Árabes Unidos.(Dubai)

Relatório da Assembleia IOV Mundial

Aconteceu entre os dias 09 e 11 de março de 2023, a Assembleia IOV World General Assembly 2023, em Sharjah nos Emirados Árabes Unidos.

O Brasil esteve representado numa comitiva de sete pessoas, coordenados pelo Presidente da IOV Brasil e Américas,  Antonio Clerton Viera. Os outros membros participantes foram: Anderson Freitas, Caroline Margerl Lilian Vogel, Flavio Luiz Pileggi, Paulo Soaes e Morgana Neumann.

Abriu a Assembleia o Presidente da IOV Ali Abdullah Khalifa, recendo todos os integrantes das delegações de vários lugares do mundo. Da América Latina, tivemos a presença dos seguintes países: Brasil, Mexico, Honduras, Paraguai, Argentina, Canadá, Estados Unidos, Porto Rico, Panamá e Colômbia.

Os demais membros da Diretoria da IOV Mundial fizeram suas falas como também os Presidentes das Comissões apresentaram seus relatórios de atividades.

O Presidente Antonio Clerton Vieira relatou as várias atividades da IOV Brasil, como o Curso de Pós Graduação da UNIJUI, os Festivais de Passo Fundo e Nova Petrópolis e o apoio a vários eventos, cursos e seminários realizados nos últimos 3 anos e as previsões de atividades e eventos para os anos de 2023 e 2024.

blank

Foram discutidos alguns itens do estatuto da entidade, com a aprovação dos membros presentes.

Houve também a eleição do novo representante da Comissão da Juventude, que até esta data era ocupada por Anderson Freitas do Brasil. Foi eleita a Jovem Ivana Jandras da Croácia para a coordenação mundial desta comissão.

O Sr. Paulo Soares membro da IOV representando a cidade de Nova Petrópolis, RS – Brasil fez o convite especial aos membros da IOV Brasil para participarem do Festival de Nova Petrópolis e pediu apoio para que a IOV declare o  como espaço de interesse cultural O Memorial Padre Amstad, que faz parte da Linha Imperial.

A Prof. Lilian Vogel, representante da Comissão Acadêmica e Pedagógica relatou as principais atividades da IOV no Brasil e divulgou o Ciclo de Palestras para acontecer no  próximo mês de agosto, com enfoque no artesanato, com o tema: Mentes que Criam, Histórias que se Materializam. Farão parte do ciclo, mestres do artesanato popular de vários Estados do Brasil.

blank

No último dia, a Assembleia também votou na eleição da nova Diretoria da IOV Mundial, sendo eleito o Sr. Ali Abdullah Khalifa para o mandato dos próximos 4 anos.

A Assembleia geral da IOV Mundial elegeu a seguinte diretoria por aclamação e sem abstenções, para o período dos próximos quatro anos 2023 / 2027:

– PRESIDENTE:  ALI ABDULLA KHALIFA

FESTIVAL E PRÁTICAS:  GEERT NIJHOF

PUBLICAÇÃO E COMUNICAÇÃO:  NOUR BADIS

INFÂNCIA E PEDAGÓGICA: GRACIELA PON

COMISSÃO JOVEM: IVANA JANDRAS (JOGOS JUVENIS E TRADICIONAIS)

Às 12:00  do dia 11/ de março, O presidente da IOV mundial declara encerrada a Assembleia Geral IOV Mundial – 2023.

APRESENTAÇÃO DO DIRETOR EXECU.TIVO IOV  AMÉRICA

IOV AMÉRIA

Senhoras e Senhores

Quero cumprimentar o presidente da IOV Mundial Senhor Alli Abdullah Khalifa e todas as autoridades que compõem esta mesa.

Durante esse espaço curto de tempo, quero atualizar a todos sobre as atividades e ações da IOV na região América.

Em primeiro lugar, afirmo que os corações de todos nós da IOV  América estão direcionados especialmente ao povo ucraniano, martirizado por um conflito “absurdo e cruel”.

Nossa solidariedade ao povo ucraniano. Sabemos que: “EM UMA GUERRA, OS PATRIMÔNIOS MATERIAIS SEMPRE PODEM SER RECUPERADOS, MAS AS VIDAS PERDIDAS JAMAIS…”- Que Deus proteja a Ucrânia!

E para todos, aqui presentes nesta assembleia, peço ao senhor Deus sabedoria, inteligência, discernimento e paz durante todo este evento. E que, ao retornarmos para os nossos países, que as nossas bagagens voltem carregadas de muito aprendizado, sobre as boas novas da nossa querida instituição.

Durante o ano de 2021, os países da IOV América realizaram grande parte das suas atividades de maneira virtual. Já em 2022, muitos desses eventos tiveram o privilégio de serem executados presencial e participativamente, devido ao retorno da vida normal ou, porque não dizer, do novo normal da vida.

Os relatórios anuais da IOV região América dos anos de 2021 e 2022 foram enviados para o nosso secretário Geral, Fabrizio Cattaneo e o relatório específico de cada país das Américas com representação IOV será encaminhado individualmente por cada presidente ou representante IOV.

blank

O ANO DE 2022 FOI MARCADO POR MUITOS DESAFIOS, E  REALIZAÇÕES DE EVENTOS E ATIVIDADES NA IOV BRASIL/AMÉRICA

E Neste momento, quero apresentar os maiores marcos e os eventos realizados pela IOV Secção Brasil, que com certeza ficarão registrados para a posteridade na história da nossa instituição.

JUNHO DE 2022

– O primeiro Marco foi a conclusão de um convênio de parceria, inédito e histórico, da IOV Brasil com a UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul. Uma Universidade de referência com mais de 60 anos de tradição.

O convênio foi para a criação e realização de um curso de Pós-Graduação: Folclore e Artes Populares, lato sensu e stricto sensu,  O Curso teve inicio em junho de 2022 e a primeira turma estará se formando em setembro deste ano de 2023.

blank

Destaco que a IOV Brasil foi a idealizadora do Curso de Folclore e Artes Populares, Cultura, Desenvolvimento e Gestão. Atualmente este curso é ofertado para mais de 60 alunos de todas as regiões do Brasil.

– A segunda maior conquista internacional foi a assinatura do convênio de parceria exclusiva da IOV Brasil com a prefeitura da cidade de Passo Fundo RS. E a partir desse memorável ano de 2022 o Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo-RS,  passou a ter o reconhecimento e a chancela exclusiva da IOV Brasil.  Este que é um dos maiores festivais Folclóricos do mundo.

AGOSTO DE 2022

– Ainda no mês de agosto a IOV Secção Brasil realizou 1º Seminário IOV de Folclore: Com a temática: “Encontro IOV de educação e identidade”.

blank

O evento aconteceu dentro das programações da 15ª Edição do Festival Internacional de Passo Fundo –RS. Com o apoio da UOF – Universidade de Passo Fundo e a Prefeitura municipal da cidade.

– Com a nova parceria e a chancela exclusiva da IOV Brasil foi realizado de 04 a 12 de agosto de 2022 o 15ª Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo – RS.  Com uma nova proposta e um  novo formato interativo, inclusivo, com uma maior participação da comunidade e como sempre, seguindo  todas as regras internacionais dos maiores festivais do mundo IOV.

O ANO DE 2022 A IOV AMÉRICA REALIZAOU GRANDES EVENTOS DE SUCESSO

OUTUBRO DE 2022

– Uma das grandes realizações da IOV Brasil/América foi a  importante participação nas festas da UETI – União das Etnias de Ijuí e com a “EXPOFEST IJUI” -Exposição Festa Internacional das Etnias.   Desta vez como entidades parceiras: IOV / UETI e EXPOFEST.

A UETI é hoje uma instituição que hoje tem 13 etnias filiadas e a sua nova sede é na  da Cidade de Ijuí, Estado do Rio Grande do Sul.

blank

– Em outubro de 2022, a IOV Brasil realizou a II Assembleia IOV das Américas, que aconteceu dentro das programações da EXPOFEST IJUI 2022, no Rio Grande do Sul.

Este evento  traçou importantes metas da IOV para os países do Continente americano.

No mesmo evento a IOV Brasil/América outorgou a cidade de Ijuí /RS. Com o Título de: “Capital Mundial das Etnias – IOV”, com o aval de outras várias instituições nacionais e internacionais.

– E este foi um breve resumo dos eventos de maiores relevâncias da IOV Brasil e América, realizados no ano de 2022.

APRESENTAÇÃO DO VÍDEO

– II ASSEMBLEIA IOV DAS AMÉRICAS –

blank

– Enfim encerramos o ano de 2022 e muitos ainda são os projetos que pretendemos realizar em nossos países das Américas para os próximos dois anos.

– A partir deste ano de 2023, nosso time de membros/filiados da IOV América permanece focado no sucesso da IOV mundial e a nossa missão fundamental permanece mais forte do que nunca.

– EM JANEIRO DE 2023 ACONTECEU A NOSSA 1º REUNIÃO VIRTUAL COM REPRESENTANTES DA IOV  DOS PAÍSES DA REGIÃO AMÉRICA

APRESENTAREMOS DE FORMA RESUMIDA E BREVE AS PROPOSTAS IOV AMÉRICA PARA OS ANOS  DE 2023 E 2024

IOV SECÇÃO / ARGENTINA

Maio – 2023

Acontecerá a I Assembléia da IOV Seção Argentina, na cidade do Rio Quarta CÓRDOBA.

IOV SECÇÃO / BRASIL

Julho – 2023

50ª Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis RS /Brasil

blank

– Hoje este o festival é  cartão de visitas da IOV Brasil. A parceria com este evento. que é considerado um dos maiores festivais do Brasil irá completar neste ano de 2023  treze anos de convênio e parceria com a IOV Brasil

1º Encontro Internacional  IOV de Coreógrafos de Danças Folclóricas.

– Coreógrafos debaterão a relevância das danças Tradicionais Populares e as novas Tecnologias.

O evento terá participação de diversos coreógrafos de vários países do mundo, além de professores  graduados e pós graduação em Danças folclóricas  nacionais e internacionais – Julho – 2023.

Agosto – 2023

– A Comissão Acadêmica e Pedagógica realizará o III Ciclo de Palestras dentro das programações do mês do Folclore.

Tema deste ano será: Mãos que criam para transformar

Conclusão do Curso de Pós-Graduação em Folclore e Artes Populares

– Um dos objetivos específicos é o de capacitar profissionais com métodos e técnicas de estudo e pesquisa no campo da cultura popular, folclore e patrimônio cultural imaterial;

Uma parceria  UNIJUÍ / IOV Brasil

Setembro – 2013

Festival Internacional  de Folclore de Mato Grosso /  Cacere

Outubro – 2023

V Festival Internacional de Folclore e Artes do Cariri – Taperoá / Paraíba

Um evento que acontece no sertão do nordeste brasileiro e é coordenado por uma filiada / voluntária da IOV Brasil.  Senhora: Alice Monteiro

• EXPOFEST IJUÍ – 2023 Festa das etnias

Encontro Internacional de Acordeons / Rio de Janeiro

– Este encontro que acontece na cidade do Rio de Janeiro é coordenado por um membro/filiado veteranos da IOV Brasil. Ele é músico acordeonista e realiza esse evento com muita maestria. Senhor, Morais do acordeon

Novembro – 2023

Festival Internacional de Folclore do Ceará

– Neste ano de 2023  o Festival Internacional de Folclore do Ceará chega na sua 10º Edição.  É realizado na cidade de Fortaleza no nordeste do Brasil  e  a partir da sua 3ª Edição,  passou a ter o apoio e o reconhecimento institucional da IOV Brasil.

Atualmente é realizado de forma itinerante, sendo realizado em cidades diferentes do estado do Ceará além da capital Fortaleza.

Produção e organização:  ENCENA Produções.

IOV SECÇÃO / MÉXICO

Abril – 2023

11º Festival Internacional de Danças folclóricas “As Cores do Mundo”

Organização: Francisco Magaña / Membro filiado IOV Secção / México

Francisco Magaña  é um novo membro/filiado  da IOV México e já realiza grandes eventos  de Artes Populares no seu pais México há muitos anos.

Maio – 2023

XV Encontro Internacional de Baile Folclórico por Pareja “Teziutlán 2023”

– Evento realizado com apoio da IOV Secção México

Novembro – 2023

– Festival Internacional das Artes de Teziutlán

IOV SECÇÃO / PANAMÁ – 2023

– Projeto “JURUMINGA” Oficinas educativas e artísticas sobre a cultura do Congo, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Nota: Este projeto da professora Lisbeth Batista que é a presidente da IOV Secção Panamá  que  ocorre em um domingo no mês.

IOV SECÇÃO / PARAGUAY

Outubro – 2023

1º Festival IOV de Música e Dança Popular – Assunção

– Este é um evento com o apoio da IOV Secção paraguay

IOV SECÇÃO PORTO RICO

Agosto de 2023

– Exposição sobre diferentes expressões do ICH em Porto Rico.

Dezembro 2023

– Concerto de Natal de música e danças folclóricas.

PROJETOS – IOV ANO DE 2024 – IOV SECÇÃO / BRASIL

Fevereiro – 2024

Noite das Estrelas do Carnaval Paulistano 2024 – 3ª Edição

Um evento de confraternização entre as personalidades que fazem a historia do carnaval de São Paulo e com homenagens aos mestres que fazem parte do carnaval como Patrimônio Cultural  Imaterial no estado de São Paulo. [E uma  homenagem especial da IOV Brasil participando da maior festa popular do planeta.

Uma organização e realização – IOV Brasil

– Festival Internacional de Passo Fundo RS / Agosto – 2024

Em 2024, o Festival vai celebrar sua 16ª E Passo Fundo a Cidade dos Festivais, irá, novamente, respirar o folclore e Artes Populares e continuando a parceria com a IOV Brasil depois do sucesso da edição passado do evento.

– EXOFEST IJUÍ / Outubro –  2024

Exposição Festa Internacional das Etnias. Maior festa étnica do Brasil

A Cidade de Ijuí irá comemorar em 2024 dois anos do título de “Capital Mundial IOV das Etnias” – IOV.

IOV SECÇÃO / CANADÁ

Maio – 2024

III Assembleia IOV das Américas

– Um evento que reunirá membros e representantes da IOV de todo o continente americano.

Cidade sede: Toronto.

IOV SECÇÃO / MÉXICO

– II Encontro da Juventude IOV das Américas / Novembro

Proponente e organizador: Francisco Magaña (Membro IOV México)

Apoio: IOV América.

Para finalizar esta apresentação das programações para os anos de 2023 e 2024, quero afirmar que o trabalho da IOV região América é realizado sobre valores essenciais como: confiança, inovação, igualdade e o sucesso dos projetos de cada membro representante da IOV nos países das Américas.

– O maior desafio  da IOV América para os próximos 2 anos será: a criação e o fortalecimento  da COMISSÃO PEDAGÓGICA, A COMISSÃO DA JUVENTUDE e um trabalho incansável para a divulgação do artesanato do  Continente americano. Esse será o nosso maior objetivo.

– A IOV América tem uma incrível equipe de membros voluntários, que estão trabalhando em seus devidos países para o fortalecimento da IOV no mundo.

O atual trabalho da IOV na América está conectado com o mundo moderno, como nunca esteve antes. É necessário que sejamos a melhor versão de nós mesmos, com paciência, entendimento, sabedoria e paixão. Estamos comprometidos em sermos parceiros unidos e em perseverarmos juntos as artes populares e o folclore nos dias e anos futuros, visando o sucesso mundial da nossa organização IOV.

– Para encerrar esta apresentação sobre as propostas da IOV América, convido a todos para assistirem um breve vídeo, resumo da II Assembleia IOV das Américas, realizada em outubro passado no Brasil.

(APRESENTAÇÃO DO VIDEO)

– Agradeço em especial ao presidente Alli Addolah Khalifa, ao Secretário Geral, Fabrizio Cattaneo e ao tesoureiro Henk Huijser, pela paciência em me orientar em todas as minhas questões e dúvidas.

Boa Assembleia a todos

Viva a IOV!

Clerton Vieira

Diretor Executivo IOV América

Reg. IOV: 4331

Resumo geral segundo  secretaria geral IOV mundial:

A Assembleia Geral Mundial da IOV foi realizada nos Emirados Árabes Unidos. No Emirado de Sharjah, a poucos passos de Dubai, 52 delegações de diferentes nações do mundo se reuniram de 8 a 12 de março para dar voz ao patrimônio cultural dos diferentes povos da terra.

blank

Em pauta a Assembleia Geral Mundial da IOV e as consequentes eleições do novo Comitê Executivo que liderará nos próximos anos a ONG nascida em 1979 e hoje reconhecida em Status Consultivo junto ao ECOSOC, o Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, tendo como principal competência em matéria de relações e questões económicas, sociais, culturais, educativas e de saúde internacionais, e coordenação da actividade económica e social das Nações Unidas e dos diversos organismos conexos.

As últimas eleições, realizadas em 2016 em Bergamo, viram a nomeação do presidente Ali Abdullah Khalifa do Bahrein, do secretário-geral Fabrizio Cattaneo da Itália e dos dois vice-presidentes, o austríaco Hans Holz e a chinesa Emma Chen Ping.
As eleições de Sharjah levaram à reconfirmação do Comitê Executivo composto pelo Presidente Ali Abdullah Khalifa do Bahrein, Vice-Presidente Prof. Emma Chen Ping da China, Diretor Financeiro Hendrick Huijser da Holanda, Secretário Geral Fabrizio Cattaneo da Itália. Duas novas entradas: o vice-presidente Guenter Lippitz da Áustria e a secretária Jarmila Mrnustikova da República Tcheca.

blank

A Assembléia Geral Mundial Sharjah IOV não foi apenas uma ocasião para eleições, mas acima de tudo para conhecer novas culturas e conhecer pessoas de todo o mundo e pertencentes a diferentes gerações.
De fato, também foi realizado o Congresso Mundial da Juventude IOV, que contou com a participação de meninos e meninas de todo o mundo apaixonados pelo folclore e ansiosos por doar voluntariamente seu tempo para a conservação e promoção do patrimônio cultural material e imaterial do mundo .
52 delegações mundiais cruzaram-se assim nos Emirados Árabes Unidos numa confusão de roupas coloridas e penteados diferentes, entre instrumentos musicais e dialectos particulares de difícil compreensão. O resultado? Uma irmandade global respeitando as belezas de cada nação, desde as roupas indonésias criadas com especiarias até as danças húngaras, desde as saias coloridas do Panamá até as máscaras de dança cerimonial da Grécia.

blank blank blank blank blankblank

blank  blank

Deixar um comentário

IOV Brasil

Aos vinte e três dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e vinte, às oito horas, na Cidade de Nova Petrópolis no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, ocorreu uma Assembleia Geral, com o objetivo de promover todas as formas de arte popular e cultura folclórica como elementos do Patrimônio Cultural Imaterial (ICH), para promover a compreensão e apreciação da diversidade cultural entre todos os povos e, assim, aumentar as perspectivas para a paz mundial.

Notícias Populares

Canal YouTube

Assine a nossos planos

Venha ser membro da maior organização cultural do mundo!

Translate »
Ativar notificações OK Não, obrigado