Search

Conhecendo o Nordeste

IOV  –  ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ARTES POPULARES

 

A região Nordeste é composta por nove estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

É palco de festas tradicionalíssimas, como o Carnaval e o São João.

É berço de nomes que representam a cultura do Brasil internacionalmente, como Dorival Caymmi, Luiz Gonzaga, Gilberto Gil, Caetano Veloso, João Gilberto, Jorge Amado, João Cabral de Melo Neto, Manuel Bandeira, Graciliano Ramos, Ferreira Gullar, Ariano Suassuna, Wagner Moura, Lazaro Ramos, Rachel de Queiroz, Maria Bethânia…

E cada um desses territórios possui características únicas, seja o jeito de falar, os pratos prediletos, os paraísos naturais que encantam qualquer visitante.

Apesar da vastidão, a região é conhecida por unir uma das melhores combinações do país: o clima tropical que dura o ano inteiro e uma população que é forte por natureza por ter que enfrentar as adversidades, mas que nunca perde o encantamento diante da vida.

Seja nos confins do sertão ou nas areias do litoral, você vai sempre encontrar alguém disposto a jogar conversa fora e te mostrar um pouquinho do que é ser nordestino.

Separamos alguns tópicos que vão te fazer querer conhecer ainda mais sobre o Nordeste!

  01 – A Bahia é o maior estado da região e faz divisa com OITO outros territórios: Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Piauí, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Tocantins. Isso faz com que o estado receba influências de todos esses lugares e enriqueça ainda mais a sua cultura!

02 – Recife, em Pernambuco, é a capital mais antiga do país: foi fundada em 1537. Passeios por Recife Antiga e Olinda são uma verdadeira aula de história do Brasil nas ruas para quem tem curiosidade sobre a época.

03 – Você vai se perder nos cenários naturais diversos que abrigam grandes paraísos ecológicos brasileiros, como os arquipélagos de Fernando de Noronha (PE) e Abrolhos (BA), a Chapada Diamantina (BA), os Lençóis Maranhenses (MA) e o Delta do Parnaíba (PI).

04 – Talvez seja o tamanho, talvez seja o povo, talvez seja a miscigenação. Não se sabe o motivo ao certo, mas é no Nordeste que pelo menos duas das mais animadas festas do país acontecem: o Carnaval e o São João. As ruas abrem alas para o povo e a música. Na Bahia, o Carnaval costuma durar 8 dias, talvez um dos mais longos do país. E o São João não fica atrás. Em toda a região os meses de junho e julho recebem uma decoração específica de bandeirolas, fogueiras e muito xitão. Na mesa, amendoim, milho e licores de todos os tipos compõem o banquete.

05 – O sotaque das pessoas já é maravilhoso, não importa em qual dos nove estados você esteja. Agora, vai dizer que a criatividade para algumas expressões não surpreende?

  • “Ô menino. Cê vai tomar o remédio a pulso!” (mesmo contra a sua vontade)
  • “Êta, hoje eu acordei abilolado” (confuso)
  • “Deixa de ser buliçoso!” (curioso)
  • “Me vê meia dúzia de pão cacetinho” (pão frânces)
  • “Ave pai, deixa de ser canguinha” (avarento)
  • “Sexta é dia de comer águabater o baba” (dia de bebida alcoólica e de jogar futebol)
  • “Na faculdade eu só gazeava” (matava aula)
  • “Essa sua roupa está molambo!” (desajeitado)
  • “Na fazenda tem muita muriçoca” (mosquito)
  • “Ela mora nos cafundó do juda” (muito longe)
  • “Essa marca é peba” (de má qualidade)
  • “Que menininho toco de amarrar jegue” (de baixa estatura)
  • “Êta-pega” “Vixi” “Oxi” “Oxente” (expressões de interjeição que são válidas para QUALQUER situação)
  • Vamos lá, ainda dá tempo de aprender o alfabeto…

á, bê, cê, dê, é, fê, guê, agá, í, jí, lê, mê, nê, ó, pê, quê, rê, sí, tê, ú, vê, xíz, zê.

E as letras k, y e w sempre são lembradas à parte da sequência 😉

 

 

 06 – Finalmente, as comidas. Tem de tudo, doce, salgado, do mar, da terra… Alguns exemplos: lambreta, caranguejo, moqueca, cuscuz, mugunzá, sequilho, tapioca, acarajé, vatapá, baião de dois, macaxeira, pirão, carne de sol. Opções nunca vão faltar!

07 – Você precisa conhecer a história de Lampião e Maria Bonita, além de toda a cultura do cangaço.

 

Translate »
Ativar notificações OK Não, obrigado