EnglishPortugueseSpanish

Departamento Musical – IOV

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

IOV  –  ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ARTES POPULARES

O Departamento de Música da IOV Brasil concentra suas atividades na área de Música popular: (Folclórica / regional) Teoria – Criação e Prática, compreendendo três linhas de pesquisa: Estudos instrumentais e Performance musical; Música, Cultura e  Música, Linguagem.

Em nosso Departamento concebemos a pesquisa e a criação musical de forma restrita ao estilo  popular / regional e folclórica, praticamos o estudo da música privilegiando as relações música – povo, música-história, música-cultura,  processos criativos e suas relações com as culturas de um povo.  

A prática interpretativa em instrumento musical compreende repertórios de todas as regiões do Brasil,  implicando ferramentas de análise com objetivos performativos.

O  Departamento Musical IOV abre espaço para todos os músicos filiados  na organização interessados em intercâmbio musical e na troca de experiência  dos ritmos populares e folclóricos de cada região do país.

A música pode ser  desde um simples batuque em uma mesa até o arranjo de uma orquestra.  Seguindo este conceito o departamento musical da IOV Brasil  pretende  realizar um trabalho  na    difusão da música popular regional

“Se a música é o alimento do amor, toque” – William Shakespeare.

Objetivos:

  • Promover a arte musical em todas as regiões do Brasil;
  • Divulgar a diversidade musical folclórica e/ou regional;
  • Aplicação dos ideais da UNESCO, como a paz e amizade entre as pessoas, a evolução das culturas e a troca de experiências.
  • O  Departamento  musical IOV Brasil visa revelar, divulgar, valorizar e promover  a música popular (folclórica e/ou regional) além de  novos talentos (músicos),  abrindo espaço para cantores, compositores, instrumentistas e arranjadores, dando oportunidade  aos artistas que cantam e/ou tocam a música popular brasileira (regional e/ou folclórica) e incentivar a criatividade musical, promover  o intercâmbio cultural e proporcionar ao público brasileiro a oportunidade de conhecer e apreciar as músicas regionais dos estados brasileiros.
  •  Realizar oficinas, palestras, festivais, workshops e encontros sobre a importância cultural da MPB;

A música folclórica e/ou regional é uma forma de arte adorada por milhões de pessoas espalhadas pelo mundo, fazendo parte do quotidiano. A música popular  (regional /típica / folclórica) de cada lugar é  uma forma de unir as artes populares do mundo.

 

MEMBROS DO DEPARTAMENTO MUSICAL:

 

Coordenador:

Erivelton da Cunha Nobrega

Paraíba – PB.

 

01 – Anderson Aparecido de Freitas Pinheiro

São Paulo – SP.

 

 

 02 – Elvis dos Santos Pereira

Alagoas – AL.

 

 

03 – João Victor Lemos Viana

Alagoas – AL

 

 

 

04 – Jorge Ricardo Camilo dos Santos

Alagoas – AL.

 

 

 

05 – Jurandir Amadeu Gomes Pinto

Alagoas – AL.

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixar um comentário

IOV Brasil

Aos vinte e três dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e vinte, às oito horas, na Cidade de Nova Petrópolis no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, ocorreu uma Assembleia Geral, com o objetivo de promover todas as formas de arte popular e cultura folclórica como elementos do Patrimônio Cultural Imaterial (ICH), para promover a compreensão e apreciação da diversidade cultural entre todos os povos e, assim, aumentar as perspectivas para a paz mundial.

Notícias Populares

Siga-nos

Canal YouTube

Assine a nossos planos

Venha ser membro da maior organização cultural do mundo!