IOV – ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ARTES POPULARES
SOBRE O GRUPO:
O Grupo Sarandeiros do Brasil foi fundado em 1980 na maior Universidade Federal e Pública do país, a UFMG. Desde 1997 é coordenado pelo Professor e Doutor em Cultura Brasileira Gustavo Côrtes que transformou o trabalho artístico do Grupo em uma das maiores expressões culturais do Brasil.
EMBASAMENTO CULTURAL:
As manifestações da cultura popular são parte fundamental dos modos de pensar, sentir e agir de um povo, e estão presentes em seus contextos socioculturais historicamente construídos, em infindáveis e imprevisíveis configurações dos constantes encontros de culturas. No caso do Brasil, verificamos que a sua grande diversidade cultural se deve especialmente por influência europeia na concepção do calendário das mais conhecidas festas tradicionais do país, e pela marcante presença africana e ameríndia nos ritmos, movimentos e gestos que proporcionam muitas danças e singulares festividades.
HISTÓRIA DO GRUPO:
Com uma produção cultural intensa, 16 turnês internacionais e uma participação ativa no Brasil e no exterior, o Sarandeiros se consolidou no cenário artístico Internacional, com diversas premiações e participações nos maiores e melhores festivais do Folclore do Mundo em países como Canadá, México, Estados Unidos, Portugal, França, Argentina, Colômbia, Alemanha, Bulgária, Espanha, Holanda, Equador, Bélgica, Argentina, Itália, e Peru.
O ESPETÁCULO
Para o espetáculo BRASIL ESPETÁCULAR, o Grupo apresentará danças da Amazônia, com destaque para as danças de inspiração indígena da Festa do Boi Bumbá, as danças tradicionais como o Carimbó e o Lundu do estado do Pará, o Carnaval do Rio de Janeiro, com destaque para os Reis e passistas das Escolas de Samba, as danças do carnaval nordestino como Frevo e Maracatu de Pernambuco, e os Orixás de Origem africana da Bahia, e por fim as Danças dos gauchescas do Sul do Brasil. BRASIL ESPETACULAR, faz uma viagem de norte a sul do país para mostrar a diversidade da cultura brasileiras e suas influências ameríndias, africanas e europeias.
Com 20 Dançarinos e dançarinas em cena, 2 diretores Gerais e 4 músicos que executam ao vivo as músicas do show, o Grupo Sarandeiros presta homenagens à diversidade cultural do País, valorizando e divulgando em um único espetáculo as mais tradicionais danças do Brasil, de norte ao sul do país.
CONTATO:
Email: gruposarandeiros@gmail.com