IOV – ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ARTES POPULARES
Homenagem – Inezita Barroso
Entusiasta do folclore brasileiro e mestre em ir contra as regras ditadas para uma mulher nos anos 50, Inezita Barroso é homenageada no dia internacional do Folclore, no encontro de confraternização da IOV Brasil. Em evento virtual(22/08/21)
Cantora, compositora, violeira, atriz, biblioteconomista, apresentadora do programa de maior duração da televisão brasileira (Viola, Minha Viola, em exibição durante quase 35 anos na TV Cultura) e, acima de tudo, mulher de pulso firme.
Paulo Freire conta que um dos momentos mais memoráveis da carreira de Inezita Barroso foi em 1957. Segundo ele, para a sociedade paulistana da época, foi um grande choque o fato de uma mulher, desquitada, que usava calças, tocava viola e falava de pinga, viajar até a Paraíba dirigindo um jipe com mais dois homens com o objetivo de descobrir e resgatar os segredos mais ocultos da cultura brasileira. A viagem em questão foi motivada pela personagem que Inezita interpretaria em um filme sobre Jovita Feitosa, conhecida por se fingir de homem para poder se alistar no exército – o qual, infelizmente, nunca saiu.
Todos os professores e artistas membros da IOV Brasil se emocionaram e é claro que sempre seremos gratos por toda a contribuição e legado deixado por Inezita para a música sertaneja e para a cultura do país.
O que fica para todos nós que trazemos no peito um pouquinho de coração sertanejo é a esperança de surgirem outras como ela que tanto fortaleceu e lutou pelo nosso gênero musical!
Viva Inezita Barroso!
Viva a Cultura e a música Popular brasileira!!!