IOV – ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ARTES POPULARES
MOÇÃO DE RECONHECIMENTO
A Organização Internacional de Folclore e Artes Populares – IOV, dia 13 de outubro de 2022, por Fabrízio Cattaneo, seu Secretário Geral Mundial, e por Clerton Vieira, seu Diretor Executivo IOV América, em cerimônia realizada na cidade de Ijuí – RS, durante a realização da II Assembléia IOV das Américas, confere para o município de
IJUÍ – RIO GRANDE DO SUL – BRASIL
o título de
CAPITAL MUNDIAL DAS ETNIAS
em razão da cidade possuir, entre seus munícipes, de forma organizada e atuante, a representação de treze etnias formadoras do seu povo, plenamente aptas para a promoção, conservação e vivência das suas tradições, transmitindo-as de geração em geração.
Cumpridas as formalidades legais, lavrou-se a presente Moção de Reconhecimento.
Ijuí, RS, 13 de outubro de 2022
Fabrizio Cattaneo Clerton Vieira Secretário Geral IOV Mundial Diretor Executivo IOV Amér
Andrei Cossetin Nelson Cesarim RS/Brasil Prefeito de Ijuí – RS /Brasil Presidente da UETI
IJUÍ – CAPITAL MUNDIAL DAS ETNIAS
Discurso do Diretor Executivo IOV Continente Americano. 13/10
Prezadas Autoridades…,
Estamos em Ijuí. Finalmente e com muita satisfação e honra estamos em Ijuí…
Temos muitas expectativas e desejos de conviver, dialogar, estudar e executar atividades voltadas para as artes populares e para o folclore, com repercussões e desdobramentos nacionais e internacionais.
A nossa calorosa e amigável saudação para o Prefeito Municipal, Andrei Cossetin aos Vereadores, à UETI e para toda a comunidade de Ijuí e da região.
Após vários dois anos de parceria, entre Ijuí e a IOV, em 2020 foi consolidada uma aliança através da execução da Iª FENADI VIRTUAL. Na oportunidade, na videoconferência internacional, coordenada pela UNIJUI, com participação do Parlamento Europeu, a IOV, os Governos Argentino, Paraguaio e Uruguaio, representantes das Etnias (colectividades) da Argentina, Paraguai e Uruguai, e outras organizações públicas e privadas do Brasil, foram sugeridas três iniciativas para a UNIJUI e para Ijuí. A primeira delas previa a organização e a oferta do Curso de Pós-graduação em Artes Populares e Folclore. A segunda previa a organização de um evento internacional com participação da IOV das Américas, do Mercosul, da União Europeia e outros países.
O Curso de Pós-Graduação já está no 4º mês de execução com participação de alunos de 16 Estados Brasileiros e o Evento Internacional estamos inaugurando hoje.
A terceira sugestão se referia à possibilidade da comunidade de Ijuí buscar ser agraciada por um título internacional voltado para o Movimento étnico. Esta meta também será alcançada hoje com saborosa e valiosa surpresa trazida pelo Secretário Geral do Comitê Executivo da IOV Mundial, Dr. Frabrízio Cattaneo.
Após muita dedicação e esforços vamos executar a IIª Assembleia Geral da IOV América em Ijuí, monitorada e qualificada pela honrosa participação do Secretário Geral da IOV mundial, Dr. Fabrizio Cattaneo, da Professora Dra. Anna Brozozka que é representante da Comissão européia IOV de Ciências e pesquisas e dos dirigentes técnicos nacionais da IOV aqui presente.
Certamente, o ambiente e o clima das Etnias de Ijuí, da EXPOFEST, da Convivência da família IOV, dos reflexos concretos da experiência do Movimento das Etnias de Ijuí e das contribuições científicas da professora doutora Anna, nos farão refletir, festejar e construir um caminho futuro promissor para o futuro da IOV.
Sairemos de Ijuí mais brasileiros e cidadãos globais, mais ricos em conhecimentos, vivências, relacionamentos estratégicos e projetos em prol da promoção da cultura, das artes e do folclore, da profissionalização dos profissionais das artes e do Folclore e com perspectivas promissoras para a juventude.
Este evento internacional vai oportunizar a vivência de um espetacular “mosaico” cultural, evidenciando a importância de cultivar a salvaguarda do patrimônio cultural material e imaterial, das mais variadas e coloridas expressões culturais regionais nacionais e internacionais, selando a importância da união, do diálogo, da cooperação, do respeito mútuo e da vivência da paz na diversidade na ótica da UNESCO.
Serão gerados resultados promissores não só para a IOV e o movimento étnico, mas também serão amadurecidas valiosas contribuições e diretrizes estratégicas para a construção da identidade cultural do Brasil e de subsídios para várias culturas dos países que integram a rede da IOV no continente americano.
Queremos informar à comunidade de Ijuí que gostaríamos de realizar não apenas um evento anual, mas uma programação anual conjunta durante os próximos anos. O trabalho coletivo e com parcerias reduz as dificuldades e os limites das pessoas e instituições envolvidas.
Antes de concluir, quero me referir aos jovens estudantes que estão presentes nesta belíssima e moderna sede e que com muito carinho nos recebem. Vocês jovens têm excelentes oportunidades de participarem concretamente numa das melhores experiências de cultura popular, folclore, patrimônio cultural imaterial, união, cooperação e paz na diversidade.
Aproveitem e estabeleçam relações e conexões com redes sociais fomentando a importância da cultura e do intercâmbio visando a construção de nações com dignidade, democracia e paz. Ajude-nos a recuperar a esperança da construção de um mundo melhor.
Ijuí, muito obrigado por ter aceito a nossa escolha de realizarmos aqui nesta cidade a nossa IIª Assembleia IOV das Américas. Muito obrigado pela recepção e reafirmamos nosso reconhecimento e nossos sentimentos de irmandade e de alegria por convivermos estes dias com todos vocês.
Nesta IIª Assembleia IOV das Américas abordaremos de forma científica as práticas do dia-a-dia dos povos e a produção científica voltada para as culturas, para as artes e para o folclore.
A temática central é “Diversidades Étnicas: Protagonismo das Gerações Futuras”.
Certamente, estaremos refletindo sobre o eixo fundamental da salvaguarda da história, dos costumes, valores, religião, culinária, patrimônio imaterial e da diversidade de expressões culturais das mais diferentes regiões e povos.
Encerro minhas palavras com o trecho de uma música NUNCA PARE DE SONHAR, do eterno compositor e cantor brasileiro Gozaguinha que diz; “Fé na vida, Fé no homem, Fé no que virá… Bós podemos tudo, nós podemos mais… Vamos la fzer o que será!
Ijuí, 12/10/2022
Clerton Antonio Vieira
Presidente IOV Brasil
Diretor Executivo da IOV América
Cerimonial de entrega do Titulo de “Capital Mundial das Etnias” para a cidade de Ijuí /RS – Brasil
13/10/22.
Mensagem oficial do presidente da IOV Mundial, Dr.. Alli Abdulhar Khalifa na abertura da cerimônia de entrega de título para Iju~i – Capital Mundial das Etnias.
Presidente IOV Mundial: Alli Abdulhar Khalifa
Capital Mundial das Etnias.
O dia 13 de outubro de 2022 fica marcado na história de Ijuí como o início de um novo momento para a diversidade etnica. Diante de representantes da cultura e folclore de diversos países, o Secretario geral da Organização Internacional de Folclore, IOV, Fabrizio Cattaneo, (Italia), entregou a titulação do município como Capital Mundial das Etnias. O evento integrou o Encontro Internacional de Folclore e Artes Populares das Etnias e II Assembleia da IOV das Américas, na sede da União das Etnias de Ijuí (UETI).
O projeto para que a titulação fosse possível foi apresentado em 2020, durante a realização da Fenadi virtual. O presidente da Organização Internacional de Cultura e Arte Popular (IOV) Brasil, Antônio Clerton Vieira da Silva, reiterou a importância das ações desenvolvidas pela UETI para que o município tenha, além das inúmeras representações étnicas, o reconhecimento pelo fomento à cultura e à diversidade. “Me sinto honrado e feliz de fazer parte deste momento, neste belíssimo espaço que é exemplo não só para o Brasil, como para o mundo. É motivo de muita felicidade que o município seja reconhecido, após tanto esforço e dedicação, pelo trabalho desenvolvimento em prol do movimento étnico brasileiro”, disse.
O Secretario geral da Organização Internacional de Folclore, IOV, Fabrizio Cattaneo, da Italia, falou sobre a representação de Ijuí para o restante do mundo, classificando o município como vitrine da diversidade cultural. “Nós representamos 155 países e saudamos a comunidade de Ijuí, que é uma incubadora de culturas diversas. O Brasil está na salvaguarda da cultura”, pontuou.
O presidente da União das Etnias de Ijuí, Nelson Casarin, relembrou o caminho trilhado até a titulação e agradeceu os responsáveis pelo trabalho reconhecido, especialmente os membros das etnias. “É um momento muito importante, de reconhecimento e comemoração. Sempre buscamos realizar um trabalho a contento, que ajudasse a projetar Ijuí para o mundo. Antes, como capital nacional das etnias, os olhos do Brasil estava voltados para Ijuí, agora os olhos do mundo inteiro estão voltados para nosso município”, comemorou.
O prefeito Andrei Cossetin também se pronunciou, agradecendo a comunidade étnica pelo trabalho para que Ijuí chegasse a este reconhecimento mundial. “É um momento de fundamental importância, já que através do trabalho de todos os que constroem as etnias de Ijuí, temos esta titulação hoje. O município trabalha, incansavelmente, para que os que aqui nos visitem, vejam uma cidade pujante e com capacidade para acolher todos, da melhor maneira”.
O presidente da Câmara de Vereadores, Matheus Pompeo de Mattos (PDT), reiterou o compromisso do legislativo em defender as pautas culturais. “O legislativo sempre esteve aberto às solicitações da união das etnias de Ijuí e, por diversas vezes, fomos parceiros em todas as solicitações, documentos, cartas e correspondências, que saíram daqui para o mundo. Sempre estaremos ao lado da UETI e do município”.
A cerimônia contou com membros da IOV de diversos estados brasileiros, como São Paulo, Acre, Pará, Amazonas, Rio de Janeiro, Ceará e Distrito Federal, além de diversos país do mundo, como Uruguai, Argentina, Paraguai, Armênia, Polônia, Itália, Chile e México.
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí