IOV e UNESCO

IOV  –  ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLLROE E ARTES POPULARES

         

IOV e UNESCO

Graças ao trabalho árduo de muitos membros, o IOV firmou Relações Operacionais com a UNESCO, em 1998. Nos últimos anos, novas parcerias foram formadas e outras mais antigas fortalecidas.

A relação da IOV World com a UNESCO & ICH desenvolveu-se da seguinte forma:

1983: IOV foi reconhecido com Status C pela UNESCO e foi aceito como membro desta Organização das Nações Unidas

1990: em sua 134ª reunião, o Conselho Executivo da UNESCO aprovou uma resolução para classificar o IOV na categoria B (para informações e relações consultivas com a UNESCO.

1998: IOV entra em relações operacionais com a UNESCO

2010: UNESCO credencia IOV como consultor do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial

2011: UNESCO reclassifica IOV para Relações Consultivas Formais

2012: IOV entra em Relações Consultivas Especiais com o Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC)

2015: A décima sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (ICH) foi realizada em Windhoek, Namíbia, de 30 de novembro a 4 de dezembro de 2015. O Comitê decidiu manter por 4 anos, o credenciamento da IOV World, prestar assessoria ao Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial.

2019: As Diretrizes Operacionais do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial mantém o credenciamento da organização para prestar serviços de assessoria a ela, após a revisão de seu relatório quadrienal de 2019.

 

UNESCO

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura

blank

  1. a) O que é a UNESCO?

A UNESCO é responsável por coordenar a cooperação internacional em educação, ciência, cultura e comunicação. Fortalece os laços entre nações e sociedades e mobiliza o público em geral para que cada criança e cidadão:

  • tenha acesso a educação de qualidade; um direito humano básico e um pré-requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável;
  • possa crescer e viver em um ambiente cultural rico em diversidade e diálogo, onde o patrimônio sirva de ponte entre gerações e povos;
  • pode se beneficiar totalmente dos avanços científicos;
  • e pode gozar de total liberdade de expressão; a base da democracia, desenvolvimento e dignidade humana.

As mensagens da UNESCO são de crescente importância hoje, em um mundo globalizado onde as interconexões e a diversidade devem servir como oportunidades para construir a paz na mente de homens e mulheres.

  1. b) IOV e UNESCO

A relação da IOV World com a UNESCO e a ICH se desenvolveu da seguinte forma:

1998: IOV entra em relações operacionais com a UNESCO.

2010: A UNESCO credencia o IOV como consultor do Comitê Intergovernamental de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial

2011: UNESCO reclassifica IOV para relações consultivas formais

2012: IOV inicia relações consultivas especiais com o Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC)

2015: A décima sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (ICH) foi realizada em Windhoek, Namíbia, de 30 de novembro a 4 de dezembro de 2015. O Comitê decidiu manter por 4 anos o credenciamento do IOV World, prestar serviços de consultoria ao Comitê Intergovernamental para a salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial.

ICH

  1. a) O que é patrimônio cultural imaterial?

O termo “patrimônio cultural” mudou consideravelmente o conteúdo nas últimas décadas, em parte devido aos instrumentos desenvolvidos pela UNESCO. O patrimônio cultural não termina em monumentos e coleções de objetos. Também inclui tradições ou expressões vivas herdadas de nossos ancestrais e repassadas a nossos descendentes, como tradições orais, atos, práticas sociais, rituais, eventos festivos, conhecimentos e práticas da natureza e do universo ou o conhecimento e habilidades para produzir artesanato tradicional .

Embora o patrimônio cultural frágil e intangível seja um fator importante na manutenção da diversidade cultural diante da crescente globalização. Uma compreensão do patrimônio cultural intangível de diferentes comunidades ajuda no diálogo intercultural e incentiva o respeito mútuo por outros modos de vida.

A importância do patrimônio cultural intangível não é a manifestação cultural em si, mas a riqueza de conhecimentos e habilidades que são transmitidos por ela de uma geração para a seguinte. O valor social e econômico dessa transmissão de conhecimento é relevante para grupos minoritários e para os principais grupos sociais dentro de um Estado, e é tão importante para os Estados em desenvolvimento quanto para os desenvolvidos.

Nesse espírito da Convenção da UNESCO sobre a proteção do patrimônio cultural imaterial do mundo, o IOV desenvolve atividades como festivais, congressos, conferências, oficinas, cobrindo os diferentes elementos do ICH, como dança tradicional, música, artesanato, culinária tradicional, medicina tradicional e outros.

  1. b) Por que salvaguardar o patrimônio cultural imaterial?

blank

Em 2003

Um longo processo de negociação levou à ratificação da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial em 17 de outubro de 2003. Aqui você pode ler o texto:

 

Hoje em dia  o que mudou no nível nacional desde a ratificação? Como a salvaguarda do patrimônio cultural imaterial pode contribuir para o desenvolvimento sustentável? Qual o significado e o impacto para as comunidades da inscrição do patrimônio cultural imaterial nas listas da Convenção? Tomadas durante as reuniões estatutárias em 2011 e 2012, essas entrevistas expressam a opinião dos delegados sobre essas questões.

Fórum de ONGs ICH

O Fórum de ONGs da ICH é a plataforma de comunicação, trabalho em rede, intercâmbio e cooperação de ONGs credenciadas pela UNESCO para prestar serviços de consultoria ao Comitê Intergovernamental no âmbito da Convenção da UNESCO de 2003 para a proteção do patrimônio cultural imaterial.

As ONGs são um pilar para a salvaguarda das tradições vivas do mundo, juntamente com os detentores dessas tradições e dos Estados. O Fórum também recebe as ONGs que atuam no campo da ICH e estão em processo de acreditação.

O Fórum de ONGs da ICH organiza reuniões e simpósios sobre desafios internacionais compartilhados nas políticas e práticas de proteção da ICH e está particularmente comprometido em acompanhar a implementação e a evolução da Convenção de 2003. As reuniões periódicas ocorrem simultaneamente às sessões da Assembléia Geral da Convenção (a cada dois anos em junho) e do Comitê Intergovernamental (anualmente em dezembro).

Desde o início de 2015, o IOV é membro do Fórum de ONGs ICH.

  • Os estados integrantes da UNESCO são os estados membros das Organização das Nações Unidas (exceto Estados Unidos, Israel e Liechtenstein), Ilhas Cook, Niue, e o Estado da Palestina.

http://www.unesco.org

 

Deixar um comentário

IOV Brasil

Aos vinte e três dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e vinte, às oito horas, na Cidade de Nova Petrópolis no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, ocorreu uma Assembleia Geral, com o objetivo de promover todas as formas de arte popular e cultura folclórica como elementos do Patrimônio Cultural Imaterial (ICH), para promover a compreensão e apreciação da diversidade cultural entre todos os povos e, assim, aumentar as perspectivas para a paz mundial.

Notícias Populares

Siga-nos

Canal YouTube

Assine a nossos planos

Venha ser membro da maior organização cultural do mundo!

Translate »
Ativar notificações OK Não, obrigado