Waldir Santos Barbosa Júnior

IOV  –  ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ARTES POPULARES

 

Pesquisador de danças folclóricas regional, nacional e internacional.
Pesquisador Cultural da Coleção Trabalho Infantil – de Criança para Gente Grande –MTE/DRT/AM – julho/2007.

Pesquisador Cultural (apoio) dos livros Fábulas e Apólogos da Amazônia (2014) e Fragmentos do Cotidiano I – Trabalho Infantil (2015)

Dançarino desde 1988, com participação em diversos grupos folclóricos de danças regional, nacional e internacional.

Coordenador Geral desde 1994 de grupos folclóricos de caráter regional, nacional e internacional.
Coordenador Geral do Projeto Amarte, com a cultura regional do boi-bumbá, que representou o Amazonas no Festival Internacional de Folclore – Fest In Folk (São Paulo), nos anos 1997 e 2002; e no Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo/RS, em 2006.

Coordenador do Concurso de Produção de Texto, Desenho Artístico e Mostra Cultural sobre Trabalho Infantil – MTE/DRT/AM e Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil – 7edições (2004-2011).

Diretor Geral, atuando, ainda, como Coordenador e Coreógrafo desde 1995, nas diversas produções do Grupo Folclórico Árabe Síria do Amazonas, dentre outras dos seguintes espetáculos de danças: Zenóbia – uma Rainha Guerreira, Dabke – dança dos povos árabes e Rasac – a Rota da Seda.

Diretor Geral, atuando, ainda, como dançarino no elenco que apresentou danças regionais do
Amazonas dentro da programação cultural da Teia Nacional da Diversidade Cultural
(Natal/RN) e da COPA DO MUNDO NO BRASIL (sede Manaus/AM), em 2014, promovidas pelo
Ministério da Cultura (Minc) e Governo do Amazonas/SEC, respectivamente.
Diretor Executivo no espetáculo de dança “O voo do corvo”, contemplado no edital 03/2015 – Concurso-Prêmio Manaus Conexões Culturais, da Manauscult.

Fundador e Presidente do Instituto Manaós, atuando, ainda, como Gestor e Coordenador Executivo das ações e atividades artísticas e culturais do Ponto de Cultura Marquesiano, como: Sarau Amazônico; Fábulas e Apólogos da Amazônia; Espaço das Artes; Oficinas, Palestras, Seminários e Exposições Culturais; Danças Regional, Nacional e Internacional.

Translate »
Ativar notificações OK Não, obrigado