Presidente de Honra – Mestra Nazaré do Ó

IOV  –  ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ARTES POPULARES

blank

Homenagem:  Maria Nazaré do Ó Ribeiro

A história se faz de momentos.

A Organização Internacional de Folclore e Artes Populares – IOV Brasil  carrega  deste agosto de  2020  o orgulho e a responsabilidade pela  criação  da galeria de Honra batizada de “MESTRES IMORTAIS”. E tendo como presidente de Honra a ilustríssima senhora Maria NAZARÉ do Ó Ribeiro, Mestra do Carimbó do estado do Pará.

 

Presidente de Honra – Mestra  Nazaré do Ó

-Licenciada em  Artes Práticas- Técnicas Comerciais,  Educação Artística e Artes Plásticas.

– Pós Graduada em  Literatura Infantil e Juvenil com  especialização em Educação Ambiental.

– Nascida na cidade e Soure,  Pará, neta  de índios e franceses, veio para Belém com dois meses de idade. Aos treze anos, passou a ter contato direto com a cultura popular através de sua mãe e avó índia com a qual aprendeu muito sobre o folclore, porém ainda muito jovem não compreendia muito bem, mais apreciava com muita atenção e gosto pelas artes tradicionais.

Mais tarde quando adentrou a Universidade se aprofundou no estudo sobre folclore, onde através de muitas pesquisas e vivências apresentou como conclusão de curso seu trabalho musical mais especificamente com músicas regionais como: xote e carimbó, criando a partir daí o grupo Musical Águia Negra, onde seu esposo é interprete de suas músicas, no ano seguinte a pedidos do público, criou o Grupo Parafolclórico “ VAIANGÁ “ ambos participaram e foram vencedores do Festival  “1º Canto das Águas do Mel”  em Iraí/RS- 1986 com a Música “O Ver-O-Peso “, trazendo assim para Belém o Troféu POMONA.

Em 1993 gravou o LP intitulado Saudades da Minha Terra com musicas inéditas e com a participação de outros interpretes e compositores como: Maria Luiza Paiva do Ó (sua mãe), Lourenço Franco (cunhado), João Ribeiro (esposo) e Francisco Martins (sobrinho).

Desenvolveu os Projetos Culturais envolvendo a música, a dança e o teatro: Integração e ação I, II, III e IV no período de 1988 a 1993; Prevenção com arte no período de 1996 a 2000; Som do Pau Oco de 2002 a 2004; Chapéu de Palha e Saia Rodada de 2007 a 2008 e Fundou em Belém no ano de 2000 as Rodas de Carimbó. Ainda no ano de 2000 foi homenageada pela Associação de Mulheres de Negócios com destaque na Cultura e em 2006 foi homenageada como mulher destaque na Cultura pelo Jornal “O Estado“.

Foi Reconhecida como Mestra de Carimbó pelo Minc no ano de 2007 em Brasília durante a participação no Seminário Nacional de Culturas populares.

Em 2008 foi Homenageada pela Câmara Municipal de Belém com O Mérito Cultural e Patrimônio de Belém.

Participou do documentário Mestres da Cultura em 2006. Em 2017 participou da gravação do CD “ A Bença “ com grupo Lauvaite Penoso onde gravou as músicas “ Rolou Curimbó e a Dança do Carimbó “. Atualmente participou do Programa “É do Pará” sendo homenageada como mestra de cultura popular do estado do Pará, juntamente com outras mulheres destaques na área musical.

Participou dos seguintes Festivais Nacionais e Internacionais:

– 1º Festival de Arte na Praça- Poços de Caldas/MG- 1988

– 1º Canto das Águas do Mel- Iraí/RS- 1989 Festival Nacional Seichonoiê do Brasil- Fortaleza

– Festival Nacional Seichonoiê do Brasil- Salvador/BA

– Xº Festinfolk – Santos/SP- 1996 XXXVII

– Encontro Nacional de Folguedos – Teresina/PI-2013

– Circuito Junino Princesinha do Sertão – Caxias/MA – 2013

– Festival de Música Terruá Pará- 2013 Encontro Internacional de Etnias – Itapema/SC – 2017

– Encontro Internacional de Etnias – Itapema/SC

 – 2018 Festival Internacional Rota do Sol- Paraíba- 2017

– Festival Internacional Rota do Sol – Paraíba – 2018

– I Congresso IOV Brasil- Nova Petrópolis/RS- 2018

– 47° Festival Internacional de folclore de Nova Petrópolis- RS- 2019

– 6° Congresso da Juventude Mundial IOV– Nova Petrópolis/RS– 2020

– Encontro do Folclore IOV Brasil Online– Fortaleza/CE- 2020

– Encontro do Folclore América online- Fortaleza/CE- 2020

 – Live do Weltberfest- Nova Petrópolis-2020

– É Associada à Fumbel, Fundação Cultural do Pará, (AGDAF) Associação de Grupos Folclóricos do Pará e IOV.

 

 

Deixar um comentário

IOV Brasil

Aos vinte e três dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e vinte, às oito horas, na Cidade de Nova Petrópolis no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, ocorreu uma Assembleia Geral, com o objetivo de promover todas as formas de arte popular e cultura folclórica como elementos do Patrimônio Cultural Imaterial (ICH), para promover a compreensão e apreciação da diversidade cultural entre todos os povos e, assim, aumentar as perspectivas para a paz mundial.

Notícias Populares

Siga-nos

Canal YouTube

Assine a nossos planos

Venha ser membro da maior organização cultural do mundo!

Translate »
Ativar notificações OK Não, obrigado