IOV – ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ARTES POPULARES
A IOV é uma instituição internacional responsável por produzir conhecimentos na área das culturas populares tradicionais em todo o mundo, divulgando e promovendo protagonistas, brincantes, detentores de saberes e fazeres, resultado de construção informa e independente do processo formal de ensino aprendizagem.
Reconhecendo a importância do estudo aplicado das culturas populares tradicionais, a partir deste ano de 2023, a IOV Brasil e a UNIJUÍ, Universidade do Noroeste do Rio Grande do Sul, desenvolvem curso de formação de especialistas na área do folclore.
Desde o ano de 2020, reconhecendo a importância dos detentores informais de conhecimento, independente da academia, a esses está sendo outorgado o Título de “Mestre Imortal IOV Brasil.”, o que vem sendo realizado com o objetivo de reconhecer, mas também dar mais valor e visibilidade a esses responsáveis por assegurar a cultura popular tradicional através dos tempos.
No dia 28 de julho de 2023, uma bela e alegre cerimônia aconteceu dentro da programação do I Encontro Mundial IOV de Coreógrafos de Danças Folclóricas palco no 50º Festival Internacional de Folclore, em Nova Petrópolis/RS, na presentes de representantes da IOV Mundial, assim como autoridades do município de Nova Petrópolis e agentes culturais convidados. A Organização Internacional de Folclore e Artes Populares – IOV Brasil, nessa ocasião, outorgou: 01 – Dinoélia Santos Trindade, 02 – Gabriel de Souza Martins 03 – Iracema Jesus de Oliveira, 04 – Venézia de Almeida Martins o título de Mestres Imortais IOV Brasil – em Cultura Popular Tradicional, por ter seu trabalho reconhecido pela comunidade onde vive, como também por outros setores culturais, constituindo importante referencial da cultura tradicional popular brasileira.
Viva os Mestres e Mestras das artes populares do Brasil!
Clerton Vieira
Presidente IOV – Secção /Brasil
Diretor Executivo IOV UNESCO – Continente América.
Mestre e Mestra Imortal IOV Brasil
É a pessoa física detentora de saberes que tenha notório conhecimento, longa permanência na atividade e que seja reconhecida, por sua própria comunidade, como referência na transmissão de saberes, celebrações ou formas de expressões da tradição popular.
MESTRA: DINOÉLIA SANTOS RINDADE
Outorga de Título “Mestra Imortal” do Folclore e Artes tradicionais da Organização Internacional de Folclore e Artes Populares – IOV Brasil.
Para a Mestra Dinoélia Santos Trindade do estado da Bahia.Mestra Imortal do artesanato (Rendas de bilros – IOV Brasil
Com este título queremos reconhecer sua dedicação, trajetória e conquistas para criar uma cultura de paz, da Mestra Dinoélia Santos Trindade, para criar uma cultura de paz, através das suas vivências e práticas no artesanato brasileiro (Rendas de bilros e renascença).
Dinoélia Trindade é mestra em renda de bilro, tradição que herdou de sua família de rendeiras.
Nasceu em Santo Amaro, em 10 de outubro de 1959, e cresceu em Saubara, onde, desde criança despertou sua curiosidade e o interesse em aprende a fazer rendas.
– No ano de 2009, fundou a Associação das Rendeiras de Dias d’Ávila Bahia.
MESTRE: GABRIEL DE SOUZA MARTINS (MESTRE GABI – EMBAIXADOR DO SAMBA SP)
“GRÃO MESTRE DOS EMBAIXADORES”
1981 *Apaixonado por manifestaçõescarnavalescas ingressouna Escola de Samba Barroca Zona Sul
1983 * Compositor do antológico samba Enredo Vencedor, Tema Imigração Japonesa.
Mas foi como mestre-sala que ele ganhou seu maior destaque.
1983 a 1989 * Foi Mestre-sala da Barroca Zona Sul,Pavilhãooficial da Barroca tendo como P.B. a grandiosa Alice e aSaudosa Beth.
1987 * Conselheiro Deliberativo da FESEC – Federação das Escolas de Samba do Estado de SP.
Em 1991 a 1999 * Foi convidada para desfila como 1ª Mestre-sala Oficial da Escola de Samba Camisa Verde e Branco, tendo como par até hoje sua esposaVenezia de Almeida Martins (Vivi Soberana). O casal tornou-se referência no quesito desde então, repassando seu aprendizado até hoje para as novas gerações de Mestres-salas.
1992 a 1993 * Abriu o Carnaval do Rio de Janeiro e recebeu título de VIVI MARAVILHA, representando todas as Escolas de Samba de São Paulo.
1994 * Até a presente data * Ministra aulas de Mestre-sala e Porta-Bandeirano Estado de São Paulo seminários, palestras sobre o quesito na LIGA, UESP, FESEC.
1995 * Fundador da AMESPBESP -Associação de Mestres-salas e Porta-Bandeiras do Estado de SP, onde presidiu a entidade por 15 anos e tornou-se presidente de Honra, também na AACESESP palestra aulas e é presidente de honra dos apresentadores de casais.
1996 * Fundador da Embaixada do Samba de São Paulo, e com toda experiência e honrarias aos serviços prestados ao samba, foi eleito “GRÃO MESTRE DOS EMBAIXADORES”.
1998 * Foi palestrante por vários anos para Formação de Jurados da Liga das Escolas de Samba de São Paulo no quesito Mestre-sala e Porta-bandeira, na UESP também.
1999 * Título de melhor “MESTRE-SALA DO SÉCULO XX de SP”, recebido por mais de 80 jurados nacionais.
2000 * Recebeu título nobre de “CASAL SOBERANO” da sua Escola Camisa Verde e Branco e o título eterno de SAMBISTA IMORTAL do Camisa Verde e Branco.
2004 * Fundador do Projeto Cisne do Amanhã, finalidade de ensinar a arte do bailado de Mestre-sala e Porta-Bandeira
2010 a 2011 * Eleito CIDADÃO SAMBA DA CIDADE DE SÃO PAULO.
2016 a 2020 * Eleito Presidente da FESEC, onde ministrou cursos de formação deJurados de todos os quesitos, nas cidades do interior de SP.
2016 * Foi agraciada sendo TEMA DO SAMBA ENREDO da escola Em cima da hora (Nas asas da coruja do samba GABI E VIVI bailando como o voo das borboletas) – Foram CAMPEÕES.
2022 * The InternationalOrganizationOf Folk Art (IOV) – An NGO OfficialParterofthe United NationsEducational, Scientificand Cultural Organization(UNESCO) TÍTULO DE HONRA-MESTRE GABI- Mestre-Sala das Estrelas do CARNAVAL BRASILEIRO.
MESTRA: VENEZIA DE ALMEIDA MARTINS (VIVI SOBERANA)
PORTA-BANDEIRA
1981 a 1988* Na Faculdade do Samba Barroca Zona Sul – Ala-show / Destaque.
1989 * Madrinha de Bateria Escola de Samba Flor de Lins.
1990 * Destaque de carro alegórico Escola Mocidade Alegre.
Em 1991 a 1999 * Foi convidada para desfila como 1ª Porta-Bandeira Oficial da Escola de Samba Camisa Verde e Branco, tendo como par até hoje seu esposo Gabriel de Souza Martins (Mestre Gabi Embaixador do Samba).O casal tornou-se referência no quesito desde então, repassando seu aprendizado até hoje para as novas gerações de porta-bandeiras.
1992 a 1993 * Abriu o Carnaval do Rio de Janeiro e recebeu título de VIVI MARAVILHA, representando todas as Escolas de Samba de São Paulo.
1994 até a presente data * Ministra aulas de Porta-Bandeirano Estado de São Paulo em seminários, palestras sobre o quesito na LIGA, UESP, FESEC.
1995 * Uma das Fundadoras da AMESPBESP -Associação de Mestres-salas e Porta-Bandeiras
do Estado de São Paulo.
1999 * Título de melhor “PORTA BANDEIRA DO SÉCULO XX de SP”, recebido por mais de 80 jurados nacionais.
2000 * Recebeu título nobre de “Porta-bandeira SOBERANA” da sua Escola Camisa Verde e Branco e o título eterno de SAMBISTA IMORTAL do Camisa Verde e Branco.
2004 * Fundadora do Projeto Cisne do Amanhã, finalidade de ensinar a arte do bailado da Porta-bandeira e Mestre sala
2016 * Diretora de eventos da FESEC, onde ministra cursos de jurados do quesito, também como julgada nas cidades do interior de SP desde 2005.
2016 * Foi agraciada sendo TEMA DO SAMBA ENREDO da escola Em cima da hora (Nas asas da coruja do samba GABI E VIVI bailando como o voo das borboletas) – Foram CAMPEÕES.
2022 * The InternationalOrganizationOf Folk Art (IOV) – An NGO OfficialParterofthe United NationsEducational, Scientificand Cultural Organization(UNESCO)TÍTULO DE HONRA Vivi Martins Porta Bandeira das Estrelas do Carnaval Brasileiro.
MESTRA: IRACEMA JESUS DE OLIVEIRA
AtividadesArtística:
-
Pastorinhadodispensário S.VicentedePaula;1945
-
GrupoJuninoCigarraPintada;foiPortaPássaro,1946
-
GrupoJuninoQuati;foicúpido,BorboletaePrincesa;1947a 1953.
-
CompanhiadeTeatrodoPovo, Peça:SobasOrdensdeMoscou,TeatrodaPAZ,1953.
-
RádioMarajoara,Rádio-teatro,1954a1979.
-
TeatrodaPaz;Peça:PedreiradasAlmas,direçãodeLineuDias,1960.
-
TeatrodoSESI;Peça:OdoricoBemAmado,direçãodeCláudioBarradas,1960.
-
TeatrodoSESI;Peça:AÁrvorequeCaia,direçãodeCláudioBarradas,1960.
-
GrupodeTeatrodaUFPa;Peça:BodasdeSangue,direçãodeCleodonGondin,Colégiodo Carmo,1961
-
GrupodeTeatroExperimentaldeMosqueiro;Peça:EstaNoiteLorca,direçãodeAlbertinhoBastos, Colégio Gentil Bittencourt, 1970.
-
Filme:BrutosInocentes,direçãodeLiberoLuxardo,1974.
-
TeatrodaPaz,Peça:LineuDias,direçãodeZecão,1976.
-
TeatrodaPaz,Peça:PedreiradasAlmas,direçãodeZecão,1976.
-
Filme:Conspiraçãodo Silencio,1990.
-
Filme:MulheresChoradeiras,1995.
-
DireçãodoGrupoJunino“Tucano”,1981atépresentedata.
-
DireçãodaPastorinha“FilhadeSion”,1982atépresentedata.
-
DireçãodoGrupoParafolclórico“FrutosdoPará”,1992atépresentedata.
Honrarias:
-
DurantePrefeituradeCoutinhoJorge,recebeucomendaFranciscoCaldeiraCasteloBranco,durante aniversário deBelém.
-
RecebeuHomenagemdoSESIpeloDiaNacionaldoTeatro,1994.
-
RecebeudaFUMBELoTroféu“BrunodeMenezes”pelasuadedicaçãoàculturapopularParaense, Junho de1995.
-
FoiTemadeTrabalhodeConclusãodeCursodeEducaçãoArtísticadaUFPa,1997.
-
HomenagemdaAssociaçãodeMulheresdenegócioseprofissionaisdeBelémcomtítulodemulher do ano nacomunicação, 2000.
-
RecebeudaSECULTatravésdoPássaroTucanomençãoHonrosaalusivaaoprojeto“Paixãodo Boi”, Junho de2002.
-
FezPartededissertaçãodeMestradopelaUSP,sobreMúsicasdePássaros,2002.
-
HomenagempelotrabalhocomoFolcloristanoProjetoMatintaPereira,2003.
-
Fez Parte do Livro: Ligo o Rádio para Sonhar, a História do Rádio no Pará. DeRuthVieiraeFátimaGonçalves, PrefeituradeBelém,2003.
-
HomenagempelosserviçosprestadosaoFolcloreParaense,TeatroMargaridaSchiwazzappa,2003.
-
Recebeu diploma das associação dos artistas do bairro do Telégrafo pelos relevantesserviçosculturais prestados aobairro, fevereiro de2004.
-
Recebeu Homenagem Baile dos artistas pelo conjunto de obras realizadas na áreaculturano estado do Pará, Fevereiro de2005.
-
Consagrou-se Campeã do Carnaval de 2006 como tema da escola de samba “OCacareco”.
-
RecebeudaCâmaraMunicipaldeBelémaplaqueta“DulceAccioli”pelosrelevantes serviços prestados em nossa sociedade na área social e cultura, Março de2008.
-
Recebeu do Ministério da Cultura o prêmio de Mestre de Cultura Popular através doeditalde culturas populares 2008 –Humberto deMaracanã.
-
Recebeu homenagem do prefeito de Belém-pa Edimilson Rodrigues em, uma praça em sua homenagem. ‘PARQUE ESPORTIVO CULTURAL IRACEMA OLIVEIRA. 19/05/2022
-
Documentario ‘IRACEMA E O BRINQUEDO DE VOAR’/2022
-
Recebeu homenagem no minifestival evento que faz parte do ‘ FESTIVAL DE FOLCLORE DE OLIMPIA-SP
Mestre José Augustinho dos Santos
Zé Burrego