IOV – ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ARTES POPULARES
De Setembro a Novembro de 2024
IV FORMAÇÃO DE JURADOS JUNINOS DO BRASIL
Apoio Institucional: IOV Brasil
APRESENTAÇÃO:
O processo de Formação de Jurados Juninos do Brasil é uma necessidade a qual o Movimento Junino do Brasil tem há anos, visto que o Ceará é precursor nessa ação de capacitação a nível nacional.
Além da Formação de Jurados teremos outras quatro formações inseridas em nossa programação para cada vez fomentar e fortalecer o Movimento Junino do Brasil. São elas:
- Formação de Presidente de Mesa;
- Formação de Pesquisador em Cultura Junina;
- Formação de Promotor de Eventos Juninos;
- Elaboração de Projetos Culturais.
A carga horária da Formação de Jurados Juninos é de 100h, sendo a Formação realizada durante 3 (três) meses, sendo que, a cada mês a Formação é realizada durante duas semanas consecutivas, e um último mês é para elaboração do Trabalho de Conclusão da Formação – TCF, onde os participantes terão que elaborar um Paper baseado a partir das Temáticas abordadas durante a Formação. Este paper será publicado em uma Revista Digital, criada pela Federação do Movimento Junino do Interior do Ceará – MOJUNI, onde a sua publicação será mensal.
JUSTIFICATIVA:
A premissa de todas as palestras é apresentar falas e promover diálogos e debates que perpassem as questões teórico-conceituais e as questões práticas, assim primando pela apresentação de estudos de casos e práticas de exercícios de
avaliação. As inscrições são gratuitas e disponíveis de forma virtual, através daplataforma do Google Meet.
Com a proposta de surpreender os seus participantes que terão a oportunidade de se aprofundar em temas com ênfase nas etapas que levam da criação a execução de um espetáculo junino pela prática e expertise de um produtor artístico, de um pesquisador e um coreografo junino.
O foco temático da IV FORMAÇÃO DE JURADOS JUNINOS DO BRASIL é a relação entre a técnica e a arte e a profissionalização da cultura junina. Característica indispensável ao perfil destes profissionais para o bom exercício de suas atividades como jurados das quadrilhas juninas no país. Transitar entre a razão e a emoção, equalizando estes dois pólos, sem se fixar em um ou outro extremo, determina o equilíbrio necessário – esta é a difícil tarefa a ser cumprida pelos avaliadores e jurados profissionais.
CARGA HORÁRIA:
A carga horária da Formação de Jurados Juninos é de 100h, sendo a Formação realizada durante 3 (três) meses, sendo que, a cada mês a Formação é realizada durante duas semanas consecutivas, e um último mês é para elaboração do Trabalho de Conclusão da Formação – TCF, onde os participantes terão que elaborar um Paper baseado a partir das Temáticas abordadas durante a Formação.
Este paper será publicado em uma Revista Digital, criada pela Federação do Movimento Junino do Interior do Ceará – MOJUNI, onde a sua publicação será mensal.
RESULTADOS ESPERADOS:
Possibilitar conhecimentos, troca de experiências e acima de tudo, capacitar os Jurados Juninos do Brasil, a fim de, fazer com cada vez mais tenham um conhecimento mais abrangente da pluralidade da cultura junina nacional.
A referida Formação tem como resultado possibilitar o processo e apreensão de conhecimentos capazes de transformar a informação em produtividade, garantindo a sustentabilidade dos envolvidos e o acesso aos saberes produzidos pela cultura junina e contribuir para a formação de uma sociedade mais aberta e apreciadora dos processos e transformações que a cultura junina pode causar na vida das pessoas.
Promover a IV Formação de Jurados Juninos do Brasil de forma Virtual, visa fomentar e da visibilidade ao Movimento Junino Brasileiro, uma vez que temos vários palestrantes de diversos estados, assim como, participantes da Formação de todos os Estados do país. Buscando a disseminação de ideias, de diálogos, ocupando o tempo ocioso dos participantes, formando novas e sólidas amizades e vendo descortinar diante de seus olhos novas possibilidades de vida e trabalho, auxiliando-os no processo de tornarem-se pessoas autônomas de suas histórias, protagonistas de seus meios.
Fortalecer e proporcionar a criação e o real funcionamento de uma rede produtiva que visa a excelência em diversas áreas, associando ao fazer cultural, à geração de renda, oportunizando ocupação temporária para diversos profissionais.