IOV – ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ARTES POPULARES
SEJA UM NOVO ESPECIALISTA EM FOLCLORE E ARTES POPULARES
2025 é uma página em branco pronta para ser escrita. O futuro é promissor! E a 2ª Edição do Curso de Pós-Graduação em Folclore e Artes Populares da UNIJUÍ em parceria com a IOV Brasil, chegará com oportunidades ainda melhores para que você se transforme em um excelente especialista.
O Curso visa proporcionar aos participantes a ampliação do conhecimento sobre a relevância da cultura popular, buscando também fortalecer iniciativas e empreendimentos voltados às práticas socioculturais, que dinamizam a economia regional e nacional.
Fique atento às redes sociais da IOV Brasil, pois em breve divulgaremos todas as informações sobre o lançamento do Curso e inscrições.
UNIJUÍ – MAIS DE 60 ANOS DE TRADIÇÃO EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO!
IOV – A MAIOR ORGANIZAÇÃO DE FOLCLORE E ARTES POPULARES DO MUNDO.
O Curso Pós-Graduação Lato Sensu em Folclore e Artes Populares: Cultura, Desenvolvimento e Gestão é uma atividade acadêmica que visa à qualificação profissional de pessoas ligadas às áreas de interesse e que estão ou desejam trabalhar na gestão e distribuição de serviços e produtos artístico-culturais e do Patrimônio Histórico para a sociedade.
Busca contribuir para o atendimento da necessidade de formação de pessoal para a adoção e a execução das Convenções da UNESCO sobre:
- A Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais (2006);
- A Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (2003);
- Orientações Técnicas para Aplicação da Convenção do Patrimônio Mundial (2012).
Além disso, sistematiza e disponibiliza informações sobre debates teóricos, políticas públicas, normas e outras referências legais, identificação, registros, memórias, salvaguarda e gestão das expressões da cultura popular, da arte popular e do patrimônio cultural no Brasil e no Mundo. Possibilita, ainda, apoio e motivação para o grande número de iniciativas culturais locais e regionais se integrarem numa ampla e valiosa rede internacional de manifestações artístico-culturais.
Para a UNESCO: “a diversidade cultural somente poderá ser protegida e promovida se estiverem garantidos os direitos humanos e as liberdades fundamentais, tais como a liberdade de expressão, informação e comunicação, bem como a possibilidade dos indivíduos de escolherem expressões culturais”.
O patrimônio cultural pode ser classificado quanto à sua natureza em material ou imaterial. Segundo Cecília Londres (O patrimônio em processo, 2005), “representa tudo o que é criado pelas pessoas, ou seja, monumentos e obras de arte e, também, músicas e dança, os folguedos e as comidas, os saberes, fazeres e falares. Tudo enfim que produzimos com as mãos, as ideias e a fantasia”.
Segundo o Decreto-Lei nº 25/1937, o patrimônio material consiste, segundo, “no conjunto de bens culturais móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico”.
Já o patrimônio imaterial, por sua vez, é definido pela UNESCO “como as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados – que as comunidades, os grupos e, em alguns casos os indivíduos, reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural”.
Neste sentido, reforça-se a importância deste curso na qualificação dos profissionais que atuam na promoção da cultura e suas formas de manifestação por meio do folclore e das artes populares.
Por que fazer
O Curso Internacional de Pós-Graduação Lato Sensu em Artes Populares E Folclore: Cultura, Desenvolvimento e Gestão é uma atividade acadêmica que atende à demanda de órgãos públicos e privados, de âmbito local, regional, nacional e internacional, visando à qualificação profissional, em nível de especialização, de egressos de cursos voltados para as áreas acima citadas e afins e que estão trabalhando ou desejam trabalhar na gestão e distribuição de serviços e produtos artístico-culturais e do Patrimônio Histórico para a sociedade.
Objetivos
Proporcionar a ampliação do entendimento da importância da cultura popular e do patrimônio cultural e de competências cognitivas, técnicas e atitudinais do folclore e para profissionais que atuam na diversidade de expressões culturais e em serviços correlatos, através de ensino-aprendizagem de políticas públicas, da legislação e parâmetros técnicos definidos por organizações internacionais. Visa, também, disponibilizar informações e ferramentas técnicas, gerar e expandir iniciativas e empreendimentos voltados para as artes populares, o folclore, o patrimônio cultural imaterial, tanto com relação a seus registros, preservação, salvaguarda e divulgação, quanto para transformação em forma de produtos e serviços que dinamizem a economia regional e nacional, contribuindo na criação de emprego e renda, no contexto do mercado sempre mais competitivo e da importância da inclusão social.
Objetivos Específicos
Capacitar profissionais que atuam no setor sócio-econômico-cultural da diversidade de expressões culturais no que diz respeito à legislação, políticas públicas e normas técnicas;
Disponibilizar instrumental técnico para o exercício mais qualificado do trabalho e da gestão de profissionais na produção, salvaguarda, divulgação e comercialização de produtos e serviços das artes populares, folclore e patrimônio imaterial, gerando valor para a sociedade;
Capacitar profissionais com métodos e técnicas de estudo e pesquisa no campo da cultura popular, folclore e patrimônio cultural imaterial;
Disponibilizar metodologias e técnicas pedagógicas para o desenvolvimento de atividades relacionadas com ensino-aprendizagem e arte-educação, de forma presencial e online;
Mapear e disponibilizar informações sobre iniciativas e experiências bem sucedidas, voltadas para a diversidade de expressões culturais em desenvolvimento no Brasil e em outros países;
Disponibilizar conhecimentos sobre empreendedorismo, criatividade, constituição e uso de entidades jurídicas (tipo startup, MEI, etc…) e elaboração de projetos culturais visando ao desenvolvimento e a comercialização de produtos e serviços, no contexto da dinamização da economia local e regional, bem como na geração de emprego e renda e inclusão social;
Possibilitar aos profissionais oportunidades de construir cooperativas, associações, redes, parcerias, alianças e relacionamentos entre projetos e atividades no campo da diversidade de expressões culturais de diferentes regiões e países;
Oportunizar avanços na organização e desenvolvimento de movimentos étnicos do Brasil e dos países do Mercosul, em parceria com outros países;
Explicitar e divulgar o papel da cultura popular na sociedade e destacar a importância da diversidade cultural para a história, a democracia e a paz;
A quem se destina
Destina-se a qualificação de pessoas atuantes ou interessadas em atividades de preservação do patrimônio cultural material e imaterial, artes populares, folclore e demais expressões pertencentes a diversidade cultural atuantes em organizações privadas ou públicas.
Sobre a Unijuí
Formar profissionais com excelência técnica e consciência social crítica, produzir e difundir conhecimentos, contribuindo para o desenvolvimento da região. Esta é a missão da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, instituição comunitária, de caráter regional, localizada na região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil.
Com mais de 60 anos de atuação na educação superior, a UNIJUÍ possui campi universitário nos municípios de Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos. Na Educação a Distância, atua com Polos nas cidades de Ijuí, Panambi, Santa Rosa, Três Passos, Palmeira das Missões, Planalto, Uruguaiana, Tenente Portela e Porto Alegre.
A influência mais direta da Universidade dá-se, sobretudo, em 53 municípios, que integram os Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Noroeste Colonial, Celeiro e Fronteira Noroeste, compreendendo uma população de aproximadamente 656 mil pessoas, efetivando seu compromisso com a universalidade do saber.
No que diz respeito a sua atividade fim, a Unijuí oferece, cursos de Graduação, nas modalidades presenciais e a distância, cursos de Pós-graduação Lato e programas de Stricto Sensu.
Reconhecida como uma das melhores universidades do País e do Estado, dentre as instituições privadas, a UNIJUÍ movimenta um orçamento anual em torno de R$ 140 milhões.
Bem-vindo à Unijuí, uma universidade completa!
Visão
Consolidar-se como universidade comunitária, pública não-estatal, referenciada pela excelência e organicidade de suas ações e integrada ao processo de desenvolvimento da região.
Missão
Formar profissionais com excelência técnica e consciência social crítica, produzir e difundir conhecimento contribuindo para o desenvolvimento da região.
Princípios
Defesa do caráter comunitário;
Excelência no fazer;
Atuação ética;
Formação crítica, humanista e empreendedora;
Compromisso com a sustentabilidade social, ambiental e econômica;
Respeito à diversidade;
Respeito à pluralidade de pensamento;
Preservação da autogestão, autodeterminação e autonomia universitária;
Articulação entre ensino, pesquisa e extensão;
Fomento às ações integradas nas diferentes dimensões acadêmicas.
O valor da especialização nos caminhos da ascensão do Folclore.
Porque se especializar em Folclore e Cultura Popular?
O Curso Internacional de Pós-Graduação Lato Sensu em Artes Populares E Folclore: Cultura, Desenvolvimento e Gestão é uma atividade acadêmica que atende à demanda de órgãos públicos e privados, de âmbito local, regional, nacional e internacional, visando à qualificação profissional, em nível de especialização, de egressos de cursos voltados para as áreas acima citadas e afins e que estão trabalhando ou desejam trabalhar na gestão e distribuição de serviços e produtos artístico-culturais e do Patrimônio Histórico para a sociedade.
- PÚBLICO ALVO
Destina-se a qualificação de pessoas atuantes ou interessadas em atividades de preservação e promoção cultural, patrimônio cultural material e imaterial, artes populares, folclore, indústrias culturais, cultura popular folclore e da diversidade de expressões culturais, tais como: administradores de entidades culturais, técnicos superiores atuantes em artes populares, funcionários de autarquias, gestores de indústrias culturais, Secretarias Municipais e Estaduais de Cultura e Turismo, Líderes de Movimentos Étnicos, docentes universitários, gestores e técnicos de agências de turismo, gestores e técnicos de ONGs que lidam com a cultura e que intermediam intercâmbios nacionais e internacionais no campo da cultura e turismo, coreógrafos, coordenadores setoriais, guias turísticos, pessoas interessadas no estudo das artes populares e expressões culturais, folclore e patrimônio cultural, pessoas interessadas na gestão de negócios de expressões culturais, pessoas interessadas na criação e manutenção de entidades culturais de famílias e grupos sociais, gestores e técnicos que atuam em atividades culturais da extensão universitária, bibliotecários, arquivistas, museólogos, produtores culturais, pesquisadores, estudantes, licenciados em ciências humanas e sociais, funcionários e gerentes de entidades turísticas, gestores de agências de eventos, pessoas encarregadas de organização e gestão de ambientes culturais, grupos artístico-culturais e pessoas interessadas na salvaguarda e valorização do patrimônio cultural.
É facultada a participação de pessoas que não tenham curso de graduação, Nestes casos, os alunos receberão o titulo de “aperfeiçoamento” ou de “extensão universitária”.
- METODOLOGIA
Todo o curso será desenvolvido na forma online com exposições teóricas, vídeos, relatos, documentários e apresentações de expressões culturais concretas, tendo como base a plataforma da UNIJUI, sediada em de Ijuí/RS-Brasil.
O curso constará de 30 disciplinas que integram os seguintes três módulos: cultura, desenvolvimento e gestão;
Casa disciplina terá a coordenação específica e a responsabilidade legal de um docente universitário com titulação de mestrado, ou doutorado, ou pós-doutorado, ou livre docência, e se desenvolverá através de atividades acadêmicas e complementares relacionadas com experiências concretas que integram a matriz de insumos, produção, divulgação e distribuição de produtos e serviços culturais.
Haverá avaliação de forma simplificada, conforme previsto pela lei específica relacionada com os cursos de especialização.
2. CONTEÚDO
O curso será ministrado por docentes com qualificação e com experiência comprovada. Participarão, também, como apoio, pessoas que não tenham a titulação citada, mas que atuam em empreendimentos e iniciativas cultuais e do patrimônio histórico cultural.