IOV – ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ARTES POPULARES
Fundada em 1994 a partir do sonho de um jovem da comunidade do Morro da Conceição em formar um grupo para incentivar, brincar e divulgar o São João. Sob os pés de Nossa Senhora da Conceição, Lenildo Moreira de Carvalho (Suelanny) fez uma promessa, lugar sagrado e o profano de mistura e fundar uma quadrilha junina, e surgiu em 14 de setembro de 1994, a “Origem Nordestina”, a primeira quadrilha do Morro da Conceição da Zona Norte do Recife – Casa Amarela.
O pequeno grupo que a formou, consolidou seu sonho e seus ideais com trabalho, e sobretudo dedicação e determinação para construir um movimento no bairro que pudesse, tanto manter viva uma manifestação da cultura nordestina, quanto reconhecer e valorizar o potencial das pessoas que formavam a comunidade.
Com 30 anos de história, que difunde a cultura popular mantendo viva a tradição, através da fé aliada ao esforço e dedicação de seus componentes, garantem sua história e de sua diretoria.
A Quadrilha Junina Origem Nordestina do Morro da Conceição, nunca deixou de participar de nenhum ano do Ciclo Junino de Pernambuco.
No dia 07 de dezembro de 2023 foi reconhecida como Patrimônio Vivo do Recife, através da Lei Municipal nº 18.827, de 06 de setembro de 2021 e no dia 21 de julho de 2024 recebeu a certificação de Ponto de Cultura da Lei Cultura Viva do Governo Federal, Lei nº 13.018, de 22 de julho DE 2014.
ALGUNS TÍTULOS CONQUISTADOS:
• Campeã Rede Globo em 2000;
• Campeã do pernambucano em 2003;
• Campeã do Sesc em 2003
• Campeã na cidade de Caruaru em 2005;
• Campeã na cidade de São Benedito do Sul em 2011;
• Campeã do Concurso Jaboatonense em 2011;
• Vice Campeã da Rede Globo Nordeste por três anos;
• 5ª colocada entre as cinco melhores do ano de 2014;
• 5º lugar no Pernambucano 2015; e
• Vice Campeã da Rede Globo Nordeste em 2015
• Campeã do Concurso Pernambucano (Prefeitura do Recife) em 2016
• 3º lugar no Concurso Brasileiro da Confebraq em 2016
• 5º lugar no Concurso Pernambucano (Prefeitura do Recife) em 2017
• 5º lugar do Concurso Pernambucano (Prefeitura do Recife) em 2023
• 3º lugar no Festival Amigos da Cultura de Moreno em 2023
• Vice Campeã do Concurso de Ipojuca 2023
• Campeã do Concurso de Quadrilhas Juninas de Catende 2024
• Campeã do Concurso de Quadrilhas Juninas de Moreno 2024
CONTATO:
Correio eletrônico: juninaorigemnordestina@gmail.com
Nome do Diretor: Eurico Josuano Vieira de Souza
Videos da Quadrilha Junina Origem Nordestina de Pernambuco
Conheça a história da quadrilha Origem Nordestina
Uma trajetória de sucesso que elevou o grupo a um patamar de excelência
Há quase três décadas, em 14 de setembro de 1994, nascia no charmoso Bairro do Morro da Conceição, em Recife, Pernambuco, a Associação Cultural e Quadrilha Junina Origem Nordestina, fruto do fascínio e paixão de Suellany Moreira. Um capítulo vivo da cultura nordestina que começou a ser escrito com a inspiração dela ao testemunhar, em sua comunidade, um animado festival de quadrilhas.
Essa jornada teve início quando, movida pelo desejo de celebrar as festividades juninas Suellany percebeu a lacuna na representação local dessa alegria. Em um ato cheio de devoção, fez uma promessa aos pés da imagem de Nossa Senhora da Conceição do Morro, comprometendo-se a fundar a primeira quadrilha junina na comunidade. Essa promessa não só marcou o nascimento da Origem Nordestina como também simbolizou um voto de enriquecer a comunidade com as culturas do nordeste.
A Origem Nordestina,, tornou-se um símbolo vibrante de resistência e dedicação à riqueza cultural nordestina. Ao longo desses trinta anos, o grupo nunca cessou suas apresentações, mantendo viva a chama junina.
Durante essa trajetória, a Quadrilha Origem Nordestina conquistou inúmeros títulos a nível regional e estadual,mas o principal deles é o título de Patrimônio Vivo do Recife, sendo uma força imparável na preservação e evolução das manifestações culturais nordestinas. Uma trajetória de sucesso que elevou a Origem Nordestina a um patamar de excelência, consolidando-a como um ícone que transcende as barreiras do tempo.
A Origem Nordestina não apenas encantou plateias com suas vibrantes apresentações, mas assumiu um compromisso inabalável com a cultura, educação, qualificação, formação e o social tanto de seus componentes quanto da comunidade que a rodeia.
Neste ano, quando celebraremos três décadas de paixão pela cultura nordestina, a Origem Nordestina continuará a sua jornada, promovendo e exaltando o São João, renovando seu compromisso de levar alegria e cultura a cada apresentação. A chama que começou a arder em 1994 continua acesa, guiando a Origem Nordestina na construção de um legado que perpetua a riqueza e vitalidade das festividades juninas em cada passo que dá.