Cia Amazônica de Danças

IOV  –  ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ARTES POPULARES

blank

A Cia Amazônica de Danças se pauta em teias criativas de concepções artísticas, estéticas, culturais, patrimoniais e sociais, sendo fundada em 26 de setembro de 2018. Tem como principal objetivo a valorização, a divulgação e a defesa da dança, da encenação e da música de projeção popular e de expressão folclórica, bem como de visualidades da cultura amazônica paraense presentes em seus mais diversos contextos, que são caracterizadoras e contribuintes para a formação identitária de seus espetáculos e a formação artística e cultural de seus componentes.

Consideramo-nos coletivo de artistas que apresenta em seus espetáculos coreografias e músicas contemporâneas e tradicionais que celebram e difundem patrimônios imateriais possuindo íntima relação com os saberes amazônicos locais da cidade de Belém e do estado do Pará, bem como de outros lugares brasileiros. As manifestações artísticas de inspiração tradicional e contemporânea, pesquisadas e estudadas pela Cia Amazônica de Danças constituem a base para a composição de nossos espetáculos. São manifestações populares amazônicas e brasileiras encontradas em danças, músicas e autos tradicionais, visualidades, tipos caboclos da região, mitos e lendas do imaginário amazônico, aspectos dos modos de falar, do artesanato, da culinária, da população afro-brasileira, ribeirinha e indígena etc.

blank

Esta Cia de Danças foi criada por um grupo de artistas populares que na sua maioria são professoras e professores de educação Física e Arte, além de jornalista, turismólogo, atores e atrizes, estudantes de graduação, profissionais liberais, artesãs, músicos, cantoras, fotógrafos. São fazedores e fazedoras da cultura popular que fazem parte desse Ecossistema estético e artístico chamado Amazônia paraense respeitando suas tradicionalidades, suas origens, seus aspectos e modos de ser, saber e fazer, seja a partir do canto ou da dança, bem como de outras linguagens artísticas possibilitando nossa difusão como coletivo artístico que somos.

Contudo, para nós, é de grande valia que nossas vivências com a arte das danças e das músicas de expressões populares inspiradas em danças tradicionais e folclóricas as quais produzimos tenham relação íntima com nossos saberes, nossos patrimônios, nossa cultura amazônica que constituem nossas identidades sociais em constante devir, nossos modos e costumes, bem como nossa formação cultural e artística.

blank

Contato:

E-mai: ciaamazonica2018@gmail.com

 

c) Links para vídeos de eventos da instituição:
1. Projeto “Não deixe o folclore morrer” – Icoaraci/Belém-PA.
https://www.youtube.com/watch?v=2UBkw1qATlA

2. Projeto “São João Teimoso” – FUMBEL/Belém-PA.
https://www.youtube.com/watch?v=JJ3lAoF4D8I

3. Projeto “Círio de todos os povos” – FUMBEL/Belém-PA.
www.facebook.com/PrefeituraBelem/videos/233755092103443

4. Projeto “Preamar da Cultura Popular” – Estação cultural de Icoaraci – SECULT/Belém-PA.
https://www.instagram.com/p/CS5fH_siI2I/

5. Projeto “Preamar das Festas” – Estação cultural de Icoaraci – SECULT/Belém-PA.
https://www.instagram.com/p/CXmoR8BIDeF/

Deixar um comentário

IOV Brasil

Aos vinte e três dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e vinte, às oito horas, na Cidade de Nova Petrópolis no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, ocorreu uma Assembleia Geral, com o objetivo de promover todas as formas de arte popular e cultura folclórica como elementos do Patrimônio Cultural Imaterial (ICH), para promover a compreensão e apreciação da diversidade cultural entre todos os povos e, assim, aumentar as perspectivas para a paz mundial.

Notícias Populares

Siga-nos

Canal YouTube

Assine a nossos planos

Venha ser membro da maior organização cultural do mundo!

Translate »
Ativar notificações OK Não, obrigado