IOV – ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ARTES POPULARES
Curiosidades sobre a cultura popular brasileira
1- Dia do Saci-pererê
2- A Cruz do Pedro
A lenda da Cruz do Pedro é regional e, até hoje, reúne fieis para a rezas de terço, procissões e para pedidos de milagres para o menino. De acordo com a Arquidiocese de Ribeirão Preto, no dia 29 de junho de 1889, o menino Pedro, filho de escravos e com idade estimada em 9 anos, foi acusado de ter roubado o picuá de comida pelo carreteiro Teodoro. Mesmo afirmando que não havia cometido o crime, ele foi espancado até a morte. O corpo de Pedro foi encontrado pela mãe, a viúva Constância, e pelo cãozinho companheiro do menino, pendurado em uma árvore, para simular um suicídio. A lenda diz que a mãe não suportou a perda e jurou que as mãos do assassino iriam secar. Pouco tempo depois, as mãos de Teodoro secaram. No lugar em que o corpo foi encontrado, foi erguida uma cruz, que mais tarde foi nomeada de Cruz do Pedro.
3- Personagens mais conhecidos
Os personagens mais conhecidos pela cultura popular brasileira são: o Saci-pererê, Curupira e a Mula sem cabeça.
4- Maior conhecedor do Folclore Brasileiro
Luís da Câmara Cascudo – historiador, antropólogo, advogado e jornalista – foi um grande pesquisador das manifestações culturais brasileiras. Cascudo, que deixou uma extensa obra, inclusive o Dicionário do Folclore Brasileiro (1952), quase chegou a ser demitido da posição como professor por estudar figuras folclóricas, como o lobisomem.
5- Lendas que “assombram” até hoje
Até hoje, em regiões rurais, muitos acreditam nos seres folclóricos, como o Curupira e a Mula-sem-cabeça, e acham que eles vivem na realidade. Há pessoas que juram que já até viram os personagens.
6- Sereia brasileira
Iara, metade peixe e metade mulher, é um ser que vive nos rios da Amazônia. Segundo a lenda, os homens sempre eram atraídos pela beleza de Iara, uma linda índia de cabelos longos e pretos, que com um canto mágico leva as pessoas para o fundo das águas.
7- Passada por gerações
As lendas do Folclore Brasileiro foram passadas por meio do “boca a boca” em várias gerações. Por isso, muitas vezes, há várias versões de uma lenda e personagem folclórico.
– Antigamente as lendas do folclore brasileiro eram muito usadas pelos pais para assustar “pedagogicamente” as crianças. Era uma das formas dos pais mostrarem a importância da obediência, dos perigos da vida e da importância na permanência no caminho do bem.
– Em 1991, a Casa da Moeda do Brasil homenageou Câmara Cascudo, o mais importante pesquisador do folclore brasileiro, estampando sua imagem numa cédula de 50 mil cruzeiros. A nota circulou até o ano de 1994.
– Temos no Brasil um dia para comemorar o nosso folclore. O Dia do Folclore é 22 de agosto.
– A palavra folclore tem origem inglesa. Ela deriva de folk, que significa povo ou gente e lore que significa conhecimento.
– Até os dias atuais, principalmente em regiões pouco urbanizadas do interior do Brasil, pessoas acreditam que seres folclóricos existem na realidade.
– A personagem folclórica Iara tem uma correspondência direta com as sereias, personagens lendárias da literatura de vários países.
– As lendas do folclore brasileiro foram transmitidas no tempo através da oralidade (boca a boca). Isso explica porque existem várias versões para uma mesma lenda ou personagem folclórico.
– No ano de 2015 foi criado um jogo para computador que retrata o folclore brasileiro. O game se chama “Guerreiros Folclóricos” e seu criador é a empresa brasileira Unique Entretenimento Digital. O interessante game de ação e aventura apresenta vários personagens do folclore brasileiro como, por exemplo, corpo-seco, saci-pererê, boitatá, curupira, Iara, Alamoa, Matinta Pereira, Boto, entre outros.
– Muitas lendas folclóricas foram criadas no passado, num contexto de desconhecimento científico, como uma forma de dar explicações aos fenômenos da natureza, cuja origem era desconhecida.