Encontro de Coreógrafos das Manifestações Populares Tradicionais Brasileiras

IOV  –  Organização Internacional de Folclore e Artes Populares

 

Encontro  de  Coreógrafos das  Manifestações  Populares Tradicionais Brasileiras

Um evento, completamente inédito na IOV Brasil, que reuniu  professores, coreógrafos e estudantes de dança, para um debate sobre o atual cenário de novos coreógrafos das manifestações  brasileiras e inseridos neste novo momento em que novas tecnologias nos ajudam a divulgar as artes.

O evento aconteceu  de forma virtual em sala fechada do youtube aos  coreógrafos e interessados nas  manifestações folclóricas do Brasil. 

Foi um momento para se pensar sobre as origens das danças e manifestações do  folclore  brasileiro, apreendidas por meio das pesquisas, bem como pela prática do diálogo crítico-reflexivo entre técnicos,  professores, pesquisadores, mestres e coreógrafos, respeitadas as memórias das origens tradicionais, obtidas pelas pesquisas.

Outros objetivos se impuseram, como o de contribuir na área do conhecimento, estudo, pesquisa e divulgação em âmbito específico das danças e manifestações folclóricas, como um modo cultural que proporciona  possibilidades de criação e reflexão artísticas sobre o Folclore e a cultura popular tradicional.

 

TEMA:

Processo de Criação Coreográfica: Embates e debates

A missão, dos verdadeiros coreógrafos  das danças folclóricas brasileiras, é valorizar, respeitar e divulgar as manifestações  folclóricas  de cada lugar de origem.

“Nesse trabalho,  tivemos a oportunidade de viajarmos  pelos campos da dança e da música folclóricas, para composição dos espetáculos que, muitas vezes, usam da pluralidade de informações numa montagem única levada ao palco.” Ali é onde tudo acontece: a dança inspirada nas vivências populares, somada a tudo o que se possa imaginar acerca de um show: luz, cenário, disposição cênica, figurinos…

Coreografar é uma inspiração baseada num tema, é mais do que colar passos estudados ou comprados.  É mais que encaixar um movimento no compasso.

O verdadeiro coreógrafo investiga, experimenta, ousa e consegue criar seu trabalho. E é preciso ter uma extrema afinação com o seu elenco da dança.

Aos verdadeiros coreógrafos de  danças folclóricas brasileiras…

Nossos sinceros respeitos!

IOV Brasil

PROGRAMA;

 

 DIA 11/04  – DOMINGO

Autoridades:

 O1 – Sra. ISABEL DE PAULA

Coordenadora de Cultura da UNESCO Brasil

02 – SR. SEVERINO VICENTE

Presidente da Comissão Nacional de Folclore

03 – LUZIANA JUKOSKI

 Coordenadora da Comissão de Festivais e Práticas IOV Brasil

 04 – SR. CLERTON VIEIRA

Presidente da IOV Secção Brasil e Diretor Executivo IOV no Continente América.

 05 – Srª.  MARGARETH MENEZES

Embaixadora da IOV Brasil

 06 – DIEGO DIOBÍSIO –  Conferencista

Produtor Cultural e idealizador do projeto Revelando São Paulo.

07 ANTONIO NÓBREGA

Artista homenageado

Título “Personalidade de Honra IOV Brasil”

Release:

Nascido em Recife, começou a estudar violino aos oito anos. Em 1971 Ariano Suassuna convidou-o para integrar o Quinteto Armorial. A partir daí, passou a estudar o universo da cultura popular e a criar espetáculos de teatro, dança e música nela referenciados. Entre eles: Brincante, Segundas Histórias, O Marco do Meio Dia, Figural, Na Pancada do Ganzá, Madeira Que Cupim Não Rói, Pernambuco Falando para o Mundo, Lunário Perpétuo,

Com seus espetáculos, o artista tem viajado pelo Brasil e outros países. Recebeu duas vezes a Comenda do Mérito Cultural.

Tem 12 CDs gravados e três DVDs. Em novembro de 1992, fundou com Rosane Almeida – atriz, bailarina e sua esposa – o Instituto Brincante, em São Paulo.

Em 2014, o cineasta Walter Carvalho realizou o longa-metragem Brincante, dedicado à sua trajetória artística.

 

DIA 11 – DOMINGO

Encontro de Coreógrafos

Tema:

Encontro de Coreógrafos: do Popular ao Erudito se constrói o imaginário

Conferencista:

Diego Dionísio

São Paulo

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Release:

Produtor cultural e pesquisa sobre brasilidades,  curadoria artística e produções culturais transversais entre a ancestralidade, pertencimento cultural e ressignificação em eventos culturais. Jornalista,  gestor de patrimônio imaterial e curador artístico, se destaca no mercado com a inserção de artistas afrobrasileiros em todos os projetos. Entre os projetos que participou na idealização e viabilidade estão a Virada Cultural, o Festival Revelando São Paulo, Arraial da Globo e o Festival Efêmere.

É  Vice Presidente da Comissão Paulista de Folclore.

 

DIA 12 – SEGUNDA-FEIRA

Encontro de Coreógrafos

Tema:

Composição coreográfica: Origem, criação e identidade

Palestrante:

– Júlio César Costa    

 – Ceará

– Corógrafo de quadrilhas junina 

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Release:

Coreógrafo da Quadrilha Babaçu

Formação em dança clássica

Aluno do colégio de dança do Ceará. Atuante no movimento junino desde 1992,coreógrafo desde  1995 e desde 2012 coreografando a Juniina Babaçu e a partir de 2015 agreguei a função de marcador da mesma.

 

Paçestrante:

Lucia Brunelli            

–  Coreógrafa  ENART                         

– Rio Grande do Sul

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Release:

Coerógrafa de aberturas do ENARTE com o Grupo Folclórico Aldeia dos Anjos

Atua na área artística, na gestão e na docência, como pesquisadora, consultora, palestrante e docente.

É formada em Ciências Jurídicas e Sociais, Pós Graduada em Dança e Mestre em Educação- Estudos Culturais .

Participou da comissão avaliadora  do Festival de Dança de Joinville anos de 2010, 2011e 2012.

É docente do curso de Pós Graduação em Dança.  Foi docente do curso de Especialização e Dança da PUC/RS e do curso de Licenciatura em Dança da ULBRA.

Em 2016,  recebeu o prêmio de Melhor Coreografia no ENART- Encontro Gaúcho de Arte e Tradição-, com “A Luz do Bailar”e terceiro lugar com “Mestre, Espelho da Dança”.

Dez 2019: coreografa o espetáculo Beira de Rio, Beira de Mar, do Bailado Gaúcho em Nova Prata

Diretota Artística do grupo adulto do CTG Aldeia dos Anjos.

Integrante do Conselho da Comissão Gaúcha de Folclore.

 

Palestrante:

Vavá Botelho             

–  Diretor Artistico e Coreógrafo do Balé Folclórico da       

–   Bahia

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Release:

– Fundador, diretor geral e coreógrafo do Balé Folclórico da Bahia, é formado em Antropologia pela Universidade Federal da Bahia.

– Ator, dançarino e músico em diversos espetáculos no Brasil e no exterior, sob a direção de grandes expressões da arte no país.

– Diretor de Produção da Fundação Cultural do Estado da Bahia, no período de 1980 a junho de 2007;

– Diretor de Produção e Administrativo do Balé Teatro Castro Alves, no período de 1983 a 1988;

– Diretor do Departamento de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia, no período de 1989 a 1991.

– Diretor do Teatro ICEIA, no período de 1995 a 1997.

Jurado do Festival de Folclore de Parintins – Amazonas, 2007.

– Diretor Artístico dos espetáculos brasileiros apresentados durante a Copa do Mundo de Futebol 2010, na África do Sul.

– Diretor Artístico e coreógrafo do show “Canibália”, de Daniela Mercury, para o réveillon de Copacabana, Rio de Janeiro, 2010/2011.

– Coordenador Artístico do Boi Garantido (Festival de Folclore de Parintins -Amazonas), 2011 e 2012.

– Diretor Artístico e coreógrafo do show “Por do Som”, de Daniela Mercury, para o Projeto da Virada 2018.

– Diretor Artístico do show “Margareth Menezes – 30 Anos”, de Margareth Menezes, 2018

 

Dia 13 – TERÇA-FEIRA

Encontro de Coreógrafos

Tema:

Manifestação Popular: Idealização e suas investigações temáticas

Palestrante:

Amarildo de Melo       

– Carnavalesco             

–  São Paulo

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Release:

– Artista Plástico, Palestrante, Carnavalesco, Museólogo,  Especialista  em história da arte.

– Atua como figurinista,decorador.  cenógrafo e diretor de arte em: Tv, teatro, cinema, espetáculos..

– 32 anos de experiência como carnavalesco  no   Rio de Janeiro e São Paulo, já tendo desenvolvido mais de 60 enredos.

– A partir de 2010, está atuando em São Paulo, com passagens de 04 anos pela “Unidos do Peruche”, 04 anos na Escola de samba “Águia de Ouro”.

-Assinou carnavais de 2018 e 2019 na Escola de samba “X-9 Paulistana”, trazendo a escola do acesso e fazendo permanecer em 2018 e desenvolveu em 2019 o grande enredo “Arlindo Cruz” de sua autoria.  .

-No carnaval de 2020 foi contratado pela Escola de Samba Leandro de Itaquera, continuando como contratato para o carnaval de 2021, continuando até os dias atuais..

-Como figurinista atuou na Rede Globo de televisão nos anos de 2002 e 2003, sendo assistente da Diretora de Arte “Anette Cota”, onde desenvolveu e confeccionou os figurinos de “Marcio Canuto” alusivo e referentes aos enredos das escolas de samba paulistana nesses anos. Já confeccionou figurinos para Regina Casé nos eventos de premiação de Cinema Brasileiro de Petrópolis.

 -Em 2011 foi cenógrafo do espetáculo – “Sonhos de Natal” que ficou em cartaz por 03 meses no Club Holmes na cidade de São Paulo.

 -Figurinista por 4 anos da Companhia de Dança – Jaime Arouxa, assinou e confeccionou, figurinos de variados espetáculos. Foi diretor de arte e figurinista do espetáculo de dança “VIVA BRASIL” – 680 figurinos, em cartaz nos anos 2007/08.

-1999-2000 – Direção de arte e figurinista de todos elementos e objetos de arte referente a parte carnavalesca no filme de produção Anglo-huspanica-brasileira “The Girl From Rio” do diretor Christopher Monger.

 

Palestante:

Yaskara Manzini        

–  Coreógrafa de Comissão de Frente  de Escolas de   Samba

– São Paulo

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Release:

– É artista da dança, professora, pesquisadora, criadora, crítica e curadora na área.

– Atua como coordenadora artístico pedagógica no Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo.

– É professora titular do componente de História, Análise e Crítica da Dança no curso técnico de Dança e Estudos do Movimento no Curso Técnico em Teatro na Escola Técnica de Artes do Estado de São Paulo.

– Leciona História na Dança na Escola de Dança do Theatro Municipal de São Paulo. Como pesquisadora, concentra-se na performance afro-brasileira, traçando uma ponte entre a complexidade da estética religiosa da tradição Orixás, os desfiles das escolas de samba e a dança cênica contemporânea, pertencendo aos grupos de pesquisa Grupo Terreiro de Investigações Cênicas – UNESP e Núcleo das Performances Afro Ameríndias da UNIRIO.

– Entrou no “mundo do samba” em 2001, desenvolvendo trabalhos como diretora cênica e coreógrafa de Comissão de Frente, criando e dirigindo obras para  escolas de samba  em São Paulo.

– É membro da Associação Paulista de Críticos de Arte do Estado de São Paulo (APCA), compondo o Comitê de Dança.

 

Palestrante:

Giselle Motta              

– Coreógrafa – Olimpíadas  Rio/2016     

– Rio de Janeiro.

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Release:

Atriz, Pesquisadora da Cultura Popular Brasileira, Bailarina, Coreógrafa do Carnaval do Rio de Janeiro em Alas Encenadas (Beija Flor 2017 e 2018, Tijuca 2019 e União da Ilha 2020).

–  Diretora de Movimento, Coreógrafa Massiva nas Cerimônias Olímpicas e Paraolímpicas Rio2016 e da Cerimônia de abertura do AIMAG- Asian Indoor and Art Martial Games- 2017 no Turcomenistão, Professora de Educação física – UCB-RJ;

– Fundadora da CHAP – Companhia Horizontal de Arte Pública;

– Coordenadora da Mostra de Teatro a Céu Aberto –  DO LEME AO PONTAL – Consciência Ambiental.

– Diretora Artística no Projeto Socioambiental, Conexão Escola – Rio Galeão desde 2018.

– Mediador

– Lairton Guedes

Especialista em Educação e Artes populares

Ceará

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Release:

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Criando o Futuro para Preservar o Passado

 

Clerton Vieira

Presidente IOV Brasil

Diretor Executivo IOV das Américas

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