IOV – ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ARTES POPULARES
Folclore argentino: conheça o ritmo
A cultura argentina é muito conhecida pelo tradicional tango, mate e outras popularidades entre os turistas. Mas provavelmente você não conheça ou saiba pouco sobre o tradicional ritmo chamado folclore argentino.
Cultura argentina
Todos conhecem o famoso tango, mas o que muita gente não sabe é que o folclore é um ritmo típico argentino. A palavra deriva de “folk” que significa raça, gente ou povo e “lore” vem de sabedoria. Portanto, é compreendido como sabedoria popular. Referindo-se, assim, às manifestações populares indígenas daquele povo. Além do ritmo, quando se celebra o folclore, também podemos citar o mate que é um dos maiores representantes das raízes argentinas.
Conheça o folclore
Esse ritmo tem origem a partir da mescla de várias culturas indígenas. Principalmente com raízes das culturas africana e espanhola. É inspirado em ritmos e estilos característicos de culturas provincianas. Na Argentina, começou a alcançar mais popularidade nos 30 e 40, muito em razão da migração de povos da área do campo para Buenos Aires ganhando mais espaço ainda nos anos 60 e 70, juntamente ao tango.
Dia do folclore argentino
Dia 22 de agosto é celebrado o dia do folclore argentino. Na verdade, no mundo todo se celebra o dia do folclore nessa mesma data. Na Argentina, do folclore típico do país. A data foi eleita pelo dia do nascimento de Juan Bautista Ambrosetti, considerado o pai da ciência folclórica argentina. Desse modo, é um dia para ressaltar a importância da conservação de uma parte importante da identidade do seu povo.
Principais artistas
Como o folclore argentino é um ritmo muito tradicional no país, existem artistas consagrados como Mercedes Sosa, por exemplo. A cantora se tornou uma das expoentes do movimento conhecido como “Nueva Canción”. Além disso, artistas e o grupo Los Chalchaleros, a cantora Liliana Herrero e Atahualpa Yupanqui, que dá nome ao palco principal do festival do folclore estão nessa lista.
Onde escutar o ritmo
O país conta com o tradicional Festival do Folclore de Cosquim no município de Córdoba, no norte da Argentina. O evento dura nove noites e se realiza sempre na última semana do mês de janeiro. A primeira edição ocorreu em, 1961 e o palco leva o nome de um grande nome do ritmo: Atahualpa Yupanqui. O festival reúne dias de muita dança com artistas de todo o país e em vários espaços diferentes. Além disso também há diversos expositores que comercializam instrumentos e artesanato relacionado ao folclore. Por fim, a edição de 2020 será a de 60 anos do evento.
O tango é realmente imperdível para quem visita o país. Porém, a cultura argentina é muito rica, conheça um pouco além do tradicional da cultura tão rica do país.