Francisco Vitório da SIlva Lima

IOV  –  ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ARTES POPULARES

 

Nascido na cidade de São Luís do Maranhão, considerada a capital da cultura popular brasileira e tombada como patrimônio da humanidade procurei desde criança, enriquecer meus conhecimentos a cerca da cultura maranhense. Lembro-me que mesmo muito pequeno, ficava acordado a noite toda para assistir as apresentações dos Bois pelas vizinhanças.

 Sempre interagi com alguns dos grandes mestres dessa cultura : João Chiador, Humberto, Josemar Coxinho, Ribão D Oludu,Manequinho e tantos outros não  menos importantes. Fundei com outros companheiros, o Bloco Unido do Retiro Natal, vindo tempos depois a ser vice-presidente do mesmo.

Na década de oitenta, após concluir o segundo grau, mudei-me para a Cidade Maravilhosa (RJ), onde resido até a presente data, em busca de novos horizontes.  Tornei-me micro empresário no ramo de decoração, mas a veia artística seguiu minha trajetória. Eu e um grupo de amigos, fundamos a Companhia de Dança Mara Brasil, onde também exercia a função de diretor. O grupo tinha a frente da produção dos espetáculos, o coreógrafo Claudio Andrade que com seu trabalho, proporcionava uma viagem no tempo à cultura popular  maranhense: Tambor de Criola, Coco, Lelê,  Quadrilha, Cacuriá além  dos quatros sotaques(ritmos), do Bumba Meu Boi.

Atualmente, desfilo como ritmista do Bloco Raízes da Tijuca, localizado no Morro do Salgueiro, sou Repórter Fotográfico, participo do carnaval carioca , eternizando momentos através de registro dos desfile das Escolas de Samba dos diversos grupos. No momento mais recente, a convite da Sra. Carminha estou como  Diretor geral do Bumba meu Boi Encanto Carioca, que vem crescendo a passos largos com o auxílio de amigos maranhenses. Para se ter uma ideia, no ano de 2019, fazíamos nossas apresentações utilizando CDs, hoje já dispomos de percussão, sopro, sax, trombone, trompete, dois cantadores (Amos do boi) e oito toadas gravadas em São Luís do Maranhão e em São Paulo, objetivando a temporada que esperamos ser no ano de 2022 pós-pandemia.

Translate »
Ativar notificações OK Não, obrigado