Search

Grupo de Xaxado “Cabras de Lampião”

IOV  –  ORGANIZAÇAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ARTES POPULARES

 

O GRUPO DE XAXADO CABRAS DE LAMPIÃO, fundado em 1995, é o maior divulgador desta dança e mantém a originalidade e autenticidade conforme criada pelos bandoleiros do sertão.

blank

Durante esses longos anos Os Cabras de Lampião têm se apresentado em mais de quinhentas cidades e feito participações em documentários, reportagens, entrevistas, séries de TV e produtoras de diversos países: Brasil, França, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, Venezuela e Bélgica.

É uma trupe de artistas sertanejos – exatamente da cidade que nasceu Virgolino Ferreira da Silva, o LAMPIÃO – que reproduziu no palco como os cangaceiros se divertiam nas caatingas, nos intervalos dos combates.

O GRUPO DE XAXADO CABRAS DE LAMPIÃO trouxe os cangaceiros para frente das luzes e o cangaço se transformou num show de arte com uma nova e revolucionária imagem do Rei do Cangaço.

Xaxado é uma dança de guerra e entretenimento criada pelos cangaceiros de Lampião no início dos anos vinte do século passado, em Vila Bella, atual Serra Talhada, sertão de Pernambuco. Ainda na época do Cangaço tornou-se popular em todos os bandos de cangaceiros espalhados pelos sertões nordestinos. Era uma dança exclusivamente masculina, até porque naquela época ainda não havia mulheres no Cangaço. Faziam da arma a dama. Dançava-se em fila indiana, o da frente, sempre o chefe do grupo, puxava os versos cantados e o restante do bando respondia em coro, com letras de insulto aos inimigos, lamentando mortes de companheiros ou enaltecendo suas aventuras e façanhas.

blank

O ESPETÁCULO DOS CABRAS DE LAMPIÃO

É um espetáculo que conduz o espectador a um mergulho no mundo mágico e místico do sertão. Com músicas ao vivo – sanfona, triângulo e zabumba – e um repertório do Cangaço, MPB e uma indumentária semelhante a dos cangaceiros, a saga de Lampião é mostrada de uma forma envolvente e de singular beleza. Durante esses anos eles têm se presentado em mais de quinhentas cidades e feito participações por varios países pelo mundo enteiro.

Deixar um comentário

IOV Brasil

Aos vinte e três dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e vinte, às oito horas, na Cidade de Nova Petrópolis no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, ocorreu uma Assembleia Geral, com o objetivo de promover todas as formas de arte popular e cultura folclórica como elementos do Patrimônio Cultural Imaterial (ICH), para promover a compreensão e apreciação da diversidade cultural entre todos os povos e, assim, aumentar as perspectivas para a paz mundial.

Notícias Populares

Siga-nos

Canal YouTube

Assine a nossos planos

Venha ser membro da maior organização cultural do mundo!

Translate »
Ativar notificações OK Não, obrigado