EnglishPortugueseSpanish

G. F. TROPEIROS DO LITORAL

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

IOV  –  ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ARTES POPULARES

Fundado em 17 de abril de 2004, pelos professores Rudimar do Nascimento eLisiane Gil da Cruz, o grupo participa, há 16 anos, de eventos nacionais e internacionais. Com o objetivo de resgatar a cultura do sul do Brasil, é composto por aproximadamente 150 dançarinos nas seguintes etnias: açoriano, Ericeira, gaúcho, mexicana, argentina, diversas danças do folclore brasileiro, além de ballet e jazz. O Tropeiros é filiado e representante da AIFL – Associação Internacional de Folclore Latinoamericano e parceiro IOV.

Com um projeto de inclusão social, tem turmas separadas por idades e recebe crianças desde os 2 anos de idade no ballet babyclass, tem também turmas de ballet infantil e juvenil. Nas danças populares tem turmas nas categorias Mirim, Juvenil, Adulta e Veterana.

Conta em sua trajetória, apresentações em festivais do Rio Grande do Sul, mais de 30 cidades de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Bahia, Ceará, Goiás, Distrito Federal,Paraíba, Maranhão, além de Paraguai, Uruguai, México e Costa Rica.

Há 16 anos participando de competições, é Bicampeão Nacional do Festival de Criciúma, Tetracampeão do Santa Catarina Dança, Tricampeão do Festival de Desterro de Florianópolis, Duas vezes Campeão do Festival Internacional de Danças de Joinville, considerado o maior do mundo, com o Grupo Adulto em 2016, e o Elenco Mirim em 2017, na categoria Danças Populares e Meia Ponta, indicação de melhor bailarino para Kelvyn Gabriel, e recebeu o título de Melhor Grupo Mirim do Festival, concorrendo com todas as outras categorias. Em 2018, ficou em 3º Lugar na Categoria Meia Ponta, com a coreografia Lendas e Cantigas Açorianas. Além de ter sido campeão do Festival de Vergara, no Uruguai, esteve se apresentando no 1º ENART pré-mirim, mirim e Juvenil, em Soledade-RS, em 2019.

Todo ano recebe convites para participar de Festivais Internacionais.Esteve no México em setembro de 2018, e na Costa Rica em 2020. Realiza anualmente o Encontro Internacional de Etnias em Itapema e aguarda a realização da 5º edição, que não ocorreu em 2020, por conta da pandemia.

Em 2017 recebeu a medalha de Mérito Cultural na câmara de vereadores, pelos serviços culturais prestados à cidade de Itapema. O grupo tem orgulho em ter “utilidade Pública” Municipal e Estadual, além de seu fundador e Coreógrafo Rudimar do Nascimento ter o Título de Embaixador da Paz, diplomado pela UNESCO e ser o Delegado Brasileiro da Associação Internacional de Folclore Latinoamericano – AIFL.

Sempre com o apoio dos pais e amigos do grupo, trava uma luta diária para manter vivas as tradições do sul do Brasil, e passar as crianças e jovens, toda a história dos povos que colonizaram nossa linda Itapema, Santa Catarina e o sul do Brasil.

Deixar um comentário

IOV Brasil

Aos vinte e três dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e vinte, às oito horas, na Cidade de Nova Petrópolis no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, ocorreu uma Assembleia Geral, com o objetivo de promover todas as formas de arte popular e cultura folclórica como elementos do Patrimônio Cultural Imaterial (ICH), para promover a compreensão e apreciação da diversidade cultural entre todos os povos e, assim, aumentar as perspectivas para a paz mundial.

Notícias Populares

Siga-nos

Canal YouTube

Assine a nossos planos

Venha ser membro da maior organização cultural do mundo!