Grupo Folklorístico Stella Bianca

IOV  –  ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ARTES POPULARES

blank

O Grupo Folklorístico Stella Bianca, com sede em Jarinu/São Paulo, é uma entidade de caráter cultural, tendo como principais objetivos a pesquisa, preservação e a divulgação das danças e músicas das diversas regiões da Itália. Fundado em meados de 1994, porém documentado em 1998, desde então já acumulou mais de 2300 (duas mil e trezentas) apresentações culturais folclorísticas com seus respectivos trajes, adereços e músicas, o que possibilita apresentar diversos espetáculos diferentes.

Com um acervo de registros, entre pesquisas de campo, informações resultantes de intercâmbio com outros grupos, o Grupo Folklorístico Stella Bianca se tornou um referencial na região para instituições e interessados no resgate das tradições populares, interpretando danças e cantos das regiões de estudos como Brasil, Itália, Alemanha, Áustria, Lituânia, Suíça, Eslovênia, Estônia, e muitas outras.

blank

Por essas características tem sido destaque em eventos nacionais e internacionais, sendo convidado a participar de diversos eventos de cultura típica italiana, alemã e seus gêneros, transformando-nos como o Grupo que mais se destacou nos últimos anos, na região.

Na busca de sensibilizar a população, principalmente imigrantes e descendentes da cultura relacionada, para a importância do conhecimento e da valorização de sua própria cultura, se destaca –

também – com a apresentação da “Cerimônia da Pisa da Uva”, ou “La Pigiatura”, resgatando à riqueza dessa que foi um marco e, ainda é, para àquela gente. A Cerimônia da Pisa é realizada pelos integrantes quando, por sua vez, contam ao público a história da Pisa, em seguida convidam o público para participação, lavam os pés dos participantes antes de entrarem para a tina, depois da música e da ação realizada, o convidado sai da tina e tem seus pés lavados novamente. Dessa maneira, além de sentir-se importante o convidado (a) pelo Grupo Stella Bianca consegue, através da memória, resgatar suas lembranças.

Mais que um Grupo que pesquisa e divulga as tradições europeias o Grupo Folklorístico Stella Bianca contribui continuamente para a construção da cidadania, a preservação da cultura e suas identidades.

O nome Stella Bianca deriva-se do austríaco, na região do sul-tirol, divisa da Áustria, Itália e Alemanha, chamado de “Edelweiss”, ou flor branca que fica nos Alpes e como prova de amor precisava ser conquistada depois de todos os obstáculos. Na tradução para o Italiano surgiu, então, Stella Bianca, com suas características e tradições, significando estrela branca.

Dirigido e idealizado, da formação até hoje, pelo historiador, maestro e regente Prof. Jederson Heleno Machado, o Grupo possui característica própria, o que encanta os expectadores.

Deixar um comentário

IOV Brasil

Aos vinte e três dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e vinte, às oito horas, na Cidade de Nova Petrópolis no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, ocorreu uma Assembleia Geral, com o objetivo de promover todas as formas de arte popular e cultura folclórica como elementos do Patrimônio Cultural Imaterial (ICH), para promover a compreensão e apreciação da diversidade cultural entre todos os povos e, assim, aumentar as perspectivas para a paz mundial.

Notícias Populares

Siga-nos

Canal YouTube

Assine a nossos planos

Venha ser membro da maior organização cultural do mundo!

Translate »
Ativar notificações OK Não, obrigado